Nelson Oliveira renovou título do C/R com quatro segundos de vantagem sobre Tiago Machado, unico favorito a partir da primeira série

nelsonNelson Oliveira renovou o título de campeão nacional de C/RI, por escassos quatro segundos de vantagem sobre Tiago Machado, unico dos chamados grandes favoritos ao triunfo final, que partiu na primeira série, dando tempos de referência que permitiram uma melhor gestão  do esforço, para os ciclistas que partiram na segunda série.

Especialista do C/R, num percurso  de excelência para uma prova deste tipo, Nelson Oliveira conseguiu gerir de forma inteligente a sua prova, partindo para a entrada da ultima volta, com uma desvantagem de oito segundos em relação a Tiago Machado, numa altura em que o famalicense já tinha terminado a sua prova há cerda de duas horas.

Não foi feliz a decisão da Organização, pelas aspetos atrás focados, mas também pelo facto de retirar maior interesse desportivo e competitivo, para o publico, pois com os favoritos a partirem na parte final, certamente que a luta iria proporcionar um maior interesse no numeroso publico presente. pois tal como se verificou no final, o triunfo ficou separado por uma diferença de cerca de 50 metros , o que daria maior entusiasmo e emoção.

Sem tempos de referência em relação aos seus mais diretos adversários, Tiago Machado fez uma prova muito regular, partindo forte, como é costume, e a marca obtida permanecia uma incógnita, mas a maior regularidade de Nelson Oliveira acabaria por ser fatal, na parte final da prova, onde ultrapassou  os seus mais diretos adversários, inclusive o seu colega de equipa Rui Costa, que tinha partido apenas  dois minutos à sua frente.

José Mendes, que até nem é um especialista na matéria conseguiu um lugar no pódio, com Rafael Reis a quedar-se na quarta posição, ele que tinha sido o campeão sub-23 em 2014 e que realizou uma prova ao seu nível.

Classificação:

1º Nelson OLIVEIRA  LAMPRE – 0:44:05

2º Tiago MACHADO 0:44:09

3º José MENDES  – BORA 0:44:52

4º Rafael REIS – Tavira  – 45.16

5º Daniel SILVA – RP-Boavista 0:46:14

6º Carlos RIBEIRO – W52 – 0:46:18
7º Hernâni BROCO – LA ALUMINIOS – 0:46:19

8º Rui COSTA  – LAMPRE – 0:46:29

9º Ricardo VILELA – CAJA RURAL – 0:46:31
10º Sérgio SOUSA – LA ALUMINIOS – 0:46:50
Foto : UVP-FPC