Joana Barbosa suspensa por caso semelhante ao dos irmãos Costa

A campeã nacional de cross country (XCO) no escalão sub-23, Joana Barbosa (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos), está suspensa provisoriamente por ter acusado metilhexaneamina no controlo antidopagem a que foi submetida após a conquista do título, no dia 18 de Julho, em Seia.

O caso é em tudo semelhante ao dos irmãos Rui e Mário Costa, até na justificação avançada pela betetista. “Fui apanhada de surpresa. Tomei um suplemento alimentar que tinha composto de arginina que parece ser o mesmo que o Rui Costa e o irmão acusaram. Na embalagem não existia contra-indicações e tomei consciente de que não havia nada de anormal. Sabendo que era candidata à vitória e seria controlada não ia tomar um produto para me dopar. Confio que a ADoP [Autoridade Antidopagem de Portugal] tenha em consideração a situação e que não prejudique a minha carreira”, afirmou a ciclista ao jornal A Bola.

Em declarações ao Jornal Ciclismo, o presidente da ADoP, Luís Horta, reconheceu a existência de suplementos contaminados com metilhexaneamina, mas lembrou que, perante os regulamentos, as atenuantes não podem ser superiores a metade da pena aplicável. Ou seja, como a suspensão mínima prevista é de dois anos, a interpretação de Horta implica que o abatimento à pena seja, no máximo, de um ano.

Além da suspensão, os ciclistas envolvidos incorrem na desclassificação nas provas em que acusaram a substância proibida.

185 thoughts on “Joana Barbosa suspensa por caso semelhante ao dos irmãos Costa”

  1. Mas afinal isto e algum ringue?? Malta quem tomou e andou e porque treinou. Quem tomou e nao andou,treina-se. e Quem nao tomou,toma-se.. E assim que funciona a coisa..

  2. Geralmente as histórias acabam com um final feliz, quase sempre.Temos um ano cheio de alegria, muita felicidade, e no fim das contas vai se somar um mais um e afinal não dá o respectivo nº2, passou se algo que pelos vistos e como é de esperar de certas e determinadas pessoas, não correu assim tão bem…Ser bom qualquer um é mas ser bom por ter espírito de corpo, vontade de vencer, espírito de sacrifício, e lealdade nem toda a gente o consegue fazer… á certas alturas que temos que dar o salto da vida e crescer mais um bocado e ser responsável pelos seus próprios actos. Relembro que na vida é preciso lutar muito por aquilo que queremos de verdade…espero que não fique a pensar mal de si mas fiquei chocado por saber tal noticia a seu respeito…BOAS PEDALADAS NÃO SÓ NA BICICLETA MAS TAMBÉM NA SUA VIDA

  3. enquanto uns se defendem das “acusações gravíssimas” nas redes sociais,outros esperam que este problema se vá esquecendo e outros rezam para que o seu nome não apreça na ribalta por estes motivos a verdade é que o problema se esta a apagar pouco a pouco. . . 
    E o que faz a federação e o resto das organizações ? ? encobrem os coitadinhos, e dão-lhe palmadinhas nas costas, e a vida continua , continuam a correr os atletas normais contra os atletas “afilhados” de grandes organizações que os defendem e os tentam encobrir de tudo e todos. . . 
    É triste, muito triste mas estamos em Portugal e sendo assim isto vai continuar na mesma, os “coitadinhos” vão ser encobertos e isto não vai passar de um momento “borratado” do btt nacional . . .    
    E quando muitos criticam o Sr. Marinheiro, por aparecer aqui e noutros sítios on-line por ele usar argumentos validos e mais que validos  eu apoio-o com toda a força para tentar levar o btt nacinal com uma imagem limpa o mais longe possivel. 
    cumprimentos
     

  4. porquê que havia de sair o meu, não sou ciclista profissional ou federado. Esta substância foi proibida a partir de Janeiro de 2010, quem a tomava antes também era drogado!

  5. O meu não sai de certeza absoluta. Quanto ao teu já não sei não. Estranho muito estranho algumas coisas… estranhas. 

  6. ter direito a saber quem são . . .  temos!!
    mas devem haver alguns “padrinhos” na federação e assim que gostam de cobrir as costinhas aos seus predilectos “afilhados”.
    É assim que os atletas que se esforcam mesmo perdem a oportunidadede virem a ganhar alguma coisa ou de poderem melhorar os seus resultados.
    assim o btt nunca avançará . . . .  

  7. Será que temos que fazer uma petição para obter os nomes dos quimico dependentes?
    Será que eu como atleta não tenho o direito de saber com que adversários conto?
    Eu, e todos os atletas temos o direito de saber quem são, para bem da verdade desportiva.

  8. É tão bonito ver estes ataques e contra-ataques!!! E não tem nada a ver com o assunto. É pena, mas a maioria tem uma dor de cotovelo enorme do Sr. Marinheiro, e isso demonstra-se nos constantes ataques, mesmo em situações de pessoas que têm a mesma opinião, mas atacam na mesma!!!
    Saiam mas é a porra do resto dos nomes e deixem-se de dor de cotovelo.

  9. Este senhor Paulo Marinheiro sabe bem do que fala e eu até gosto de ler aquilo que ele escreve porque faz muita coisa sentido.Agora que o senhor Paulo Marinheiro tambem demonstra ser um grande mal educado e malicioso,não restam duvidas.Nem tudo o que reluz é ouro.Por vezes mais vale ficar calado do que dar nas vistas pelos piores motivos,má criação.

  10. e verdade tia mas tem de sair pois continuamos com os velhos do restelo la a dominar e a controlarem e banir esse famoso do norte que so se pode chamar de falhado da modalidade e anda a tachar e a por o ciclismo de baixo da terra vamos nos juntar e votar esta federaçao ao charco e so interesse e so mafia estamos em portugal e nao italia forca jornal de ciclismo pois ja nao eram bem vindos la na casa cor de rosa

  11. Os nomes que estão para sair, se saírem serão tipo BOMBA, para o ciclismo em geral, pois serão alguns dos ciclistas que mais apoio tem na modalidade.

