Van Dijk oito anos depois, de novo campeã do mundo

Ciclismo Mundial: Ellen van Dijk conquistou seu segundo título mundial contra o relógio de sua carreira
Foto: Belga

Ellen Van Dijk teve que esperar oito anos por um segundo título mundial. Em 2013, conquistou o ouro em Firenze, e hoje, finalmente conseguiu voltar a ganhar, em Bruges, após inúmeras medalhas nos últimos anos. “Tive que esperar muito tempo por isso”, afirmou no final. “Este é realmente um sonho que se tornou realidade.”

O C/R feminino de elite dos campeonatos mundiais de ciclismo de estrada disputou-se hoje, entre Knokke-Heist e Bruges na distância de 30,3 quilómetros, menos dez do que no Euro, num percurso totalmente plano , favorável a especialistas na disciplina. As duas últimas campeãs mundiais , a americana Chloe Dygert (2019) e a holandesa Anna van der Breggen (2020), estiveram ausentes.

Ellen van Dijk mais uma vez se coroou como campeã mundial de contra-relógio: “Tenho roido as unhas na berlinda”
A nova campeão mundial Van Dijk. Foto: Isopix

Ellen van Dijk, 34, foi a primeira das principais favoritas a correr, alcançando a alemã Lisa Klein, que partira 1:30 antes dela, batendo o primeiro tempo de referência estabelecido por Riejanne Markus (38: 04.92) ao cruzar a linha de chegada com 36: 05.28. A tendência a favor de van Dijk foi contrariada na primeira contagem intermediária (km 13,8), onde Marlen Reusser estabeleceu o melhor tempo em 3 segundos. A suíça, que fez 30 anos na segunda-feira, venceu Ellen van Dijk no Euro. Depois de 20,8 quilômetros, no segundo ponto intermediário em Oostkerke, Reusser confirmou a vantagem, com 2,91 sobre Van Dijk e 15,94 sobre Van Vleuten. No entanto, a última parte da corrida seria fatal para Reusser.

RESULTADOS 2021 WOMEN TIME TRIAL Campeonatos Mundiais.  Ellen van Dijk dá o cheque a todos e se torna campeã mundial pela segunda vez em sua carreira

Van Dijk, medalhista de bronze em 2020, finalmente manteve a liderança com seu tempo de 36. 0 5,28, à frente de Reusser (+10,29) e Van Vleuten (+24,02).