90 anos de rosa no Giro


Iniciou-se em 1931, e comemora este ano ,90 anos da Camisola Rosa do Giro de Itália, camisola que na últoma edição da prova, João Almeida conseguiu envergar historicamente durante 15 dias.

A dois meses da realização da 104ª edição do Giro de Itália, que está programado para ir para a estrada a 8 de maio, foi lançada uma exposição virtual, desenvolvida e em colaboração com o Museu Ghisallo e o Museu ACDB, onde se podem encontrar imagens, vídeos, capas de jornais, e ainda uma votação on-line, a fim de eleger a versão mais querida da Camisola Rosa de líder, entre outras atrações.

O Giro de Itália, uma competição com nove décadas, muitos foram os que vestiram a mesma, entre eles encontram-se grandes campeões como, Bartali, Merckx, Coppi, Indurain, Pantani ou Nibali, ou o português João Almeida qua não a conquistou no final do Giro, mas fez furor dado o número de dias que a envergou.

Ao longo de 90 anos de paixão e sacrifício, uma única cor, a Camisola Rosa foi o sonho e a alegria de muitos, a qual uniu várias gerações, podendo-se recordar através desta morta virtual, onde foram reunidos esses grandes momentos, em vídeos inéditos, reportagens, fotografias, capas de La Gazzetta Dello Sport, reunidos numa bela história, divididos por muitas décadas e muito mais.

Sáo assim 90 anos de história que podem ser vistos virtualmente, num aniversário muito importante como é este, assista em: www.giroditalia.it/magliarosa

José Morais

Foto; Giro de Itália