CNAD defende suspensão mínima de um ano para irmãos Costa

Os irmãos Rui Costa e Mário Costa deverão ser sujeitos a um ano de suspensão, já que o Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) rejeitou ontem a pretensão da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) de reduzir a pena a quatro meses e quinze dias.

“O CNAD não concorda com a proposta de decisão, pois o Artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidopagem define que a atenuação não pode ser superior a metade da pena prevista para a infracção em causa, que no caso em apreço é de 2 a 8 anos”, lê-se no parecer dado a ambos os casos. Esta posição significa que o CNAD não aceita uma sanção inferior a um ano de castigo.

A aplicação da pena cabe ao Conselho Disciplinar da FPC, que poderá insistir nos quatro meses e quinze dias de sanção. No entanto, se isso suceder, o presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, Luís Horta, poderá avocar o processo e sujeitar os corredores ao castigo que entenda conveniente.

Rui Costa e Mário Costa acusaram a presença de metilhexaneamina nas amostras colhidas após o campeonato nacional de contra-relógio, disputado em 25 de Junho com triunfo de Rui Costa e terceiro lugar do irmão. Os ciclistas alegam que não tiveram intenção de dopar-se e que a presença daquela substância deve-se à ingestão de um suplemento alimentar contaminado com o produto proibido, que não constava do rótulo. A betetista Joana Barbosa deu a mesma justificação para um “positivo” em tudo idêntico.

Na próxima época, a metilhexaneamina deixa de ser considerada uma substância específica, pelo que a atenuação poderá ser superior a metade da pena mínima prevista.

Contactado pelo Jornal Ciclismo, Rui Costa não fiz fazer qualquer comentário ao parecer do CNAD. O corredor prefere esperar pelo desfecho do processo para tomar posição.

44 thoughts on “CNAD defende suspensão mínima de um ano para irmãos Costa”

  1. Estas “istórias” do ciclismo só é de RIR, como se afinal se tratasse de pessoas com muita seriedade profissional, até os advogados jogam conforme a LEI. Na luta que é, VENCER É O MAIS IMPORTANTE, nessa perspectiva só há uma solução, e qual é? Perguntam os meus caros. Eu Explico: Aqui há uns anos andava eu nos príncipios da Anatomia Humana e ponha os Ratos a correr sem beber, duravam 2 horas. Depois no desporto percebi que podia pôr os Ratos com mais performance com Aditivos simples, sem Transfusões, duravam 4 h. Assim quando caíam…sabia quem estava limpo e quem estava sujo. No Alto Rendimento actual, deviam promover este tipo de sádismo, pois só assim saberíamos a VERDADE, ..e mais não digo, meus caros, pois o Alto Rendimento mesmo nos Cavalos de Corrida MATA.

  2. Vamos meter os dados em cima da mesa….
    Consequência era dois anos, mas como foi provado que foi “consumo de dopping involuntário” (Coisa mais estúpida que alguma vez ouvi -.-) pena reduzida em 1 ano…

    E o Grande contador, que não conseguiu provar que o seu consumo foi “involuntário”( O Bife afinal e pelos vistos não tava contaminado conforme Contador dizia)  podia apanhar 4 anos e só vai apanhar 1 -.-

    Acho que está aqui uma grande falta de coerência………

    Irmãos Costa conseguiram provar que eram INOCENTES, mesmo assim foi considerado um “consumo de doping involuntário” e vão apanhar 1 Ano de castigo. E a tal empresa que distribui o tal produto energético que os irmãos Costa consumiram, sai ilesa no meio disto tudo?

    Então Agência de AntiDopagem que faz o que faz para proteger o interesse do desporto e a saúde dos atletas, castiga os atletas em vez de processar quem criou o produto e omitiu as substâncias dopantes no rótulo???

