Doping: Nuno Ribeiro, Hector Guerra, Isidro Nozal com EPO/CERA (actualizado)

Nuno Ribeiro, Hector Guerra e Isidro Nozal terão acusado EPO/CERA num controlo surpresa pré-Volta a Portugal efectuado dois dias antes do início da prova – 03 de Agosto – tendo ontem sido notificados pela União Ciclista Internacional que já confirmou oficialmente a notificação aos três corredores.

De acordo com a entidade que gere o ciclismo a nível mundial, as análises foram efectuadas pelos laboratórios de Lausana e de Paris. A UCI notificou as federações portuguesa e espanhola para retirarem Ribeiro e Guerra das respectivas listas de inscritos para os Campeonatos Mundiais, que se disputam na Suíça, na próxima semana.

“Os três corredores estão inscritos na equipa continental Liberty Seguros. Os testes foram efectuados pela Agência Antidopagem Portuguesa, sob a orientação da UCI, baseando-se em informações recebidas sobre as actividades dos ciclistas”, lê-se no comunicado da UCI, que confirmou ainda o pedido de contra-análise dos corredores.

A notícia caíu como uma bomba às primeiras horas da manhã depois de colher a surpresa de Nuno Ribeiro e dos colegas de equipa informados ao final da tarde pela UCI. Depois de informado pelos responsáveis da equipa, José Antonio Sousa, CEO da Liberty Seguros, terminou de forma prevísivel o contrato de sponsorização da equipa desde 2005.

“É com enorme tristeza que tomamos conhecimento desta situação. A promoção do ciclismo sempre foi um compromisso que assumimos com a equipa, com os nossos colaboradores e com os portugueses em geral. No entanto, a Liberty Seguros pauta-se pela honestidade, rigor e comportamento ético – não podemos nunca permitir uma situação destas”, afirmou José António de Sousa, CEO da Liberty Seguros, que em Agosto associou-se publicamente aos festejos da equipa na sequência da vitória de Nuno Ribeiro na Volta a Portugal.

A equipa suspendeu de imediato a sua actividade competitiva não alinhando à segunda etapa do GO Liberty Seguros da qual Filipe Cardoso era camisola amarela. Inicialmente contactado pela Antena 1, Américo Silva afirmou não ter conhecimento do caso primeiramente divulgado pela Rádio Voz da Planície, de Beja. Em seguida, numa primeira intervenção à RTP confirmou a existência dos controlos positivos na equipa, anunciado a desaparição da mesma.

”Falamos disso ontem, contactamos o nosso patrocinador. Sabiamos e fomos sempre informados que perante qualquer problema deste género seria retirado o patrocínio. Saímos de competição com efeitos imediatos e nem pensamos em procurar outro patrocinador. A equipa não irá continuar de forma nenhuma, a simples suspeita é suficiente. Houve situações idênticas em que a contra-análise não correspondeu à análise, esperemos que isso venha a acontecer”, avaliou Américo Silva.

Por sua vez, Vítor Paulo Branco, “manager” da formação confirmou a substância alvo do controlo positivo. “Infelizmente tenho que dizer que é verdade. Três dos nossos ciclistas foram notificados pela UCI com controlo positivos por CERA. Estamos fora de competição, automaticamente perdemos o nosso contrato de patrocínio. Não vou dizer que me sinto enganado por “A” ou “B”. Nada resolve e nada adianta. Os factos estão consumados. Lamento que termine assim a melhor equipa do ciclismo português”, teceu.

Já Nuno Ribeiro, diversas vezes contactado pelo Jornal Ciclismo, mostrou-se incontactável. Apesar de tudo confirmou o resultado à Agência Lusa: “Foi antes da Volta, num controlo fora da competição. Mas, ainda não sei de nada. Estava a correr e apenas fui informado”, anuciou o natural de Sobrado que posteriormente avançou com um comunicado no qual afirma não prestar mais declarações até ao resultado da contra-análise.

As reacções dos diversos quadrantes não se fizeram esperar, lamentando uma situação que, 16 meses após o caso “LA-MSS” volta a fragilizar as bases do ciclismo profissional em Portugal. Entre as reacções mais pertinentes, salienta-se a confirmação da ausência de patrocínio da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais (APCP) na defesa de Nuno Ribeiro.

”Todos os ciclistas têm direito à sua defesa e devemos aguardar os resultados da contra-análise e pelo desenvolvimento da situação. Em casos de doping ou de suspeita de doping, a APCP não patrocina a defesa dos corredores”, salientou Paulo Couto, presidente da APCP.

David Blanco, segundo classificado da Volta a Portugal e potencial vencedor da prova após a homologação dos resultados, que deverão eliminar do registo classificativo as prestações de Nuno Ribeiro, Hector Guerra e Isidro Nozal, mostrou-se “triste pela modalidade e pelo ciclismo português. Preferia ter ganho a Volta na estrada. A confirmar-se esta notícia, vai ficar escrito que ganhei a minha terceira Volta por causa disto”, reagiu o ciclista. “Não estava à espera. Quando dizia que o Guerra era mais forte que eu, nunca pensei nisto, mas sei que, por vezes, se arrisca um pouco porque há muita pressão para ganhar”, sublinhou Blanco.

Além das primeiras e gravissimas implicações do caso e do final anunciado da equipa, o inquérito disciplinar na sede da Federação Portuguesa de Ciclismo deverá ser acompanhado da abertura de uma investigação judicial à semelhança do sucedido com a extinta LA-MSS. Em causa encontra-se o novo Regime Jurídico de Luta Contra a Dopagem no Desporto, publicado em Diário da República no dia 19 de Junho deste ano, prevê diversas sanções para casos como o verificado na Liberty Seguros, incluindo penas de prisão. A moldura pena dos crimes poderá mesmo ser agravado no caso de “associação criminosa” caso se prove a existência de “dopagem organizada”.

148 thoughts on “Doping: Nuno Ribeiro, Hector Guerra, Isidro Nozal com EPO/CERA (actualizado)”

  1. @ Maria

    Provabelmente na capa do jornal veio alguma contrataçao duma equipa de futebol ou algo no genero… Enfim… futebol futebol e mais futebol… será que só se vê isso?

  2. foi uma pena acabar esta grande equipa, graças a 3 corredores, como o Presidente do ex patrocinador Liberty Seguros disse, mais vale ficar em 2º sem usar essas substancias do que ficar em 1º com batota, era a minha equipa desde há 2 ou 3 anos, desde que comecei a ligar ao cicslismo e estou muito desiludido, e o Nuno deve-se sentir totalmente envergonhado, parabens ao David Blanco por mais uma vitoria na volta a portugal

  3. O ano passado Portugal ganhou a Taça das Nações e nao foi capa nem noticia de jornal , mas enfim… É o país qe temos…

  4. Tinha prometido a mim mesma não deixar aqui mais nenhum comentário por respeito às pessoas que conheço ligadas ao ciclismo.Mas é impossível ler alguns comentários e não dizer nada.É triste que se ataquem ciclistas que nada têm a ver com o caso,que se impliquem as próprias famílias,que se façam ataques pessoais e que se ponham em causa vitórias de ciclistas limpos.Até parece que agora todos os ciclistas do pelotão nacional são dopados,até parece que nenhum ganhou por mérito próprio.Quanto a mim tenho uma opinião,quem gosta de ciclismo fica triste com esta situação pois o ciclismo é um desporto espectacular que nos proporciona dias incríveis.Quem não gosta tem direito à sua opinião,mas que fale apenas do que sabe.

  5. este caso é o reflexo dos “amantes” desta modalidade…. Podre com muito por descobrir

  6. Pois ptz, esta gente e que se dopa. Os ciclistas não têm culpa coitados.

    Eles que se lixem. São bons apresentam resultados, não são ,rua com eles.
    Ciclista não é quem quer, quem pode. Quem não pode rua, agora andar-se a armar aos Popyes.

  7. burros e ignorantes sao aqueles que tambem so ligam ao ciclismo quando acontece algo mal, é sempre a meter abaixo, quando secalhar nunca pegaram numa bicicleta, o ciclismo portugues vai acabar sim mas nao é por falta de dinheiro nem por casos de doping , vai abaixo sim mas é pela mentalidade da maior parte desta gente!

