UCI publicou guia de segurança – veja as principais regras

A UCI acabou de publicar um guia de segurança, que entrará em vigor a partir de 1 de abril deste ano. Veja aqui as principais alterações e consequências às suas infrações.

Barreiras

Barreiras devem ser colocadas ao longo de troços sensíveis de um percurso , com a finalidade de proporcionarem uma maior segurança dos ciclistas, embora possam ser um perigo se não forem instaladas corretamente. Esses regulamentos visam garantir o papel efetivo das barreiras no aumento da segurança. “

  • As barreiras devem ser firmemente fixadas ao solo.
  • Barreiras leves e sem segurança que podem ser facilmente movidas pelo vento ou multidões são proibidas.
  • Os sinais posicionados total ou parcialmente dentro das barreiras (e, portanto, invadindo a estrada) são proibidos.

“A área de meta deve ser cuidadosamente preparada para garantir que todos os procedimentos ocorram da forma mais tranquila possível. Todo o local deve ser organizado para otimizar as condições de segurança”.

  • As barreiras instaladas antes e depois da meta devem ser contínuas e firmemente fixadas entre si.
  • Espaços entre barreiras não são permitidos, inclusive na linha de chegada.
  • A posição dos fotógrafos após a linha de chegada não deve representar perigo para os corredores. Eles devem respeitar as diretrizes dos organizadores e os regulamentos da UCI.

“Seguindo esses novos requisitos de barreira que entrarão em vigor em 1º de abril de 2021, um estudo será realizado para estabelecer padrões para barreiras usadas em áreas de chegada. Novos padrões entrarão em vigor em 2022. A posição dos fotógrafos na linha de chegada será serão alteradas após um processo de consulta aos organizadores e à mídia. As novas medidas serão finalizadas até 1º de abril de 2021. ”

Instalação de arcos / sprint intermediário
“É autorizada a utilização de arcos para indicar os principais pontos desportivos (sprint intermédio, distância à chegada …). No entanto, estas estruturas em nenhum momento devem representar um perigo para os corredores e a instalação destas estruturas não podem dar origem a qualquer estreitamento repentino da largura da estrada disponível para os ciclistas. “

  • Um elemento da organização estará presente com uma bandeira amarela e um apito para alertar os corredores
  • 100 metros antes do arco, devem ser instaladas barreiras em ambos os lados da estrada
  • Se não for possível instalar um arco, o organizador deve fornecer uma alternativa fora da estrada
  • O posicionamento de um arco estreitando a largura da estrada e sem barreiras instaladas 100 metros antes é proibido

Movimento de veículos na corrida
“Os ciclistas têm prioridade na passagem em todos os momentos. Além disso, os veículos , regra geral, deverão manter uma distância de segurança de pelo menos cinco metros dos ciclistas, a menos que especificado de outra forma que exija uma distância maior. Requisitos adicionais em relação ao posicionamento do veículo são definidos nos regulamentos e diretrizes para a movimentação de veículos durante a corrida. “

  • Os veículos devem respeitar uma distância de cinco metros dos ciclistas.
  • Os veículos devem passar um a um e sem atrapalhar o andamento dos ciclistas. Os veículos não devem exceder a velocidade dos corredores em mais de 20 km / h

Será estabelecido um diário de bordo permitindo avaliando o comportamento dos motoristas. Isso levará à introdução em 2022 de um sistema de pontos para motoristas que são autorizados a conduzir oficialmente em provas.

Atirar objetos e lixo
“Além de ser potencialmente perigoso em certas situações, atirar lixo e objetos prejudica o meio ambiente e a imagem do nosso esporteciclismo. Também é um péssimo exemplo para os ciclistas não profissionais.”

  • É permitido atirar objetos em áreas designadas de lixo
  • É autorizado entregar bidons aos carros de apoio da equipa e a outros carros que fazem parte do comboio de corrida .
  • O fornecimento de sacas de abastecimento aos corredores é autorizado
  • É proibido atirar objetos de maneira imprudente e perigosa
  • É proibido atirar objetos fora das áreas de lixo

Os organizadores devem instalar áreas de resíduos de comprimento suficiente a cada 30 a 40 quilômetros. Uma zona também será criada nos últimos quilómetros de uma corrida e antes da parte final.

Posição na bicicleta

“Para ajudar a garantir a segurança de todos em uma corrida, os ciclistas devem ter o controle total das suas bicicletas em todos os momentos, ao mesmo tempo que são modelos para os ciclistas menos experientes. Os ciclistas devem aderir à postura padrão, conforme definido no artigo 1.3.008. Esta posição exige que os únicos pontos de apoio sejam os seguintes: os pés nos pedais, as mãos no guiador e as nádegas no selim. Ter as mãos no guiador e as nádegas no selim é permitido

  • Ter as mãos no guiador e as nádegas no selim é permitido
  • É permitido ter as mãos no guiador e as nádegas no selim na posição dobrada
  • É proibido usar os antebraços como ponto de apoio no guiador (exceto durante as provas de C/R)
  • É proibido sentar no tubo superior
  • É proibido inclinar-se para a frente no guiador
  • Inclinar-se para trás e descansar o peito no selim é proibido
Posições interditas
Apoio antebraço no guiador interdito

TABELA DE PENALIDADES
Organizadores

  • Recusa de apresentação de documentos que permitam a avaliação do percurso da corrida: multa máxima de 10.000 francos suíços (cerca de 9.020 euros)
  • Violação ou não cumprimento das obrigações relativas à segurança de um evento: multa máxima de 50.000 francos suíços (aproximadamente 46.000 euros)
  • Violação ou não cumprimento de obrigações relativas à logística de um evento, e em particular obrigações relativas ao estabelecimento de áreas de lixo: multa máxima de 50.000 francos suíços (aproximadamente 46.000 euros)

Ciclistas e equipas

  • Infracções relativas à circulação de veículos durante a corrida: multa máxima de 2.000 francos suíços (cerca de 1.800 euros) e exclusão do piloto por uma etapa, várias etapas ou expulsão.

Corredores

  • Uso de uma posição não conforme ao ponto de apoio na bicicleta: desqualificação

Corredores e equipas

  • Deitar fora resíduos ou objetos de forma perigosa ou fora das áreas para o efeito : Corridas de um dia (multa, retirada de pontos UCI e desclassificação); provas por etapas (multa, retirada de pontos UCI e penalidade de 30 segundos como 1ª sanção, 2 minutos de penalidade como segunda sanção, eliminação como 3ª sanção). Será aplicada multa à equipa caso o ciclista não seja identificado.

David Lappartient: “Agora é essencial que todos respeitem os novos regulamentos”


David Lappartient, o presidente da UCI, afirmou o seguintea pós a publicação destas normas . “Agradeço às diferentes famílias do ciclismo de estrada pela participação no desenvolvimento das medidas de protecção da segurança dos ciclistas, que foram anunciadas após serem aprovadas pelo Conselho Profissional de Ciclismo e pela Comissão de Gestão da UCI. Todas estas medidas, que são soluções para a preocupações expressas por diferentes atores, tornarão o ciclismo de estrada mais seguro para seus principais protagonistas, os ciclistas. Agora é essencial que todos respeitem as novas normas, que a UCI continuará a melhorar, sempre em consulta com todas as partes interessadas.