Cândido Barbosa regressa à liderança da Volta a Portugal

Clara supremacia de Cândido Barbosa
Clara supremacia de Cândido Barbosa

O português Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) regressou ao primeiro lugar da Volta a Portugal, depois de hoje vencer a segunda etapa da competição. O mais vitorioso ciclista do pelotão português foi o mais rápido na chegada à Guarda, uma subida pontuável como terceira categoria para o prémio da montanha. Numa fase final frenética, Héctor Guerra (Liberty Seguros) tentou surpreender os rivais, atacando a alta velocidade, mas a resposta de Barbosa foi pronta, tendo o português ainda forças para resistir à aproximação de Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), que conseguiu a segunda posição na etapa. O “Foguete de Rebordosa” comanda a Volta com 12 segundos de vantagem sobre Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author) e 15 segundos em relação a Héctor Guerra (Liberty Seguros).

Esta era a primeira chegada em alto, embora numa subida acessível, pelo que a luta pela melhor colocação causou algum nervosismo no pelotão. Sucederam-se as quedas nos quilómetros finais. Entre os homens que se viram envolvidos nos acidentes, que não estavam abrangidos pela regra dos três quilómetros por ser uma chegada a contar para o prémio da montanha, estiveram o anterior camisola amarela, Manuel Cardoso (Liberty Seguros) e David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira).

Com apenas três dias de competição, Cândido Barbosa começa a construir uma vantagem sobre os rivais que não será fácil de destruir. Dos principais candidatos, Héctor Guerra (Liberty Seguros) é aquele que está mais perto, a 15 segundos de Cândido.  Rubén Plaza (Liberty Seguros) já está a 20 segundos, David Blanco a 25 e Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 33 segundos.

A etapa de hoje teve um final espectacular, mas foi bastante monótona e lenta. A média final de 34,986 km/h não espelha dificuldades de percurso, mas sim a lentidão do pelotão. Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow) e Eloy Teruel (Contentpolis-Ampo) pedalaram em fuga durante cerca de 150 quilómetros e tiveram uma vantagem que rondou os 11 minutos. Isso foi enquanto nenhuma equipa assumiu a perseguição no pelotão. A Madeinox-Boavista e a Barbot-Siper tomaram conta das operações nos últimos 60 quilómetros e impediram o sucesso da escapada.

Na entrada na cidade da Guarda, para a primeira passagem na meta, começaram as movimentações no pelotão, que passou a ser liderado pela equipa de Tavira. Os ataques foram muitos, mas o que rendeu mais frutos foi o de Hélder Oliveira (Barbot-Siper). O corredor da equipa gaiense passou isolado na meta e conquistou os pontos necessários para assumir a liderança da classificação dos trepadores. Seguiu-se uma perseguição tenaz do Palmeiras Resort-Prio-Tavira, que a tudo resistiu, inclusive a um ataque forte de Nuno Ribeiro e do campeão da República Checa, Martin Mares (PSK Whirlpool-Author).

Quando tudo parecia conjugar-se para uma vitória ao sprint de Cândido Barbosa, Héctor Guerra saltou do pelotão a alta velocidade, mas o corredor português foi lesto na perseguição, ultrapassando o espanhol. Na peugada dos dois seguiu o italiano Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), que conseguiu ultrapassar Guerra, mas não pôde chegar à frente de Barbosa.

Nas classificações secundárias, houve mudanças de liderança na montanha, que é agora comandada por Hélder Oliveira e na juventude, com Nelson Rocha a substituir na liderança o companheiro de equipa Tiago Machado, que foi o maior derrotado na tirada de hoje. A Liberty Seguros manteve a liderança colectiva e Cândido Barbosa reforçou o comando da classificação por pontos.

A terceira etapa vai amanhã ligar o Fundão a Gouveia, ao longo de 164,3 quilómetros. A meta está de novo colocada num topo pontuável como terceira categoria para o prémio da montanha e os corredores voltam a ter de fazer a subida final duas vezes. Pelo caminho há ainda a primeira passagem na serra da Estrela, pela vertente das Penhas Douradas (1ª categoria). Três metas volantes também devem contribuir para animar a etapa.

