Tirreno parte em homenagem a Paolo Bettini

Tirreno Adriatico 2008 | Foto: Slipstream
Tirreno Adriatico 2008 | Foto: Slipstream

O 44º  Tirreno-Adriatico parte hoje, pela primeira vez na sua história, da Toscânia, concretamente da localidade natal do italiano Paolo Bettini a quem a organização presta homenagem. Em Cecina, um pelotão de 24 equipas lança a primeira grande corrida do ano em Itália, um teste de aferição para as Clássicas da Primavera e, em particular, para o Milão-San Remo, a disputar a 21 de Março.
Recuperado à última hora o vencedor da edição 2008, o suíço Fabian Cancellara, a corrida dos “Dois Mares” – o mar Tirreno e o mar Adriatico – apresenta-se como um dos melhores pelotões das corridas já disputadas este ano, numa mescla que coloca nomes de ciclistas como Ivan Basso (Liquigas), Andreas Klöden (Astana),  Thomas Dekker (Silence-Lotto),  Filippo Pozzato (Katusha), Robert Gesink (Rabobank)  na lista de candidatos à geral ao mesmo tempo que salvaguarda natural margem de manobra para os sprinters, numa lista extensa: Mark Cavendish (ColumbiaI), Thor Hushovd (Cervélo TestTeam), Tom Boonen (Quick Step), Robbie McEwen (Katusha), Baden Cooke (Vacansoleil) e os “locais” Alessandro Petacchi (LPR Brakes-Farnese Vini), Daniele Bennati (Liquigas) ou Francesco Ginanni (Diquigiovanni-Androni).

O itinerário da Corrida dos Dois Mares compreende, como é tradição, um percurso ondulado e cujo final poderá inverter prógnósticos. As três primeiras etapas são antecipadas como tendo um final em pelotão antes da chegada a Montelupone, no termo da quarta etapa, subida que, com passagens a 21 por cento de pendente, não deixará de alterar o ordenamento da geral. O contra-relógio de 30 quilómetros em Macerata e a jornada do dia seguinte, com 235 quilómetros- e final em “rampa”, em Camerino –  marcam os restantes dia de prova até à última etapa, o circuito de San Benedetto del Tronto.

Equipas
UCI ProTour
AG2R La Mondiale, Astana, Bbox Bouygues Telecom, Caisse d’Epargne, Cofidis, Columbia-Highroad, Euskaltel-Euskadi, Française des Jeux, Garmin-Slipstream, Katusha, Lampre-NGC, Liquigas, Milram, Quick Step, Rabobank, Silence-Lotto, Saxo Bank
Profissional Continental
Acqua & Sapone-Caffè Mokambo, Barloworld, Ceramica Flaminia-Bossini Docce, Cervélo TestTeam, Diquigiovanni-Androni, LPR Brakes-Farnese Vini, Vacansoleil.

Etapas
1ª (11.03)    Cecina – Capannori    147km
2ª (12.03)    Volterra – Marina di Carrara    177km
3ª (13.03)    Fucecchio – Santa Croce sull’Arno    166km
4ª (14.03)    Foligno – Montelupone    171km
5ª (15.03)    Loreto – Macerata (CRI)    30km
6ª (16.03)    Civitanova Marçoe – Camerino    235km
7ª (17.03)    San Benedetto del Tronto (circuito)    169km