Tour feminino: Ester Alves melhor lusa, Emma Pooley lidera

A Volta a França feminina (“Grande Boucle Féminine Internationale) começou hoje com um contra-relógio individual vencido pela britânica Emma Pooley (Cervélo Test Team). A campeã nacional de fundo, Ester Alves (4 Life/Freebike/Bike Clube S. Brás), foi a melhor portuguesa, terminando o exercício individual na 28ª posição, a 3m39s da vencedora. Por equipas, a formação portuguesa, ainda a denotar pouca experiência internacional, está no último lugar da classificação, que é comandada pela Cervélo Test Team.

Apesar de os 18,3 quilómetros do percurso, com partida e chegada a Bressuire, conterem alguma selectividade, a vencedora fez uma excelente média de 43,558 km/h, batendo por larga margem todas as outras concorrentes. Na segunda posição colocou-se a holandesa Marianne Vos (DSB Bank Nederland Bloeit), a 24 segundos. O terceiro lugar foi para a austríaca Christiane Soeder (Cervélo Test Team), que gastou mais 39 segundos do que a companheira de equipa.

As corredoras da 4Life/Freebike/Bike Clube S. Brás concluíram a prova nas seguintes posições: Ester Alves (28ª, a 3m39s), Ana Rita Vigário (46ª, a 4m57s), Marina Gonzalez (53ª, a 5m28s), Rute Costa (62ª, a 6m13s), Celina Carpinteiro (63ª, a 6m16s) e Joana Patrício (65ª, a 7m15s).

Amanhã corre-se a segunda etapa, que pode considerar-se a mais fácil das tiradas em linha de toda a competição. São 62,5 quilómetros que ligam Bressuire a Niort.