    Mas melhor foi o Sr. Contador que com o raio do bife pelos vistos teve o castigo reduzido para 1 Ano, quando deveria apanhar no mínimo dos mínimos 2 (podia ir até 4 anos a suspensão), não provou a sua tese pois NENHUMA CARNE EM ESPANHA ACUSOU A SUBSTÂNCIA (O BIFE CONTAMINADO TINHA VINDO DE ESPANHA -.-) e mesmo assim o castigo é de um ano.

    Mas afinal o que ambos têm de comum para apanharem castigo de 1 ano??

    Contador= 2 Voltas a França;
    Irmãos Costa=??????

    Realmente o facto de vencer volta a França é um grande peso na decisão dos castigos -.-
    Traz patrocínios, fama, escândalos, ou seja muita tema mediático e por isso não lhes convém muito que Contador fique suspenso por muito tempo, até porque vai haver ainda mais pessoas atrás dele e a tentar vê-lo nem que não seja para lhe chamar de DOPADO (Conforme faziam ao Amstrong).

    Só que no fim disto tudo, deixa de haver justiça, e um desporto como o ciclismo fica marcado por estas situações muito tristes para quem gosta da modalidade -.-

    Ciclistas que provam que são inocentes, são castigados, empresas que são culpadas saiem ilesas, corredores que são apanhados, não conseguem provar a inocência levam castigo igual aos que conseguiram provar inocência.
    São estas as grandes Agências AntiDoping que o Mundo tem xD
    E se vão buscar o exemplo do futebol ainda pior fica a situação xDD

    Resumindo quem é importante sai ileso, quem não é leva com a culp dor outros . . . .

    Mais uma marca negra no desporto -.-

  3. Grandes homens, grandes ciclistas… sempre colocando a honestidade acima de tudo.
    Votava nos dois para presidentes da república.

  4. ELES SÃO DOIS JOVENS PROMESSAS… NÃO MERECEM O QUE LHES ESTÁ A ACONTECER…

    EU PEÇO-VOS DESCULPA POR AQUELAS PESSOAS SEM ESCRUPULOS QUE VOS DEIXARAM AQUI  CMENTÁRIOS SEM NEXO APENAS COM A INTENÇÃO DE VOS MAGOAR E DESANIMAR…
    NÃO LHES DÊEM ESSE GOSTINHO.

    LUTEM PELA VOSSA VERDADE E REGRESSEM DEPRESSA PORQUE ESTE CICLISMO NÃO É O MESMO SEM VOCÊS E PRECISA DE ATLETAS HONESTOS ASSIM COMO VOCÊS SÃO.

    CORAGEM COSTAS… É SÓ UMA MÁ ETAPA… AINDA NÃO ESTÁ PERDIDA A CORRIDA!

  5. Força, colegas.
    Que Deus e a Sorte estejam do Vosso lado, do lado da honestidade.
    Estou convosco.

  6. Coragem, meus amigos… vai correr tudo bem. Pensamento positivo.

    Sou fã do Rui e depois da volta ao algarve 2010 fiquei do mário também depois daquele brilharete no crono. Parabéns aos dois pelos ciclistas que são e sobretudo pelas pessoas honestas, simples e humildes que são.

    SOU VOSSA FÃ E SEREI SEMPRE.Contem comigo.

    Carina Santos

  7. oBRIGADO FILIPE…

    Vai correr tudo bem… eles são bons rapazes e por isso merecem que tudo lhes corra bem… e vai correr.

    Os vossos fãs estão aqui para o que der e vier.

    FORÇA RUI COSTA, FORÇA MÁRIO COSTA!

    BOAS PEDALADAS E TREINEM MUITO PORQUE A VOSSA ÉPOCA VAI COMEÇAR MUITO EM BREVE 🙂

  8. NÓS ESTAMOS CONVOSCO E ESTAREMOS SEMPRE DO VOSSA LADO, DO LADO DA VERDADE…

    Vê-se muita dor de cotovelo por aqui… aposto que são quase todos ciclistas.
    Mas não se deixem ir abaixo… quem quer ser como os manos costa que faça como eles: trabalhe e sofra mas sempre com honestidade!