  12. amigo Joao nao sai porque fazem parte dos velhos do restelo nos e que vamos ver eles 1 ou 2 anos sem correr e eles vao dizer….estou farto,vou ser pai ou mae vou estudar nao da lala la mas continuao a treinar como caes e a vitaminarem se depois aparecem e dize esta farto o que eu gosto mesmo e disto……Sao uma vergona mas como agora ser gay nao e crime se calhar dentro de dias ou meses ou anos ser dopado e uma virtude nada mais me espanta….

  13. O que vale é que os drogados defendem sempre os outros drogados! A carapuça serviu a muita gente estou a ver! ahahah e boa educação nunca fica mal a ninguém! 😉 insisto na minha teoria, com tantos suplementos desportivos no mercado tinham de ir logo tomar o que estava contaminado…coitadinhos são tão inocentes! aiai

  14. “O Sabido deu-nos um novo Isostar, tipo Isostar para tomar antes da prova, e o Ricardo tinha experimentado e havia que dar agrado ao treinador,” ” a puta da bebida pré-prova do Sabido ainda por cima tinha cafeína o que só ví depois,” Srº P. Marinheiro então como é que deixa um miudo de 14 anos tomar algo que não sabia o que era, tudo que lhe dessem tinha o deixado tomar. não era? Não acusou mas podia ter acusado. O principio aqui foi mesmo. Não acuse os ciclistas só porque não gosta que ganhem ao seu filho.

  15. há aqui gente ou que é burra ou se fazem disso. Nem todos os atletas têm o mesmo treinador e não significa que todos tomem os mesmos suplementos só por serem da mesma equipa. Sim acho muito bem quem acusou ser castigado.. Mas não acho correcto envolverem atletas que nada têm a ver com o caso. Deveriam falar do que sabem.. E pra mais os casos têm vindo ao de cima.. Se a povoa vai ser umaq sombra ou não isso sera um problema de que dirige a equipa. Falem no que interessa..

  16. Em 2011 a equipa do Póvoa Btt vai ser uma “sombra”(ou nem isso)a todos os nìveis do que foi em 2010…..esperem para ver!!!

  17. Ai não é normal!? Olhe que está muito enganado! Mas pronto, eles a pouco e pouco vão saindo todos cá para fora! E quem os defende pior ainda…foram apanhados e merecem ser punidos! Sabiam muito bem que suplemento andavam a tomar e por alguma razão o escolheram…

  18. Por favor falem de pessoas que merecem ser fal rosa eadas…agora david e joana barbosa etc….nao por favor..eles nao andam em agua…tenho asma e tal …por favor…e por isso que nao vamos longe

  19. Amigo Ricardo Reis não é nada normal quando dentro de uma equipa todos tomarem o mesmo suplemento quando existem varios atletas com treinadores diferentes… Não venham falar de coisas que não sabem. E se não sabem não lencem suspeitas…

  20. Dizem que foi do Suplemento…então e o normal não é uma equipa ter um patrocinio de uma marca de Suplementos Desportivos?! Até aqui acho que estou certo! Então se a equipa tem esse suplemento para todos os atletas é bastante normal que quando um é apanhado e diz que foi o suplemento exitirem suspeitas sobre todos os outros dessa mesma equipa!!! Ou então é muito estranho com tantas marcas de suplementos que existem no nosso mercado, irem logo buscar acidentalmente aquele que contêm substâncias proibidas! Que coincidencia han!

  21. esta pro david rosa sinceramente achava-te mais inteligente estas a cair no buraco que o paulo esta a abrir ou ainda nao percebest que o que ele quer isso mesmo,arranjar maneira de destablizar quem tem valor pra o filho ficar na mo de cima um ja saiu tu estas a cair no mesmo erro,a seguir vai atacar quem estiver melhor ,vai seguir sempre essa ideolugia para o seu menino ficar sozinho sem concorrencia enquanto houver um atleta melhor que o filho ele nao vai parar ,a nao ser que um dia alguem lhe acerte o passo.

  22. isto parece uma sala de xuto é drogados para cima e para baixo, treinadores que parecem técnicos de fármacia, insultos e insinuações. Desculpem lá pior que mandar doping, é o que se escreve aqui de BTT nada – vejo é muito Ódio

    Horácio Ramos

  23. Meu caro o senhor devia ter vergonha em criticar o sr paulo marinheiro. Meu caro deve ser mais algum defensor dos dopados é duro practicar um desporto em que se sente que nao ha verdade desportiva leva ha muitas pessoas a desistir precocemente …. sem mais meu caro ha pessoas que treinam e andam sem jack 3d amigo a vida é dura

  24. isto ainda nao e nada haviam de fazer control sempre a maior parte deste toxicos….as provas de BTT se tivessem sempre controlos ai e que eu me ria ….mas enfim sao os santinhos da modalidade e acompanham os velhos do restelo…nao sabem de nada nao tomam nada nao deitam lixo para o chao sao um espetaculo,

  25. e muito duro para o btt nacional ter pessoas como o srº p marinheiro,meta-se na sua vida e deixe os ateletas em pax

  26. O que eu digo é, quem não deve não teme, para se atacar assim ou se tem a consciencia completamente tranquila, como de resto acredito, ou se é tonto, que não me parece que seja o caso. Por isso, força Sr Paulo Marinheiro, limpar todas as vertentes do ciclismo desta escória, e das injustiças que os não dopados enfrentam constantemente, e só está do outro lado, quem não pode estar do nosso, porque o nosso é o da verdade, e da justiça!!!
    Todo aquele que levante a sua voz contra doping, têm o meu apoio incondicional.
    Dizem que não é necessário vir práqui lavar roupa suja! Não devia, não, mas como todos nós sabemos, em Portugal, ás vezes é preciso partir a loiça toda em frente à comunicação social, pois parece que as coisas só tomam rumo, quando a comunicação social intervém.
    Os meus parabens, e nunca se deixe calar, mesmo que a curto prazo tenha de pagar por isso, eventualmente a verdade virá á tona, e aí vemos quem se RI!!!!!!!!!!.