  8. tono o teu nome diz tudo… não é preciso dizer mais nada!

    Vamos todos apoiar o doping! Assim ninguém engana Ninguém e somos todos felizes! DOPING PARA TODOS! não é isso que a malta do ciclismo pretende… acho vergonhoso! Mas se for para continuar com o ciclismo claro que sim!

  9. Caro Ciclismo Digital,

    Sem querer individualizar este meu comentário neste caso particular pelo QUE O MESMO DEVE SER ENTENDIDO DE FORMA GLOBAL. Há muitas maneiras de um Director Desportivo mandar um corredor dopar-se, não necessita de lhe fornecer os produtos.

    Repito, este meu comentário é no sentido lato e não me estou a referir a este caso em particular, tanto mais que apesar de conhecer pessoalmente as pessoas em causa não disponho de qualquer conhecimento para afirmar o que quer que seja.

  10. E agora snr.Americo Silva ja não manda bocas para a La MSS e os seus ciclistas? E pena que ciclistas como o Mendes e outros sejam arrastados por esta pouca vergonha da sua equipa. Ou será que não sabia quando contractou o médico que este já tinha sido suspenso? e o Nozal não sabia que já tinha sido suspenso’? E ter os campeoes nacionais de Espanha e Portugal não dava nas vistas para a UCI? Eras o maior. Afinal tambem tem telhado de vidro. A consciencia está-lhe pesada por isso é que desiste do ciclismo mas pessoas como tu o ciclismo não precisa. Dedica-te á pesca ou vai vender rolamentos.

  11. pergunto a voces quantos ciclistas correm de graça no pelotao nacional? contando aqueles que ainda pagam para correr… tudo é muito lindo mas quando os ciclistas e equipas sao encostados a parede nao há outra soluçao, quando me dizem que os ciclistas nao pensam nas familias a mim parece-m ser bem o contario, direi mesmo que é a pensar nas familias que eles transpoem os limites. porque quem esta de fora do ciclismo como eu ouve algumas conversas durante as etapas que deixam as pessoas chocadas. Há directores desportivos que encostam os atletas a parede dizendo-lhes ou apresentao resultados ou na proxima epoca vao para a rua tendo eu(os ciclistas nao eu) familia para sustentar e fazendo do ciclismo o meu meio de sustendo a muitos anos… vejo-m obrigado a encontrar soluçoes para apresentar resultados pois porque de uma maneira ou de outra poderei estar fora a qualquer momento da modalidade que para muitos deles é a sua paixao, pois vejamos se nao apresentao resultados vao para a rua, podem procurar nova equipa mas quem vai querer um corredor que nao apresenta resultados por mais limpo que ele esteja? NINGUEM ou seja o corredor termina a sua carreira lamentavelmente por outro lado, se quer apresentar resultados só há uma maneira de o fazer, que é competindo de iqual para igual e como se compete de igual para igual hoje em dia em qualquer modalidade? com doping ou seja se nao os consegues vencer junta-t a eles mas neste caso há um senao poder continuar na modalidade sustentando a familia sem nunca serem descobertos é um risco que se corre mas é necessario..infelismente, por outro lado as equipas sao obrigadas a doparem os corredores para conseguirem manter-s na estrada no proximo ano, pois sem vitorias nao a patrocinios sem patrocinios nao há equipas e sem equipas nao há cilismo…. TUDO ISTO É UM ENORME CICLO QUE NUNCA IRÁ ACABAR… ate que se prove o contario todos eles sao inocentes

  12. tantos comentarios escusados e sem interesse tenhao consciencia do k estao pra ai a falar pk as outras pessoas e respectivas familias nao tenhem nada a ver com este caso

  13. Esta conversa do choradinho, de que o ciclismo é injustiçado, de que no futebol os casos de doping são abafados é um patetice e só tem essa opinião quem é burro.

    É ou não é verdade que existem inúmeros controlos antidoping ? Então porquê falar-se de futebol?

    Esta falsa cegueira causa-me revolta porque percebo que as pessoas não aprendem com estes casos e preferem fazer-se passar por coitadinhos.
    Meus senhores, o ciclismo preciso de ser formatado. Rua com esses dirigentes, rua com esses treinadores ,rua com esses ciclistas envolvidos em doping.
    Essas famílias que agora ficam desamparados, deviam de se lembrar, que á custa delas, muitas outras também o ficaram, em virtude de anteriormente os seus familiares terem sido preteridos a favor destes falsos campeões.
    Não tenho pena nenhuma.

  14. é pena o ciclismo em geral ser um desporto com fracos recursos financeiros e a imprensa portuguesa so fala deste desporto kuando morre alguem ou quando alguem acusa positivo! e o futebol? os ciclistas ao lado dos futebolistas sao uns meninos! no futebol kuando alguem vai ao control sabe 3 dias antes ou kuando alguem acusa positivo é tudo abafado, envolve muito dinheiro nao é?! é triste mas é assim !

  15. Sandra Correia concordo absulotamente consigo , estas pessoas que vêm para aqui falar sem saber nada. Américo e Vitor Paulo , Sejam fortes isto qualquer dia ia acontecer , mas eu sei uma coisa a culpa não foi vossa . E não venham cá dizer que a culpa é do Américo , só por ele ser director não quer dizer nada. A culpa sim é dos ciclistas! Eles se não tivessem tomado esse complemento não teria acontecido nada disto!! Américo és o maior!!

  16. É preciso distinguir as coisas. Uma coisa é o patrocinador outra coisa, são as pessoas dessa estrutura (UCM). Já vi aqui chamarem Liberty à equipa, com “bocas” menos elevadas. Acho mal, esse patrocinador continuará a apoiar o ciclismo. Vamos ser educados e gratos!
    De facto este tipo de situações matou qualquer hipótese de surgir nos próximos tempos algum projecto de ciclismo.
    Estou triste, porque o ciclismo para mim não é isto. Não me venham com a desculpa da exigência da alta competição por favor. Trabalhem mais, e melhor especificamente, porque com base nas declarações do Mestre Tiago Aragão parece que andamos a meio gás. Além disso é preciso mais profissionalismo como ele nos diz em outras declarações.
    Leiam a sua tese de mestrado e tirem conclusões.
    “Volta a Portugal: Mestre Tiago Aragão concluiu que pelotão português é obrigado a respirar mais que elite internacional”
    Porto, 02 Ago (Lusa) – O consumo máximo de oxigénio (VO2max) e os valores de potência máxima aeróbia dos ciclistas portugueses são inferiores aos encontrados na elite velocipédica internacional, concluiu Tiago Aragão, na tese de Mestrado de Treino de Alto Rendimento.
    Treinador personalizado de ciclistas, Tiago Aragão realça a existência de um novo atleta, capaz de não defraudar nas etapas de uma prova, sejam elas alta montanha ou contra-relógio.
    No estudo realizado, Aragão concluiu que o pelotão português, em média, regista valores de potência máxima aeróbia inferiores, deduzindo igualmente que os atletas mais baixos e com menor massa corporal são tendencialmente trepadores.”

    Já agora:

    “O director da Gerolsteiner disse que, numa reunião entre equipas e UCI, foram discutidos valores sanguíneos anormais de espanhóis e portugueses. Confirma?

    Peter Mcquaid disse:
    Sim. Um médico mostrou estatísticas sobre parâmetros sanguíneos de ciclistas europeus e também de fora da Europa. Os parâmetros de alguns ciclistas de Espanha e de Portugal eram anormais. Porquê? Não sei. O que posso pensar é que alguns ciclistas não aceitam que a cultura de doping terminou e continuam a tentar enganar o sistema. Mas quero esclarecer que é apenas um pequeno grupo de ciclistas espanhóis e portugueses. A grande maioria dos europeus aceita que o ciclismo seja limpo.”

    Querem ver que não sabiam de onde era a fonte do problema????

