Célio Sousa vence primeira etapa do GP Festas de Gondomar

Um dos mais experientes e competentes operários do pelotão nacional, Célio Sousa (Madeinox-Boavista), teve hoje uma tarde de glória, ganhando a primeira etapa e vestindo a camisola amarela no GP Festas de Gondomar. O corredor natural do concelho de Paredes integrou a fuga do dia, de 16 elementos, tendo conseguido impor-se aos companheiros de escapada, graças a um ataque no derradeiro quilómetro. Na ausência de bonificações e como o pelotão perdeu mais de dez minutos, a discussão da prova vai resumir-se aos homens que hoje se adiantaram ao pelotão.

A tirada de 92,3 quilómetros ligou Baguim do Monte a Gondomar. Num percurso de constante sobe e desce, embora apenas com uma contagem de montanha, na serra das Flores, o pelotão cedo se desinteressou da luta pela vitória, deixando vingar uma fuga numerosa.

Entre os escapados, estavam representadas as formações com maior interesse na disputa deste prémio. Os boavisteiros, com quatro elementos, trabalharam bastante na frente. O mesmo fizeram a Liberty Seguros e o CC Loulé-Louletano-Aquashow, com os algarvios a serem premiados com a camisola da montanha, envergada no final por Daniel Silva.

Como a aposta da Madeinox-Boavista era em Sérgio Sousa, vencedor desta corrida em 2008, e em Nelson Rocha, coube a João Benta e a Célio Sousa o trabalho mais pesado. “Eu e o Benta trabalhámos a etapa toda. Resguardei-me um pouco nos últimos dez quilómetros e ataquei no quilómetro final. Conquistei uma pequena vantagem, suficiente para ganhar”, explicou Célio Sousa.

Amanhã teremos uma jornada dupla. Pela manhã, um contra-relógio de 5 quilómetros, na Avenida da Conduta, Gondomar. A tirada vespertina é um circuito urbano, também no centro gondomarense, totalizando 60 quilómetros. Mesmo partindo de amarelo, Célio Sousa não se assume como favorito. “Não sou contra-relogista, já sei que não serei eu a ganhar este prémio. Irei, isso sim, trabalhar para o Sérgio Sousa e o Nelson Rocha, que são as nossas apostas. O Tiago Machado, apesar de algo adoentado, pode vencer a etapa da manhã”. Apesar de preparado para voltar amanhã à condição de operário, Célio Sousa saboreou hoje o triunfo. “Quando se tem a função de trabalhar para os companheiros temos poucas oportunidades para vencer, mas quando elas surgem não as podemos desperdiçar. Foi o que sucedeu hoje”.

CLASSIFICAÇÕES
1ª Etapa e Geral Individual
Média: 38,754 km/h
1º Célio Sousa (Madeinox-Boavista), 2h22m54s
2º Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper), mt
3º Pedro Soeiro (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
4º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), mt
5º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), mt
6º Nelson Rocha (Madeinox-Boavista), mt
7º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), mt
8º José Mendes (Liberty Seguros), mt
9º Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
10º Hugo Sancho (Mortágua/DR Seguros), mt
11º Rui Vinhas (Aluvia/Valongo), mt
12º Vergílio Santos (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
13º Alcides Almeida (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados), mt
14º David Francisco (Burgos Monumental/Castilla Y León), mt
15º Rogério Batista (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt

Geral Equipas

1º Madeinox-Boavista), 7h08m42s
2º Barbot-Siper, mt
3º CC Loulé-Louletano-Aquashow, mt

Geral Pontos

1º Célio Sousa (Madeinox-Boavista), 15 pontos
2º Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper), 10
3º Pedro Soeiro (CC Loulé-Louletano-Aquashow), 7

Geral Montanha

1º Daniel Silva (CC Loulé-Louletano-Aquashow), 5 pontos
2º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), 3
3º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 1

5 thoughts on “Célio Sousa vence primeira etapa do GP Festas de Gondomar”

  1. eu estava no premio de montanha e vi a dureza e inclinaçao que a subida tinha… parabens ao daniel silva que mostrou ser um bom trepador,batendo o nuno ribeiro que nao esta em má forma nem a descansar…esta sim a preparar os mundiais…

  2. Apesar dos aparentemete poucos quilometros a etapa foi bem durinha e então a subida do prémio de montanha ui ui…

    Neste momento deve estas já na estrada os primeiros corredores no contra-relogio.

Os comentários estão fechados.