Mundial 2009: Nélson Oliveira é medalha de prata no “crono” sub-23

Bronze de Paulinho em 2002, prata de Oliveira em 2009
Bronze de Paulinho em 2002, prata de Oliveira em 2009

Nélson Oliveira conquistou a medalha de prata no Campeonato do Mundo Sub-23, ao classificar-se no segundo posto da prova de contra-relógio hoje disputada em Mendrisio (Suíça). O bicampeão nacional sub-23 cumpriu a distância de 33.2 quilómetros em 41m03s sendo suplantado pelo australiano Jack Bobridge, novo campeão mundial.

No ordenamento final, Bobridge bateu em 18 segundos o participante português, cabendo o terceiro lugar ao alemão Patrick Gretsch que cumpriu a prova de duas voltas com mais 27 segundos.

“Estava a espera de ficar no “top-ten”, era esse o meu objectivo. Após a primeira passagem pela meta, com o melhor tempo, acreditei que poderia ficar entre os primeiros. Sofri bastante mas consegui. Estou muito satisfeito e, sinceramente, confesso que não estava à espera de tão bom resultado. Vinha, como disse, com ambição de um bom lugar e acabei por conquistar uma medalha. Dedico-a a todos os portugueses”, avaliou Nélson Oliveira.

“É um resultados histórico. Depois do Sérgio Paulinho esta é, em Mundiais, a segunda medalha conquistada por Portugal. É ainda mais importante visto tratar-se de um corredor de segundo ano na categoria, que nos abre excelentes perspectivas num futuro próximo. A partir de agora, passamos a ter uma referência mundial para os próximos dois anos em provas de contra-relógio”, resumiu José Poeira, seleccionador nacional, no calor da manhã vitoriosa de Mendrisio.

A prova de Nélson Oliveira foi marcada pelas sucessivas quedas dos melhores registos à sua passagem nos pontos intermédios, tendo suplantado no final da prova o registo vigente da esperança alemã, Marcel Kittel, depois de bater, por sua vez, o tempo-canhão do holandês Dennis Van Winden.

O cronómetro parou, no entanto, à passagem do português com 41m03s. Melhor só mesmo o australiano Bobridge, que o havia batido nos pontos intermédio, foi capaz de fazer melhor quando restavam apenas oito ciclistas para o termo da prova, entre eles o alemão Patrick Gretsch e o campeão mundial 2008, Adriano Malori, que terminou a prova no quinto lugar.

Nélson Oliveira soma a medalha hoje conquistada a uma galeria no qual já constam cinco títulos nacionais, todos na mesma especialidade – Oliveira foi campeão repetido em cadetes (2004 e 2005), novamente campeão em júnior (2006), 2º classificado em 2007 (júnior) e campeão sub-23 na sua primeira época no escalão (2008, Paredes).

Natural de Azenha, em Vilarinho do Bairro (Anadia), Nélson Oliveira, que compete na Artesania Galicia/CC Lugo é filho de um antigo ciclista com presença na Volta a Portugal, Celestino Oliveira. O vice-campeão mundial iniciou-se no Sangalhos enquanto juvenil prosseguindo a sua carreira na Escola de Ciclismo Fernando Carvalho.

CLASSIFICAÇÕES
Contra-relógio, 33º2 km
Média de 48º887 km/h
1º Jack Bobridge (Australia) 40m44s
2º Nélson Oliveira (Portugal) a 18s
3º Patrick Gretsch (Alemanha) a 27s
4º Marcelk Kittel (Alemanha) a 35s
5º Adiano Malori (Italia) a 36s
6º Alfredo Balloni (Italia) a 39s
7º Alex Dowsett (Gra-Bretanha) a 43s
8º Blaz Jarc (Eslovenia) a 59s
9º Ramus Quaade (Dinamarca) a 1m06s
10º David Veilleux (Canadá) a 1m11s

(em actualização)

55 thoughts on “Mundial 2009: Nélson Oliveira é medalha de prata no “crono” sub-23”

  1. grande nelson oliveira mit parabens] es o orgulho de todos os portugueses que tao na suica em mendrisio forca para a prova de amanha muuuuuuuuuuuuuuuitos parabens viva portugal

  2. Parabéns ao Nélson e ao ciclismo português.Só é pena que esteja no estrangeiro..Afinal há ciclistas portugueses que são mesmo bons,espero que isto cale a boca a muita gente.PARABÉNS!!!!!!

