Robbie McEwen conseguiu hoje a sua segunda vitória em 2009, sendo o mais rápido na segunda etapa do Challenge de Maiorca, ao cabo de 176,5 quilómetros com início e final em Cala Millor. O australiano, que assumiu a liderança da geral, cumpriu o percurso em 4h09m02s, à média de 42,520 km/h.A tirada decidiu-se num apertado sprint em pelotão compacto, tendo o corredor da equipa russa Katusha sido o melhor, apesar da luta renhida dada por Graeme Brown (Rabobank) e por Guillaume Blot (Cofidis), segundo e terceiro, respectivamente. A formação russa venceu as duas ligações já corridas da prova maoirquina, revelando-se implacável na hora de acelerar com a meta à vista.
A jornada foi acelerada pela motivação de se mostrarem de corredores menos dotados para as chegadas compactas. A tirada começou com uma fuga de quatro desses elementos, Vladimir Isaichev (Xacobeo Galicia), Jesus Rosendo (Andalucía-Cajasur), Emanuel van Ruitenberk (Kuota Indeland) e Ronan van Zandbeek (Van Vilet-EBH Elshof), mas a perseguição da Katusha permitiu o reagrupamento ao quilímetros 70. As movimentações não pararam e outro quarteto saltou para a frente da corrida: Ronan van Zandbeek (Van Vilet-EBH Elshof), Javier Ramírez (Andalucía-Cajasur), Romain Sicard e Mikel Ilundain (Orbea). Foi a vez de a Rabobank assomar à cabeça do pelotão, num esforço que teve o contributo da Katusha, da Contentpolis-Ampo e da Liquigas. Na frente, Javier Ramírez fugiu aos companheiros de aventura, diminuindo as hipóteses de sucesso da iniciativa. O pelotão absorveria Ramírez a 13 quilómetros da chegada.
Rui Costa (Caisse D’Epargne) é o único português no pelotão desta prova, mas como se trata de um challenge em que não é obrigatório participar em todas as tiradas, o poveiro competiu ontem, descansou hoje e voltará à acção amanhã e na quinta-feira.
Classificação da 2ª Etapa
1º Robbie McEwen (Katusha), 4h09m02s
2º Graeme Brown (Rabobank), mt
3º Guillaume Blot (Cofidis), mt
4º Daniele Bennati (Liquigas), mt
5º Koldo Fernández (Euskalter-Euskadi), mt
Geral Individual
1º Robbie McEwen (Katusha), 6h44m44s
2º Graeme Brown (Rabobank), mt
3º Koldo Fernández (Euskalter-Euskadi), mt
4º José Joaquín Rojas (Caisse D’Epargne), mt
5º Francisco Pacheco (Contentpolis-Ampo), mt