José Melitão vence em Castro Marim [actualização]

Leão Pinto e José Melitão após a partida / Foto: UVP-FPC
Leão Pinto e José Melitão após a partida / Foto: UVP-FPC

José Melitão (Grupo Desportivo Volta da Pedra) foi o vencedor da prova inaugural da Taça de Portugal XCO hoje disputada em Castro Marim (Algarve). No primeiro ano de Elite, Melitão bateu a concorrência no circuito técnico em redor do Castelo de Castro Marim melhorando de forma substâncial o 18º lugar conseguido na mesma prova em 2008. Na segunda posição terminou Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo da Guarda), seguido por Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro). Luis Pinto (Lacoviana/Edaetch/Bicicletas Lavarinhas) foi quarto classificado.

A prova de Elites foi assinalada pelo incidente mecânico que afastou Luis Pinto dos lugares cimeiros quando liderava destacado a competição. O campeão nacional respondeu à contrariedade cumprindo uma volta apeado da sua bicicleta, perdendo posições. Numa espectacular  recuperação, Luis Pinto chegou a rodar os primeiros, mas o esforço suplementar impediu-lhe de fazer qualquer reserva para a parte final da corrida, acabando o circuito em visível quebra. Por seu lado, Melitão conquistou uma prova com regularidade assinalável diante da muita assistência presente em Castro Marim. A prova de Elites, a mais disputada, não esgotou, porém, a emoção do circuito algarvio.

Tiago Ferreira (sub-23)
Tiago Ferreira (sub-23)

Nos sub-23, Tiago Ferreira voltou a demonstrar a fibra que o consagrou como campeão nacional e uma das revelações da anterior temporada. O betetista da Blackjack-Castrovães impôs diante de Ricardo Vicente (Bicisintra) e Renato Ferreira (GD Volta da Pedra), os mais rápidos do pelotão de 32 classificados.

Nas restantes classificações, com pouca surpresa, a actual vencedora da Taça de Portugal, Sandra Araújo (BTTrilhos) impôs-se nos Elites Femininos diante da rival Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Loulé Concelho) e de Ana Vigário (Santa Cruz/Bicicastro). Nos Juniores, a ausência de Ricardo Marinheiro – a competir em Espanha – não retirou valia ao triunfo conquistado por David Rodrigues (Clube Montanhismo da Guarda), acompanhado no pódio por Mário Costa (MSS-Povoa Varzim-Maxibikes) e Fábio Cruz (Santa Cruz-Bicicastro).

No competitivo escalão de Veteranos, David Inácio (Nucleobike) foi o melhor nos “A” numa competição marcada pela estreia de Rui Lavarinhas. O actual campeão nacional de maratonas rodou até ao sexto lugar do seu escalão ao passo que António Silva (Blackjack-Castrovães) bateu o colega de equipa António Sousa no escalão “B”.

Restantes vencedores: João Leal (Team Bianchi), nos cadetes;  Magda Martins (MSS-Povoa Varzim-Maxibikes), nos cadetes femininos; Filipa Queirós (CC Spol Caixa Nova), juniores femininos; Davide Inácio (Nucleobike), veteranos A e Antonio Silva , veteranos B.

Classificações
Elites
1º José Melitão (GD Volta da Pedra), 2h12m09s
2º Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo da Guarda), a 2m02s
3º Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro), a 2m04s
4º Luis Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), a 2m25s
5º José Silva (Team Bike Zone/Amarante), a 3m50s
6º David Rosa (Centro de Estudos de Fátima), a 3m58s
7º Ivo Santos (Clube BTT Seia), a 5m03s
8º João Marinho (Team Bike Zone/Amarante), a 5m50s
9º Vitor Santos (individual), a 5m53s
10º Tiago Dias (Tavira/Palmeiras Resort), a 8m25s

Geral Taça de Portugal – Elites
1º José Melitão (GD Volta da Pedra), 35 pontos
2º Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo da Guarda), 30 pontos
3º Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro), 27 pontos
4º Luis Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), 25 pontos
5º José Silva (Team Bike Zone/Amarante), 23 pontos

Calendário da Taça de Portugal XCO
29-3  Taça de Portugal XCO#2 (Ribeira de Pena)   XCO/C2  Montycirclemix
19-4  Taça de Portugal XCO#3 (Avis)  XCO/C2  Montycirclemix
21-6  Taça de Portugal XCO#4 (Moreira de Cónegos)  XCO/ Nac.  Montycirclemix
5-7  Taça de Portugal XCO#5 (Tábua)  XCO/C2  Montycirclemix
27-9  Taça de Portugal XCO#6 (Caldas da Rainha)  XCO/C2  Montycirclemix

3 thoughts on “José Melitão vence em Castro Marim [actualização]”

  1. primo josé melitão és o orgulho da nossa familia és um bom amigo és um bom ciclista meu puto traquinas

  2. Boas, venho só deixar um abraço ao Tiago Ferreira e desejar-lhe uma epoca em grande! E já agora parabens pela vitíoria em Castro Marin e venha a próxima. Força aí Tiago!

  3. Bons dias, so queria deixar um simples reparo, pela 1ª vez houve provas de escolinhas para a Taça de Portugal, e nao encontro nada escrito a esses respeito, sera que os Elites e tudo o resto, caiu de para quedas na taça, sera que nao passaram por uma aprendizagem…
    E so um reparo de quem treina as futuras elites…

Os comentários estão fechados.