Este é o ” nosso ” momento chave da época de 2016

Qual terá sido o momento chave da época de 2016 ? Esta a questão que levantamos e com a qual pretendemos a participação dos nossos leitores.

Uma participação que queremos mais alargada, isto é, com opinião que justifique a escolha efetuada, os motivos que o levaram a optar pela sua preferência.

A nossa opinião vamos expressá-la hoje, com a nossa justificação.

Numa etapa decisiva da prova mais importante do mundo, o Tour, um grupo de três ciclistas corre para a meta, num pequeno corredor, onde o publico  afunila  a estrada, reduzida a um escasso metro de largura. O entusiasmo é grande, o ambiente é escaldante, e de repente o imprevisto , uma moto não consegue furar a massa humana e os ciclistas embalados não conseguem desviar-se e embatem na sua  roda traseira .

Porte é o primeiro a cair, depois Froome e Bauke Mollema, e é o holandês o primeiro a arrancar para a meta que estava ali bem perto,  a escassos mil e quinhentos metros. Mas o  imprevisto ainda está para  acontecer quando Froome, desesperado, com a bicicleta avariada, desata a  correr a pé, mas a meta estava longe.  Recebe uma bicicleta do carro de apoio neutro, que se revela não estar em condições até que chega o seu carro de apoio e lhe dá a sua bicicleta suplente.

Um acontecimento com muitas pequenas narrativas. Primeiro facto nunca visto ,um ciclista a correr a pé rumo à meta sem a sua bicicleta.

Depois a decisão dos comissários: seria Frome penalizado por fazer parte do percurso sem a bicicleta ? Mais, que tempo lhe seria dado na chegada. Numa decisão plena de sabedoria, foi dado o mesmo tempo aos três ciclistas que seguiam agrupados no momento da queda e Froome seria ainda ilibado de uma penalização, por ter percorrido parte do percurso sem a bicicleta.

Mas outras interrogações abalaram o prestígio do Tour :  numa prova de tamanho impacto mundial, os  carros de apoio neutro não estavam equipados com material adequado a imprevistos,    mostrando não estar à altura dos acontecimentos. Depois, a invasão do público impedindo que a competição se pudesse desenrolar sem problemas, veio demonstrar que é preciso fazer mais em questão de segurança.

Por estes motivos, esta terá sido, quanto a nós o momento do ano em 2016. E a sua qual foi ?