O dinamarquês Bjarne Riis, director-desportivo da Saxo Bank, já admitira ter ganho a Volta a França de 1996 graças ao doping, mas agora vai mais longe e revela que se dopou ao longo de toda a carreira como ciclista. A confissão do técnico consta da autobiografia que se prepara para lançar.
Bjarne Riis estima ter gasto largas dezenas de milhares de euros em produtos dopantes e declara que, enquanto corredor, não tinha o menor problema de consciência por recorrer a métodos e substâncias ilícitos.”Se querias estar na luta pelos melhores lugares e contratos não havia outro caminho. Todos sentiam que não havia outra opção, incluindo eu próprio. Por isso não tinha qualquer sentimento de culpa”, admite.
Na autobiografia podem ler-se várias histórias curiosas, como aquela em que o dinamarquês terá enviado pela sanita os produtos dopantes que tinha no quarto do hotel para não ser apanhado por uma busca policial.
Foto: Velo Steve
Eu só me questiono, o que é que o Sr Riis acha que esta autobiografia trará de positivo para o ciclismo?
Na minha modesta opinião, só trará desconfiança, coisa que o ciclismo bem pode dispensar, e ainda para mais ele é um DD no activo, é também mais uma forma de afugentar patrocinadores, mas como ele já garantiu o futuro proximo da sua equipa, pode-se dar ao luxo de publicar estas barbaridades………Tirando o facto de ele estar e encher o próprio bolso, com a venda do livro, acho que isto é um tiro no pé, ou cuspir no prato em que come. Em ultima analise, acho tudo isto estúpido.
Nessa altura falava-se em Macro doses. Hoje em dia e pelos ultimos controlos que vimos fala-se em microdoses. É impossivel haver desporto de alta competição c tanta carga de treinos e competitiva sem substancias “proibidas”. Nos outros desportos facilita-se mais, no ciclismo até residuos de plástico se procuram.
Eu optava p uma nova federação c novas leis, ao estilo da NBA e WWE. Lembrem-se que só existem casos de doping se houverem controlos. lol
Ó jars63, isso é verdade, mas não pode ser desculpa para se doparem, se não conseguirem terminar aquelas etapas super-desgastantes, que terminem a etapa a passo, e tu vez que no ano seguinte eles repensam as etapas.
Agora, a organização todos os anos aumenta as dificuldades, porque todos os anos os ciclistas dão mais espetaculo, logo no ano seguinte ainda será mais dificil, percebes? é uma bola de neve, porque se os ciclistas dessem o estouro, as “BOLAS DEL MUNDS” acabavam, mas volto a dizer, isto não pode ser desculpa para se deporem.
Tudo isto começa nos organizadores das grandes voltas, que cada vez tornam as etapas maiores e mais dificeis, vejam já a Volta á França de 2011 e o Giro quem pensa que o corpo humano aguenta sem tomar nada ?
Depois aparecem os Campeões que são uns Santos que não tomam nada até serem apanhados.
Com este pofessor, o Shleck é obrigado a andar…na Vuelta como já andam ás turras, vui se um Andyque não tinha motor para ajudar o mano Frank, agoram pensem
O desporto Profissional é todo assim….estajam atentos a outras modalidades
Ao ler a noticia fiquei com a sensação de que o Riis ao dizer que toda a carreira se dopou, ainda se estava a rir
Este Riis é burro que nem uma porta!
será que a uci anda a dormir???????este individuo deveria ser banido do ciclismo para sempre
Lá fora, actualmente, e por cá é diferente?
So fico feliz porque nao deves viver muito mais tempo!! HA ha ha
Os mamados duram no maximo ate aos 50 anos.
Beijos Bjarne Riis
E j.c. vejam la se publicam a noticia da morte deste gajo, para termos tempo de ir ao funeral..
tipo o ciclismo esta enterrado de tal forma….
estes gajos dizem isto com uma naturalidade impressionante e nao lhes acomtece nada…enfim…
Espero que este merda seja irradiado e que todos os gajos que sao encontrados em casos de doping deveria ser banidos perpetuamente…senao iusto nunca mais acaba
Só deslumbro uma solução para a modalidade. Doping sem limites para todos. Ganha quem chegar ao fim da prova, com vida, em menos tempo.
Realmente… ouve-se com cada uma… deveria ter de devolver todos os prémios monetários que recebeu enquanto ciclista!
Este sujeito deveria ser banido do ciclismo!
Concordo com o Helder Marinho, “E está uma pessoa assim á frente de uma equipa de ciclismo”. Será que foi por isso que os irmãos Schleck e o Cancellara se piraram ao ter conhecimento da autobiografia.
lembrem-se que foi este animal que meteu fim ao reinado do grande Miguel Indurain….devia ser preso e expulso do mundo do ciclismo……
Deviam-te erguer uma estátua…
pelo cú acima!!!
Realmente o que se passa com o ciclismo é uma vergonha!
Enquanto não irradiarem do ciclismo todos os que tenham ligações a casos de doping, desde corredores a dirigentes, isto nunca mais acabará!
Nada de novo no reino da Dinamarca!
E hoje em dia é a mesma história, digam o que disserem, é tudo um bando e dopados, só é pena é que não estão a vero que estão a fazer a esta modalidade, e pode ser que já seja tarde de mais para retificar.
Mais, isto não é de homem, o que ele está a fazer é: 1º promover o livro para sacar o maximo de dinheiro possivel com ele;
2º tentar um descargo de consciencia;
3º mesmo assim não assume que é um egocentrico, vaidoso e batoteiro, porque mesmo admintindo que se dopava, atira as culpas para a cultura e forma de estar dessa altura, anos 90 ou lá o quê! parece que era normal fazer-se isso. E está uma pessoa asssim á frente de uma equipa de ciclismo.
Até vos digo mais este desporto está errado, era acabar de vez e começar de outra forma, que esta não resulta.
que belo exemplo para o ciclismo….