Foto: PAD/JLS

CLASSIFICAÇÕES
2ª Etapa: Idanha-a-Nova – Guarda, 175 km
Média: 34,986 km/h
1º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 5h00m07s
2º Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), mt
3º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 1s
4º Danail Petrov (Madeinox-Boavitsa), mt
5º Damiano Cunego (Lampre-NGC), a 3s
6º David Bernabeu (Barbot-SIper), mt
7º Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
8º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
9º Bruno Pires (Barbot-Siper), mt
10º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), mt
11º Paolo Tiralongo (Lampre-NGC), mt
12º Ruben Plaza (Liberty Seguros), mt
13º Santiago Perez (Madeinox-Boavista), mt
14º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
15º Ruslan Pidgornyy (ISD-Neri), mt

Geral Individual
1º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira),
2º Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author), a 12s
3º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 15s
4º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), a 19s
5º Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
6º Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), a 20s
7º Rubén Plaza (Liberty Seguros), mt
8º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 25s
9º Martin Mares (PSK Whirlpool-Author), mt
10º Bruno Pires (Barbot-Siper), a 27s
11º David Bernabeu (Barbot-Siper), a 29s
12º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), a 32s
13º Nélson Rocha (Madeinox-Boavista), a 33s
14º Paolo Tiralongo (Lampre-NGC), mt
15º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), mt

Geral equipas

1º Liberty Seguros, 31h33m09s
2º Madeinox-Boavista, a 17s
3º LA Rota dos Móveis, a 22s
4º Palmeiras Resort-Prio-Tavira, a 26s
5º Lampre, a 33s

Geral pontos

1º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 55 pontos
2º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), 27
3º Hector Guerra (Liberty Seguros), 24
4º Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano), 22
5º Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), 21

Geral montanha

1º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), 11 pontos
2º Oleg Chuzhda (Contentpolis-Ampo), 10
3º  Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 5
4º Danilo Hondo (PSK Whirlpool-Author), 3
5º Mauro Santambrogio (Lampre-NGC), 3

Geral juventude

1º Nelson Rocha (Madeinox-Boavista)
2º Tiago Machado (Madeinox-Boavista)
3º Antonio Piedra (Andalucia-Cajasur)
4º Esteban Plaza (Andalucia-Cajasur)
5º António Amorim (Barbot-Siper)

33 thoughts on “Cândido Barbosa regressa à liderança da Volta a Portugal”

  1. Ó Sr. Vítor Silva
    A fazer comentários destes àquela hora da manhã!!!
    Por que perde temo? Eu já o perdi, agora evito…
    É claro que 90% de quem escreve estes comentários não percebe nada de ciclismo! Muito menos devem saber o que é sofrer em cima de uma bicicleta!!! Devem ser especialistas em jogos de PC. Aí devem ser os melhores directores desportivos do mundo, com os melhores atletas e que cumprem tudo aquilo que lhes é pedido.
    Claro que furar ou cair a 4/5 Kms da meta é secundário. Levanta-se, acelera um pouco e já está de novo no pelotão a lutar pela vitória… Fácil, não é?
    Francamente, meus senhores, comentem e discutam o ciclismo. Mas limitem-se àquilo que sabem e não àquilo que julgam saber.
    E para os corredores, vamos lá pessoal, são todos “campeões”. Todos vós merecem os nossos aplausos, os nosso incentivos.
    Domingo lá estarei, preferencialmente para apoiar “os meus amigos”, mas claro que não pouparei aplausos e incentivos aos que estiverem mais fortes.
    O ciclismo é mesmo assim, dia a dia, dificuldade a dificuldade.
    Cumprimentos para todos.

  2. ó renato tu vês ciclismo onde? 33segundos com etapas como a senhora da graça ou a torre nao sao nada… é engraçado o Tiago nunca ganhou uma etapa na volta logo nunca a podera ganhar ou muito dificilmente a poderá ganhar o Candido farta-s de ganhar etapas e nunca ganhou uma volta é engraçado nao é… o Tiago nao liga a estes comentarios nem se quer se dá ao trabalho de os ler para quem nao sabe o Tiago tem um blog http://machadotiago.blogspot.com onde comenta o seu trabalho e responde aos comentarios que lá lhe sao deixados, talvez o fiquem a conhecer um pouco melhor… força Tiago e Nuno RIbeiro

