Segue-se o GP O Jogo no próxima fim de semana – Percursos completos

O Grande Prémio O Jogo é o primeiro das três provas que a empresa Jornal Notícias se predispõe a colocar na estrada na presente temporada . O próximo fim de semana será, pois animado com mais uma prova, que se chegou a pensar poderia ter uma duração de quatro dias.

Em pleno período de pandemia, não é fácil organizar provas, em especial quando se complicam e burocratizam procedimentos, fazendo aumentar os custos organizativos exponencialmente. Disputado em zonas ariscas, porquanto de percursos duros com muita montanha, etapas curtas e nervosas, o GP O Jogo tem todos os condimentos para ser uma prova bastante competitiva.

Volvidos alguns anos o ciclismo regressa a uma região onde teve grandes tradições, com Vieira do Minho a manter-se como final de corrida. Castro Daire, mas sobretudo S.Pedro do Sul tiveram grandes momentos com a sempre dificil escalada ao monta de S.Macário.

Com duas etapas no primeiro dia, ambas com uma contagem do PM de 1ª categoria, mas sem chegadas em alto, a prova tem todo o espírito para semear ao longo da sua extensão o pelotão, que se apresenta em duas velocidades: os sub-23 por uma lado e os profissionais por outro, com o condão porém de haver uma camisola de guia para o escalão mais jovem. A nível de classificações especiais, estão previstas nove classificações, o que se nos afigura excessivo e pouco interessante.

No último dia, disputa-se a etapa mais longa, com 138 kms, com as subidas de Covide e Tabuaças na parte final da etapa.

Vejamos os percursos ao pormenor de cada etapa: