Dupla vitória da Liberty Seguros: liderança de Cardoso e etapa para Plaza

img_9746

A troca da brisa fresca do litoral pelo ar abafado do interior não trouxe modificações de  monta na classificação geral do GP CTT. Manuel Cardoso (Liberty Seguros) manteve a liderança e ainda festejou o triunfo na etapa do companheiro de equipa Rubén Plaza. Sob intenso calor e com alguma ondulação no traçado, foram muitos os ataques, voltando a destacar-se Tiago Machado (Madeinox-Boavista), que, à semelhança do que fizera ontem, esteve hoje em fuga, conseguindo mais três segundos de bonificação e a camisola da montanha.

[media id=32]

A ligação entre Águeda e Lamego começou movimentada logo nos primeiros quilómetros dos 168 que havia para cumprir. Após um ataque de três homens, formar-se-ia um grupo de 14 fugitivos que estavam em cabeça de corrida ao quilómetro 14. Entre eles estava Tiago Machado, um dos favoritos ao triunfo final e repetente em escapadas, depois de já ontem ter rolado na frente.

O boavisteiro aproveitou a presença na fuga para ganhar dois prémios de montanha e assumir a liderança dos trepadores, substituindo nessa posição o colega de equipa Danail Petrov. Além disso, Tiago Machado venceu uma meta volante, arrecadando três segundos de bonificação, que somou aos cinco conseguidos ontem. Além de Machado, a fuga era composta por outro boavisteiro, Joaquim Sampaio, Vítor Rodrigues e Carlos Nozal (Liberty Seguros), David Livramento (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), Eladio Jiménez (CC Loulé-Louletano-Aquashow), Bruno Barbosa (Fercase-Paredes Rota dos Móveis), Celestino Pinho (Barbot-Siper) e seis ciclistas de equipas estrangeiras. A diferença máxima cifrou-se em 5m50s.

[media id=32]

Apesar de ter um elemento na frente, Vidal Fitas mandou os seus homens trabalharem no pelotão, pois David Livramento não lhe dava garantias de poder bater-se com Tiago Machado na luta pela geral. Assim, o esforço do Palmeiras Resort-Prio-Tavira acabou com a fuga. Dos 14 escapados, houve três que insistiram na iniciativa, prolongando a aventura. Carlos Nozal, Eladio Jiménez e Esteban Plaza (Andalucía-CajaSur) só seriam absorvidos a 14 quilómetros da meta.

A perspectiva de de chegada em pelotão começava a ganhar nitidez, mas nem por isso cessaram as hostilidades. Héctor Guerra (Liberty Seguros) e Tiago Machado atacaram e ganharam alguns metros, mas seriam rapidamente engolidos pelo pelotão. Na preparação do sprint para Manuel Cardoso, Rubén Plaza foi chamado à cabeça do pelotão para imprimir um ritmo forte que não permitisse surpresas de última hora. A cadência do espanhol foi de tal ordem que, a 500 metros do final, Plaza isolou-se sem se aperceber disso. Alertado por rádio por Manuel Cardoso, Rubén Plaza olhou para trás, verificou que tinha alguma margem e manteve a pedalada para vencer isolado. O pelotão, comandado por Eric Baumann (Nytrixxion Sparkasse) chegou 3 segundos depois. Manuel Cardoso fez terceiro e, com a bonificação, segurou a camisola vermelha de líder por um segundo.

[media id=34]

As grandes decisões deste GP CTT estão guardadas para amanhã. Os 139,5 quilómetros entre Fafe e a Senhora da Graça reservam muitas dificuldades. A subida final, de primeira categoria, é acompanhada por outra contagem de igual categoria, além de uma de segunda e uma de terceira.

CLASSIFICAÇÕES
2ª etapa: Águeda – Lamego, 168 km
Média de 38.114 km/h
1º Ruben Plaza (Liberty Seguros), 4h24m28s
2º Eric Baumann (Nutrixxion Sparkasse), a 3s
3º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), mt
4º Jure Kocjan (Carmiooro-A-Style), mt
5º Nuno Marta (CC Loulé-Louletano), mt
6º Jose A. Carrasco (Andalucia-Caja Sur), mt
7º Janek Tombak (CC Bourgas), mt
8º Martin Garrido (Palmeiras Resort-Tavira), mt
9º César Quitério (CC Loulé-Louletano), mt
10º Manuel Ortega (Andalucia-Caja Sur), mt

Geral individual
1º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), 8h33m20s
2º Ruben Plaza (Liberty Seguros), a 1s
3º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 6s
4º Eric Baumman (Nutrixxion Sparkasse), a 8s
5º Carlos Nozal (Liberty Seguros), mt
6º César Quitério (CC Loulé-Louletano), a 10s
7º Esteban Plaza (Andalucia-Caja Sur), a 12s
8º Janek Tombak (CC Bourgas), a 13s
9º Jure Kocjan (Carmiooro-A-Style), a 14s
10º Martin Garrido (Palmeiras Resort-Tavira), mt

Geral equipas
1ª Liberty Seguros, 25h40m39s
2ª CC Loulé – Louletano, a 3s
3ª Andalucía – Caja Sur, a 3s

Geral pontos
1º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), 41 pontos
2º Rubén Plaza (Liberty Seguros), 25
3º Eric Baumman (Nutrixxion Sparkasse), 22

Geral montanha
1º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), 15 pontos
2º Francisco J.Martinez (Andalucia-Caja Sur), 11
3º Eladio Jimenez (CC Loulé-Louletano), 8

Geral juventude
1º Esteban Plaza (Andalucia-Caja Sur)

(em actualização)