  3. Para esses jeitosos que dizem que o tiago n teve pernas, gostava que me dissessem quem é que ao ficar numa queda a 5 km e depois furar a 2,5km conseguia chegar apenas a 15seg do candido? Para voces é tudo muito facil, mas um ciclista qualquer levaria um minuto á vontade e o tiago perdeu apenas 15seg. Viram quantos ciclistas chegaram naquele grupo? Acho que pedalar sentado em frente ao computador é muito facil. Façam-se a estrada mas é.
    O que vale é que o Tiago não quer saber de comentarios ignorantes como alguns que aqui aparecem, é o preço a pagar por ser bom. Quando vêm alguem com as capacidades dele ficam com dor de cotovelo porque tambem gostariam de ser assim, mas esqueçam pk um motor daqueles não é para qualquer um. Vamos ver quem tem pernas e quem não as tem em viseu. Sr obikwelo, o Contador ganhou o Giro sem ganhar uma etapa sequer. Está explicado como se ganha uma volta desta forma?

  4. OI PESSOAL! E A PRIMEIRA VEZ K ESCREVO!, pois tambem nao sabia da existencia deste site….bem gostei do final desta etapa, E TENHO 2 notas positivas a fazer: 1- Os portugueses tao muito bem, nota.se k treinaram com garra esta Volta a Portugal, Vamos la Tiago Machado! E tambem VIitor Rodrigues! ( ACREDITEM K SE NAO TIVESSE K TRABALHAR PARA A LIBERTY IAM VER ESTE ESPECTACULAR JOVEM A BRILHAR) na minha opiniao inda com mais potencial do grande tiago machado……2 nota positiva: LAMPRE!, atençao eu nao falo so do Cunego! Tambeo o Paolo TIralongo e um GRANDE CICLISTA!! Vi-o este ano a brilhar em provas muito duras! sobe muito bem! FOI 11º na etapa…Era so este aviso k tinha a dizer! esta lampre ta com grande ekipa! Ate Amanha Pessoal!

  5. um homen que anda na luta pela geral da volta a portugal como o tiago machado nao pode andar para ai a tentar sprintar muma meta volante para bonificar um segundo para depois ficar a perder 15 mais 10 na chegada…pior que isso, nao conseguiu bonificar nada desgastou-se em vao…uma vergonha…um ciclista tem que ter inteligencia e saber gerir o esforço…o lance armstrong ganhou 7 tour nao foi só força foi muita gestao e classe e claro nao esquecer a equipa coisa que falta a tiago…abraço ao rapaz leve força andré cardoso

  6. caros comentadores tenho andado atento desdo o começo da volta e vejo que os seguintes comentarios dão-me a entender que ninguem percebe nada da póda…a culpa disto tudo é do quim gomes anda pra ai a fazer chegadas badalhocas,nao entendo ou é a sprintar a serio ou é realmente a subir agora estes meios termos nao se vai a lado nenhum…quando sao provas como deve ser isto de cortes de tempos e essas coisas de quedas e tal nao sao desculpas para eventuais comentarios, Só em provas indefenidas como esta é que se ve estas palhaçadas…parabens ao jornalciclismo e á rtp sao os unicos que estao a fazer um trabalho digno,claro os ciclistas tambem nao tem culpa…agora a organizaçao está muito longe de estar bem

  7. meg entao és apoiante da madeinox e estas a dizer que eles estiveram bem!!!que problema tinha o pedro lopes vestir de amarelo?a liberty nao estava preocupada e claro tinha que ser os madeinox a desgastarem-se em vao para depois quando foi necessario ficarem ao lado do tiago para por o tiago bem colocado na frente para ficar livre de queda ninguem estava lá.porque???claro fizeram asneira…força candido

  8. Candido Barbosa tem demonstrado ser de longe o melhor, e a sguir ao Candido ainda há o Manuel Cardoso, para n falar em mais nomes…querem explicar-me como é q Tiago Machado quer ganhar uma volta a portugal se nunca ganhou uma etapa????? N será ser tensencioso aponta-lo como grande candidato?????Sei bem q não é preciso ganhar uma etapa para ganhar a volta, mas se ele n ganhar, e mt menos disputar…onde vai ganhar tempo? A unica maneira é com sorte entrar numa fuga q vingue…mas dessa maneira n é candidato.Força Candido!!!!

