Selecção de XCO em estágio esta semana

O seleccionador nacional de BTT, Paulo Pais, chamou seis elementos para o primeiro estágio da temporada, que irá decorrer esta semana, na sexta-feira e no sábado, no Vimeiro (Torres Vedras). O trabalho vai incidir na vertente de cross country olímpico (XCO), tendo sido convocados seis betetistas desta especialidade: David Rosa e Luís Pinto (elite), Diogo Afonso e Tiago Ferreira (subg-23), David Rodrigues e Ricardo Marinheiro (juniores).

A concentração junta os atletas que estão na primeira linha de seleccionáveis para os diferentes compromissos internacionais de Portugal em 2009. Os trabalhos irão incidir na recolha de dados fisiológicos na pista de ciclismo da Malveira, seguindo uma metodologia que permitirá acompanhar a evolução de cada betetista ao longo do tempo.

“Este primeiro estágio dá continuidade ao trabalho realizado desde há alguns anos com os atletas mais jovens do BTT nacional. Estamos no início de um novo ciclo olímpico, temos desde cedo de definir prioridades e preparar alguns dos nossos atletas para as grandes provas internacionais.  Seguir-se-ão mais duas concentrações semelhantes ao longo do ano, visando acompanhar os betetistas que estejam nas melhores condições para representar a selecção nacional”, declara o seleccionador.

Além de Paulo Pais, o sexteto de ciclistas terá o acompanhamento de uma equipa técnica composta pelo coordenador-técnico nacional de BTT e BMX, Alexandre Almeira, pelo médico Javier Resa, pelo mecânico Miguel Caetano e pelo professor de edução física Luís Lopes.

Além de Paulo Pais, os seis ciclistas serão acompanhados no estágio por uma equipa técnica