  3. Parabéns ao Nelson e sobretudo parabens amigo Alberto Carvalho, pelo trabalho feito ao longo do tempo com o teu puto, que deu resultados principalmente por tu seres um dos raros que DEFENDE os putos se preciso à má fila, o que até na entrevista dada a este jornal se vê em relação ao facto de o ano passado o teu atleta não ter ido ao Mundial e nesse aspecto foste até mais duro que eu que na vitória do meu puto na Austrália me acobardei e não mencionei na vitória o facto de Seleccionador de Btt dele o ter deixado em terra 2 meses antes para o europeu deste ano que o Ricardo provou 1 semana depois no Nacional que tinha trazido uma medalha desse europeu e quiçá tê-lo vencido mesmo. Agora, acontecerá contigo como comigo… “eles”, esses tipos espertos que vêm apanhar os putos 1 semana antes e que do atleta não querem saber durante todo o ano e nem sequer sabem ou querem saber da sua planificação de época, agora “tiveram muito trabalho” e todo o mérito, mas esse mérito é só vaidade política exterior, pois eles sabem que ninguém lhes dá esse mérito, nem eles próprios o dão a eles mesmo quando olham para o espelho … grande planificação ao poupares a energia do puto para agora e com isso sacares um dos melhores resultados num mundial de estrada de sempre. Abraço para tí Alberto e agora é trabalhar para o desempate das “pratas”, bem e forte mas com inteligencia e como tu dizes, sem “deslumbramentos nem euforias”. Tudo de bom para tí e para o teu jovem pupilo no futuro. Paulo Marinheiro

  4. E isto mesmo que precisamos, grandes noticias destas muitos parabens NELSON, uma grande alegria k nos estas a dar, as equipas portugusesas profissionais deveriam acreditar mais nos jovens ciclistas portugueses e forma-los melhor, temos grandes jovens esperanças no ciclismo que nos podem dar muitos momentos assim. PARABENS SELEÇAO NACIONAL.

  5. Gostava de desde já dar os parabêns o meu colega de ekipa e pessoa diga de passagem…k andou extremanete bem nos mundiais na suiça é que faz desde já ele k uma bandeira do ciclismo português para um futuro bastante breve.

    o Resultado alçando por o nlesón tem todo o valor e relevo do s irmâos carvalho, principalmente do Sr. Fernando que na luta contra o tempo é uma pessoa que incentiva muito e que nós ajuda a quando da dureza dos cronos…..é não como falo presidente da federação!!Agora e pensar no futuro e o estado ajudar este é outros talentos para tão bons resultados cocmo este cocnseguirem, mas que olhem para o ciclismo cocmo ele mereçe é não como os ” Drogados do Desporto”.
    Abc Amigo nelsón

  6. agora não falam na comunicação social… só vem falar quando e para dizer mal… o bom não interessa… viva ao futebol isso sim interessa…

  7. Parabéns Nélson! Parabéns também ao Alberto e Fernando Carvalho. Esta vitória é dos três e não da federação.

  8. Ó CICLISTA, estou a ver que a inteligência não é o teu forte. O que é que tema ver a péssima prestação portuguesa em França com este resultado estrondoso do Nelson ?

    Não andaste e tens noção que é verdade. Agora encosta.

  9. muitos parabens nelson!!! mais um miudo humilde e trabalhador a dignificar o ciclismo portugues….

  10. muitos parabens ao nelson sm duvidaum grande canpeao, a dar um momento espetacular ao ciclismo portugues. so espero e que agora as pessoas saibam dar o valor e divulgar o feito dele. nao e so por noticias mas em primeira pagina dos jornais tv etc…

  11. Nelson se leres isto às 17H50 de hoje parabéns, logo de seguido peço-te que abandones as leituras de qualquer fórum e tenhas em mente sábado. Lembras-te da voz de ordem militar? “É isso que precisamos”, portanto vais mostrar aquele sorriso de ouro. “eu ordeno e tu executas”. Está na tua vontade. abraço

  12. Tendo em conta que o Primeiro classificado está na equipa da Lampre.Enquanto o NELSON OLIVEIRA está numa equipa HUMILDE. Temos de ver isso, que com pequenas condições fazemos grandes COISAS. Infelizmente em Portugal é assim.. Não se dão condições de ser alguém respeitado na estrada enquanto se treina… Espero que o novo projecto do Velodromo contribua para algo.. Mas mais uma vez pouca gente conhece o velodromo na anadia,, está ali uma obra importante que não tem nenhuma importancia para as pessoas. MAS 10 ESTADIOS DE FUTEBOL interessam.
    PArabens NELSON =)

  13. Bom, que diferença de uma semana para a outra.
    Até no número de comentários.
    Caso a estudar pelos senhores da estatística .
    Em primeiro lugar parabéns Nelson.
    Mas, este triunfo teria outra dimensão, sem a semana
    Passada marcada de forma tão vincada, no calendário
    Velocípedico.
    Aliás, ela está presente em muitos comentários supra.
    Assim sendo, a divida do ciclismo para com os seus adeptos, não foi saldada. Foi apenas amortizada.
    O ciclismo está devedor aos adeptos. E, eu não perdou
    A minha maquia.

    Já seria tempo, dos ciclistas que obtêm estes tipos de
    Resultados, dedicarem estes triunfos aos adeptos da
    Modalidade. Nós temos sido dos que mais sofremos
    Com os constantes faltas de respeito á verdade desportiva.