  9. ou eu n percebo nada de ciclismo, ou a madeinox boavista é uma equipa de individualistas…sou apoiante incondicional de tiago machado e vejo uma equipa q supostamente foi montada em torno dele ( e muito bem), desmembrar-se a cada etapa, sigui vá rias provas ao vivo ao longo da epoca e deparo-me sempre com a mesma situação…ou seja, nas chegadas ao sprint, n há lançadores e o sprinter fica por sua conta, na montanha ainda é pior, atacam-se uns aos outros…se a ambição da equipa é a amarela para o tiago, então deixem-se de lutar por objectivos secundários como a camisola verde ou laranja e unam-se como uma verdadeira equipa e ajudem o tiago….força tiago, estarei na sra. da graça para te ver.

  10. caro valeta…em 1º lugar pena tem as galinhas, em 2º lugar ainda estamos no inicio e a vantagem já vai acima dos 30 segundos…se ontem poderia haver desculpa para o tiago machado perder tempo por n ser o seu terreno, hoje a desculpa n cola…foi claramente falta de pernas no seu terreno pois se dizem q foi uma chegada ao sprint, a mim n me pareceu ….a mim pareceu-me q foi uma chegada em q houve uma disputa entre os verdadeiros candidatos á victoria final…e o tiago machado falhou claramente, pois era uma chegada numa contagem de MONTANHA de 3ª cat….Força Candido!!!!!!!!!!!!!!11

  11. Concordo com o comentário do gang de fama.Ciclismo é defender os ciclistas e não atacá-los.Claro que cada um pode ter um favorito,um amigo ou familiar na corrida,mas não é com ataques pessoais aos corredores que eles andam mais ou andam menos.Isto ainda agora começou…e esta chegada é mesmo à Portugal…só cabiam 3 ciclistas a par na estrada!O próprio Manuel Cardoso disse que alguns colegas quiseram passar por onde não havia espaço…enfim é a corrida que temos.Força Bruno Barbosa!Amanhã é que vai ser!!!

  12. Grande final de etapa…Candido com uma chegada a sua maneira nao deu hipoteses…E ao que parece os homens da Lampre vem cheios de força…Nota muito positiva para o Hugo Sabido que hoje demonstrou querer lutar por um bom lugar final na volta alias o seu resultado nesta etapa poderia inda ser mais relevante,mas apos o ataque do Hector Guerra este tentou sair na sua roda mas o Candido acabou por o bloquear…Força Tugas

  13. O Tiago esteve em duas quedas para quem nao sabe,mas ninguém fala do optimo trabalho do SAMPAIO e do jovem BENTA,porque se nao fosse o trabalho deles,nem o CANDIDO ganhava e o PEDRO LOPES vestia de amarelo e a volta nao tinha piada!!!!Por isso agradeçam ao professor JOSÉ SANTOS por trabalhar para GUERRA e para o CANDIDO,assim é façil ganhar etapas quandos os outros fazem as despesas da corrida.SÓ para terminar falem de ciclismo e deixem de atacar o TIAGO………………………………..

  14. Calma ! Pelo que me apercebi , a atraso registado hoje pelo Tiago Machado deveu-se a duas quedas . Uma , da qual foi vitima e outra na qual se viu envolvido. O problema não é falta de pernas, pelo menos para já.

  15. Mais uma etapa dura, e pouca decisão!!
    Vamos deixar de desculpas e deitar a baixo estes grandes ciclistas! Parabens Candido, estas muito bem… embora tive pena k o Manuel Cardoso hoje estivesse com o azar á porta! Pois aí terias mais um rival ao sprint, e até podias ficar desidratado de novo (ou não)… tal como ontem…. hohohohoho (que desculpita) hehehe A liberty ontem esteve invativel, hoje o tavira esteve tambem muitissimo bem, Vamos filicitar quem merece sem desculpas!! Os ciclistas portugueses têm estado em evidencia, parabens!! Mas o pior ainda esta para vir pessoal….. 😉

  16. não falem porque o tiago e dos melhores quero e que seija dos 3 primeiros mas se ganhar melhor [ele ou outro portugues qualquer] mas atenção ao pessoal da lampre

  17. Julio Andrade… o teu clube perdeu as águias velocipedistas… 😀 está bem está! O Tiago no ano passado apenas foi o melhor nacional… se calhar estava em 20º não percebi muito bem… e nem ganhou a laranja categóricamente. 😀 nem é o campeão nacional de contra-relógio? bem talvez esse Tiago que falas… não seja o Machado que tem cortado pelas estradas nacionais a defender a bandeira nacional…

    tenho confiança plena no desempenho de um dos grandes atletas do pelotão nacional e dos mais jovens!!! se ficar em 20º não deixará de ser um grande campeão! TIAGO força nas canetas! Domingo lá estaremos a familia Boavisteira a beber uns canecos e a ver-te pedalar! Se ficares em 20º não riscaremos o teu nome da estrada!!! escreveremos 1000 vezes mais o teu nome para te animar!