  27. José, não vamos complicar mais as coisas, isso é conversa à toa e da treta… no ano em que o veterano B que fala foi apanhado em 2007 esse vet A era atleta da equipa Motovedras/liberty seguros e o ricardo era atleta do Sport Lisboa e Benfica e nem nos falavamos sequer tal como hoje não o fazemos. Apenas foi colega do ricardo em 2006 e era nosso amigo tendo deixado de o ser em absolutoquando vimos fotos dele a abrir champanhe em guimares e a festejar feliz e contente na mesma hora que o colega de equipa lutava pela vida no hospital… mais tarde por este episódio acredite que me deu gozo ver o tipo a ser apanhado, mas mesmo assim foi-o à homem e admirei a frontalidade com que assumiu ter-se dopado ao contrário destes “inocentes” de agora que culpam tudo e todos menos a sua ganancia. No ano de 2009 ele era para ir para a então equipa do ricardo pois é bastante amigo do director dessa equipa e eu puz as coisas bem simples ao director do team: ele entra, o meu filho sái na hora pois eu não quero o meu puto conotado com dopados e na mesma equipa que aceita ex-dopados, a gente luta muito contra estes tipos e podem até perdoa-los mas o meu puto correr com perdoados confessos não!!! O veterano A que fala foi colega do Ricardo por meia época o ano passado pois a meio como se deve lembrar o ricardo abandonou essa equipa mesmo nunca tendo sido parte dela pois se se lembra a gente era sempre sózinhos em todo o lado e em todos os padocks apesar de o ricardo correr com aquele jersey, mas ainda assim acho que esse vet. A que fala só cometeu o erro para sí de ganhar, não teve problema nenhum e que eu saiba e vencer ainda não é proibido pela lei desportiva e podia perfeitamente ser hoje colega do Ricardo pois apesar de também não termos já relações por motivos do nosso abandono brusco da equipa o ano passado que levou a fracionamentos com várias pessoas que não gostaram da nossa decisão de abandonar à má fila o team que se tinha lixado para o puto, consideramos esse atleta excelente pessoa e grande atleta, empenhado e dos que procuram a vitória no sacrficio e nós vimos isso pois treinamos a pré-época toda de 2009 juntos em sintra a nosso convite e ele ao contrário de outras vedetas que não apareciam porque estavam de ressaca da borga de sábado, estava lá sempre às 9h da manhã para aprender com o ricardo e outros a descer para assim poder juntar a técnica ao fantástico físico que tem para o ciclismo e poder ganhar o que eu lhe dizia que ele podia… ganhar TUDO e até em elite ele ganhava se lá corresse… e parece que foi o que o jovem fez este ano e repito, seria um orgulho ser colega de equipa dele.

  28. Olhem que não é bem assim. Não vai á muito tempo que numa prova do regional que estava o CNAD à espera do Zeferino. Este ano tem havido controis surpresa em casa de alguns veteranos ainda no ano passado houve um castigado no control feito em casa (em casa não num restaurante que foi onde foram ter com ele).

  29. Não percebo nada desta merda…..primeiro quer transparecer que a culpa é do David Rosa depois diz que não sabe quem era o dopado da selecção. Você ataca os drogados mas o seu amigo que o vi elogiar muitas vezes no btt, não ataca, não me diga que o homem ganha 4 camisolas anda a agua. A descer é um Cepo, técnica nenhuma. Esse vetA e o vet B que limparam tudo este ano já foram da equipa do seu menino.

    Tem memória curta SR Paulo

  30. Apesar de achar que as vezes o Paulo se entusiasma um pouco nos comentários, tenho uma admiração por ele e pelas suas lutas que são tambem as minhas.
    Quem não deve não teme, e esta história de suplementos e outras coisas mais é tudo treta. Isto devia funcionar assim, és apanhado com doping es banido, e mais nada. Ahhh não sabia etc, e tal. soubesse. 
    Falam em suplementos, mas só os tomam com o objectivo de tentarem andar mais que as suas capacidades senão porque tomam arginina e não sargenor.
    Senão porque tomam tribulus etc… Bombas de todo o estilo e feitio?
    Enfim isto esta a chegar a um situação insuportável e depois adeus aos poucos patrocínios que podem vir para as equipas. E aqui falo mais até naquilo que me preocupa que é o btt

  31. NAO DEIXEM OS GAJOS DO BTT VIREM PARA AQUI LAVAR ROUPA SUJA. QUE TRISTEZA. ALGUEM QUER SABER DE MARINHEIRO OU ROSAS OU JOANAS?……… COMENTEM-ME DESPORTO SÉRIO

  32. “Fui apanhada de surpresa. Tomei um suplemento alimentar que tinha composto de arginina que parece ser o mesmo que o Rui Costa e o irmão acusaram. Na embalagem não existia contra-indicações e tomei consciente de que não havia nada de anormal.”
    Já se esqueçeram do que diz na notiçia , vamos lá ver a acreditar no que a Joana diz ela não tomou de proposito….se tál for verdade, que até o proprio Luis Horta já disse que pode ser aconteçer,qualquer um de nós pode acusar…vamos esperar para ver.Se não vejam a ultima noticia que saiu do Pelizote em que foi provado que ele era inicente….Já agora Sr.P.Marinheiro não fale tanto pois da a enterd que tem dor de cutuvelo pk o seu filho este ano não consegue ganhar nada, a enter pelas sua palavras toda a gente anda Drogada menos o seu filho(é um santo) não só em Portugal mas tb no estranjeiro pk ele este ano tb nada consegui fazer lá por fora….Não prejudique mais a imagem do Ricardo.Já agora para dizer tb que no famoso camp.Naçional em Guimaraes eu estava ao seu lado na reunião e não ouvi o sr a dizer para trocar a hora da corida mas sim a pedir que ainda se desse mais uma volta pois eram poucas(no se enteder) ..

