Cicloturismo no Festival Bike

O Festival Bike, que decorre em Santarém de 7 a 9 de Novembro, vai acolher dois passeios de cicloturismo, ambos na manhã de domingo, dia 9. Um dos eventos é o IV Encontro Nacional de Cicloturismo e tem a chancela da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), enquanto o outro é uma organização da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), denominando-se Passeio de Cicloturismo Festival Bike 2008.

A prova da FPC tem como mote a homenagem à selecção nacional de sub-23, que este ano venceu a Taça das Nações desse escalão. Este evento terá a participação de dois grupos. O primeiro concentra-se no exterior do pavilhão de exposições de Santarém partindo daí às 9h30, rumo a Rio Maior. O segundo grupo parte, também às 9h30, do Estádio Municipal de Leiria. Ambos os pelotões vão encontrar-se em Rio Maior de onde arrancam rumo ao Festival Bike. A inscrição é gratuita, garantindo a entrada, também sem custos, no Festival Bike. Quem quiser prolongar o convívio para o almoço, deverá pagar 10 euros. Informações: f.ciclismoparatodos@uvp-fpc.pt.

A iniciativa da FPCUB tem partida do Parque das Nações, Lisboa, levando os participantes Sacavém, Alverca, Vila Franca de Xira, Azambuja e Cartaxo, estando a meta colocada no recinto do Festival Bike. A partida será dada às 8h30. Este passeio também é de inscrição gratuita e permite a entrada na feira de bicicletas e ciclismo. Informações: fpcub@fpcub.pt

2 thoughts on “Cicloturismo no Festival Bike”

  1. Foi sem dúvida um grande passeio, este ao festival bike de Santarem. faço parte de um grupo ( club de campismo de lisboa C C L ) de amigos que aos domingos damos os nossos passeios, não chegamos a tempo de montar as nossas bikes no Parque das Nações . Já estavam a partir quando chegamos, era qualquer coisa de impressionante a massa humana que estava por ali.
    Tivemos que ír até Alverca para lá podermos montar as nossas bikes e enquanto esperavamos lá saltitavamos para aquecêr , quando chegou o carro patrulha a fazêr-se ouvir as sirenes, montamos nas nossas maquinas e fomos entrado no pelotão, sempre a pedalar num ritímo muito bom até ao abastecimento liquido e sólido.
    E depois até Santarém correu tudo muito bem,.. mas deixo aqui uma achega, estes passeios são seguros porque a PSP ou a GNR vai abrir caminho e os Motards tambem ajudam, mas deveria acompanhar um carro ou uma carrinha da organização em ultimo lugar para quem fica-se para tráz, fosse protegido, eu fiquei para tráz e tive alguma dificuldade, carros que nada tinham a vêr com o passeio dificultavam a minha passagem… e se alguem caí ? nem a Ambulacia lá ía, o condutor já á muito tinha avançado ultrapassando os cicloturistas que estavam como eu mais para tráz . De futuro espero que estas situações não aconteçam, para o ano espero lá voltar em vez de fazer parte de um milhar… que seija dois ou três mil os participantes, boas pedaladas para todos os amigos cicloturistas.

  2. Mega concentração de cicloturistas em Santarém

    Mais de um milhar de participantes, no passeio Festival Bike 2008, organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, na ligação entre Lisboa e Santarém

    Texto:José Morais
    A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), deu mais um grande passo em frente no passado dia 9 de Novembro, na organização do passeio de cicloturismo Festival Bike, que ligou Lisboa a Santarém, onde juntou mais de um milhar de participantes, e onde inscreveu mais um importante evento, no seu longo e extenso calendário, o qual passou a partir deste ano, a fazer parte oficial do mesmo.