    Rui, és e continuarás a ser o meu ídolo. Que orgulho me dás quando levas o nome do nosso país bem longe, como nunca nenhum outro ciclista português conseguiu.

    Continua sendo quem és e volta depressa pk queremos mais alegrias daquelas que nos tens dado… continua sendo sincero e leal como até aqui.

    Eu acredito que existe uma força superior que ajuda os bons e castiga os maus… por isso, não se preocupem que a vossa recompensa há de chegar!

    QUE DEUS VOS ABENÇOE IRMÃOS COSTA!

  9. Pois…pois, como é que se ganha aos outros… é ser melhor… em quê?Haverá sempre Batota.. e o Povão gosta de ser enganado há brava..na estrada ..nos jornais.. e povão gosta.Meus Amigos sériamente.. o Desporto de alto rendimento não são para seres humanos..pois não DÀ SAÙDE… então o que esperam..rolar a 70 á Hora a 40º, subir inclínações de 23% só com Carne e Peixe.. sem aditivos!!! Nem dá para acreditar na ignorância de quem faz desta actvidade a sua vida.. pois..pois.O mais grave é o Povão acreditar nestes feitos “naturais”, tenho pena é dos atletas que ainda andam enganados pela vida que escolheram, larguem o que vos destroe, se gostam realmente de DESPORTO pratiquem-no como forma construtiva. Deixem de lado o engano que é o ciclismo,btt,atletismo,triatlo,natação,etc pois estão todos errados o Alto rendimento só é possivel na superação do limite e esse médicamente falando só está ao alcance com ADITIVOS… tenham o nome que tiverem, por isso …não se lamentem é o preço a pagar.

  10. Olá caríssimos,

    Irmãos costa venho aqui para vos dizer
    que acredito em voces

    sempre acreditei e quero que regressem depressa para o cilismo que sem voces não é a mesma coisa.

    Esperemos que se faça justiça e que esses fulanos da justiça abram os olhos para enchergar as provas que vocês têm.

    Ainda bem que todos os comentários são positivos… os outros não contam.

    Voces merecem que nós fãs venhamos aqui prestar o nosso apoio em troca das muitas alegrias que já nos deram até hoje.

    MANOS COSTA ALÉ ALÉ… TENHAM FORÇA E CORAGEM… Podem ter perdido uma etapa mas não perderam a corrida e ainda falta muita volta para dar.

    Vou meter uma bomba debaixo daquela merda de empresa… gente sem responsabilidade, espero que não paguem mais por um erro que não foi vosso.

    CORAGEM, IRMÃOS.
    CICLISTAS AMIGOS O POVO ESTÁ CONTIGO! FORÇA FORÇA FORÇA

  11. Joel, óleo de gerâneo não está na lista de substâncias proibidas… só os formados na área da saúde é que saberiam que poderia (se for verdade) uma fonte natural da dita substância…
    EU ACREDITO NA INOCÊNCIA DELES…

  12. Entenda-se o caso Rui Costa

    Como é sabido os Irmão Costa ( Rui e Mário) deram positivo num controlo anti-doping a quando do nacionais de estrada para a substância “Methylhexaneamine” ao que consta esta substância estava inserida num suplemento nutricional chamada “Anadraulic Pump” do qual os atletas não teriam conhecimento.
    Os atletas afirmam que o rotulo do produto não tem referenciado esta substância como podemos verificar abaixo:

    Podemos verificar que na sua constituição consta “Geranium Oil” que é uma uma substância ou um óleo de uma flor ou seja é uma das fontes naturais de “Methylhexaneamine” como podemos verificar em: http://en.wikipedia.org/wiki/Methylhexanamine.
    Embora possa ter sido um acto de negligência e acreditamos que sim, a pena de suspensão nunca poderá ser inferior a um ano, pois o Artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidopagem define que a atenuação não pode ser superior a metade da pena prevista para a infracção em causa.
    Assim sendo não se entende o critério do concelho de disciplina que defende uma suspensão de 4 meses quinze dias o que em termos práticos permite ao atleta cumprir esse castigo fora de época e correr já na presente época.