  33. E digo mais: estou a gostar de ver o movimento de revoltados que agora se levantou contra os tipos que gostam de vencer “fácil”… agora não estou mais sózinho, mas também pudera: é nas categorias todas!!!!!!!!… o problema, desta vez são muitos os que se sentem ludibriados, e parece que desta vez está a ser mais dificil calar os insatisfeitos… calar 1 é fácil como têem feito: denigre-se o gajo, chama-se maluco ao gajo, diz-se que o gajo diz mal de todos pró filho ganhar e entre outras tretas cala-se ou descredibiliza-se o gajo… agora parece que são muitos a achar que correram contra frascos de rapidez proibida e é bem mais dificil calar muitos, têem mesmo que mudar de discurso… discurso mais soft como agora apresentam. .. agora não é só conversa fiada como diziam, agora um nome já saíu cá para fora, mesmo que tenha saído apenas porque o sr. do CNAD o fez pois se não o tivesse feito tenho a leve desconfiança que era mais um caso “abafado” que não corria para o ano por causa da escola ou algo semelhante. Quanto ao resto dos nomes, acho que deveriam perguntar a quem disse à comunicação social que havia mais 4 ou 5 casos a serem analizados e não fui eu que disse isso… e estes 4 ou 5 a que o presidente se referíu são os únicos contentes com esta politica do sigilo e proteção aos dopados, eles e os seus directores desportivos, treinadores, amigos, mães e pais… o resto, os atletas que contra eles correm, os seus treinadores e directores de equipa, esses não estão nada contentes por estes 4 ou 5 estarem a ser protegidos no seu “bom nome”. Era um favor que faziam a todos se dissessem os nomes desses 4 ou 5 pois assim acabavam as suspeitas e as conversas… acho que quanto a mim está tudo dito, não vale mais a pena bater na mesma tecla, finalizo dizendo e repetindo que acho que se a atleta com mais àvontade em termos de adversárias tomava, reservo-me o direito de pensar que outros da mesma equipa com mais aperto dos adversários, provávelmente tomavam o mesmo suplemento que ingénuo ou não, sabendo ou não, FAZIA ANDAR MAIS E ERA PROIBIDO… não vale a pena falar mais… quem está contente por andar a comer pó de tipos assim deve-se calar… quem não está que fale…

  34. Ao amigo que comparou o rapaz com o puto da estrada que venceu as olimpíadas: eu vibrei e vibro com esse puto e com mais 2 ou 3 da estrada que acho que são um espectaculo e vão ser grandes atletas. Não compare os jovens de disciplinas diferentes… o jovem ricardo ia à estrada treinar e mesmo assim como sabe, mesmo sem treino específico para estrada que é totalmente diferente do de btt, ele aguentava-se com essas máquinas, e era respeitado no pelotão… mas não compare disciplinas diferentes pois se o fizer eu teria que lhe dizer que o ricardo levou a camisola de montanha do maior prémio do país para juniores, fez vários pódios na estrada e andou quase sempre na guerra da frente, e várias vezes alguns dos melhores da estrada ate vieram correr ao btt e aí jasus… nem faziam parte da guerra dos 10 primeiros, e não é isso que lhes retira o grande valor de estradistas que têem, apenas o btt não é a disciplina deles, não têem treino nem hábito àquilo como o ricardo não tinha à estrada com as 3 provas ou 4 que fazia por ano… mesmo assim desenrascava-se bem, e essencialmente ganhou o respeito do pessoal quer pela rapidez quer pelo estilo pois se houve sitio onde ele se tivesse sentido bem e com pessoal baril foi a estrada com esses rapazes que falou. Agora não peça ao jovem para também ser bom ao bilhar… o jovem só se desenrasca bem no btt, que culpa tem que na estrada não tivesse conseguido bater os melhores da especialidade???? Seria até uma vergonha se isso tivesse acontecido, como seria se um desses grandes atletas viesse vencer no btt, algo que nunca se passou…

  35. Não se confunda: nessa situação do europeu como já outros confirmaram aqui antes de mim, foi dito que havia um dopado que impedia todos de correrem. Não sei quem era esse dopado, nem soube na altura, nem sei agora, e concerteza nunca saberei a não ser que o director do CNAD que agora tem outro nome o diga pois da nossa federação até agora nem um comunicado sobre este caso já revelado. Também não sei quem são os 4 ou 5 a que se refere o próprio presidente da federação em entrevista à comunicação social. Tenham a certeza absoluta que se soubesse DIRIA NO HORA AQUI OU EM QUALQUER LUGAR. Sobre o europeu sei tanto como todos o que já aqui falaram e que são pessoas que o viveram directamente embora ñão assinem convenientemente com o seu nome, e sobre esse europeu apenas SEI e sei de fonte bem segura e na 1ª pessoa que este atleta (e ele sabe também, já o confirmou) não era o tal dopado isso é lógico, mas sei eu e sabe ele e sabem todos que todos foram libertados para correr menos ele… porquê? não sabia mas fazia o meu juizo, não deveria ter sido porque comeu bacalhau da noruega, agora já sei ELE DISSE-O AQUI: tinha valores anormais nas análises anteriores segundo alguém responsável lhe disse mas depois foi autorizado a correr porque esse responsável afinal tinha LIDO MAL… e novamente eu fiz e faço o meu juizo: tinha resultados anormais impeditivos para correr mas a pressão de toda a gente ligada a el fez com que no final corresse e ainda por cima com que fizesse de parvo o responsável que “víu mal as análises”. Falo, e falarei contra estas tretas todas, e faço-o há muito e não é concerteza para arranjar pulgas e sarna para me coçar que isto não é fácil, faço-o porque é duro correr em pista de forma limpa contra frascos de metilhequalquercoisa, correr contra análies mal analisadas, correr contra coisas suspeitas que agora se começam a revelar. Falo porque se me calar isto morre em 2 dias e dentro de 4 eles já se esqueceram e dentro de 6 dobram a dose do medicamento… falo para que alguém ponha cobro definitivamente a esta vergonha que se passou este ano e que todos viram mas nada se podia falar, era comer e calar que sem nada é só mesmo calar, mas agora que a atleta desta equipa que menos concorrencia tinha foi apanhada só tenho que pensar que outros da mesma equipa que têem concorrencia bem mais feroz concerteza que não tomavam a mesma porcaria que ela? só se eu fosse parvo é que achava o contrário… aquilo este ano foi uma atentica máquina de facturar, toda a gente que para lá vá GANHA, seja ele quem fôr e só não ganham tudo porque de vez em quando furam ou avariam, levam tudo seja com que atletas forem, isto até tinha que aceitar, mas depois desta atleta ser apanhada, sinto-me no direito de não acreditar em métodos milagorosos que põem toda a gente a vencer bastando ir para aquela equipa… só isso! eu não persigo o Rosa, nem ninguém… mas não façam de mim urso. Era melhor terem-me caladinho, assim a coisa acalmava rápido… e eu sei bem o que arrisco, e arrisco mesmo MUITO ao dizer estas palavras que me podem saír bem caras a curto prazo, mas a médio longo prazo não me afectam pois sempre disse ao tipo que o sucesso consegue-se com as pernas.