  17. É espectacular ser conhecido desta maneira não é??? Sr. Luís devia ter vergonha na cara de fazer um comentário desses. Há aqui gente que não tem valores nenhuns. NÃO PRESTAM PRA NADA MESMO. Atropelam tudo e todos… E à conta desses gananciosos que querem a todo o custo ser famosos, outros que têm mais capacidades que esses, ficam pelo caminho e abandonam porque são pessoas NORMAIS! Isto é justo??? Há aqui muita pessoa doente. Vão-se curar!

  18. Boavista com a tua prespicaci a encontrar dopados encontra nos 15 primeiros um limpo para ser o vencedor da volta se tiveres a creteza se não mais vale estares calado.

  19. QUEM NUNCA ERROU QUE ATIRE MAIS PEDRAS. QUEM TREINA 5 A 6 HORAS NA BICICLETA, À CHUVA, VENTO. QUEM LUTA PELA PAIXÃO QUE TEM, ARRISCA…. SE ELE ARRISCOU NÃO SEI…. MAS TEVE TOMATES PARA IR MAIS LONGE DO QUE TODOS VOCES QUE NUNCA SERÃO MAIS DO QUE DESCONHECIDOS E FRUSTRADOS……

  20. desculpem a minha opineao mas nao ha ciclistas limpos… todos tomao uns mais outros menos mas a relidade é mesmo esta… peço desculpa se tiver errado,mas ninguem deve ser julgado em praça publica por isso esperem k a contra analise saia e ai sim comentem mas numca julgem pk um dia pode ser ao comtrario

  21. E porque nao CICLISMO sem DOPING?DIFIÇIL?SERÁ?Mas porque razaõ?Sei que se movimenta muito dinheiro com tudo isso,mas quem fica a perder?Os ciclistas!!!Será difiçil estarem limpos?Será q posso acreditar no CICLISMO?Eu adoro ciclismo,mas assim nao dá.Estou muito desiludido com tudo isto.Está á vista de todos que quem nao se dopa,nao ganha!!!!!!!Para mim tem mais valor um ciclista q até pode chegar nos ultimos,mas anda LIMPOOOOOO,façam uma limpeza,do genero apito dourado,mas neste caso BICICLETA DOURADA……….VIVA O CICLISMO,E OS CICLISTAS LIMPOS E SÉRIOS…….

  22. Lolololol eu não sou ninguém para julgar seja quem for…

    agora ontem o Nuno estava muito branco… não acredito que esteja inocente desculpem… mas claro que até chegar a contra-analise continua a ser o vencedor da volta a portugal… mas tendo 3 corredores da mesma equipa… vamos ver. espero que voces que acreditam na inocencia dos rapazes estejam certos…. porque isto é mesmo vergonhoso…

    nos juniores… não temos ainda cabeça… quando tinha 16 anos ou 18 fazia as coisas mais malucas e nem pensava… agora com 29… penso muito mais nos actos… e o Nuno e os outros não são nenhum meninos. Não está cá para defender seja quem for… nem culpar. Se fosse o Tiago a fazê-lo no momento… era gajo para o atirar abaixo da bicicleta! isto é simplesmente vergonhoso… e quem apoia os atletas com pena deles e das familias. estes senhores não são inocentes no que fazem… e quando o fazem o menos importante é as familias… porque assim ia ter pena dos desempregados todos… que alguns tem mais credibilidade a ser profissionais que estes necas… que são mais que amadores!

  23. metade do pssoal q ta a aqui a comentar nem sabe do qe ta a falaR!!!!!!
    so ligam ao ciclismo qndo e pa mandar abaixo!!! lembram se daqele brazuca q jogou no porto e sporting chamado JARDEL????!!! sabem o qe ele disse “EXISTEM VARIOS COLEGAS MEUS Q CONSUMEM!!!!!” ele disse isto qndo foi apnhado mas pronto como e no futbol ate se perdoa e tal Q BOSTA!!!!!

    deixem se disso..uma pssoa abre o jornal de desporto ve futbol futbol futbol fazem entrevistas aos jogadores,treinadores,adeptos,empregada da limpeza,motorista e enchem jornais inteiros cm esta porcaria!!!! e dpois nas ultimas paginas vem e m letras peqenas “ciclismo” vitoria de ……

    abro outro jornal a mesma coisa q nojice!!! mas qndo se trata de doping fazem titulos garrafais cm acusaçoes irreais mtas vezes mas qndo se trata de uma grande vitoria como a do RUI COSTA NOS 4 DIAS DO DUNKERK FAZEM TITULOS PA ANOES!!!! TENHAM VERGONHA

  24. SR.N.COSTA SEU COMENTARIO ATE TAVA MUITO BOM MAS ESTRAGOU TUDO KUANDO TEM ESTA FRAZE MUITO ESTUPIDA a frase e esta SAO TAO FRACOS KE NEM COM DPOING ANDAM SR.N.COSTA COMO VOCE NAO ESTA A MAIS

  25. pois pois eu fui ciclista e so digo isto os culpados do ke aconteceu sao estes equi pa tcnica ke acredita nas maos milagrosas do seu medico .medico . e me perdoem os ciclistas pois eles teem conhecimto do ke tomam lamento mas a verdade e esta . e o tal medico

  26. ó zé você sabe a verdadeira história do benfica?ou gostaria mesmo era de saber?é k se sabe… partilhe lá isso homem!

  27. Cara Maria,

    Concordo com o que escreve mas o exemplo neste caso é dado pela linha editorial deste site/jornal.

    Se não repare, na página inicial no lado direito do ecrã parte do meio para baixo existem algumas janelas alusivas a vários eventos velocipédicos. Se reparar com um pouco mais de atenção reparará por certo que o “quadro” existente e alusivo á Volta a Portugal foi substituído por um com titulo “Caso Liberty Seguros”.

    O Márcio Santos (Cacá) tem uma expressão própria para situações destas, mas que neste caso reconheço ser um exagero.

    Caro João e Zé Carlos, será que a Volta a Portugal não é bem mais importante que todos os outros que lá continuam?

    Concordo também que deva lá estar um alusivo ao momento actual, mas sinceramente ir substituir o da Volta a Portugal é que não me parece correcto.

  28. Neste artigo estão imensos comentarios, se for num artigo a falar de uma vitória ou de uma boa prestação ninguém comenta… Vergonha

  29. Nimguém disse que acusou EPO. Pode ser que um dia alguem conte a verdadeira história do Benfica.
    E verdadeiramente porque acabou.

  30. FORÇA NUNO ACONTEÇA O K ACONTECER TU SERAS SEMPRE UM CAMPEÃO NUNCA NINGUEM VAI APAGAR O K FIZESTE ATE AGORA POR PORTUGAL. FORÇA PA OS OUTROS CICLISTAS DA LIBERTY, TUDO ISTO VAI ACABAR. ABRAÇO

  31. O pecharroman no benfica nao acusou EPO, foi um produto para o cabelo, que mais tarde viria a ser ilibado e o benfika condenado a dar uma indeminização, pois o produto nao estava na lsta da UCI como substãncia dopante

  32. É engraçado! O Benfica no mesmo ano, tem dois positivos (Sérgio e Pecharroman) e dois ciclistas a serem acompanhados por resultados suspeitos (duas das principais estrelas) e ainda colocam o Orlando como um exemplo da luta contra o doping. Quanto ao “Boavista”, escreves-te no chão “Sai da Bicicleta Drogado!” nesta última volta a Portugal, em relação ao teu idolo.

    Olha os telhados de vidro! mais cedo do que pensas as coisas mudam. No teu caso até foi logo no inicio.

  33. Já vi pessoas estupidas mas como o sr boavista, nunca!! Existem orgãos competentes para dizer o k esta certo ou errado, e fazer justiça! Quem é o sr para falar assim?? por amor de deus sr ze ninguem. ISto existe em todos os desportos no mundo e só no ciclismo é k falam assim!! Tenham calma com os comentarios, pois estão longe de saber o k é desporto de alta competição!! Pois tambem sou a favor da verdade desportiva e a justiça sera feita, pois as pessoas são punidas pelos seus erros. Mas nos não somos ninguem para descriminar as pessoas. E digo mais, muitos não são apanhados porque são tão fracos que nem com doping nem sem doping eles andam!!
    Força campeões.

