Tour feminino: Três portuguesas no primeiro pelotão

A terceira etapa da Volta a França feminina (Grande Boucle Féminine Internationale) permitiu a Emma Pooley (Cervélo Test Team) recuperar a liderança, depois de vencer isolada a ligação de 86,6 quilómetros, entre Hagetmau e Pau. A tirada foi positiva para as ciclistas portuguesas, tendo três corredoras da 4Life/Freebike/Bike Clube S. Brás entrado no primeiro pelotão, a 52 segundos da vencedora. Ester Alves (26ª), Rute Costa (32ª) e Celina Carpinteiro (45ª) foram as mais bem classificadas da formação algarvia. Em contraponto, Joana Patrício foi a primeira e por enquanto única desistente do pelotão da 65 elementos que iniciou a competição. A espanhola Marina Gonzalez (61ª, a 13m40s) e a portuguesa Ana Vigário (62ª, a 13m40s) completaram a participação da 4Life/Freebike/Bike Clube S. Brás na penúltima etapa da corrida francesa.

Na classificação geral, Emma Pooley dispõe de 20 segundos de vantagem sobre a companheira de equipa e anterior líder, Christine Soeder, e de 49 segundos para Mariane Vos (DSB Bank Nederlando Bloeit). A melhor portuguesa continua a ser a campeã nacional de fundo, Ester Alves, vigésima classificada, a 4m14s da comandante. As restantes quatro corredoras da equipa lusa estão assim distribuídas na classificação geral individual: Rute Costa (52ª, a 7m15s), Celina Carpinteiro (53ª, a 7m18s), Marina Gonzalez (61ª, a 21m02s) e Ana Vigário (64ª, a 32m04s). A 4Life/Freebike/Bike Clube S. Brás ocupa a 11ª e última posição na geral colectiva, que é encimada pela Cervélo Test Team.

Este domingo corre-se a etapa-rainha deste Tour feminino. A competição encerra com a mais longa e mais dura etapa. São 128 quilómetros de viagem entre Irun e Anglot, durante os quais a estrada vai empinar em seis contagens de montanha: duas de primeira categoria, duas de terceira e mais duas de quarta.

2 thoughts on “Tour feminino: Três portuguesas no primeiro pelotão”

Os comentários estão fechados.