Nelson Oliveira quinto no contra-relógio do Tour do Futuro

O bicampeão nacional de contra-relógio no escalão de sub-23, Nelson Oliveira, evidenciou-se hoje no contra-relógio da Volta a França do Futuro, conquistando o quinto melhor tempo, a 37 segundos do francês Romain Sicard, vencedor do “crono” e cada vez mais líder. A prova de 27 quilómetros, disputada em redor de Ornans, era bastante selectiva, facto que não intimidou o jovem luso, que está apenas no segundo ano de sub-23. Na geral, o melhor português continua a ser Ricardo Vilela, que hoje subiu à 32ª posição.

O feito de Nelson Oliveira merece ainda maior realce, já que o campeão nacional foi o primeiro classificado entre os homens que não correm por uma equipa profissional. Todos os ciclistas que conseguiram melhor tempo competem por formações do escalão continental, o que lhes traz maior experiência e endurance.

O exercício individual de hoje disputou-se em terreno selectivo, com troços de distintas dificuldades. O início fez-se a rolar, seguindo-se seis quilómetros de subida para um planalto muito ventoso que antecedeu a descida de cerca de 5 quilómetros para a chegada.

A Volta a França do Futuro termina amanhã com um circuito em Besançon. Romain Sicard parte com vantagem suficiente para gerir a liderança.

“O Nelson Oliveira é o melhor contra-relogista nacional de sub-23, mas faltava-nos ver como se comportaria numa competição deste nível, com adversários tão fortes. O resultado foi muito bom, embora ainda pudesse ser melhor se o Nelson tivesse arriscado mais na descida. O quinto lugar dá-nos boas perspectivas em relação ao mundial de contra-relógio e ainda mais para o futuro, pois estamos perante um sub-23 de segundo ano, ainda com muita  margem de progressão”, disse hoje o seleccionador nacional, José Poeira, no rescaldo do contra-relógio.

CLASSIFICAÇÕES
8ª etapa: Ornans – Ornans, 27 km

1º Romain Sicard (França), 36m12s
2º Tejay van Gaderen (Estados Unidos), a 3s
3º Jacobus Venter (Equipa Mista), a 19s
4º Patrick Gretsch (Alemanha), a 35s
5º Nelson Oliveira (Portugal), a 37s
40º Ricardo Vilela (Portugal), a 2m32s
53º Joni Brandão (Portugal), a 3m07s
81º José Gonçalves (Portugal), a 5m35s

Geral individual
1º Romain Sicard (França), 27h35m23s
2º Tejay van Gaderen (Estados Unidos), a 2m01s
3º Sergej Fuchs (Alemanha), a 3m22s
4º Jacobus Venter (Equipa Mista), a 3m24s
5º Michel Kreder (Holanda), a 3m30s
32º Ricardo Vilela (Portugal), a 7m26s
49º José Gonçalves (Portugal), a 13m12s
52º Nélson Oliveira (Portugal), a 16m41s
81º Joni Brandão (Portugal), a 1h46m52s

6 thoughts on “Nelson Oliveira quinto no contra-relógio do Tour do Futuro”

  1. E que comparações são essas? Cada um terá uma evolução diferente. Uns serão melhores e outros piores. É a lei da vida

  2. Sei mais do que voce julga Sr.Don´t.. Nao diga asneiras.. Melhor contra relogista do que o Tiago e o Rui ??. LOL. Essa e de rir. O Nelson é bom contra relogista mas nao tanto como estes dois..

  3. O sr. pedro também não sabe do que está a falar, e digo sem problema algum, o nelson é melhor contra relogista que esses dois ciclistas referidos, no crono este homem é um senhor, dai ter 5 títulos de campeão nacional de crono.

  4. Acho ridiculo o Sr. antonio comparar o Nelson Oliveira ao Tiago Machado e ao Rui Costa.. é um bom ciclista mas infelizmente nunca irá ser nem como o Tiago Machado nem como o Rui Costa… Ciclistas Como o Rui e o Tiago nao vai haver tao cedo…Abraço

  5. este rapaz vai ser um grande campeao!!!nem tiagos machados rui costas etc,etc….vao ter a evulçao deste miudo..força rapaz

Os comentários estão fechados.