Giro e Tour as duas melhores provas mundiais

O Giro é a única prova no mundo que rivaliza com o Tour, mas quando se chega ao âmago da questão, o rescaldo final é, muito diferente do Tour. Na prova francesa tudo é pensado ao pormenor. com uma organização mais conservadora, menos inovadora, mais consistente, que fazem com que seja, por isto tudo, considerada a melhor prova do mundo, tendo por trás, também, o melhor organizador mundial.

No Giro, partem muitos ciclistas como favoritos. mas no final muitos ficam pelo caminho, por quedas, e por um percurso que, muitas vezes chega a roçar a um abuso à resistência humana dos ciclistas. A chuva e o piso perigoso, muito à base de calcário, mais escorregadio, contribuem para isso, bem como chegadas com acessos discutíveis.

Depois, acontece invariavelmente todos os anos, As grandes etapas de montanha não passam do papel. A neve não permite a passagem dos ciclistas, obrigando a neutralizações, amputando as dificuldades. No caso deste ano, até foi bom isso ter acontecido, dada a supremacia de Bernal,. que aliás nas redes sociais acabaria por escrever: ESTE É UM DESPORTO DE MERDA, referindo-se à neutralização e retirada de duas contagens de montanha do percurso, devido aos perigos das descidas

Claro que o organizador, na maioria dos casos não terá culpa dos incidentes de corrida, mas já é coincidência a mais, que todos os anos se neutralizem etapas por causa da neve. Por outro lado, quando olhamos para a lista dos dez primeiros deste Giro, tirando Bernal, poucos mais teriam acesso a um lugar nos dez primeiros do Tour. Por tudo isto e apesar do Giro ter um encanto espetacular, o Tour será sempre, a grande prova mundial , o barómetro e razão de existência do circo ambulante do World Tour.

A opinião dos amantes da modalidade, porém, divide-se na hora de uma decisão, pelo que consideramos que , sem duvida, Giro e Tour são as melhores provas mundiais.