Volta a Portugal: os cinco favoritos em discurso directo

Entre os 125 inscritos para a 71ª Volta a Portugal, que arranca esta quarta-feira, em Lisboa, há cinco nomes que se destacam. São os homens que os prognósticos apontam com mais prováveis pretendentes à camisola amarela final: David Blanco e Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), Héctor Guerra e Rubén Plaza (Liberty Seguros) e Tiago Machado (Madeinox-Boavista). O Jornal Ciclismo apresenta-lhe o palmarés de cada um deles em 2009 e deixa aos protagonistas a antevisão da corrida que aí vem.

Favoritos
David Blanco
Palmeiras Resort-Prio-Tavira
34 anos

“Se dissesse que não penso em ganhar estava a mentir. Depois de ganhar um ano, esperamos sempre repetir no ano seguinte, mas não é fácil. Penso que estou bem, mas treinar é uma coisa e correr é outra. Acho que tenho melhorado, mas temos de ver como estão os demais, tenho de respeitar os outros e não ser um palhaço. Agora, o Cândido não me preocupa nada, é um companheiro e se ganhasse, no final, eu ficava contente porque ganhava a equipa. É disso que se trata neste negócio. Héctor Guerra, Rubén Plaza e Tiago Machado são os que mais me preocupam, sobretudo o Héctor Guerra, porque nunca vira a cara num crono e é complicado competir com ele, como tem sido ultimamente. Com o Tiago Machado e com o Rubén Plaza tanto posso ganhar eu como eles. A Torre e o contra-relógio são as etapas mais importantes. A Senhora da Graça e as outras chegadas dão para ver quem não ganha, não quem ganha, porque chega sempre um grupo grande lá. A Torre é diferente, num dia mau são quatro ou cinco minutos perdidos”.

Palmarés 2009

5º Troféu Joaquim Agostinho
7º Klassica Primavera
9º Volta ao Alentejo

Cândido Barbosa
Palmeiras Resort-Prio-Tavira
34 anos

“A grande meta é, acima de tudo, tentar renovar o título que a equipa conseguiu o ano passado. Esse é o objectivo principal. Se passa pelo Cândido, pelo André Cardoso, pelo Samuel Caldeira, pelo David Blanco ou outro colega de equipa não sabemos. O David Blanco é efectivamente um candidato, mas não sei o nível de forma do Damiano Cunego, por exemplo. Agora, a nível nacional poderá ser, à parte do David Blanco, o Héctor Guerra, o Rubén Plaza e acho que me arrisco a dizer que fico por aqui. Eu tenho o meu limite e é como costumo dizer: a manta tem um tamanho único e quando cubro a cabeça fico com os pés de fora ou vice-versa. Não posso adaptar-me muito mais do que já consegui, mas sinto-me satisfeito pelo que tenho vindo a fazer e espero ainda melhorar qualquer coisa mais. Sem dúvida que todas as bonificações que possamos arrecadar são sempre migalhas que vão dando alimento, por isso, esperamos poder vencer o máximo de etapas possível, para que a bonificação seja considerável em relação às dificuldades na serra da Estrela”.

Palmarés 2009

1º GP Paredes Rota dos Móveis
1º Taça de Portugal de Elite
1º Etapa 4 Volta ao Alentejo
1º Etapa 5 Volta ao Alentejo
1º Etapa 2 GP Paredes Rota dos Móveis
1º Etapa 3 GP Paredes Rota dos Móveis
1º Clássica de Vila do Conde
1º Clássica de Amarante
1º Circuito Restaurante Alpendre
2º Campeonato Nacional de Contra-relógio
8º Volta ao Alentejo

Héctor Guerra
Liberty Seguros
31 anos

“Sinto-me mais motivado e sob menos pressão do que noutros anos, o que não quer dizer que tenha outro objectivo que não seja a vitória. Não obstante não será fácil. É uma corrida mais montanhosa do que em outros anos, com dificuldades desde a segunda etapa. O prólogo é mais curto, de apenas dois quilómetros, pelo que não marcará diferenças. O segundo ‘crono’ é no último dia. Serão cerca de 31 quilómetros, ao jeito dos corredores que terminem em forma e que estejam na discussão da corrida. Espero estar entre eles. Este ano fiz mais treino específico de contra-relógio e melhorei muito nesta disciplina. Trabalhei a técnica e tenho uma muito melhor posição sobre a bicicleta”.
Palmarés 2009
1º Volta a Madrid
1º Etapa 1 Volta a Madrid (C/R)
1º Troféu Joaquim Agostinho
1º Prólogo Troféu Joaquim Agostinho (C/R)
1º Etapa 3 Troféu Joaquim Agostinho
1º Etapa 3 Volta às Astúrias (C/R)
1º Etapa 3 Volta ao Alentejo (C/R)
2º  Volta ao Alentejo
5º Subida a Naranco
9º Volta às Astúrias

Rubén Plaza
Liberty Seguros
29 anos

“Depois de ter chegado ao pódio no ano passado, acho que este ano tenho de trabalhar para fazer, no mínimo, mesmo. Até para ajudar um colega de equipa, como é o Hector Guerra, que no ano passado fez segundo e tem muitas hipóteses de ganhar este ano. Vamos ser uma equipa preparada para ganhar a Volta e temos de trabalhar para isso. Rivalidade dentro da equipa nunca vai haver. Acho que é importante para uma equipa ter mais de um líder e há que saber aproveitar o trabalho de um em benefício do outro. Se estivermos os dois bem na classificação geral, temos mais probabilidade de vencer. A Torre e o contra-relógio serão determinantes, mas é preciso estar atento a muitas outras chegadas, porque há muitos dias em que são no topo e são complicadas. Eu acho que este ano estou melhor nas subidas e, com o Guerra numa equipa forte como a Liberty Seguros e o meu trabalho juntamente com o da equipa, vamos ter bastante qualidade e vamos ganhar a Volta. Favoritos? Mais ou menos os mesmos favoritos que no ano passado: David Blanco, Tiago Machado e Damiano Cunego, se estiver a 100 por cento”.

Palmarés 2009

1º Campeonato de Espanha de Fundo
1º Etapa 4 Volta a Múrcia
1º Etapa 2 GP CTT
1º Etapa 3 Circuito de Lorraine
2º Volta a Múdica
3º Campeonato de Espanha de Contra-relógio
3º Volta ao Algarve
4º Circuito de Lorraine

Tiago Machado
Madeinox-Boavista
23 anos

“Penso que a Volta ganha-se dia-a-dia. O ciclista que se conseguir poupar e se resguardar melhor no pelotão e só andar nos momentos cruciais na frente da corrida será, certamente, o que vai chegar com melhores reservas à parte final. É claro que vou com alguma ambição, porque quero melhorar o que fiz no ano passado (9º na geral) e se o fizer acho que estou no bom caminho. Para isso é preciso estar ao nível que se exige no plano táctico, o que implica seguir os conselhos daqueles com quem trabalho mais de perto. Os favoritos são os homens mais carismáticos do pelotão português. Chega-se à hora da verdade e a classificação dos 10 primeiros pouco muda de um ano para o outro. São sempre os mesmos candidatos, os mesmos ciclistas que vão na frente. Há sempre um ou outro que se apresenta mais forte, mas acho que a luta vai ser entre os ciclistas mais carismáticos do nosso pelotão”.
Palmarés 2009
1º Campeonato Nacional de Contra-relógio
2º Volta às Astúrias
2º Troféu Joaquim Agostinho
4º Volta ao Algarve
4º GP CTT
5º Volta à Extremadura
6º Volta ao Alentejo

Declarações de cada corredor resumidas a partir de entrevistas recentes publicadas em diferentes órgãos de comunicação social.

34 thoughts on “Volta a Portugal: os cinco favoritos em discurso directo”

  1. dos que estao selecionados os que tem capacidade pa ganhar sao o blanco e o guerra

  2. Penso que você nao percebeu nada do que eu disse. Eu estava me a referir ao filipe e ao vitor. Mais abaixo mencionei que o Tiago, o Rui e o Sergio são de patamares diferentes. São ciclistas com outra capacidade. Não sou fanatico do tiago. Reconheço que faz parte dos meus poucos grandes amigos, mas fui colega de treino dos outros e temos uma boa relação. Ja sabe, a minha opinião, n distorça mais as minhas palavras. Em caso de duvida avisa que eu torno a esclarecer.

  3. Respeito a opinião mas não estou de acordo. Os ses não valem, se tivesse ido ao Campeonato do Mundo, chega a ter a graça ! Estou a ver que o senhor idolatra o Tiago Machado, mas são apenas opiniões.
    Que eu saiba o Tiago Machado não foi impedido de correr a Taça das Nações , na sua terra , e não ganhou a prova mas sim um dos referidos no exemplo.
    São circunstâncias é certo mas para mim não tem o valor que lhe querem incutir.

