Fim de semana agitado em termos de atividade

Os próximos dias serão férteis em competição de alto nível, tando na estrada como no BTT. Entre quinta-feira e domingo vai correr-se o 35.º GP Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. No domingo, vão disputar-se os Campeonatos Nacionais de Cross Country Olímpico (XCO) e de Downhill (DHI).

O arranque do Prémio Joaquim Agostinho, dá-se amanhã, com um contra-relógio individual de 8 quilómetros, que percorre parte do traçado do Circuito de Torres Vedras, incluindo a escalada para a serra da Vila. Segue-se, na sexta-feira, uma ligação de 184 quilómetros, entre Manique do Intendente e o Monumento à Batalha do Vimeiro, com a meta instalada numa curta mas muito exigente subida.

Ao terceiro dia, o pelotão vai disputar o Circuito de Torres Vedras, dando dez voltas a um perímetro de dez quilómetros, totalizando 100 mil metros. A etapa-rainha ficou guardada para o fim. Serão 169 quilómetros desde a Atouguia da Baleia até ao Parque Eólico da Carvoeira. A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria, mas, antes de lá chegarem, os ciclistas terão de ultrapassar três subidas de terceira categoria e uma de primeira.

Fora da estrada, o destaque vai para os campeonatos nacionais de XCO e de DHI. Os títulos da vertente olímpica do BTT serão discutidos em Rio de Mouro, Sintra, no domingo. As corridas começam às 9h45, com a prova para veteranos, prosseguem às 12h20 com os cadetes masculinos e todos os escalões femininos, estando a prova principal, a que junta elite, sub-23 e juniores, marcada para as 14h30.

O Campeonato Nacional de DHI vai realizar-se em Pampilhosa da Serra. Na sexta e no sábado, a pista estará aberta para treinos. Às 11h00 de domingo inicia-se a manga de qualificação, enquanto a descida final está agendada para as 15h00. Os pilotos vão descer desde o Alto do Aeródromo até ao Vila Pampilhosa Hotel.

Também no domingo, as camadas jovens de estrada vão entrar em liça, participando no 22.º Prémio Juvenil da Junta de Freguesia da Aldeia de Paio Pires. As provas, também abertas às diferentes categorias femininas, começam às 9h30.

Na véspera, na vertente de BTT, vão disputar-se as 3 Horas de Resistência de Famalicão, com partida e chegada naquela cidade minhota. O início está previsto para as 21h00. Também no sábado, mas às 9h30, realiza-se a 2.ª Maratona da Broa de Avintes, cujo programa integra também o Passeio BTT da Broa de Avintes.

A freguesia da Senhora da Hora, Matosinhos, recebe, às 8h30 de domingo, a partida e a chegada do 6.º Raid Foto Matosinhos, que levará os participantes a percorrer 30 quilómetros. A freguesia de Campo, Valongo, acolhe, no mesmo dia, às 9h00, o 12.º Passeio Turístico em Bicicleta, que terá uma extensão de 13 quilómetros.