“A melhor formação de sempre” anima Palmeiras Resort-Prio-Tavira

A equipa vencedora da Volta a Portugal de 2008, Palmeiras Resort-Prio-Tavira, apresentou hoje o plantel para a nova temporada. Os responsáveis da equipa algarvia mostraram-se satisfeitos com o grupo de trabalho, tendo o presidente do Clube de Ciclismo de Tavira, Jorge Corvo, afirmado dispor da “melhor formação de sempre”. A repetição do triunfo na principal corrida do calendário nacional é uma meta assumida: “Não podemos pensar noutra coisa – vencemos o ano passado, a equipa está mais forte… Sei, contudo, que vamos ser, entre aspas, o alvo a abater”, disse o director-desportivo, Vidal Fitas, citado pela agência Lusa.

A mais antiga equipa profissional do Mundo reforçou-se este ano com o mais carismático corredor português em actividade, Cândido Barbosa (ex-Benfica), tendo ainda garantido o concurso do jovem André Cardoso (ex-Fercase-Paredes Rota dos Móveis). Num plantel com poucas mexidas, só houve mais duas inclusões: Henrique Casimiro e Daniel Mestre, dois jovens internacionais portugueses, que são promovidos da equipa sub-23 do Tavira. A mais-valia da formação reside na manutenção do galego David Blanco, que deu a única Volta do palmarés à agremiação tavirense, assim como de todos os elementos-chave das últimas campanhas, Martín Garrido, Nelson Vitorino e Krasimir Vasilev, todos eles garante de prestações de qualidade e da experiência nevessária para controlar as principais corridas.

A contratação de Cândido Barbosa poderá colocar dificuldades de coabitação com o até aqui líder incontestado, David Blanco, mas o director-desportivo aborda a questão pelo lado positivo, embora dê já a entender quem é o chefe-de-fila. “O dorsal número 1 é o David Blanco. Mas não podemos descartar o Cândido, que também poderá ser chefe-de-fila na Volta. No fundo, temos duas mais-valias com capacidade para vencer provas”, declara Vidal Fitas.

Em ano de vacas magras no pelotão e na sociedade, os algarvios entendem que a crise ajudou-os a tornarem-se mais fortes. “Podemos até dizer que a crise nos afectou de forma positiva. A grande vontade que o Cândido Barbosa e o André Cardoso manifestaram em vir para cá levou à sua contratação e, sem esta situação económica difícil, se calhar, não os tínhamos”, explica Jorge Corvo.

Depois de ter sido anunciado um acordo com a empresa ASC, que não se concretizaria, a equipa de Tavira acabou por encontrar mais um parceiro que se junta ao Palmeiras Resort e à Câmara Municipal presidida por Macário Correia, trata-se da Prio, que, nas palavras de Jorge Corvo, permitiu a “viabilização económica” do projecto, que tem um orçamento de 800 mil euros.

Palmeiras Resort-Prio-Tavira
Percentagem de portugueses: 64%
Percentagem de novos elementos: 28%

Corredor/Nacionalidade/Idade/Equipa 2008
Alejandro Marque, ESP, 28 anos, Palmeiras Resort-Tavira
André Cardoso, POR, 25 anos, Fercase-Rota dos Móveis
Cândido Barbosa, POR, 35 anos, Benfica
Daniel Mestre, POR, 23 anos, Tavira/Palmeiras Resort
David Blanco, ESP, 34 anos, Palmeiras Resort-Tavira
David Livramento, POR, 26 anos, Palmeiras Resort-Tavira
Henrique Casimiro, POR, 23 anos, Tavira/Palmeiras Resort
Krasimir Vasilev, BUL, 35 anos, Palmeiras Resort-Tavira
Luís Silva, POR, 25 anos, Palmeiras Resort-Tavira
Martín Garrido, ARG, 35 anos, Palmeiras Resort-Tavira
Ricardo Mestre, POR, 26 anos, Palmeiras Resort-Tavira
Nelson Vitorino, POR, 34 anos, Palmeiras Resort-Tavira
Samuel Caldeira, POR, 24 anos, Palmeiras Resort-Tavira
Tomas Swift-Metcalfe, GBR, 26 anos, Palmeiras Resort-Tavira