  36. Muito boa noite! Eu não me queria pronunciar mas, já que estou a ver este filme desde o seu início, vou lembrar algumas coisas importantes que estão esquecidas para muita gente: 1º- ao longo de mais de 20 anos que levo no mundo desportivo e, em várias modalidades, não me lembro de existir algum atleta com uma evolução repentina de prova para prova e, de um ano para o outro, como é o caso desta jovem. eu até pensava que era um fenómeno da Natureza mas, acabei por não me enganar quando, em algumas vezes, disse ao Sr. Delmino Pereira,o motivo de não se fazer com regularidade testes Anti-Doping nas provas da Taça de XCO e Maratonas, tanto no sector masculino como no feminino! 2º- Ao longo da época 2010, assistimos nas provas de XCO, andamento muito fortes e, sem a presença de cansaço físico visível. Isto não era normal, pensei eu!! Quando eu perguntava a alguns colegas de equipa bem como ao seu Director de Equipa, como era possível aquele tipo de andamentos, eles respondiam … ” ela anda a treinar muito e está a fazer provas internacionais, daí este andamento louco porque, lá fora é que se anda…” . 3º – Eu começei a pensar em levar os meus atletas lá fora para fazerem algumas dessas provas porque, talvez pudesse ser do clima ou da água que lá se bebia mas, sempre convicto do meu pensamento: quando não se anda cá, também não é lá fora que se vai andar muito porque, em qualquer tipo de desporto, é preciso ir subindo de ano para ano, sendo necessário fazer um trabalho de qualidade a
    nível de treino, alimentação, suplementação, descanso e rigor desportivo. 4º – Finalmente, eu pergunto: Quantas provas fez esta jovem a nível Nacional e Internacional? Muitas… para ganhar o Open de Espanha e ficar em 2º lugar na Taça de Portugal de XCO co apenas 4 provas realizadas (dois 1º lugares, em Póvoa de Lanhoso e rio de Mouro; dois 2º lugares, em moreira de Cónegos e Tábua )
    uma desistência, por um furo, o Campeonato de Sub23 em Seia, algumas provas pela Selecção e outras nos Regionais da Acociação do Porto e do Minho… tudo isto com lugares de pódio (em Portugal e em Espanha) porque, quando foi pela Selecção, já isso não aconteceu. Onde quero chegar com esta conversa toda??? É muito simples. Se uma jovem não tinha metade do andamento no ano anterior, como é possível esta época, mostrar-se nos lugares mais altos do pódio? Por isso, não venham dizer que essa jovem não necessitava de tomar esse tal SUPLEMENTO DA TRETA no Nacional em Seia!!! Se fosse limpa como a água, acham que ela is aguenta aquele circuito de dureza a uma temperatura tão elevada? NÃO!! Por isso ESSE SUPLEMENTO DA TRETA é como a droga para os indivíduos que a tomam – só se sentem bem quando a tomam. Agora uma coisa vos digo, esta jovem já toma ESTE SUPLEMENTO DA TRETA desde o início da época só que, teve a sorte de até aqui, nunca ter feito o teste Anti Doping numa prova da Taça, senão tudo isto teria acontecido mais cedo porque, as outras adversárias que treinaram tanto ou mais do que ela e que levam as coisas com seriedade e desportivismo, sem se meterem em SUPLEMENTOS DA TRETA, teriam feito outros resultados e teriam ganho outros prémios!! Vejam a injustiça que isto provoca nas sua adverárias!! Uma coisa é certa: vejam como é que as outras adversárias vão regir, quando virem este tipo de atletas na linha de partida, irão sempre pensar – SERÁ QUE ELA ESTÁ A TOMAR NOVAMENTE AQUELE SUPLEMENTO DA TRETA? Com, provavelmente, tantos suplementos que esses atletas DOPADOS dever tomar, como é possível eles saberem exactamente que foi nesse produto – ARGININA-, que foi detectado a substância dopante? Ou são bruxos ou são mágicos!!
    OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO!!

