Giro: Ewan abandona e Lafay dá à Cofidis um triunfo de prestígio

Foi a nota do dia do Giro, o abandono de Caleb Ewan, vencedor de duas etapas e líder da Ciclamino, classificação de regularidade da prova italiana. O australiano queixou-se de dores no joelho, abandonou aos 120 dos 170 da etapa, mas fica-se sempre sem saber as verdadeiras causas. Ewan quer este ano, bater um record pessoal, que é vencer etapas nas três grandes provas. Ora 33% já está cumprido, faltam os outros 66%. logo… A camisola roxa passou agira para os ombros de Tim Merlier da Alpecin.

RESULTADO ESTÁGIO 8 GIRO.  Victor Campenaerts se mostra, mas deve deixar a vitória da etapa para Victor Lafay, Remco Evenepoel não leva rosa

Para além de Ewan, o francês Victor Lafay deu à Cofidis, finalmente um triunfo de prestígio. Um vencedor inesperado, que conquistou o seu primeiro triunfo como profissional, depois de três anos de profissionalismo. Na frente da corrida tudo na mesma, em vésperas do primeiro dia de montanha a sério do Giro.

Uma palavra para Nelson Oliveira que integrou a fuga do dia, foi quarto no final e com João Almeida a fechar em 10ª, enquanto Ruben guerreiro ficou na 42_ªposição.

GIRO 2021. Etapa 9 (Castel di Sangro - Campo Felice).  O primeiro passeio oficial de montanha
Na nona etapa, as cartas vão ser lançadas neste Giro com a primeira etapa de montanha real nos Apeninos, de Abruzzo à área de esqui de Campo Felice. Quatro escaladas categorizadas aguardam e um acumulado de 3400 metros. O momento chave da etapa : A subida até a área de esqui do Campo Felice tem quase 6 km de extensão com os últimos 1.600 metros em estradas não pavimentadas e picos de 14% nos últimos 500 metros.