  18. É, temos adeptos ao nível do ciclismo que temos… Cada um e cada equipa a puxar a brasa para a sua sardinha, mesmo que isso vá prejudicando a modalidade. Ninguém sabe ou quer saber o significado de interesse colectivo!!! Ninguém parece saber como fazer uma equipa render ao máximo, com o mínimo de esforço. A média da etapa de hoje explica tudo. Estão todos a defenderem-se para domingo… É uma vergonha… e os adeptos lá vão aguentando! Enfim, tudo ao nível das transmissões televisivas que podemos ter.
    Mas, quer os adeptos, quer a modalidade ainda conseguem estar (e ser) melhor que os dirigentes que a modalidade tem. Aí, é que já não há cura possível…
    Para bons entendedores… não são necessárias mais palavras.
    Enfim, está tudo muito divertido a dizer mal uns dos outros. Paciência.

  19. deixem xegar a domingo depois vais tirar as duvidas se o tiago fica ou nao no top 20..ou no top 3.ho julio andrade..nao me ademiraria nada que o tiago ganha se no domingo…acreditem..para o mal toda a gente é a favor mas pa falar do bem ninguem fala..todos os adeptos deste site e da modalidade so quer ver o mal dos outros imprexionante…nao sabem serem uns pos outros é k o ciclismo esta bom..ah bons ordenados e tudo….tentai mudar exas atitudes….comprimentos

  20. ha pessoas que metem pena…isto é só pessoas a dizer mal, poucos segundos separa todos estes corredores a preposito o Tiago tem o mesmo tempo que o Nelson Rocha seu companheiro de equipa na geral, entao o Tiago nao tinha ninguem para o ajudar na meta? que palhaçada era um sprint e o Tiago nao perdeu tanto tempo quanto isso os colegas dele estavam mesmo a sua frente nao era em 150 metros que iam evitar as quebras de tempo o tiago nao teve pernas nos ultimos 250 metros por isso os colegas nao o poderiam ajudar se ele ia no limite… quanto ao ataque do Sergio Sousa creio que atacou para os pontos da montanha só que o Helder oliveira nao deu hipotese… o Tiago esta bem e esta na luta pela volta isto esta no inicio e como ele diz o motor aqueçe muito nestas primeiras etapas, lema é começar mal e acabar vem… julio és um invejoso Parabens Nelson Rocha força Manel boa volta para eles força Sergio Sousa santo tirso te espera na Assunçao, vai ser como no ano passada… Tiago já veste de laranja todo o ano esperamos pela amarela logo logo…

  21. ééé.. no prologo foi a trajetoria errada hoje ficou em duas quedas…..

    ho tiago tiago ja nem sei o que te dizer…nesta volta sera que ficas entre os 20º????????????

  22. Eu penso k vi o tiago cair a 5 km da chegada. Na msm queda em que ficou o david blanco. Pareceu-me ser ele. Mas tb se foi bem k teve k ir colar sozinho pk ngm esperou por ele. Havia um que esperaria concerteza, mas n ta la…

  23. achas que o Tiago anda a correr para a camisola Laranja… hummm não me parece! 🙂 Mas tu sabes mais que o José Santos… que nunca ganhou uma volta. por isso vou me calar!

  24. O tiago machado desiludiu hoje, pensei que fizesse melhor. Vamos esperar pelas etapas de alta montanha para ver como ele está.

  25. parabens á madeinox boavista exelente trabalho em prol do seu lider…CANDIDO BARBOSA?????que equipa é esta????uma equipa em prol de tiago machado,nao vi nada disso um vai tentar uma fuga nos ultimos kilometros outros vao tirar para o candido e depois o outro tira-lhe a laranja e tiago desce do top10….força candido

  26. Se havia duvidas se Cunego vinha só para treinar, parte delas, penso que foram tiradas hoje. Chegou na frente, junto dos favoritos e a tentar não perder tempo. Penso que o vamos ter para a geral.

Os comentários estão fechados.