  37. O Marinheiro diz apenas o que lhe interessa e sempre em proveito próprio… ora vejamos:
    Toda a Selecção Nacional, Foi PROIBIDA de correr no Campeonato da Europa, e repito, TODA, devido às análises dos atletas não estarem em dia. e isso, por culpa não dos atletas. Ainda adianto mais, que nessa mesma data foi adiantado que havia controlos positivos no Ciclismo esta época, e que a federação não queria correr riscos.
    Esse Dopado de que ele fala levianamente, era unicamente o único que tinha as análises em dia, e que as tinha enviado para a federação. Esse rapaz que ele tanto ataca, se correu, era porque as análises comprovaram que ele estava acima de qualquer suspeita.
    preocupe-se com os seus, e deixe o maior atleta Nacional de BTT em PAZ! Apenas Bi-Campeão Nacional em Elites, em 2 únicas possibilidades que ainda teve até ao momento.
    Também já ganhou contra outros miúdos, como o seu, quando corria entre miúdos. Agora, ele corre contra Homens.

  38. Andam aqui atrs de provas para se acusarem uns os outros… Os tribunais ja tao xeios de estupidez… Nao levem para la coisas desnecessarias…

  39. paulo marinheiro, bem sei que os êxitos dos outros o incomodam bastante, e na incapacidade que sempre demonstrou de olhar para além do seu umbigo, tenta denegrir a imagem daqueles (e já são muitos) que por mérito próprio têm conseguido resultados, (medíocres na sua opinião, – é por isso que não entendo como isso o incomoda) que o sr. nunca teria imaginado. Na frustração que isto lhe causa, e numa evidente falta de cultura e ética desportiva, utiliza a baixeza do único argumento que tem e que é difamação, sem qualquer base, lançando a suspeita sem nunca concretizar nada. Aliás, o único motivo que me levou a responder às suas insinuações, que já fez por várias vezes, foi a defesa da minha honra quer como atleta, quer como profissional na área do desporto.

    Como não tenho intenção, nem nunca tive, de alimentar esta polémica que que o sr. criou à volta de algo que só existe na sua cabeça, proponho que, de uma vez por todas faça uma acusação formal e devidamente identificada.

  40. É esse mesmo o problema, é que a consciencia de cada um vai até onde a sua educação o ditar, e há muita gente com pouco educação, logicamente que vive bem com a consiencia pesada…

  41. Sousa M tem toda a razão , como se podem pedir nomes se quem os pede nem tem a dignidade de assinar com o seu. Acho que se deviam controlar e não mandar para o ar certas bocas sem certeza, se alguns dizem que são de fora como é que sabem tanto disto . Têm um dedo que adivinha? Controlem-se e deixem vir nomes concretos ca para fora que é isso que quem esta limpo quer, que todos os atletas que ca andam por gosto e respeitam a norma , ANTES TODO ROTO E EMPENADO DO QUE DROGADO e se andarem nisto por gosto de certeza que não se vão drogar… Não deixem que uns estraguem a reputação dos outros que trabalham durante o ano todo , para no fim verem o seu trabalho sair em vão porque outros foram pelo caminho mais fácil… Controlem-se e falem apenas do que sabem com certeza do que estão a dizer. Agora acho bem que os nomes saiam ca para fora e se forem mesmo culpados , que cumpram a pena que lhe for atribuída. Eu não dormiria descansado e de consciência tranquila se andasse a roubar vitórias a outros que andam a trabalhar arduamente para as conseguir. Mas cada um sabe de si não tentem meter todos no mesmo saco…. Controlem-se

    Assino por baixo:
    Rui Filipe Alexandre Carvalho
    2º Classificado taça de Portugal XCO

  42. ISTO E UMA VERGONHA , ASSIM ATE EU , SO ACHO ESTRANHO O PORQUE ISTO TUDO DOS IRMAOS COSTA A SR. JOANA , MAS TUDO SE SOUBE DEPOIS DE UM JORNAL ESPANHOL DIZER O QUE DISSE . QUE EU LEVO ENTENDER : SE NAO FOSSE ESSE JORNAL NADA SE SABIA , SERA QUE RECEBEM POR NAO DIZEREM NADA DE NADA , TENHAM VERGONHA A FEDERACAO EM NAO DIZEREM OS HOMENS E MULHERES QUE SAO APANHADAS OU APANHADOS , CALAM SE QUANDO NAO DEVEM , EU SEI QUE HA PESSOAL QUE NAO ESTA CORRER POR CAUSA DO DOPING E PORQUE FEDERACAO , NAO FALA DELES ,

    ESTOU A VER QUE VOCES NAO GOSTAM DO SR, MARINHEIRO , MAS LA NO FUNDO ELE TEM SUA RAZAO ,,,,DAVID NAO ES NINGUEM PARA FALAR ………… BEBAM AGUA ……….E COMAM MAIS PEIXE MAS CUIDADO

  43. força sr. Paulo Marinheiro !
    fala de esses nomes, não estás sozinho na luta contra o dopping !
    não tenha medo de se expor, há quem ande neste desporto de maneira limpa e que quer os drogados fora do btt !!!

    mandem os nomes desses gajos cá para fora,
    Cambada de mamados que vão para as entrevistas da televisão ou do projecto 2012, que é uma ultra burrica, vão para lá dizer que treinam muito, abdicam de mil e uma coisas e que são todos uns coitados que nao gozam a vida mas depois vimos a saber que tomam m*r*as que fazem nos andar como touros.

    tenham vergonham, não sabem o que tomam ?
    para mim tomar bcaa´s i como para vós mandar alta pastilha !!!

    ganhem vergonha seus drogados !

  44. “”HÉLDER:

    não é para o desiludir mas mais nenhum dos atletas do povoa btt será suspenso….

    NÃO SERÁ SUSPENSO….MAS ,MAIS ALGUM TEVE CONTROLO POSITIVO AO LONGO DA ÉPOCA?

    Quanto ao Sr Paulo Marinheiro incomoda mt gente realmente,a mim não,estou limpo e de consciência tranquila…e coloca os dedos na ferida,quem tem o telhado de vidro…não gosta nada!!!””