    Relembramos que em casos idênticos o concelho de disciplina da Federação Portuguesa de Ciclismo ignorou por completo as provas dadas não servindo assim a apresentação dos suplementos contaminados como atenuante da suspensão.

    fonte: http://www.cicloforum.pt.vu

  13. A verdade já foi revelada… só esperamos, nós fãs que seja feita justiça e que voltem o mais rápido possível. O ciclismo n é o mesmo sem vós.

    Sempre  acreditamos na vossa inocência. Merda de empresas irresponsáveis.

  14. Que sejam ilibados… e que a empresa seja castigada severamente por fazer com k um atleta passe por isto e perca o contrato da sua vida.

  15. Os manos sempre foram e são corredores limpos… Confiamos em vós e no bom senso do CNAD. A verdade já veio ao de cima, só lhes falta abrir os olhos…

    Sim, Mendes, concordo ctg, pk o contadro n tem provas d k o positivo foi mesmo da carne, os manos têm a prova k é do suplemento… Viva o bom senso e as pessoas honestas.

  16. Nao se pode comer bifes contaminados …………(doping)

    Alberto C. diz……..”comi uns bifes là por Espanha que tinham subtançias proibidas”……pois o bife é que tinha ………………….nada mais a dizer.opiniao minha.

  17. 2 drogaditos e só parolos a defender, um user consegue comparar homicídio com droga, seja ela química, natural ou do meu quintal, insultam jornalistas, enfim, é por isto que o ciclismo não tem crédito nenhum.
    A culpa é dos bifes..

  18. Talvez sintetizando a coisa passe na “censura”: Há 3 atletas que foram investigados por possível uso de testoesterona, isto foi noticia no jornal A Bola! O meu repto simples é que o JOrnalCiclismo diga que foram os investigados, e os JOrnal de Ciclismo pode fazê-lo pois isto não é boato É DAR A NOTICIA DO RESULTADO DE UMA INVESTIGAÇÃO. Pergunto: porque se mantêm calados sobre isto? 

  19. Concordo, Mónica.
    É triste quererem culpar estes atletas … nunca se iam dopar, mt menos num campeonato nacional kd o Rui corre mundiais, Tour, etc. Ia logo sujar o nome e a carreira k ia agora dar o salto, nos nacionais? NÃO.
    A CULPA É DA ESTÚPIDA DA EMPRESA. PODIA TER ACONTECIDO A QUALQUER UM, ATÉ A MIM.
    Não os julguem… eles não têm culpa de nada. Compreendam isso de uma vez.

  20. Eles estão inocentes pk a substância que apareceu no organismo deles entrou lá sem eles saberem, por erro da empresa e eles já o têm provado no processo.
    Portanto parem de julgar quem não merece.
    Os que deveriam ser culpados pk o são, são ilibados e estes pobres atletas que estão inocentes querem culpá-los.

    pior cego é aquele que não quer ver.

  21. No jornal A Bola na noticia sobre esta situação, referem também 3 atletas que estavam a ser investigados por suspeitas de uso de testoesterona por apresentarem níveis anormalmente altos… foram ilibados. 2 coisas: Pena não ser tornado público quem são e de que vertente do ciclismo são. A 2ª é que com toda a certeza, APÓS ESTA ILIBAÇÃO, OS NÍVEIS DE TESTOESTERONA DESTES ATLETAS AUMENTARÃO AINDA MAIS por natural motivação dada por uma investigação que sendo bastante cara pois abriga a muitas análises ao longo do tempo (que normalmente não são feitas) os ilibou. Podem até iliba-los, deixá-los testoesteronar-se até se matarem, deixarem-nos vencer sujos… podem até deixá-los fazer TUDO o que quiserem, tomar tudo o que lhes apetecer para ganhar, mas deveriam era dizer quem eles são para pelo menos terem alguma vergonha na cara, mas ELES… continuam protegidos… testoesteronados e protegidos… espero é que continuem a não os deixar vestir o jersey nacional pois esse definitivamente não é para envergonhar ou para se sujeitar a vergonhas, pois é de todos nós e representa um povo que não deve ter vontade em passar por trafulha lá fora por causa de 3 “espertos”. Por cá… corram… vençam… e continuem a bater-lhes palmas, desde que sejam impedidos de representar Portugal como já o foram… tá tudo bem.