  34. sr boavista caso o sr nao se lenbre o vosso kerido tiago machado ja teve meio eno suspenso por ter acusado doping, ainda é mais vergunhoso pk foi em junior isso sim é k ée vergonhaaaaaaaaaaa nacional uma promessa do ciclismo acusar

  35. Como adepta de ciclismo que sou, sinto-me indignada com alguns dos comentários que tenho lido aqui.Realmente o povo português gosta é de desgraças,misérias e tristezas.Que eu saiba eles ainda têm direito a uma contra-análise e, no entanto, já estão a ser julgados em praça pública.Se realmente cometeram um erro destes,eu também os irei criticar.Mas de maneira nenhuma desejo mal às suas famílias nem lhes vou chamar drogados.Acho este tipo de comentários lamentável,mas cada um tem direito à sua opinião.Só tenho pena que nas vitórias não tenha visto aqui tantos comentários.E já agora,não atirem pedras a todos os ciclistas da liberty.Visto assim parecem-me mais ataques pessoais.Força para todos os ciclistas e para as suas famílias.Eu ainda acredito no ciclismo que para mim merece mais respeito que o futebol.Mas como digo é apenas a minha opinião.

  36. \Epa vamos ver se a gente se entende…..ok?eu adoro ver ciclismo,adoro competir dedico-me ao ciclismo a 200%,chego do treino vou ver videos de ciclistas.posiçoes correctas em cima da bicicleta,ect…isto tudo para dizer que nao é por me dedicar mais ao menos do ciclismo que me vou dopar….agora pensem neste assunto,quem se dopa nao esta so a predujicar a pessoa em causa,predujica quem nao toma e o ciclismo em si,ora vejamos,depois destes acontecimentos,agora falo no meu caso,vou pedir patrocinios para a minha a equipa,se ja estava dificil,isto so vem piorar…….porque quando falo que é para ciclismo,é rejeitado de pronto,isto porque somos incluidos todos no mesmo saco,o que é muito mau.Nao podemos fazer comparaçoes com o futebol e nem outra modalidade,se queremos mostrar q somos diferentes e q o ciclismo é um desporto lindo magnifico,seja por lazer ou em competiçao,temos q todos fazer por isso e combater estas situaçoes,temos q mostrar q vale a pena as pessoas virem para a estrada apoiar,mesmo quando estamos só a treinar,e quem é ciclista sabe o que digo.Temos que olhar só para a nossa modalidade,é por ela que temos q olhar,conservar e dignifica-la e nao é assim.na cyclenews somos considerados um pais da balburdia do doping……é isso q querem?Ou é verem que o ricardo marinheiro foi vice-campeo do mundo,ou o sergio paulinho foi vice-campeao olimpico.directores,medicos,ciclistas,federaçao,o cnad,pensem no querem para o ciclismo em portugal,pensem em quem estao a predujicar,principalmente os jovens,e pensem no futuro do ciclismo em portugal.A MENTIRA TEM PERNA CURTA.MAIS DEPRESSA SE APANHA UM MENTIROSO QUE UM LADRAO…… : -(

  37. eu sempre desconfiei da força do Nuno… ganhar duas etapas como ele ganhou e fazer o contra-relógio que fez… Parabens ao blanco que merece pela vitória… pena que não a tenha festejado em condições porque um drogado andava em cima de uma Bicicleta… Liberty vai mudar o nome para União ciclista Casal Ventoso!

    Vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Nacional!

    Sandra Correia… pa as familias que funcionem e coloquem esses senhores na desintoxicação… estou-me borrifando para as familias… tb tenho familia e se soubesse que as iria colocar em perigo… nunca tomaria esta opção… os ciclistas que o fazem só podem ser burros… porque depois do que tem acontecido a nivel internacional…

    Sinceramente espero que isto seja o mais depressa esclarecido e que esses ciclistas pelo menos a carreira deles termine! Porque se confirmar isto e o Nuno ousar correr nas estradas portuguesas… estarei lá na estrada para escrever “Sai da Bicicleta Drogado!”

    Verdade desportiva no ciclismo… anti-dopping!!!! Os ciclistas que pensem mesmo muito bem… ganhar assim é vergonhoso e não compensa!

  38. Deixe lá a porcaria do futebol… Já todos estamos fartos de saber isso tudo! Arranjem outros argumentos! Não há paciência… Não é com essa atitude que se vai fazer com que o ciclismo ande para a frente!

  39. É tão fácil falar de barriga cheia!
    Estes senhores que vêm para aqui julgar homens que se entregaram a esta modalidade de corpo e alma durante anos!,que abdicaram de muitas coisas nas suas vidas em prol do ciclismo, não se exaltam quando no futebol surgem casos de doping.Pois,porque no futebol já é tudo banal,muito dinheiro envolvido e tudo passa.Já no ciclismo,a modalidade alvo de controles anti-doping,são uns dopados e já não há valores,são todos uns criminosos,não é?Com isto, foram-se as grandes equipas em Portugal,e o ciclismo inicia agora uma luta acesa pela sobrevivência.Não se foi só uma equipa,muitas coisas vão mudar.
    O mais grave é que 20 famílias foram afectadas,hoje, mais de 40 vidas mudaram e muitas mais mudarão.
    Manel e Joana, Filipe, Ed e Daniela, Mendes, Vitinha, Vilela, Broco, Rui e Cristina ,Izidro e Carlos,Nuno e Raquel,pardal,Guilherme,Eduardo,Ricardo,Vieira,Américo e Vítor Paulo, estou com vocês.Continuaremos a ser uma equipa.Que a vida vos traga sorte,muita sorte,do fundo do coração.

  40. o ciclismo é um exemplo de verdade desportiva para todos desportos, embora que esteja a ser destruido…

    com isto tudo o ciclismo fica pobre, isto é um mau exemplo para as camadas mais jovens… a

    epoca esta acabar so espero que a federaçao trabalhe no sentido de levantar a imagem do ciclismo e de o dignificar, porque problemas ja basta as dificuldades finançeiras…

  41. Por respeito e consideração a todos os elementos da equipa não me vou pronunciar sobre este caso.
    Quero contudo deixar uma mensagem de esperança e consolo aos responsáveis pela equipa, Vitor Paulo e Américo Silva.
    O Ciclismo teve hoje um dia negro, as mazelas vão ser grandes e como dizia hoje à tarde Márcio Santos na Rádio Clube de Matosinhos foram-se 2.000.000,00€…
    Espero muito sinceramente que nas próximas horas não aparece mais nenhum caso.

    Tal como no caso da Povoa Cycling Clube também tenho amigos na união Ciclista da Charneca e sei bem no sofrimento que estão neste momento.

    Um forte abraço para todos.

  42. Só vos digo uma Coixa!! ORLANDO RODRIGUES ESSE SIM TINHA RAZÃO NAS DECLARAÇÕES NO ANO PASSADO! DEPOIS DE CRITICADO… DOU LHE O MEU VOTO DE CONFIANÇA

  43. Não e doping organizado ter 3 corredores positivos no mm competição? O k aconteceu a liberty era o k o luis horta e o artur lopes queriam que acontecesse no dia 19 de maio 08!! correu mal….foi a UCI!!

  44. Sinceramente a conversa do futebol e das outras modalidades já irrita. Vocês são ciclistas ou são o quê?? Cada um tem que se preocupar consigo. Ou concordam com o doping seja em que modalidade fôr ?? Deveriam então estar orgulhosos por a vossa modalidade fazer um esforço para combater este problema. Quem não deve não teme… Agora nota-se aqui em muitos comentários que há quem defenda esta cultura, e então tenta desculpar-se com a outras modalidades, para tirarem também a culpa dos seus ombros, pois só podem recorrer também a estas práticas para falar assim. Porque nenhum ciclista que corra limpo concorda com isto! Só que há meninos que têm esta cultura… A estes peço que deixem o ciclismo e deixem-no para uma nova geração que está disposta a fazer ciclismo com sofrimento, sacrifício, esforço, dedicação, muito trabalho e acima de tudo saúde e honestidade.

