Valverde : o adeus no final de 2022

Alejandro Valverde anunciou, na concentração que a Movistar está a efetuar em Gorraiz, que a temporada de 2022 será a última da sua carreira ativa.

Valverde disse que não fazer sentido continuar, depois de 21 anos de intensa atividade. Neste momento ainda possui dois anos de contrato permanente com a equipa da Movistar, ao qual irá tentar cumprir de todas as formas que puder, em especial no aconselhamento dos ciclistas mais jovens da equipa, uma ocupação que gosta, afirmou o antigo vencedor da Vuelta de 2009.

Com esta decisão, e em relação ao seu calendário para 2022, uma coisa é já certa, não irá marcar presença no Tour de França, é algo que já tinha planeado para a próxima época, e espera estar na Volta a Espanha. Vai avaliar se vai participar no Giro de Itália, assim como as clássicas que pode participar. Muita coisa está ainda em aberto para a nova temporada que se aproxima, mas a certeza é de que será o seu último ano no ciclismo profissional, e no pelotão internacional, ele que em 2021, aos 42 anos, ainda se mostrou em grande em algumas importantes competições.

José Morais