    Esta-me a querer dizer que o Tiago venceu a volta ao Algarve? ou a volta ao Alentejo?

    É um bom ciclista, não é nenhum fenómeno e oxalá estivesse enganado para o bem do ciclismo Português. Não consigo ver no Tiago mais nada para além desse ponto e , não querendo recorrer a temas sujos, estou enganado , se este atleta já enquanto atleta das camadas mais jovens acusou positivo? Bem sei que uma vez não são vezes , mas para mim está manchado e é-me difícil considera-lo algo mais tendo isso como premissa.

    Comparar carros com motorizadas? Esta a querer-me dizer que o Tiago é um carro e que Rui Costa, Vítor Rodrigues, Filipe Cardoso, Sérgio Paulinho, Edgar Pinto, José Mendes são motorizadas? Só esta sua passagem mostra o quanto de fanatismo tem o seu comentário . As coisas que o fanatismo faz.

    Se é verdade que não foi a primeira época do Rui Costa como Elite , não é menos verdade que foi a primeira em que lhe foi possível ter mais visibilidade enquanto elite , dado o trabalho que no ano passado estava sujeito e os resultados extraordinários que o catapultaram para um equipa Pro-Tour.

    Quando o senhor diz que Tiago Machado é um carro e que Sérgio Paulinho, Vítor Rodrigues e Filipe Cardoso é um motorizada, penso que está tudo dito e não vale a pena estar a argumentar o meu ponto de vista.
    Fico-me por aqui quanto a este assunto.

  4. Sr luis silva. No ano em que o tiago ia lutar para ser campeão do mundo (abaixo dos 3 n ficaria) a federação fez aquele brilharete, proibindo o corredor de participar no Mundial. Se ele fosse outro teria ido correr. Resultados melhores que o do tiago? Voce tem factos que comprovem essas afirmações? A volta ao Alentejo, a volta ao Algarve e a volta a portugal são premios internacionais e quem tem sido o melhor portugues? O tiago (excepção á volta a portugal, mas n anda longe). Vencedor do grande premio joaquim agostinho (2008), campeão nacional, 2º na volta as asturias (lider durante quase todo o premio), primeiro na classificação da juventude 2 anos consecutivos na volta a portugal, 2º no camp nacional de crono de 2008 a 2 seg do sergio paulinho e muitas mais vitorias e grandes classificações que nem vale a pena referir. Quer comparar carros com motorizadas? Se me disser que o rui costa fez uma boa epoca, fez sim sr, mas foi a primeira vez que andou como elite. Ao passo que o tiago machado ja se bate de igual para igual de fevereiro a outubro com os elites… Existe aqui uma grande diferença. Mas n tenha duvidas que o Tiago é um grande. Aceito comparações com o Rui Costa e com o Sergio Paulinho. Mas até ao momento os outros nomes que você menciona n mostraram ter o mesmo calibre e la no fundo voce sabe disso. São cilindradas diferentes as destes 3 ciclistas por mim mencionados.

  5. Não preciso de bolas de cristal caro “hellcomen” mas no final da volta faço questão de vir aqui confirmar o que eu disse.
    Senhor Vitor Silva , Filipe Cardoso não tem melhores resultados do que o Tiago Machado? ( e lembrem-se que o comentário em que mencionei o Filipe Cardoso foi anterior ao prólogo) O Vítor Rodrigues não tem melhores resultados? o Rui Costa não tem melhores resultados ? Sejamos francos e não nos debrucemos unicamente sobre os afectos pessoais. Bem sei que é difícil depois de um convívio mais ou menos regular com as pessoas em questão, mas a verdade é esta e os resultados falam por si, com predominância para os Internacionais? Daqueles do género de Campeonatos do Mundo, Taça das Nações , Campeonatos da Europa e mais recentemente Provas UCI Pro Tour como no caso dos 4 dias de Dunquerque.

  6. sr. luis silva vou lhe oferecer uma bola de cristal assim pode começar uma nova carreira como vidente!
    no ciclismo tudo pode acontecer . vamos ver como vai correr a volta no dia a dia. e que seja um bom espetaculo, isso a cima de tudo.

  7. Não concordo totalmente com o comentario do sr luis. Nenhum dos ciclistas k voce referiu faria o k o tiago faz e n têm as msms capacidades, até eles o sabem. O manuel cardoso nem se inclui nesse lote pk é um sprinter e não um ciclista completo. O tiago aos 19 anos estava na volta a portugal e n andou la a fazer cenas tristes, a meio da subida da torre estava a vir a agua para os seus chefes de fila. Ele tem 23 anos ainda tem muita evolução. Eu corri com o sergio paulinho, com o rui e com o tiago e aparte amizades são todos mto bons, mas o tiago é o k tem o melhor motor. O que n quer dizer k venha a ter uma carreira melhor k a dos outros 2. Quanto a mim ele é daqueles ciclistas com capacidade para se tornar dos melhores do mundo e o tempo dar-me-á razão.