  45. F.P tambem tem a sua razao! a tanto mal neste mundo… ja nem digo nada! a inveja é muito feia! lá isso é verdade!

  46. outra obervação….noticias importantes de ciclismo, de portugueses que fazem algo pelo ciclismo portugues, merecem 8 ou 9 comentarios…..fala.se de doping!!! 80 e tal…e onde ira parar!

    enfim!

  47. <>tem toda a razão,
    De que vale estar aqi a criticar!? ganhavamos bastante mais se fossemos unidos! e contribuissemos para o ciclismo! em vez de dizer…”haa! q pouca vergonha…” e etc…deveriamos olhar em frente! e fazer com que o presente e o futuro fosse um pouco melhor…o passado ja foi!
    Sei que isto do dop é mt dificil mas a pouco e pouco se supera! Dop ha em todo lado! mas para q estar a dramatizar!?

    A comunicação social, de provas importantes de ciclismo, nada fala! agora do que é mau para o país e para a modalidade falam logo! inervame profundamente!

    enfim…q had ser!

  48. Nuno ribeiro e principalmente hector guerra uma desilusão :(, para mim o melhor ciclista que corria em portugal, e agr ver isto…

  49. Eu gostava que alguém que saiba de ciclismo e muito mais relacionado com este e outros casos semelhantes fizesem um comentario, e não uma cambada de individuos que estão ligados a outra modalidades e estão aqui para destruir. A minha pergunta é: Como pode provar um corredor que depois da recolha não há troca ou mesmo algum malabarismo nas urinas e no sangue.

  50. ciclismo…ciclismo….e o resto?!???? so o ciclismo eq usa dop!????

    tou mesmo triste nao pelo meu futuro mas pelo ciclismo portugues! la se foi mais uma eqipa! por causa de gente que n merece estar la….e agora por causa destes “burros” os colegas vao para onde!? ja isto anda bonito…
    para mim os patrocinadores não deveriam abandonar o resto da equipa que estao a passar por um momento muito dificil…deve ser desesperante! tanta dedicação! tanto esforço! para agora acabar assim! 🙁 🙁 🙁

  51. o andré? vamos esperar pela contra análise e ai falamos ok?
    Gosto de ver o nuno ribeiro correr, mas detesto que corram com ajudas, esperemos pela contra analise para tirar duvidas

  52. O puto do futebol portugues anda todo minado…pois os jogadores no intervalo tem que recorrer a metedos proibidos..pois o medico esta no balniario a espera deles com as seringas e a comonicaçao social sabe disso mas tudo é muito abafado pois englova muito dinheiro..eles nao querem esse transtorno..corridas nunca passa na tv ma quando é escandalos aver com o ciclismo meu deus da em todos os canais e da mais tempo doque se foce a dar uma prova de ciclismo..é vergonhoso..FORÇA NUNO abraço

  53. Ai agora o Manuel Cardoso ser campeão nacional também é posto em causa??Quem o conhece e sabe o seu percurso não duvida da sua qualidade como profissional. Alguém duvida do valor de qualquer um destes ciclistas?Falam de doping e de dopados, que tal encontrarem os verdadeiros culpados?Ou alguém acredita que ciclistas deste calibre fazem isto de livre vontade?Força Manuel,nós estamos sempre contigo.Força para o ciclismo português recuperar de mais um duro golpe.

  54. enquanto n mandarem os espanhois embora q correm nas equipas portuguesas o ciclismo n vai deixar de ter casos de doping, pk ninguem os quer la em espanha e veem todos para portugal enCERAdos

  55. Boas amigos,è com mt tristesa q encaro esta situaçao como apaixonada por esta grande modalidade, mas n é com este caso nem com estas tristes figuras q vem para aqui comentar q o ciclismo vai acabar.
    Eu fico é triste por chegar a um site q tudo faz para q esta modalidade creixa, agora suponho q todas as pessoas q veem visitar o site gostam de ciclismo.
    Essas pessoas q veem para aqui criticar sao uns palhaços de merda q deviam tar calados….
    viva ao ciclismo q é um desporto lindo

  56. eu so qeria q tbm fizessem controlo nos outros desportos pq tbm existe doping principalmente no “qerido” futebol portugues!!!!

  57. eu sou um jovem ciclista e para mim nao ha nada pior do que ver os meus idolos serem destruidos desta maneira…estou deveras desiludido mas o qe fazer?
    :S

  58. pk vem este povo todo falar mal do ciclismo???

    se nao gostassem de ciclismo nao vinham para ca!!!
    pk so falam mal???

  59. fogo mas que pouca vergonha!!!
    nunca pensei nisto vindo do nuno…
    eh pur isso qe o ciclismo em portugal nao anda pra frente…deixem o doping, i usem mas eh as perninhas –‘

  60. ISTO É UMA POUCA VERGONHA ACOSAR O HOMEM QUE SIMPLESMENTE É LUTADOR PELO QUE FAZ FAZ-LO DESDE OS SETE ANOS I HÁ QUE RESPEITAR ISSO .NINGUEM LHE TIRA O MERITO DE MELHOR PORTUGUES ..NINGUEM!!!!!!!

  61. Eu começo a chegar a conclusao que poucos (se é que algum) ande “limpo”. Essa é que é a realidade. O que nao se entende é que o control se baseia em determinados valores , e que se sabe que ultrapassados dao no que dao. Apetece-me dizer que ainda por cima sao é BURROS. Gato escondido de rabo de fora…sinceramente…

  62. PARA TODOS AQUELES QUE INVEJAM O NUNO RIBEIRO DIGOLHES JÁ QUE Á MUITO DINHEIRO POR TRAZ DE QUEM ANDA A INVENTAR ISTO .NUNO RIBEIRO SEM QUALQUER DIVIDAS É O MELHOR CICLISTA PORTUGUES I NINGUEM LHE TIRA ESE MERITO?QUANTO A QUEM DIZ MAL DELE?MEUS AMIGOS OLHEM-SE AO ESPELHO POIS A DOR DE COTOVELO DOI DEMASIADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  63. Meus amigos,pior que os dopados são aqueles que se dopam e chegam com 10 ou 15 ou até 20m de atraso… No meio do ciclismo existe muito doping,seja muito ou pouco em casa um.
    Acho que nem sempre as equipas deviam ser penalizadas porque apesar de serem as responsáveis pelos atletas esses mesmos atletas têm outras formas de irem atrás dos produtos dopantes e aí nada as equipas podem fazer….

  64. boa tarde… e agora tudo se comenta, e se tivexem calados nos seu canto… ganhem juizo…

  65. Julio Resende, o Américo Silva, como vergonha na cara que tem, fez o que lhe competia e deixou o ciclismo para sempre, pois é óbvio que isto tem mão dele, pois isto não se trata de um caso isolado mas sim de TRÊS CASOS num controlo! Perdeu diversas Voltas a Portugal com palhaçadas e hoje voltou a perder outra com uma palhaçada ainda maior, que o deixa de tal forma envergonhado ao ponto de não conseguir continuar! VOLTA ZEFERINO, VOLTA POVOA CYCLING CLUB.

  66. Desculpem mas ALUVIA e a mesma coisa que a LIBERTY?
    Não confundam as coisas….
    Vocês falam de papo cheio, isto é a verdade….
    Aqui só ronda inveja… FALSIDADE….
    Olhem para a modalidade, acham que desta forma vai longe?
    Dou 2 anos para o ciclismo em Portugal terminar, graças a estes adeptos….
    E os triunfos que tiveram antes disto? E certamente foram controlados e deu em “águas de bacalhau”…..
    Deitar os ciclistas abaixo é falar com este tipo de adeptos

  67. Tu percebes mto de ciclismo ó becas. O cardoso atacou antes do rui, ganhou lhe 9 segundos na descida, n estavas a espera que ele os perde-se em 500 metros pois não? Caso n saibas ja venceu la mais que uma vez. Descansa

  68. Já agora essas insinuações que estão a ser feitas de doping colectivo e organizado…CUIDADO. estão a por em causa a dignidade de boa gente que nada tem com ocaso agora detectado. os ciclistas passam por muitos controlos se nada foi encontrado não é digno estar-se a por em causa vitorias e desempenhos passados.

