Tiago Machado cede na montanha mas já lidera nas Astúrias

O português Tiago Machado (Madeinox-Boavista) é o novo líder da Volta às Astúrias, depois de disputada a segunda etapa da competição, uma jornada que nem correu muito bem ao boavisteiro. A Liberty Seguros atacou na fase decisiva da tirada, tendo Héctor Guerra saltado do grupo principal na subida para San Martin de Huerces, a cerca de 15 quilómetros da meta, instalada em Gijón. O madrileno foi alcançadona descida  por Freddy Montaña (Boyaca es para Vivirla), Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi) e Oscar Sevilla (Rock Racing), com este último a ser o mais forte na recta da meta, erguendo os braços. Guerra foi o terceiro, atrás de Samuel Sánchez. Ajudado por Santiago Pérez, Tiago Machado limitou os danos, tendo ganho 20 segundos ao anterior líder, Glenn Chadwick (Rock Racing) e dispondo agora de uma diferença de 2m44s para Sevilla, 2m46s para Sánchez e 2m48s em relação a Guerra.

A ligação de 182,2 quilómetros entre Llanes e Gijón era a mais extensa da competição e dividia-se em duas fases. A parte inicial, pouco acidentada, não oferecia grandes dificuldades. Este naco de tirada foi aproveitado por um grupo de sete corredores, que escaparam ao quilómetro dois e mostraram as camisolas, até que o terreno se enrugou e as equipas com aspirações pegaram na corrida. Com a Liberty Seguros e a Euskaltel-Euskadi a acelerarem a marcha e a tomarem o lugar que a Madeinox-Boavista e a Rock Racing tinha assumido nos dois terços iniciais da viagem, a fuga abortou. Estavam percorridos cerca de 130 quilómetros e subia-se o Alto de la Campa, montanha de segunda categoria.

A partir de então deu-se uma nova situação de corrida, saindo do pelotão quatro ciclistas, entre os quais o português Edgar Pinto (Liberty Seguros). A vantagem nunca chegou sequer a um minuto, pelo que não foi complicado absorver estes aventureiros. Na aproximação ao sopé de San Martins de Huerces, a Liberty Seguros voltou à cabeça do pelotão, com todos os seus homens, e impôs um ritmo infernal, que deixou o grupo em fila indiana e muita gente em dificuldades para enfrentar as primeiras rampas da subida, onde em 2008 a LA-MSS matou a corrida.

Um dos primeiros a ceder foi o neozelandês Glenn Chadwick, que se preparou, assim, para dizer adeus ao primeiro lugar da classificação geral. A selecção fez-se com muitos esticões dos trepadores mais fortes, entre os quais esteve o português Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), excelente na função de preparar o terreno para o chefe-de-fila, Héctor Guerra. Tiago Machado não se deu bem com estas movimentações e não conseguiu segurar-se no grupo dos eleitos, formado por Ribeiro, Guerra, Samuel Sánchez, Oscar Sevilla, Freddy Montaña, Ángel Vicioso (Andalucía-Cajasur) e Sergio Pardilla (Selecção de Espanha).

Sabendo que os heróis de ontem não passavam bem, mas vendo que tinha consigo uma concorrência de respeito, Héctor Guerra arriscou tudo e lançou-se em solitário numa das últimas rampas da subida para o prémio de montanha, a cerca de 15 quilómetros da meta. Na descida, Samuel Sánchez, Oscar Sevilla e Freddy Montaña juntaram-se, formando-se um quarteto que seguiu junto até ao final. Atrás, a experiência e a qualidade de Santiago Pérez ajudaram Tiago Machado a juntar-se ao grupo de Nuno Ribeiro, permitindo ao boavisteiro ceder apenas 25 segundos para os ciclistas que hoje se destacaram.

Na discussão da vitória de etapa, Oscar Sevilla foi o mais rápido. O melhor português nesta etapa foi Nuno Ribeiro, sétimo a cortar o risco em Gijón e actual décimo classificado na geral individual, a 3m15s de Tiago Machado. O corredor da Madeinox-Boavista continua a liderar a classificação da regularidade, mas cedeu o comando da montanha e da intervuelta, que não são objectivos, face à necessidade de preservar todas as forças para a luta pela camisola amarela. Os boavisteiros desceram ao segundo lugar da classificação colectiva, ao passo que a Liberty Seguros, depois de uma jornada de grande trabalho e classe, subiu à terceira posição.

