Abimota: Rafael Reis venceu à frente do azarado Contte

Rafael Reis

Rafael Reis ( Efapel) foi o vencedor da 1ª etapa do Prémio Abimota, rematando com alguma sorte, o trabalho que a sua equipa teve ao longo da etapa, em especial Frederico Figueiredo. Na verdade, no sprint final e já com a meta ao seu alcance, Tomas Contte do Louletano, que seguia na frente do grupo teve um salto de corrente, que o impediu de vencer. Azar, ou uma má técnica do ciclista da equipa algarvia. Na verdade, com uma chegada em paralelo, e com a grande parte dos ciclistas a sprintar sentados, Contte optou por sprintar em crenques, o que lhe foi fatal.

Mas a vitória diremos que assente que nem uma luva, em Rafael Reis e apenas por um motivo: a sua equipa trabalhou ao longo de toda a etapa, na fase inicial talvez a pensar em Mendonça e depois, de concretizada a fuga de cerca de 15 unidades em Rafael Reis.

Uma fuga inicial de Joaquim Silva ( TavFer), Márcio Barbosa(TRofa) e Rodrigo Caixas ( LA aluminios) que chegou a ter 12 minutos de vantagem , começou a ser anulada depois de cumpridos 50 kms, com as equipas no habitual jogo do emourra, para ver quem assumia a perseguição. foi para a frente a Efapel, e depois de alguns ataques da W52-FCPorto formou-se na frente um grupo de 15 unidades, precisamente aqueles que cortaram a meta 15 minutos à frente do pelotão.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, bicicleta e ao ar livre
Figueiredo foi o homem do dia.

Impressionante o trabalho de Frederico Figueiredo que trabalhou sozinho na frente, os últimos 90 kms da etapa . Boa prova fez também Joaquim Silva que andou isolado praticamente toda a corrida e cortou a meta em Vouzela sem perder tempo para o vencedor.

A etapa de hoje era a mais longa da prova, com um percurso valonado, propícia para escapadas como veio a acontecer, o que não se esperava é que o pelotão perdesse tanto tempo a chegar a Vouzela. Com os seus melhores ciclistas na frente da corrida, quase todas as equipas não tinham motivo para perseguir atrás…

A prova termina amanhã, com uma ligação de 158 kms entre Anadia e Águeda com três contagens de montanha. Pode consultar o percurso em artigo publicado há dias., em Jornal Ciclismo.

Classificação: