Daniel Freitas primeiro líder da Taça de Portugal de juniores

Daniel Freitas (Silva & Vinha/ADRAP) é o primeiro líder da Taça de Portugal de juniores, já que venceu hoje, em Tavira, a primeira corrida pontuável para este troféu federativo. O desfecho da corrida de 105 quilómetros deu-se ao sprint, tendo o corredor da formação de Penafiel levado a melhor sobre Hélder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), segundo classificado. A vitória foi discutida por um grupo restrito de escassas dezenas de unidades, que concluiu a jornada em 2h50m07s, à média de 37,033 km/h.

A corrida iniciou-se sob o signo da animação, com várias ataques a resultarem numa fuga que se consolidou perto do quilómetro dez. Protagonizaram essa iniciativa três ciclistas, Luís Francisco (ACD MIlharado/Intermarché/Mafra), Tiago Neves (Vulcal/Implénitus/CC Centro) e Joaquim Silva (Silva & Vinha/ADRAP). Os protagonistas da aventura chegaram a ter uma vantagem de aproximadamente dois minutos para o pelotão, mas o desentendimento na frente condenou a iniciativa. Francisco e Neves dividiram entre si as classificações secundárias e deixaram para trás o ciclista da equipa nortenha.

Com o seu elemento na fuga atrasado, a Silva & Vinha/ADRAP assumiu as despesas da perseguição no pelotão e a fuga claudicou quando a meta estava a cerca de dez quilómetros. Deram-se então várias movimentações que romperam o pelotão em vários grupos. A maioria dos corredores não conseguiram o reagrupamento, pelo que a vitória foi discutida por um minipelotão com algumas dezenas de integrantes. Sprinter de eleição, Daniel Freitas bateu toda a concorrência, começando da melhor forma a Taça de Portugal, depois de já ter também conquistado a Prova de Abertura.

Classificação Individual
1º Daniel Freitas (Silva & Vinha/ADRAP), 2h50m07s
2º Hélder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), mt
3º Sandro Barros (Silva & Vinha/ADRAP), mt
4º Leonel Coutinho (ASC-Vila do Conde), mt
5º Renato Avelar (ACD MIlharado/Intermarché/Mafra), mt
6º Rafael Reis (Crédito Agrícola), mt
7º Fábio Costa (Crédito Agrícola), mt
8º Vítor Valinho (CC José Maria Nicolau), mt
9º Mário Ferreira (Munditubo/SGR Ambiente/Paio Pires), mt
10º Samuel Magalhães (Vulcal/Implénitus/CC Centro), mt

Classificação Colectiva
1ª Crédito Agrícola, 8h30m30s
2ª Vulcal/Implénitus/CC Centro, a 39s
3ª ACD Milharado/Intermarché/Mafra, a 41s

One thought on “Daniel Freitas primeiro líder da Taça de Portugal de juniores”

  1. Daniel es o maior, a tua vontade de vencer ultrapassa as dificuldades que encontras pelo caminho, parabens para ti para a tua equipa e para o teu treinador Custodio Cristina.

Os comentários estão fechados.