Tiago: a nossa grande esperança

Tiago Machado lidera a RadioShack no Giro '11.
Tiago Machado lidera a RadioShack no Giro '11.

Finalmente chegou a hora da verdade para Tiago Machado. Com 25 anos, Tiago apronta-se para o seu grande desafio: participar no Giro, a primeira grande provas em que participa, depois de no ano passado não ter sido possível participar na Vuelta.
A prova mais dura do mundo, em 2011, é dotada para grandes ciclistas, e a capacidade de recuperação de cada um, será a grande chave para o triunfo final. Otimista por natureza, o famalicense gostou de ser nomeado o chefe de fila da equipa, apesar dessa mesma equipa não ter uma retaguarda de grande nível.
Os seus treinos foram efetuados com o grupo habitual, na zona do Minho, onde pode dar azo ao seu habitual bom humor e léxico vocabulário. Grita com tudo e com todos, quando as coisas não lhe correm de feição, e não serra fileiras na hora da verdade.
Generoso como poucos, tem o coração muito perto da boca, e nunca se dá por vencido. Pouco estratega, reage muitas vezes por impulsos. Acima de tudo é um homem leal, que sabe corresponder com actos e afectos àqueles que considera amigos.
Não troca uma equipa por dinheiro, é fiel para quem lhe merece confiança. Tiago Machado foi talhado para ser um campeão, tem tudo para o ser, e é, sobretudo, um ciclista da nova geração, baseando as suas performances no trabalho diário, onde executa no terreno as ordens que recebe, quer faça sol ou caia granizo.
Sabe sofrer como poucos, apesar da idade, o sofrimento em cima da bicicleta aprende-se com os anos. Falha nos momentos decisivos, não sabe esperar pelos momentos certos, não lhe está no espírito, o calculismo de alguns dos seus mais experientes adversários.
Taticamente comete erros, por força dos seus impulsos temerários. Diz que sim com a cabeça, compreende o que se lhe diz, mas o seu temperamento impede-o, na maioria das vezes de acatar as ordens recebidas. No pelotão, os seus constantes sobes e desces da cauda para a frente da cabeça, causam moça no final, bem como os muitos quilómetros que faz desabrigado do grupo, sempre com o “corpo ao vento“.
Ele, Tiago Machado, é a grande esperança para que o ciclismo nacional saia deste marasmo, em que o puseram dirigentes sem soluções.

10 thoughts on “Tiago: a nossa grande esperança”

  1. O tiago esta a fazer a sua primeira volta de tres semanas e o proprio Bruynel ja disse isso e que queria ver como ele reagia por isso parece me que ele sera o lider a par do popovych, e se nao aguentar o popovych toma as redeas da equipa

  2. Força PICA penso que nâo só o norte está contigo mas sim todo o PORTUGAL coragem vais conseguir fazer coisas muito boas.

  3. digam me lá uma coisa
    nao acham que,na 1ª grande volta tao a pedir mt ao miudo?
    ele tem que ganhar experiencia
    este ano,caso termine é um top-25 pa ai,acho que o tiago tem k provar mta coisa no zoncolan….

    acho ue o tiago nao é o lider,julgo que o bruynel disse-o mas o zé desmentiu-o,pa mim o lider é o popovych,que ocm um top-10 pode relançar a sua carreira;onde poderá ser uma especie de 2º,3ºlider

  4. este é o nosso Cadel Evans sempre sozinho sem ajuda de uma boa equipa…mas ele consegue surpreender muita gente só tem de seguir a roda dos melhores…força Tiago o país ta contigo

  5. Eu acredito no Top 10. E quem fizer top10 neste giro significará que temos grande grande ciclista… é de facto pena que a equipa não seja das melhores

  6. Tenho grandes expectativas para o Tiago, mas claro que é bom ser lider, mas sem uma equipa por trás a ajudar, é mais do tipo “vê lá o que consegues fazer, e se for mais um top 10 excelente”, espero pelo dia em que ele seja um chefe de fila bem protegido, esse dia hade chegar.
    E como se isto não chegasse para o admirar, não é que leio por aí que não quer ser chamado de nortenho, mas antes de minhoto, melhor não podia ser 🙂 Boa sorte para o giro e força no pedal.

  7. Vai fazer um grande Giro, mas é a 1ª prova de 3 semanas, não podemos exigir um milagre. O Giro decide-se na última semana, nas etapas de montanha com rampas mais duras. Ficar no Top 10 será excelente.
    Força Tiago, és um campeão.

Os comentários estão fechados.