    O evento:

    Dia 9 de Novembro, Lisboa acorda com temperaturas muito baixas e coberta com um forte manto de nevoeiro, a concentração para o passeio “Festival Bike” estava marcada para as 8 horas no Parque das Nações, bem cedo começaram a chegar os participantes, e antes das 7,30 alguns já se encontravam. Confirmadas as inscrições, os preparativos iam sendo feitos, as bicicletas preparadas, ao mesmo tempo que se davam dois dedos de conversa, a zona ficava repleta de bicicleta, cicloturistas, acompanhantes, esperando a partida.
    Pelas 8,30 tudo estava a postos, organização, PSP e GNR, os Motards, e os participantes, pelas 8,40 era dada a partida, a longa caravana iniciava assim as pedaladas rumo a Santarém, pela frente havia cerca de 70 kms, no primeiro passeio Festival Bike.
    Com algumas dificuldades no início, provocadas pelo forte nevoeiro e o frio, as mesmas foram ultrapassadas pelos participantes com o andamento, e com o aparecimento do sol, o qual começou a surgiu na zona de Alhandra, e acompanhou todos os participantes até Santarém, onde os mesmos chegaram cerca das 12 horas, debaixo de muito calor, com um dia maravilhoso.
    O passeio decorreu sem incidentes, sempre em animada cavaqueira, onde não faltou o convívio, antes, durante e após o passeio, existindo ainda tempo para um abastecimento liquido e sólido, 3 kms depois da saída da Azambuja.

    Um pouco de história:

    Com 22 anos de existência, a FPCUB possui um trabalho notável área do cicloturismo, onde possui um longo e vasto calendário anual, recheado de excelentes eventos, uns organizados pela instituição, outros pelos seus imensos associados, destacando alguns, que são já grandes clássicas da modalidade em Portugal, como o Sesimbra/Algarve, o Minho Florido, o Caldas/Badajoz, Lisboa Antiga de Bicicleta, a tradicional subida da Serra da Estrela, estes são alguns dos muitos eventos que organiza, porem, não podemos esquecer outros grandes passeios, organizados pelos seus associados, que fazem parte do seu longo calendário, e onde a FPCUB apoia e está presente em muitos, caso do Pinhal Novo, Moscavide, Ferreira do Alentejo, Almeirim, Dia Internacional da Mulher, entre muitos outros, bons e importantes.

    O comentário:

    Apesar de estar planeado desde meio do ano, apenas a 2 meses da sua realização o evento avançou, sendo feita uma divulgação intensiva, já que os objectivos eram tentar juntar o maior número de participantes, levando os mesmos até Santarém, e dando a conhecer o Festival Bike, o mundo das bicicletas e acessórios.
    Objectivos conseguidos, e de parabéns está mais uma vez à FPCUB pelos números atingidos, e pelo impacto que o evento teve, já que há muito, eu próprio não assistia e não via. Quase 1000 participantes saíram do Parque das Nações, ao longo do caminho, muitos cicloturistas se juntaram à caravana, vi muitos grupos entrarem, e alguns com mais de 20 ou 30 ciclistas, em Santarém acabaram por chegar mais de 1200.
    São números que temos de reflectir, são dados que se existirem algumas dúvidas, as mesmas podem ser tiradas com estes resultados.
    A finalizar, ficam algumas palavras de José Caetano, presidente da FPCUB ao dizer no final do passeio, no stand da instituição no Festival Bike, “este foi mais um grande passeio, tentamos fazer o nosso melhor, trabalhamos para que o mesmo fosse um sucesso, e os resultados foram os que vimos com a chegada da caravana que ligou Lisboa a Santarém, não sei ainda o número exacto, mas posso garantir mais de 1000 participantes, foi um mega passeio, é uma iniciativa para seguirmos em futuras edições, esperando que os números aumentem ainda mais.
    Com respeito ao Festival Bike, é importante estarmos presentes, já que a divulgação da FPCUB é muito importante, como a da bicicleta, e esse é o nosso objectivo, por isso, querermos continuar a organizar um passeio entre Lisboa e Santarém, e quem sabe, de outros pontos do País”.
    Foi sem dúvida um belo passeio, com objectivos concretizados, em 2009 esperamos novas pedaladas, onde uma certeza fica, a de poder estar presente, e puder fazer a sua divulgação, até lá, ficam os votos de bons passeios, bons passeios…

Os comentários estão fechados.