    Abraço
    Henrique Gomes
    Ovar

  14. é assim mesmo. afinal nem só de escandalos vivemos .mas já agora não se esqueçam de todos os outros boms ciclistas que temos em portugal.o ricardo vilela também já foi campeão nacional e sub campeão de contra relógio. só espero que o ciclismo siga vivo

  15. Parabens Nelson. É disto que o ciclismo português precisa. Em nome da modalidade OBRIGADO

  16. Deveria-se criar o canal Ciclismo tv. Não sei se já pensaram nisso, mas seria uma forma de ajudar o ciclismo a crescer. Se o benfica pode ter um canal penso que o ciclismo também o consegue fazer. Certamente que teria boas audiencias.

  17. É pena que em Portugal só destaquem os desportos pela parte negativa que acarretam, ou que dem atenção apenas ao futebol.
    Já do ciclismo só falam quando lhes interessa, como podemos observar quando o nuno ribeiro acusou positivo. No entanto, nem sequer daõ referencia a esta grande conquista da medalha de prata por parte de um dos melhores atletas portugueses, Nelson Oliveira.melhor feito de sempre no ciclismo português nos mundiais.
    Abram os olhos e sejam justos. Trabalhem com dignidade e respeito por todos os desportos do nosso país.Valorizem o que deve ser valorizado, ou seja, quem se esforça e trabalha para alcançar os seus objectivos.
    Parabens CAMPEÃO… Nelson Oliveira…

    És e serás sempre o melhor.. continua assim.

  18. VAMOS LA COMENTADORES CRITICOS DA SELECÇAO QUE FOI A FRANÇA .AGORA CALADINHOS NAO

  19. mts parbens nelson!!!força portugal..amanha eh o “pica” e o paulinho…grand abraço

  20. É mais fácil ouvirmos as banalidades das declarações dos futebolistas e treinadores com as paupérrimas frases do tipo: ” Estamos a trabalhar bem” e ” É um adversário difícil” do que ouvirmos as declarações deste vencedor, mas cuidem-se; (e bato na mesa 3 vezes), fosse o Nelson registar positivo depois deste resultado e os abutres atacariam de novo nas parangonas dos jornais…é o país que temos!

  21. já apareceu a noticia no telejornal da rtp….fizeram uma peça mas com imagens de quando ele ganhou o nacional….

  22. Parabens Menino…Fizeste-me voltar a sentir orgulho em ser Português.Abraço Campeão

  23. Está de facto de parabens, esperemos é pra ver o destaque que vão dar a esta noticia. Até ao momento ainda não vi nada na televisão.

  24. Parabens ervilhaaaaaa……devias “tar como o aço”…lolol…..grande futuro que tens pela frente…és um campeão… parabens tb aos irmãos carvalho porque muito fizeram pela formação deste grande ciclista…

  25. parabéns nelson…………a formação começa a dar resultados cá em portugal……….s houver mais apoios como existe em espanha italia etc ,podemos ainda ir mais longe
    …………VIVA O CICLISMO PORTUGUÊS…………

  26. AI ESTA! MUITO BEM NELSON!!! so espero k este grande resultado tenha o impacto jornalistico como tem noticias sobre doping k ñ interessam a ninguem.

    isto sim é uma grande noticia para o ciclismo portugues e para a sociadade portuguesa em geral.

    isto sim merece ter grande destaque em todos os meios de comunicação social….

  27. Excelente resultado, muitos parabens, e que mais resultados destes ou melhores venham! parabens Nelson

  28. Muito parabéns e obrigado pela a alegria que dás aos portugueses.
    E que consiga ir para uma equipa de prestigio no estrangueiro para evoluir ainda mais e mostrar todo o seu valor, que em portugal em elites não se aprende nada.

  29. O ciclismo português ganha mais um nome no panorama mundial . Nélson Oliveira
    Tenho orgulho no resultado que alcançou.
    Parabéns

  30. Isto sim é que devia ser notícia de Telejornal !!!

    Deviam fazer uma reportagem em condições e não passar um rodapé que quase ninguém vê.
    Força Nélson ! Força Portugal!!!!

  31. Só espero que a comunicação social do País (Rádios, Televisões, Jornais…) publique o excelente resultado do Nelson… Muitos Parabens

  32. GRANDE GRANDE GRANDE NELSON, o melhor contra relogista portugues, e eu já o tinha dito noutro post que disseram que o Rui e o Machado fazia cronos melhor que ele LOL

  33. grande prova do Nelsom… parabens até estou com medo do resultado que ele pode apresentar na prova em linha, muito bom mais uma vez parabens

  34. Grande Nelson… Tens um futuro brilhante, continua humilde e a trabalhar como tens feito.
    Fernando Carvalho, sem duvida o melhor orientador português para contra-relógios. Por alguma coisa o Nelson n abdica de o ter dentro do carro, seja na equipa, seja na seleção.

Os comentários estão fechados.