  69. Sejamos claros. E nós podemos sê-lo.
    Há muita informação, mas não a necessária; Irá saber-se
    Mais coisas com o passar do tempo; haverá algum dissidente
    Que irá arriscar falar; Muitos ficarão sem emprego. Será assim.
    Temos tema para explorar com afinco, para bastante tempo.
    Agora chega o inverno, as competições serão poucas e, nós,
    Poderemos abordar estes temas com mais profundidade.
    E com mais imaginação. Também.
    Agora, estamos demasiado perto do acontecimento, deveremos fazer um intervalo temporal, perceber bem as coisas, e para isso é preciso melhor informação.
    E voltando a apesar à clarividência, digo apenas que nós, adeptos de ciclismo, deveríamos há muito de estar preparados para estas notícias. Estes casos são quase semanais.
    O que poderá tornar diferente este caso, são os nomes envolvidos,
    E a competição em causa.
    Ninguém teme o fim do ciclismo profissional. Isso é impossível.
    Haverão sempre corredores e corridas a fazer. Poderá é não
    Haver ninguém a assistir.
    Eu, farei a minha missão: Presenciar as competições e consultar
    As classificações, dois meses depois de as corridas terminarem.
    Estarão mais actualizadas.

    Penosamente

    Henrique Gomes

  70. o cerenela tu falas cm se percebeces mt do assunto!!eu sei mt bem do q estou a falae

  71. Por acaso voces lembram-se de como o manuel cardoso ganhou o campeonato nacional?uma prova que nem de longe era ao jeito dele, e engraçado q ele chegou sozinho a poucos segundos do rui costa.eu tava lá e nesse momento comentei com um amigo que aquilo era muito estranho.

  72. Como amante do Ciclismo , hoje é um dia muito triste , chorei com a entrevista na RTP1 feita ao Américo Silva , o ciclismo não merece este tipo de comportamentos é um desporto muito nobre e não se pense que só acontece nesta modalidade , só gostaría de saber porque razão os do Futebol são uns santinhos . Existe uma certa vontade de acabar com o ciclismo porque incomada tanto ao nível da aceitação popular como cria problemas de concorrência na obtenção de patrocínios.
    Quero ainda dizer ao Américo Silva para não desistir e lutar para continuar com a equipa , pois isso é precisamente o que muito ” boa ” gente está à espera.

  73. Epa, tanta gente a comentar, tantos adeptos da desgraça. N vejo tantos comentarios num dia quando existe uma vitória. Eu acho é que mts falam do k não sabem.
    Voces valem pouco, so aparecem cá quando não devem. Tenho mais vergonha destes adeptos do que dos ciclistas. So vejo bla bla bla….

  74. Pena no futebol devia de ser assim tb, no futebol á um maradona k nos casos k esteve envolvido ainda a pessoas k pensam k e um deus, quando se fala no ciclismo ja so dizem sao todos dopados.
    Mesmo com estas noticias o ciclismo pra mim vai ser a minha melhor modalidade ate ao resto da
    minha vida, mesmo sendo contra o doping.

    VIVA O CICLISMO.

  75. Ou talvez a liberty tenha tido mão nisto. Ou será por acaso que isto aconteceu no fim da época e a seguir ao prémio da liberty? Se calhar alguem (a liberty) queria ter motivo para deixar o ciclismo.

  76. Concordo com o PAI… Fazem comentários de uma tremenda estupidez e estão a prejudicar os ciclistas, que nada tem a ver com isto… É uma pena ver que certas pessoas não medem o que dizem… Deviam ter vergonha… Voces é que envergonham o vosso país

  77. O ciclismo não é um desporto de dopados ao contrario do que muita gente diz… Alguns , infelizmente para o ciclismo, envergonham este desporto,mas outros conseguem muitos triunfos devido ao esforço e treino que praticam, todos os dias…. Muitas outras modalidades praticam doping e ninguém faz um alarido tao grande como quando é o ciclismo…

  78. E sao os srs.adeptos de ciclismo c/comentarios destes….vai tudo no mesmo saco !Eu sou pai de um ciclista e voces nao sabem o trauma que estao a provocar no meu filho. E DURO VER UM FILHO SOFRER TANTO EM POUCAS HORAS.

  79. É certo que esta é uma noticia triste para quem practica ou simplismente segue o ciclismo. Ninguém gosta de saber que existem atletas dopados mas a verdade é que o doping é uma realidade SEJA EM QUE DESPORTO FOR! Não há nenhum desporto que seja 100% limpo, não ha! Até no xaderez já houve casos confirmados!
    E acho mal tb virem para aqui falar noutras equipas que nao tem nada haver com o assunto. Para que andar a mandar bocas sobre a equipa da qual Nuno Ribeiro era presidente?! É verdade que a Aluvia teve excelentes resultados na volta a Portugal do futuro mas isso nao quer dizer nada. Alias essa equipa podia nem ter feito os resultados que fez se outras equipas soubessem por os seus atletas a trabalhar. Numa das etapas a equipa do Mortagua pos numa fuga, penso que, 6 atletas e a Aluvia apenas um. Como e possivel que 6 atletas a trabalhar juntos nao consigam descarregar apenas 1?! Tirem as vossas proprias conclusoes e nao falem de coisas que nao tem nada haver.

  80. Percam um pouco de tempo e cliquem no site da MARCA por esta noticia… A fama que Poryugal têm é que não ha controlos rigorosos no ciclismo português e isto é só a ponta do iceberg…
    A verdade é que com o fim da Liberty Seguros, ficamos reduzidos a 5 equipas profissionais, a maior parte com grandes dificuldades financeiras para se manterem na próxima época, o que significa o fim do ciclismo profissional a médio prazo no nosso país. Quanto ao Nuno Ribeiro, e sem questionar as suas caracteristicas de trepador, estranhei imenso a forma como se “safou” no contra relógio final, ele que como sabemos é muito magro e de estatura média. Tecnicamente, um ciclista desta natureza deveria perder muito mais tempo, tendo em conta o David Blanco por exemplo…

  81. Não percebo qual é o problema. Esta situação só favorece o ciclismo e só demonstra que os trapaceiros nesta modalidade têm que mudar de profissão. Desde quando é que a verdade penaliza?

  82. 3 corredores numa equipa? Então os culpados são certamente a equipa técnica/médico. Só assim o Américo poderia ganhar uma volta.

  83. TODOS QUE ESTAO POR DRENTRO DO CICLISMO SABEM QUE TODOS UTILIZAM SUBSTANCIAS!! É LAMENTAVEL, MAS É A REALIDADE, NINGUEM CONSEGUE FAZER O QUE ESSES HOMENS FAZEM, APENAS COM AS REFEIÇÕES HABITUAIS!!!

    DIGAM COMO É POSSIVEL UM HOMEM ANDAR NUMA FUGA DURANTE TODA A CORRIDA, E NO FINAL SER APANHADO PELO PELOTAO E AINDA CONSEGUIR BATER TODOS OS CICLISTAS PRESENTES NO MESMO AO SPRINT????????? (Danilo hondo)

  84. ja era eheh..so falta apanhar os 3 da ALUVIA..EHEH SERA KE AINDA SUBO 3 LUGARES NA VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO??QUEM SABE!NAO PERCAM O PROXIMO CAPITULO

  85. Apesar do que estes ciclistas fizeram não ter desculpa nenhuma , nao se pode fazer comentários a falar no ciclismo e nas equipas que nada tiveram a ver com isto… Os ciclistas limpos não merecem este tipo de comentários , pois são eles que afinal (apesar de não chegarem sempre em primeiro) dignificam o ciclismo, pois fazem muitooos quilometros sem desistir e sem recorrer a doping

  86. Como amante ciclismo peço aos patrocinadores e aos apointes de ciclismo que não o deixem de ser, apostem sim é nos profissionais certos e que levam a modalidade a sério!!!!!! Falam desta noticia como sendo noticia bomba, mas não surpreendeu em nada, até porque os ciclistas em questão são todos recorrentes. Com esta limpeza pode ser que fique espaço para aqueles ciclistas que por vezes são “gozados” por chegarem com 10, 20 ou até mais minutos do primeiro e por vezes até fora do control. Pois é!!!!!!!! Existe uma diferença muito grande em quem corre e simplesmente toma umas cafeinas do que quem corre carregado de Epo/cera.