Amanhã há uma jornada dupla. De manhã correm-se 88,7 quilómetros, numa viagem entre Gijón e Avilés, pontuada por algum sobe-e-desce. De tarde, corre-se o contra-relógio individual de 14,2 quilómetros, com partida e chegada a Piedras Blancas. O exercício individual não é totalmente plano, tendo alguns topos, o que favorece Tiago Machado, excelente contra-relogista, que desenvolve melhor as suas qualidades quando os cronos encerram alguma selectividade.

“Perdi algum tempo para a concorrência, mas consegui chegar à camisola amarela. Tenho confiança na minha equipa, que hoje esteve à altura dos acontecimentos, trabalhando durante toda a etapa e deixando-me com um homem [Santi Pérez] na fase final. No contra-relógio defendo-me bem e, relativamente à geral, assumo o favoritismo, porque quem está na frente é o maior favorito”, disse Tiago Machado no final da etapa.

CLASSIFICAÇÕES
2ª Etapa: Llanes – Gijón, 182,2 km
Média: 41,77 km/h
1º Oscar Sevilla (Rock Racing), 4h21m42a
2º Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi), mt
3º Héctor Guerra (Liberty Seguros), mt
4º Freddy Montaña (Boyaca es para Vivirla), a 1s
5º Branislau Samoilau (Amica Chips-Knauf), a 25s
6º Francisco Mancebo (Rock Racing), mt
7º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), mt
8º Javier Moreno (Andalucía-Cajasur), mt
9º Sergio Pardilla (Espanha), mt
10º Ángel Vicioso (Andalucía-Cajasur), mt
11º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), mt
12º Santiago Pérez (Madeinox-Boavista), a 27s
36º Edgar Pinto (Liberty Seguros), a 50s
42º Célio Sousa (Madeinox-Boavista), mt
60º Hernâni Broco (Liberty Seguros), a 4m34s
62º Isidro Nozal (Liberty Seguros), mt
72º Rui Sousa (Liberty Seguros), a 5m43s
73º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), mt
74º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), mt
76º José Mendes (Liberty Seguros), mt
79º Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), mt
82º Danail Petrov (Madeinox-Boavista), mt
96º João Benta (Madeinox-Boavista), a 12m29s
97º Bruno Lima (Madeinox-Boavista), a 16m52s

Geral Individual
1º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), 7h45m31s
2º Glenn Chadwick (Rock Racing), a 20s
3º Oscar Sevilla (Rock Racing), a 2m44s
4º Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi), a 2m46s
5º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 2m48s
6º Freddy Montaña (Boyaca es para Vivirla), a 2m49s
7º Sergio Pardilla (Espanha), a 3m15s
8º Francisco Mancebo (Rock Racing), mt
9º Ángel Vicioso (Andalucía-Cajasur), mt
10º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), mt
13º Santiago Pérez (Madeinox-Boavista), a 3m17s
32º Edgar Pinto (Liberty Seguros), a 3m40s
40º Célio Sousa (Madeinox-Boavista), mt
54º Hernâni Broco (Liberty Seguros), a 7m24s
56º Isidro Nozal (Liberty Seguros), mt
65º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), a 8m33s
67º Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), mt
68º Rui Sousa (Liberty Seguros), mt
69º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), mt
71º Danail Petrov (Madeinox-Boavista), mt
81º José Mendes (Liberty Seguros), a 10m38s
92º João Benta (Madeinox-Boavista), a 15m19s
95º Bruno Lima (Madeinox-Boavista), a 19m38s

Geral Colectiva
1º Rock Racing, 23h23m10s
2º Madeinox-Boavista, a 32s
3º Liberty Seguros, a 3m08s
4º Andalucía-Cajasur, a 3m28s
5º Boyaca es para Vivirla, a 3m34s

Regularidade
1º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), 31 pontos
2º Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi), 30
3º Glenn Chadwick (Rock Racing), 28

26 thoughts on “Tiago Machado cede na montanha mas já lidera nas Astúrias”

  1. Caro José belo comentario,aqui pelo q vejo tem mesmo algum fanatismo,o objectivo é o ciclismo e os ciclistas,nao vale a pena entrar em guerras,Paz e muito ciclismo,força SAMPAIO THE BEST……………Força BOAVISTA

  2. o eddy mercks anda muito nervoso…tenha calma… cuidado co fanatismo…. só o que voce diz, o que voce faz, o que voce pensa é que ta bem….os outros é que andam todos mal…. na tropa só voce é k devia marchar bem…os outros é que marchavam todos mal…. loool um abraço para voce e tenha calma aprenda a ouvir e respeitar as opinioes de toda a gente

  3. Boas noites..

    Senhor “Eddy Merckx”
    Não percebo o porquê do senhor me atacar dessa maneira eu tenho a minha opinião e o senhor tem a sua.
    Será que temos que todos pensar da mesma maneira ??????? Acho que não …..
    Abraços

