BTT: Maratona de Alte e DHI de Fafe são as principais competições

O fim-de-semana betetista em Portugal tem nas Taças de Portugal o seu ponto alto, desta feita repartindo-se em duas vertentes com distintas áreas de localização. A Maratona de Alte, no dia 25 de Abril, e prova pontuável para a respectiva Taça de Portugal corre-se no sábado por trilhos algarvios. Por sua vez, no domingo, é a vez dos pilotos nacionais enfrentarem a quinta prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), numa organização Montycirclemix.

Em Alte, a maratona local, uma das pioneiras no país – cumpre a sua 11ª edição no dia da Liberdade – juntando os actuais nomes fortes da Taça de Portugal. Luís Pinto (Lacoviana-Edaetech-Lavarinhas) venceu a prova inaugural em Estremoz, mas os seus objectivos desviam-se da disputa do troféu – o  atleta vianense encontra-se com a Selecção Nacional de Cross-Country (XCO) em Offenburg, na disputa da segunda prova da Taça do Mundo. Para a maratona competitiva de 80 quilómetros, os principais nomes serão então Marco Sousa ou Rui Lavarinhas, respectivamente vencedor da Taça de Portugal de XCM e campeão nacional de XCM, ambos em Elites.

A Norte, a Taça de Portugal de DHI conhece a sua quinta prova pontuável, na atribuição dos pontos decisivos para o vencedor da Taça 2009, Emanuel Pombo (Run&Bike/Liberty Seguros) apresenta-se na actual liderança da competição.

Agenda BTT UVP-FPC

Sábado
Taça de Portugal XCM #2 – 11ª Maratona de Alte – EP Alte

Domingo
Taça de Portugal de DHI #5 – Fafe – Montycirclemix
Maratona Rota da Liberdade  – Vila Flor – ACC Bragança/CC Vila Flor
1º BTT Caranguejeira (XCO) – Caranguejeira – AC Santarém
Taça São Miguel XCO – Ribeira Grande – AC Açores