  87. boas! Se voces forem ver um post meu na altura em que a volta a portugal estava para começar,reparavam que nas principais ausencias um comentei um ciclista da liberty q estava lesionado,eu disse q tinha fontes muito seguras q ele nao estava lesionado,mas sim q estava com outros problemas,neste caso tinha os niveis de sangue muito altos…..agora tirem as ilaçoes q quiserem.é um caso de dopagem organizada

  88. eh pá!!!! como podem defender q se deve desculpar só pq no futebol tb existe????? sou adepto de ciclismo e gostaria de acreditar q existe verdade desportiva no ciclismo, independentemente de ela existir ou não no futebol ou em qq outra modalidade….é verdade sim q um ciclista trabalha várias horas por dia em cima de 1 bicicleta, sendo este na minha opinião o desporto mais duro devemos louvar o seu esforço….mas nunca, nunca mesmo, devemos deixar q se generalize, pois existem ciclistas honestos (eu acredito q sim) e os q n são devem ser punidos severamente, na minha opinião deveriam ser expulsos da modalidade e do desporto, nunca mais podiam estar ligados a desporto nenhum a nivel oficial….penso é q certos comentários devem ser feitos pelos próprios “dopados”….só assim se explica q alguem defenda ciclistas como o cabreira, q tem neste campo um passado no minimo “duvidoso”….n é verdade sr. ciclista??????

  89. Tenho pena é da equipa de Santa Maria da Feira que muito provavelmente vai sofrer com isto. Já teve uma época mediana por culpa de uma super potência chamada Aluvia e agora provavelmente ira sofrer desinvestimento.

  90. “O tráfico de produtos dopantes será punido com pena de prisão (de 6 meses a 3 anos), o mesmo sucedendo com a administração de substância, com ou sem consentimento, embora neste caso a pena varie entre os 6 meses e os 2 anos.”

    Ui uiii

  91. é na verdade uma noticia triste para o ciclismo e para os seus aficionados como eu…mas como disse acima o amigo antonio, a culpa maior destes casos é de quem organiza as provas, fazendo delas autenticos massacres á condição fisica dos atletas e com isso levando mts deles a recorrer a substancias ilicitas, como foi o caso destes atletas…como pode um ciclista “limpo” competir em pé de igualdade com os q de dopam?????? qd um ciclista está “limpo” e chega com 20 ou 30 minutos de atraso, todos lhe apontam o dedo e chamam fraco, qd o q faz é dignificar a modalidade q pratica e a camisola q enverga com os seus patrocinios…agora pensem comigo, um atleta nessas condições, em pouco tempo ou desiste do ciclismo e dedica-se a uma outra actividade igualmente digna, ou então faz como a maioria, dopa-se e se calhar já passa a ser visto como um bom ciclista…até ao dia em q é apanhado!!! sr. joaquim gomes e companhia, esses sim, os verdadeiros culpados de td isto…vejam bem o q andam a fazer do ciclismo portugues, com a dureza das provas q organizam (cada vez piores) n admira nada q apareçam mts mais atletas com controlo positivo…com a volta a portugal q tivemos, n me admira q tenha recorrido a “suplementos” para tentar ganhar alguma coisa………aos q andam “limpos”, deixo aqui os meus parabens e peço para q sejam sempre assim, independentemente de por vezes ficarem para trás em alguma provas….FORÇA AO CICLISMO E AOS CICLISTAS HONESTOS!!!!!!!!!!!!!!!

  92. Não vamos transformar isto em ataques pessoais pois há grandes profissionais na liberty que não merecem ler algumas das coisas que aqui estão escritas.Lamento, como grande adepta que sou, que esta situação tenha acontecido.Mas também não nos podemos esquecer que é mais uma equipa que termina e deixa cerca de 20 pessoas no desemprego.Acredito que os culpados devem ser castigados, mas não se esqueçam que não é só no ciclismo que isto acontece.Força Manuel Cardoso pois nós acreditamos em ti e não vão faltar equipas que te queiram contratar pois és um excelente profissional.

  93. concordo com a zélis….o zidane e o cannvaro na juventus disseram k o dpoing era uma práctica corrente e ninguem fez nada…o 1 médico que tentou investigar foi logo ameaçado de morte por dirigentes do barça…cresçam pahh….atenção que não estou a defender estes ciclistas porque nada mas nada justifica o que eles fizeram, e se se confirmar este cenário devem apanhar uma pena coerente como ke fizeram…mas devería ser assim este cerco apertado não só no ciclismo mas em todas as outras modalidades….é que no futebol niguém investiga…o ferando mendes escreveu um livro a confirmar estas práticas e ninguém quer saber de investigar… e se fosse no ciclismo? ou no atletismo?….todos devem ser investigado por igual….e mais não generalizem este tipo de notícias a todos os ciclistas, porque nem todos têm culpa do que alguns fazem

  94. epa como e q é possivel haverem aqui gajos q andam ai a defenderem os dopados. “à e tal cuitadinhos deles q as etapas são mt duras”.eles deviam era ter vergonha.

  95. O doping não existe só neste desporto… Se fosse no futebol ninguém fazia comentários estupidos deste genéro de certeza… Os outro ciclistas limpos não tem de pagar por os outros ou tem?!!!

  96. Parece óbvio que fica provado que há dopagem organizada na equipa. Com o novo enquadramento legal é evidente que as autoridades judiciais vão pegar no caso, investigando não só os corredores que deram posítivo, como também o médico e o DD da equipa.
    De resto, a única surpresa reside no falhanço do médico que não conseguiu disfarçar correctamente a substância.

  97. ESTES HOMENS NÃO MERECEM SER TRATADOS COMO CRIMINOSOS….TRABALHAM TODOS OS DIAS AO MÁXIMO. SÓ TENHO PENA QUE NÃO TENHAM TRABALHADO MAIS PARA O JOÃO CABREIRA NA VOLTA PORQUE ESSE SIM TERIA DADO MUITA LUTA AO BLANCO COM AJUDA.

    VIVA O CLCLISMO

  98. enfim como matam o ciclismo o desporto mais lindo mundo ai ciclismo o ke te fazem ha pedir responsabilidades aos culpados e os culpados todos sabemos kem sao nao digo mais nada mas voces culpados sao uma vergonha nao voltem mais pro ciclismo DESAPARECAM

  99. ENTÃO ? ? A POLICIA JUDICIARIA NÃO FAZ BUSCAS? ENTÃO ? AQUI HÁ CASOS CONFIRMADOS !!!
    ENTÃO NÃO HÁ? OLHEM PARA A NOTÍCIA…
    POIS, OS INTERESSES
    É PENA TEREM POSTO O PROJECTO L.A. PARA O SACO, ENQUANTO ESTA EQUIPA CONTINUOU COM A SUA ARMADURA..

    AH!! LA SE VAI A VOLTA A MADRID .. . .

  100. Realmente é uma noticia triste não só para os adeptos liberty, mas para o ciclismo em geral!!
    Mas meus amigos acham mesmo que só nesta modalidade existe doping?? Acham mesmo?? É claro que o ciclismo não tem tem o poderio do futebol por isso se fala tanto!! Na operação poerto, quantos jogadores estavam envolvidos?? Em todos desportos do mundo existem doping, e podem acreditar, o ciclismo é o mais controlodo e se calhar com menos casos! Verifiquem os controes efectuados e vejam os controlos positivos. pois em primeiro da lista vem o snoker, e a esses ninguem chama dopados!! Em todo lado existe de tudo, a crise já coloca que chegue o ciclismo para baixo. Os orgãos competentes encarregam-se de fazer justiça. Vamos apoiar o ciclismo e deixar de dar relevo a estes casos. O ciclismo portugues tem muitos valores, não é só doping! Por morrer uma andorinha não acaba a primavera, levantem a cabeça ciclistas da liberty e siga em frente!!