  4. mas que comparações… o Tiago é o Tiago o Candido é o Candido, são d gerações diferents. Mas uma coisa são parecidos… ñ sabem falar no final das etapas! até fazem rir Força Guerra Acredit k podes Gañar

  5. o Visitante 007 nem me vou dar ao trabalho de responder as questoes… Sei valorizar o Tiago e é um jovem com bastante talento e margem de progressão mas nem comparemos palmarés nem talentos. Cada um é cada kal e o tiago está de parabéns por tdo que tem feito, que eu nao seja mal entendido… Aproveito o momento para dizer que realmente de ciclismo você pensa k sabe e nao sabe nda, o tiago pode vir a ganhar muitos prémios e muitas classicas ou etapas mas dai dizer que vai ter um palmarés como o do Candido é de quem nao percebe nda… por acaso sabe o que são mais de 100 vitórias? o Candido é um ciclista completo logo é mais façil atingir este numero redondo já o tiago tem um enorme talento, talento esse invejado por muitos mas nunka xegará a este numero… e para terminar deveria ler todas as noticias de ciclismo e saberia que o Candido ganhou duas na alentejana e uma na taça de Portugal que por acréscimo faz dele o mais vitorioso nesta temporada…

    Parabéns Tiago por todo o teu trabalho…

  6. Parem de comparaçoes… todas as vitorias são importantes… e um adepto de ciclismo q se preze tem que saber distinguir as qualidades de cada ciclista e saber q uns trabalham para ganhar voltas, outros para ganhar etapas,outros trabalham para as fugas etc..pois por isso não é á toa que o ciclismo é um trabalho de equipa!!! So falam do Candido e do Tiago apreciem o cilcismo em geral, pois se não existissem equipas, quem lançaria o Cândido para as suas brilhantes vitorias ao sprint, quem ajudaria Tiago como ontem por exemplo o Santi Perez a puxar por ele para conseguirem alcançar o objectivo, que era a camisola amarela?!?!?!? E conseguiram!!! Não vamos desvalorizar ninguém nem o ciclismo porque para isso já ha muita gente a crer acabar com esta modalidade espectacular.. Vamos apoiar o ciclismo português pois temos ciclistas e equipas nacionais com capacidades e qualidade para competir na alta roda do ciclismo mundial!!!

  7. eu vejo a volta as asturias pela net, e o canal espanhol que transmite podia era dar um pouco mais de destaque ao tiago, so dao destaque aos ciclistas espanhois, deve os incomodar ser um portuguÊs o lider, é o meu ponto de vista, Força Tiago

  8. Hás-de me dizer o que o Cândido ganhou de tão especial? O campeonato da europa de juniores? A volta ao algarve? Não menosprezo o Cândido e respeito o seu legado, mas sejamos sinceros. Acham o Cândido neste momento melhor que o Tiago? Ou eu sou leigo, ou então não percebo nada de ciclismo, mas vá, o cãondido tem mais de 100 vitórias! UHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHUHHHHHHHHHHUHHHHHH P.S. Sr tiko&teko daqui a uns anos discutimos quem tem o melhor palmarés. Não se esqueça Éé de separar provas de 1 dia por provas de etapas. Aí não terei a menor duvida de quem será o melhor.
    Abraços e FORÇA TIAGO!

  9. FORÇA TIAGO,ESTAMOS TODOS CONTIGO E TODOS GOSTAM MUITO DE TI E SABEM AS TUAS QUALIDADES,MAS METEM NOMES DE OUTRAS PESSOAS E COMEÇA A CONFUSAO.NA MINHA OPINIAO É SEM DUVIDA O MELHOR CICLISTA PORTUGÊS NO MOMENTO,NAO DESFAZENDO O CANDIDO QUE É UM GRANDE,GRANDE CICLISTA E FEZ MUITO PELO CICLISMO.MAS QUEM PRECISA DE FORÇA E QUE TODOS OS PORTUGUESES SE UNAM,NESTE MOMENTO É SEM DUVIDA O TIAGO MACHADO.FORÇA…

  10. senhor pbrandao muito bem.. concordo plenamente consigo… grande comentário. abraço

  11. Amigos, Conheço o Candido e o Tiago pessoalmente. Já tive o privilégio de pedalar ao lado dos dois. São ambos excvelentes profissionais e boas pessoas. As pessoas, se tivessem a noção do esforço físico e mental que é necessário fazer para chegar ao nivel de qualquer um deles não diziam certas coisas. Vamos todos aopiar o Tiago e todos os outros portuguese que competem em Portugal e no estrangeiro. Viva ao ciclismo e aos Homens que o praticam, pois só um verdadeiro Homem é capaz de ser um verdadeiro ciclista.
    Isto é para os bravos. E tanto o Cândido como o TIago são dois bravos.
    Abraço a todos.