  8. Meus senhores vamos por partes !

    1 – Tiago Machado é só mais um ciclista , não é nenhum fenómeno como alguns aqui afirmam.

    Não é um ciclista qualquer é certo, mas dizer que é candidato á volta ? Não, não é.
    Não vai vencer a volta e não vai ficar nos três primeiros lugares. Arrisco-me a dizer que nem nos cinco primeiros fica. Dando um exemplo ,na Liberty existem pelo menos 3 ciclistas que no mínimo se igualam a Tiago Machado , embora com funções diferente que têm repercussões diferentes em termos de resultados. Vítor Rodrigues diz-vos alguma coisa ? O que seria deste ciclista numa equipa como a Madeinox ? Filipe Cardoso ? Ricardo Vilela? Edgar Pinto? José Mendes? Rui Sousa ? Manuel Cardoso ? Convém distinguir aquilo que são as relações afectivas que temos com este e aquele ciclista e efectuar uma análise correcta das situações. Arrisco-me a dizer que qualquer um dos ciclistas acima mencionadas teria resultados de relevo , sendo chefes de fila e tendo uma equipa como a Madeinox como suporte. E depois considerá-lo o melhor ciclista português da actualidade e uma aberração. Conhecem Sérgio Paulinho ? Rui Costa ? Manuel Cardoso(só campeão nacional) ? que tal um Cândido Barbosa com 10 vitorias só este ano?

    2- Quanto aos comentadores da Eurosport , tenham paciência mas não os considero como uma dupla . Existe um comentador televisivo Luis Piçarra e um convidado , o Paulo Martins. Porque só a um convidado é permitido o nível de comentários deste senhor , e os sucessivos erros de linguagem. Aquele minutinhos em que a RTP faz intervalo e em que vejo a eurosport são normalmente de ” arrepiar” com análises de situações de corrida completamente deturpadas e com novidades dos seus ” Amigos ” ciclistas . Quanto aos temas, têm recorrido sistematicamente ao doping para desculpem-me a expressão “encher chouriços”.

  9. Quanto a esta edição, a minha aposta é guerra, embora preferisse um jovem e Português tipo Ricardo Vilela exemplo de uma nova geração do ciclismo português. com outra mentalidade, combativo e atrevido.

  10. Que me desculpem os adeptos do Cândido, mas não acredito que ganhe a volta. Já teve uma óptima oportunidade há dois anos mas nessa altura cometeu erros que ainda hoje não entendo. A caminho da serra da estrela, fez um sprint para ganhar 3 seg. na meta volante e depois perder mais de um minuto na subida. Tem de se decidir ou etapas ou a volta.

  11. TAVIRA é a melhor equipa do pelotão e tem aquilo que as outras não têm. Inteligência, táctica e estratégia. Força David Blanco…

  12. A eurosport tem os melhores comentadores? C bases em estatisticas que lhes aparecem a frente dos olhos no ecra do computador, eles até são bons. Mas quando têm que comentar a corrida em directo meu deus, é o descalabro total. Parece que precisam de oculos.

    Quanto ao comentario sobre o tiago machado n ter estofo de campeão, so tenho uma resposta: Voce está a brincar n está? Ja viu o palmarés? Em todas as corridas nacionais e internacionais c equipas de pro tour ele vence a camisola da juventude, junte-lhe a vitoria no grande premio joaquim agostinho, o titulo de campeão nacional de crono e umas outras tantas vitorias em outras etapas. Ja para não falar daquelas etapas em que faz aos 160km numa fuga com varias equipas a perseguir no pelotão e n o conseguem apanhar (ja aos 18 anos fez isso com 3 equipas prof a persegui-lo, com vento de frente e n o conseguiram alcançar). Diga-me la qual é o ciclista portugues e até a nivel internacional que faz isto? Ninguem!!! Ele n tem estofo de campeão, ele é mesmo o sofa inteiro.
    Pode não ganhar este ano, mas pro ano estará onde ja devia estar a muito tempo.