  101. Vamos a ver é senão será só alguns ciclistas da liberty a ter feito este erro, esperemos que não hajam mais casos em Portugal este ano, porque se houver o ciclismo português vai ficar ainda pior do que já esta!! Mas digo desde já: se forem fazer controles tão rígidos ao futebol como fazem na nossa modalidade (ciclismo) acho que muitos mais vão ficar suspensos!!!

  102. os organizadores são os maiores culpados, pois fazem voltas desumanas, etapas com frequente sobe e desce..dificuldades grandissimas.. ja não é como antigamente e então desde que é o joaquim gomes a organizar ta com percursos muito maus.. acabou com etapas ao sprint, a volta resume-se em chegadas ao alto com pessimos percursos que ate os trepadores se queixam.. primeiro que tudo tem-se que mudar isto, porque se nao vai existir sempre doping, quanto mais duro for pior, os ciclistas têm que apresentar resultados e sao forçados a recorrer a tal.

  103. A verdade veio ao de cima. Mais um caso mas este ainad pior k o da LA/MSS/POVOA. Da equipa da Povoa só o Pires se safou pk não estava em casa, secalhar este ano ate acusou essa pressão na BARBOT. Agora estes acusaram mesmo. É uma vergonha para todos os que andam no ciclismo. Qualquer dia ninguem quer investir no ciclismo.

  104. Esta situação é muito má para a modalidade. O Nuno não era um ciclista qualquer, era o ídolo de muita gente. Esta caso irá levar, certamente, duas equipas a deixarem a modalidade. A Liberty Seguros (Já confirmado) e a Aluvia-Valongo (O Nuno era presidente do clube e penso que esta equipa também não terá grandes condições, dadas as suspeitas, para continuar).

  105. enfim..desilusão total… com o fim da liberty aposto que o futuro do ciclismo em portugal vai ser uma autentica miséria….façam como a shimano..antes de assinar contratos verifiquem a luta anti dopagem que as proprias equipas tem….
    andar puro é ser honesto -.-”««

  106. Hoje é sem dúvida um dia triste para o Ciclista, mas em especial para aqueles que como eu sofrem com as barbaridades que se dizem sem ter um profundo conhecimento do que é ser profissional da bicicleta.

    A Liberty Seguros era de facto a melhor equipa nacional da actualidade e é com grande tristeza que vejo o seu desaparecimento, mas entendo que o seu patrocinador se queira desmarcar desta profunda confusão. Lamento que a nossa Federação pouco ou nada faça para minimizar estas tragédias, mas enfim quando não temos visão estratégica de futuro é a única coisa que podemos esperar.

    Ciclismo sempre, é sem dúvida uma das mais bonitas modalidades desportivas, apenas gostaria de terminar por dar o meu apoio e solidariedade aos atletas da Liberty Seguros e às suas famílias que neste momento devem estar a passar por um momento bastante difícil, ao Nuno Ribeiro porque apesar do que se diz não deixa de ser um atleta de eleição.

  107. Ha disto em todo o lado e voces sentem-se enganados?
    Andam a ver futebol todos os dias na tv e não se sentem enganados. N tomam nada querem ver?
    No futebol abafa-se, no ciclismo publica-se.
    É mau, mas temos pena. Acontece. Pro ano la estamos na torre pra ver os herois a passar.

    Dopem-se e vão la subir akilo a ver se nao custa na mesma.

  108. Apanhados com CERA? e agora com o novo código penal como irá ser? Qume fornecia? nao era doping organizado? nesse dia só foram esses 3 ao control e se fosse a equipa toda?

  109. Olá a todos… só tenho a dizer que esrou prefundamente triste e desolado… viva a verdade desportiva viva o ciclismo e os ciclistas puros… Um abraço

  110. É por causa destas situações que deixei de acompanhar o ciclismo profissional. Quando o Armstrong for também apanhado será o fim da modalidade!
    Para mim, o prazer do ciclismo actualmente reside única e exclusivamente em rodar com o meu grupo de amigos, no sentimento de camaradagem que existe neste desporto e na adrenalina que esta modalidade nos dá nas ascensões e descidas das nossas serras, dos “puertos” espanhóis e dos “cols” franceses.Aqui reside a beleza do ciclismo que está ao alcançe de qualquer um de nós!

  111. Esta é uma enorme desilusão para todos aqueles que gostam verdadeiramente de ciclismo.
    Se isto se vier realmente a confirmar é um dia muito triste porque todos aqueles que como eu vibraram com a vitória do Nuno Ribeiro na Volta sentem-se enganados.
    Enfim, vamos esperar e melhores dias virão

  112. A forma sobranceira como Américo Silva atira a toalha ao chão antes de serem conhecidos mais dois casos não descarta a possibilidade de prática de dopagem concertada na equipa.

  113. A Liberty é que não tem sorte nenhuma , em espanha esteve envolvida com a equipa de Sainz e agora em portugal, tão cedo não se metem no ciclismo.

  114. Mais um grande financiador que deixa o ciclismo! todo graças as pessoas que estao…dentro.

    há uma parte das pessoas que ajudam o ciclismo, outras por inconsciencia ou intencionalmente só destruem….
    Isto chegou a um ponto que se a equipa corresse sozinha na estrada provavelmente haveria casos de doping. Assim muitos ganham!!!

    Vamos esperar que estas noticias nao abalem os patrocinios das outras equipas. Força ciclismo..

  115. E no ano passado o sr Orlando Rodrigues. . . tinha razão ou não. . . mas só fica pasmado que não conhece a realidade do ciclismo. . . e um desporto maravilhoso, espectacular. . . mas um pouco mais de honestidade e uma media mais baixa nas provas não ficava nada mal

  116. E que as condenações sejam a nivel mundial , senão acontece como em espanha que são apanhados mas continuam a practicar a modalidade , ou como o Valverde que foi condenado em italia e corre o risco de ganhar a Vuelta !!!!!!!!!!!!!

  117. Por isso e por outras , que acho que todos os ciclistas que sejam apanhados num controle devem ser expulsos da modalidade , não podendo exercer actividades com ela relacionada tipo massagista , mecanico , e muito menos tecnico em definitivo, e os patrocinadores devem fazer como a liberty em caso de controle positivo retirar imediatamente o patrocinio.
    Só assim é que daqui a uns anos vamos ter uma modalidade mais honesta e saudavel.
    Viva , os controles funcionam
    Viva os ciclistas que practicam um ciclismo honesto

  118. Sendo assim o David Blanco Ganhou mais uma volta a Portugal certo? Com estes cenários mais vale apostar no segundo lugar…

  119. Será k foram os únicos? De k estariam á espera? logo três numa equipa só… Bem, razão tinha um adepto residente na suiça quando aqui alertou para o facto de a maioria dos ciclistas presentes no top 10 da Volta já terem estado envolvidos em casos de doping… Infelizmente para nós que acompanhamos a modalidade temos de lidar cm isto. Mas a vontade de fazer loucuras como passar noites nas serras à espera dos “falsos” heróis esmorece. Não são dignos de quem, os apoia… E a culpa de a modalidade perder todos os apoios como tem acontecido é apenas destes “artistas”…

  120. K é isto…. A PJ não investiga? investiga os suspeitos e estes dopados não investigam nada!?

  121. As velhas ratazanas que continuam a defender esta cultura e que vêm sempre defender este tipo de situações, porque para eles é normal… Apareçam agora… Só descansam quando não houver equipas em portugal. Continuem com essa mentalidade que vão longe!

  122. Que pouca veregonha, esses três espertinhos acabaram com a equipa, e com muitos empregos! é de lamentar, parece que ainda nao aprenderam que sao sempre apanhados!!! Enfim!!!

    Palhaços.

  123. Não será esta e equipa com Doping organizado? que dirá o artur lopes e o horta? Isto é Redondo e dá muitas voltas….

  124. Aí está a BOMBA que todos esperavam, afinal em Portugal também Há control…..é uma pena, mais uma prova que no ciclismo não há heróis, mas sim DOPADOS

Os comentários estão fechados.