    O que eu quero dizer é que mais nenhum atleta do Póvoa btt acusou no controlo anti-doping, se foce o caso, toda a equipa teria conhecimento, como foi com o caso da Joana.
    Digo-lhe francamente, se eu soube-se que houve casos de doping na minha equipa sem ser pelo mesmo motivo que o da Joana, eu seria o primeiro a sair do Povoa btt
    Se hoje me posso considerar bom atleta e Pq. o povoa btt me ajudou a ser, a menos que o “Centrum” e a Vitamina C também estejam contaminados

    Hélder Pereira

  45. ha sou vice campiao sou o maior treinador do mundo ,epa humildade,so pa lembrar temos ai o j hortelao que com rafael reis ganhou tudo q havia pra ganhar inclusive jogos olimpicos da juventude ,mais umas quantas provas a serio onde se anda a serio provas essas se o seu filho la fosse era descarregado nos primeiros km,so parar lembrar que nao o vejo em lado nenhum gavar-se dos seus feitos (que nada tem haver com os seus)se seu miudo e assim tao bom porque nunca consegui um resultado de geito na estrada?voce sabe bem que akilo nao e andamento pra ele,mas continua a querer faxer do puto super heroi nacional , ja correu com rafael com amaro mas com esses voce nao se metia,nao lhes davam confiança ,esse foi nosso maior erro os atletas de btt deram-lhe confiança a mais.

  46. PARA O ALGUÉM DE FORA:

    não me preocupo não..mas que em 2011 vão ser olhados de maneira diferente,isso vão…e tb não me preocupo,mas quando subirem ao podium tb pensarei mais coisas,eu e todos os outros.
    Não venha com tretas de serem controlados anteriormente porque há uma 1ª vez para tudo…exemplo:Joana…

    Sabe como é o “dia-a-dia” dos atletas?Como treinam,como descansam,como se alimentam,como se suplementam???
    se não sabe informe-se.
    Como disse em cima “o tacho é o mesmo para todos”,quem comia dele ou quem continuará a comer dele,aí no seio da equipa Maia,cada um saberá o que fazer em 2011.

  47. Porque é que vem para aqui tanta gente “mandar pedras para o ar,desviar atenções e assobiar para o lado”???

    Têem todos(quase) o “rabinho entalado”.

    Santinhos e Pai Natal já ninguém acredita.
    Treinem e bebam água….não terão energia louca e agressiva,os musculos não vos rasgarão a pele,não se tornarão touros enraivecidos,terão figado e rins saudavéis… mas tb ..não provoca “má-disposição mental”.

  48. Um pede coragem e exige isto e aquilo, e grita e tudo mais alguma coisa, e no fim em vez de por o próprio nome, assina como: “coragem”, se há coisa que ele não foi, é corajoso! Enfim, outro tambem manda filetes e assina anti-marinheiro, isto é tao ridiculo, como podem pedir que sejam homens e são os 1ºs a esconder.
    Tenham vergonha na fronha…

  49. Diz o Sr. Paulo Marinheiro que em Guimarães eram só 2 bicas No ano seguinte na abertura da taça foi dito na reunião de equipas (publicamente e á sua frente)pelo organizador da taça no relatorio medico que foram só 400mg de cafeina. È caso para perguntar quantas bebidas é que beberam a mais do que o treinador tinha sugerido. Mas nessa bebida vinha no rotulo cafeina, não vinha? Mas pelo que foi dito na embalagem de que a joana se serviu não vinha a substância em causa. Ora isso faz toda a diferença de um dopado para um inocênte.

  50. este sr.Paulo e um atraso de vida!! ele esquece-seque ha uns anos a tras houve um atleta da equipa onde o filho corria e que eram muito amigos acusou… e no ano passado eram da mesma equipa ate ele ter saido de la… e entao?? andavam todos a comer da mesma pia?? duvido que voçe coma de um tacho!! voçe é vergonhoso!! é falso! é mentiroso é desiquilibrado… tenha coragem e ponha ai os tais nomes que esta a tentar acusalos… tenha coragem e diga…

  51. O Marinheiro mais uma vez e como sempre deturpa a realidade para agredir ou para enaltecer em proveito próprio. É injusto e é mentira. Entre linhas e camuflado sugere e canaliza as atenções para a Povoa. É mentira e não há nenhum caso camuflado do Povoa. AGORA GRITO EU E TAMBEM QUERO NOMES… Se tem tomates diga lá quem é o dopado que fez que a seleção não fosse ao europeu? O David Rodrigues desistiu(MAS NÃO É NADA COM ELE )fez supor o David rosa agora mostrou que sabia que não era com ele, mas não perdeu a oportunidade de mentir. Como eu , tambem sabe que não era ninguem da seleção de cross, como eu tambem sabe que foi pedido descrição. Se grita tanto aqui que quer nomes , tenha coragem , e já que puxou o tema acabe-o. Anda lá oh aldrabão explica lá o resto não faças mais vitimas , porque neste contexto , és pior que o doping da joana para arrastar inocentes prá lama … CONTA LÁ A HISTÓRIA TODA A VERDADEIRA … NOMES QUEREMOS QUE DIGAS NOMES… coragem

  52. Deixem sair os outros nomes… Aí falamos todos… Mas que dá para desconfiar dá!

  53. “O Sabido deu-nos um novo Isostar, tipo Isostar para tomar antes da prova, e o Ricardo tinha experimentado e havia que dar agrado ao treinador,” ” a puta da bebida pré-prova do Sabido ainda por cima tinha cafeína o que só ví depois,” Srº P. Marinheiro então como é que deixa um miudo de 14 anos tomar algo que não sabia o que era, tudo que lhe dessem tinha o deixado tomar. não era? Não acusou mas podia ter acusado. O principio aqui foi mesmo. Não acuse os ciclistas só porque não gosta que ganhem ao seu filho.