    Força campeão

  13. Ok quanto ao tiago machado de acordo…
    Agora por causa disso dizer que na eurosport é que se percebe de ciclismo e que o marco chagas tem que aprender, por amor de deus… É o mais ridiculo que posso ouvir! Quem não deve perceber nada de nada é quem faz um comentário destes. O marco chagas diz a realidade por mais que custe a alguns, e quem tem vontade de aprender só tem que aceitar as criticas das pessoas com mais experiência… Um grande campeão como o tiago de certeza que as usará para melhorar no futuro!

  14. O tiago machado tem o que muitos ciclistas nao tem! nao tem medo de atacar e nao tem medo de dar espetaculo, hoje em dia ha pouco espetaculo de ciclismo, tudo é mais tatico e por vezes isso tambem chateia. o tiago machado pode nao ganhar a volta mas tambem nao estou a ver um ciclista portugues melhor que ele.

    O que ele precisa è de se conter porque, nem o Guerra nem o Blanco nao sao melhores que ele so apenas tem mais experiençia, e ainda digo mais acredito que Santi Perez vai fazer um excelente trabalho nesta volta.

    Se o Tiago nao tem estofo de campeao qual sera o portuges que tem? o Jose Azevedo era um grande campeao, e nunca ganhou uma volta.

    A volta a portugal nao e pegar na bicicleta ao domingo….

  15. oh marco chagas devia aprender a comentar ciclismo, vejam a eurosport e reparam no que e realmente comentar ciclismo e perceber de ciclismo! -.-‘ força Tiago Machado! força portugueses, apesar de admirar imenso ciclistas estrangeiros gostava que ganhasse um portugues! Abraço e boas pedaladas

  16. E AINDA DIGO MAIS …………O MARCO CHAGAS ATÉ TEM ALGUMA RAZÃO NO K DISSE………MAS ELE QUANDO ABRE A BOCA SÓ SABE DIZER CÃNDIDO BARBOSA…………….ATÉ DIGO MAIS MARCO CHAGAS NÃO TEM JEITO PRA COMENTADOR……..O JORNALISTA K O ACOMPANHA ALÉM DE NUNCA TER CORRIDA FAZ UM TRABALHO E COMENTÁRIOS MELHORES…………..

  17. VOCÊS FALAM MAL DO TIAGO MACHADO ,MAS VERDADEIRAMENTE NÃO O CONHECEM E NEM SABEM PORQUE ELE CORRE ASSIM………DE UMA COISA LHES DIGO E GARANTO………..MUITA ATENÇÃO PORQUE ELE ESTÁ COM A “PICA” TODA…………

  18. Na apresentaçao das equipas para a volta a portugal, Marco Chagas disse uma coisa acerca do Tiao Machado e disse muito bem.
    Existe uma fuga e lá está tiago machado! Um vencedor da volta a portugal nao pode ser assim!

  19. em 5 candidatos 2 sao portugueses e a maior parte dos corredores presentes sao estrangueiros.

  20. Não tenho nada contra o Tiago Machado, mas já chateia ouvir sempre a mesma coisa. Gostava que um português vencesse a volta mas salvo ” milagre “, o Tiago não vai ganhar a volta. Talvez a Juventude.

  21. força tavira…. voces sao os melhores… sem duvida melhor português é candido barbosa… orgulho de portugal….

  22. TIAGO MACHADO será sem duvida o grande candidato a vitoria, mas para isso terá que usar um pouco mais de intelegencia e menos brutalidade e o prof. José Santos, uma velha raposa do ciclismo terá que saber gerir bem a equipa para os momentos cruciais.

  23. BARBOT é a maior !

    Sergio , pinho, Barnabeu, pires, amorim, bruno, helder, castanheira, mario , estes sao os 9 maravilhas de portugal

  24. FORÇA CANDIDO … Este ano vai ser, não te entimides porque tu és superior ao outros favoritos. Não te esqueças que o Nuno Ribeiro, que se estão a esquecer de um favorito, poderá a ser um forte candidato á vitoria.
    Boa sorte

  25. esta e a volta dos portugueses e nao dos espanhois, tenham muita garra e espirito de sacrifio espero ke ganhe um portugues, e que o Tiago tenha tb a sorte do lado dele. ele esta mto forte e tb ainda e novo.

  26. Força tiago, és o maior, mostra ai aos espanhois que os portugueses quando querem tambem são bons 😛

  27. kem ganhou a volta ao alentejo nao foi o guerra, foi sim maxime bouet da agritubel

    ele fez segundo, perdeu a volta na xegada do ultimo dia…

    uma correçao nao fazia mal nenhum

Os comentários estão fechados.