  22. Até a própria Lei Penal estabelece diferenças entre o designado por homícidio voluntário e o homicídio negligente, não vejo o porquê de no desporto ser tudo arrumado no mesmo saco, Para mim um desportista que acusa uma substância comprovadamente (como parece ser dado adquirido) associada a um consumo inadvertido não deve ser comparado e penalizado de igual modo a um outro que toma hormonas de crescimento ou EPO,

  23. bela palhaçada -.-

    igualdade para todos

    se acusaram terao de ser punidos devidamente tal como os outros…

    realmente é uma situaçao caricata por ter sido o corredor em questao ms sinceramente nem 8 nem 80..

    se a pena estabelecida é 2 anos entao q seja..

  24. Apoiemos os inocentes!
    Isto é só uma má fase. Vão mostrar com vitórias o vosso valor e que merecem que acreditem em vós. Coragem!

  25. Espero que nao se confirme , acho que o Rui Costa nao merecia estar envolvido nisto.
    E um ciclista com grande valor e este ano poderia ser o seu ano de afirmaçao.
    Se ficar castigado em 2011 tera o proximo ano para mostrar todo o valor que tem.
    Ele e o Mario tambem claro.

  26. Ai, Nani…Nani, o que tu te safaste em ser futebolista e não ciclista……tavas completamente arruinado. Este Luis Horta devia era olhar para o futebolês de Portugal (onde de certeza à quem tape a bem tapar esses casos com $) do que as outras modalidades que estão todas a morrer…..

  27. Não consigo compreender como é que o Sr Luis Horta faz uma declaração destas… É que nem merece resposta, deita-te cedo homem…

  28. Cada vez mais estou convencido de que não há alvo mais fácil e preferencial do que o ciclista. Para os desportos de elite a simples desculpa de um beijo ou de produção anormal de testosterona é condição sine qua non para a absolvição, neste, não há prostituta que valha a quem quer que seja. Abatam-nos todos, um a um, ou então ponham-nos a pão e água ( água da torneira e pão caseiro entenda-se). Se cada ciclista tem a obrigação de saber o que come, cada tenista deveria ter a obrigação de saber quem beija.

  29. Se eles quiserem continuar a ter altos níveis competitivos enquanto estão de fora, podem sempre ingressar no ciclocabanas (www.ciclocabanas.pt) e assim continuar a ter bons desempenhos e treinos competitivos.

  30. SR. JOSÉ CARLOS,
    O JC Dá notícias??? Não alimenta boatos? ESTE É UM BOATO COMPLETO!
    Não é o processo final, não deveriam publicar isto. Só denegride a imagem dos atletas que ESTÃO INOCENTES… Não podem pagar por um erro de uma empresa irresponsável!

    LUTEM PELO CICLISMO, NÃO O MATEM, POR FAVOR!

  31. O Rui Costa não merece estar envolvido neste assunto. Mas se ele não perder a forma durante este ano para o ano vai mostrar porque o devem respeitar.

  32. Gostava de saber a razão pela qual vocês não divulgam o nome do tal corredor que acusou positivo e os srs da FPC tentam ocultar…não convém vocês Jornal Ciclismo dar o nome desse corredor?

Os comentários estão fechados.