Aí está a Volta a portugal… no feminino

Começa amanhã em Lisboa a primeira Volta a Portugal Feminina. 96 anos depois da primeira edição masculina, as ciclistas portuguesas têm pela primeira vez acesso a uma prova que lhes permitirá ter uma maior visibilidade do seu trabalho e das suas capacidades.

Num ano em que o ciclismo feminino assume em definitivo, a nível mundial, o seu lugar de visibilidade nos media com notícias sobre as provas nos sites internacionais e transmissões televisivas das provas mais importantes, é bom saber que em Portugal a Federação resolveu pôr na estrada uma prova por etapas, e logo com quatro etapas sendo três em linha e um contra relógio, destinado unicamente ao pelotão feminino nacional – Elites e Juniores.

1.ª Volta Portugal Feminina Cofidis

Mas o ciclismo feminino na vertente de estrada, vive em 2021 um ano histórico em Portugal. E não é só pela primeira edição da Volta a Portugal. A participação nas provas da Taça de Portugal e nos Campeonatos Nacionais tem sido história em números de ciclistas em todas a classes. Nas provas da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino de Estrada em 2021, na Arruda dos Vinhos, Palmela e Penalva do Castelo, existiu uma participação superior 100 ciclistas envolvidas nas diferentes categorias: Cadetes, Juniores, Elites e Veteranas. Somente na prova de Contra Relógio realizada em Albufeira não estiveram 100 ciclistas. E também nos Campeonatos Nacional de Estrada em Castelo Branco estiveram à partida 102 ciclistas.

Presenciar à partida de uma prova exclusivamente feminina mais de 100 ciclistas à partida era, ainda há pouco tempo um sonho utópico – mas aconteceu em 2021! E quem esteve presente nas provas já realizadas tem assistido a presenças de ciclistas completamente satisfeitas com este pelotão de dimensões fantásticas.

Como se pode verificar pela tabela em baixo a evolução nos últimos anos é notória, e mesmo tendo em conta que o ano passado se viveu uma situação prejudicada pela pandemia, o salto para este ano é um salto quase quântico.

E também as participações em provas internacionais começam a dar frutos, como aconteceu no passado fim de semana em que a ciclista Sofia Gomes, ao serviço da Seleção Nacional de Juniores, conseguiu o meritório 11º lugar na prova da Taça da Nações realizada no País Basco.

Pode parecer pouco, mas a jovem Sofia foi a 2ª melhor ibérica, obteve pontos para o Ranking da UCI, Portugal passou a estar colocado no Ranking da UCI em Juniores Femininos no 10º lugar em ex-áqueo com o Egito e o Eslováquia. Esta classificação poderá permitir a Portugal estar presente nos Campeonatos do Mundo a realizar em Setembro, onde gostaríamos de ver a participação da Sofia Gomes acompanhada de outras jovens ciclistas. Todas aquelas que os regulamentos permitam, nem que tenha que existir financiamento em crowdfunding, caso a Federação esteja sem meios financeiros.

Quando as estrelas se alinham temos de ter a capacidade .

Paulo Coelho Vaz

One thought on “Aí está a Volta a portugal… no feminino”

Os comentários estão fechados.