Selecção nacional de XCO com oito elementos em Banyoles

A selecção nacional de cross country (XCO) compete em Banyoles, na prova do Open de Espanha que se realiza no domingo. O seleccionador Paulo Pais escolheu oito betetistas para representarem o país, entre os quais se destacam Luís Leão Pinto (Lacoviana/Edatech/Bicicletas Lavarinhas), único elite convocado, e Ricardo Marinheiro (BTTrilhos), líder da competição espanhola no escalão júnior. Além dos portugueses, a prova conta com um pelotão de luxo com onze nacionalidades representadas e com dois homens que se destacam na lista de inscritos, o campeão olímpico e o seu vice, Julien Absalon e Jean-Christophe Peraud, respectivamente.

“É uma prova com atletas de elevado nível e que servirá de bitola de medição, nos diversos níveis e andamentos, com alguns dos melhores betetistas mundiais. Vamos esforçar-nos por obter a melhor classificação possível e julgo que, na categoria de juniores, poderemos ter um excelente desempenho e, pelo menos, ambicionar a vitória. Alguns atletas nacionais não dispõem de grande experiência em competições internacionais, como é o caso do Tiago Ferreira (sub-23) ou do Mário Costa (júnior), mas não creio que seja razõão para travar um bom desempenho. É o lançamento de um ano de aprendizagem e o de maior contacto internacional do btt português”, considera o seleccionador nacional.

Os oito escolhidos são o elite Luis Leão Pinto (Lacoviana-Edatech-Bicicletas Lavarinhas), os sub-23  Tiago Ferreira (Blackjack-Castrovães), Ricardo Vicente (Bicisintra) e Diogo Afonso (SLB VR Santo António), os juniores Ricardo Marinheiro (BTTrilhos), David Rodrigues (Clube Montanhismo da Guarda) e Mário Costa (MSS-Póvoa de Varzim-Maxibikes) e o cadete João Leal (Team Baeta/Bianchi).