  12. senhor carlos voce como vizinho de freguesia deveria saber que o Sr. Candido Barbosa tem mais de 100 vitorias na sua carreira, campeão da europa, vitorias em etapas da volta sem conta, fez na volta ao algarve o que jamais algum português fez… ker mais? ainda tem duvidas da sua profissionalidade?

    kem é o tiago machado ao lado do Candido? com a idade do tiago ele já tinha ganho o que já nem existe e o k ainda existe, agora pense….

    O Tiago é um bom ciclista mas para fazer o que fez o Candido Barbosa ainda tem k pikar muita estrada, ok?

  13. Meus Sr.s Deixem se destas coisas. O importante é o desempenho dos nossos patricios!
    Quanto ao resto só s vê em cima da bicicleta.
    Só mais 1 coisa,n há resumo também desta etapa…?
    Obrigado

  14. senhor vitor fique sabendo que nao tenho nenhum problema com o candido barbosa…ele vive na fraguesia vizinha e passo por ele practicamente todos os dias…mas isso nao implica que o ache um mau profissional ok?

  15. Sinseramente o tiago machado é realmente um grande ciclista perde um pouco em termos tacticos mas o valor e motor esta lá e isso ninguem pode dixer o contrario!!!!! Mas para mim o rui costa pessoalmente pode ainda nao ser o melhor ciclista portugues mas com o tempo vai ser o melhor sem qualquer duvida, se ele continuar a evoluir como tenhe evoluido ate agora nao sei nao mas este jovem de 22anos vai muito longe e nao é por acaso k ele esta a correr onde está……..

  16. Sr. Carlos, já ouviu falar em ironia?! Pela resposta ao meu comentário, de certeza que não deve saber isso. Simplesmente gozei com o facto de um tal de “noor” (ou será noob) ter dito que tem sérias dúvidas na qualidade do Tiago Machado (mais conhecido por pica) em se afirmar neste momento como o melhor ciclista português.
    Grande Abraço Carlos. Quanto ao que o sr disse, conheço muito bem e lido diariamente com o Tiago Machado 😉

  17. Sr. Carlos não compar as coisas o Candido está no fim de carreira foi e é um grande ciclista da maneira que o Sr. fala tem algum problema com ele resolva-o porque isto só lhe fica mal mas como o Sr. não tem o nome verdadeiro é muito facil falar assuma , quanto o Tiago não tenho duvidas que é um grande ciclista

  18. deve ser o candido barbosa o melhor ciclista portugues nao? esse senhor que so quer correr a volta a portugal…senhor eddy merckx voce esta muito enganado quando diz que o tiago machado practicamente nao corre, pois fique sabendo que no ano 2008 foi o ciclist aque registou mais dias de competiçao em provas internas e o 3 a nivel mundial, foi 1 ou 2 classificado a nivel de pontos em competiçoes internas, pois ja nao me recordo se o Hector Guerra ficou a sua frente. foi 2 no campeonato nacional tanto em contra – relogio com em estrada, foi o vencedor da camisola da juventude na volt a portugal, que quer mais senhor eddy merckx? e relembre-se que tiago machado so tem 24 anos compleados em outubro passadp…e este ano e o unico ciclista portugues que marcou presença em todas as corridas em que a equipa participou…ele tem ambiçao e quer sempre mais, é correr ate morrer, antes quebrar que torcer, tem um futiro brilhante a sua frente e deus queira que possa concretiza-lo…enquanto outros ganham muitas vezes mais e nao fazem metade do que este senhor tiago machado faz…força tiago continua assim e nao te deixes enfraquecer por estes miseros comentarios, pois isto acima de tudo assenta na inveja.

  19. Claro que não é o melhor ciclista português! Porque motivo haveria de o ser? Não é o ciclista mais regular, não tem ganho nada e praticamente não corre. Sinceramente. Portugal tem ciclistas bem mais competitivos que o Tiago.

  20. Boas….

    Parabens ao Tiago e continuação de uma boa prova …..

    Quanto ao ser o melhor ciclista português tenho duvidas senhor Carlos, mas isso é sempre algo dificil de estarmos todos de acordo .

    Abraços e boas pedaladas

  21. anda car……. já falta pouco para limpares isso tudo, e depois pago-te um copo 😉
    Abraço

  22. parabens Tiago Machado…..ve se que tens mesmo sangue de portugues….ganha essa merda toda pk es o ciclista que mais merece ganhar isso…..

Os comentários estão fechados.