  54. Isto é o que dia o sr. Paulo Marinheiro: NÃO ACUSO NINGUÉM EM PARTICULAR QUE ISSO FIQUE BEM CLARO, apenas me dou ao direito de dizer e pensar que nessa equipa não era só a rapariga que não tinha adversárias a tomar essa substancia proibida ou querem meter os dedos nos olhos de quem????? Para mim a única coisa que acho é que se ela metia treta, eles todos também o faziam, uns foram agarrados… outros safaram-se… Sr. Mariheiro você deve querer gozar connosco.. Então mas você diz que não acusa ninguém e diz que todos daquela equipa o faziam????????????? ~Tenha juizo e deixe de atacar as outras pessoas. Reduza-se aquilo que é seu e não invente contra os outros…

  55. NA MINHA OPINIAO AXO QUE SE DEVIA ABAFAR O CASO SENAO O HOMEM QUE FAZ as CAMISOLAS DE CAMPEOS VAI FALIR POIS VAI TER MUITAS devoluções! É QUE ISTO E MUITO BEM FEITO! E QUE NEM OS SEGUNDOS CLASSIFICADOS PODEM TER ESSA CAMISOLA POIS NÃO FIZERAM XIXI por isso vamos fazer de conta que não existe nada é muito melhor para ano HAAAAAAAAA MAIS continuo a dizer cada um andava como quiser com ou sem
    JÁ FOSTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  56. Para o mourinho..Amigo não se preocupe com isso, de eles terem fama ou não.. Muito antes de eles entrarem na Povoa já tinham dado grandes provas do seu valor. Neste momento tenho a certeza que estão de consciencia tranquila.. E de nada temem.. Nada.. Até pq volto a dizer foram todo o ano controlados.. Vocês têm memoria curta muito curta.. Ainda no ano passado vimos estes atletas a ganharem grandes provas e so agora é que suspentam deles???????????? Vocês suspeitam porque vão todos uns atras dos outros.. Pensem nas coisas que dizem.. Não vos vale de nada atacarem quem não devem.

  57. Poster, você sabe muito… foram efectivamente todos proibidos no principio por causa de um DOPADO apenas e isso foi dito a todos… todos iam ficar sem correr por causa de um gajo apenas numa injustiça do pior que eu já tinha assistido na vida, um gajo limpo pagar por causa de 1 dopado… depois foram libertados os limpos numa atitude de reposição de justiça básica e só ficou 1 de fora que não podia correr, e depois o 1 que fico de fora, compraram óculos novos para o tipo que viú as análises feias como ele próprio já disse aqui (foi ele que confirmou aí atrás) e com esses óculos novos esse funcionário víu melhor e afinal “estava errado” as análises desse 1 que fico de fora afinal eram lindas e esse único que ficou de fora já pôde correr também. Se sei alguma coisa de doping???? sei o que leio aqui no jornal de ciclismo, na cyclingnews e noutros sitios onde os kitados se vão desbroncando no que fazem e eu vou lendo… como sei que o meu carro tem válvulas e bomba injectora… só não sei onde está nem como se arranja nem como se avaria sequer, o facto de saber que o carro tem válvulas não faz de mim mecanico e é pena… NÃO ACUSO NINGUÉM EM PARTICULAR QUE ISSO FIQUE BEM CLARO, apenas me dou ao direito de dizer e pensar que nessa equipa não era só a rapariga que não tinha adversárias a tomar essa substancia proibida ou querem meter os dedos nos olhos de quem????? Para mim a única coisa que acho é que se ela metia treta, eles todos também o faziam, uns foram agarrados… outros safaram-se… pois como diz aqui um user… o cozinheiro é o mesmo pá. Diz aí um user que nem vim do ciclismo e nada percebo de ciclismo… tem razão!!! de ciclismo nada… de btt talvez um bocadito que me permite falar… conhece algum treinador português mais VICE-CAMPEÃO DO MUNDO DE BTT???? Multi-campeão nacional também sou, vencedor de multiplas provas internacionas também, mas isso até há outros que também o fizeram embora em provas só com espanhois, mas vice-mundial acho que só há 1 e isso dá-me o direito tanto de falar como de lhe dizer que no ciclismo não que não percebo nada (só o que ouço na tv os comentadores) de btt… mostrem-me melhor, as medalhas estão aí, podem ir lá buscá-las… quem não percebe nada disto é você que nem sabe com quem está a falar… está a falar com 1 treinador Vice-Campeão Mundial, não está a falar com o treinador vencedor da maratona da rota do queijo. Há muito que se abusa e se é desonesto… e há muito que me querem calar… nada de novo, a única novidade é que desta vez uma foi apanhada e destapou a manta dos outros e agora quer gostem quer não… estão ao frio para a maioria das pessoas, para as pessoas sérias que estes que atacam são eles ou os amigos. Não gosto da ideia de me baterem com métodos que eu não posso usar… gosto da ideia de me baterem pois até motiva, mas não em circunstancias de desigualdade em circunstancias de concorrencia DESLEAL! Para mim uma foi apanhada e os da mesma equipa comem da mesma panela… é só este o principio… mais nada!!!!!!!!!

  58. Eu sou adepto, não percebo nada de BTT, mas li tudo muito atentamente e a ideia com que fico é o Sr Paulo Marinheiro, ao ataque, e os da Povoa a tentar defender-se como podem, logo ai se vê o tipo de conscencia de cada um dos intervenientes.
    Ainda que a minha visão seja, a visão de um leigo na matéria, não sou burro, e acho que sei julgar caracteres, como tal aplaudo as atitudes do Sr Marinheiro e tambem as explcações que deu sobre como é que eles fazem as tais mafias.
    Outra coisa, vir praqui discordar e dizer mal e no fim assinar Kostadinov, nem sequer merece que o seu comentário seja lido.
    Sr Paulo Marinheiro, nunca desça os braços e lute até ao fim com esta tropilha, porque no fim a verdade vem sempre ao de cima.

  59. Era tão bom que de uma vez por todas viessem o resto dos nomes cá para fora…
    Mas as dúvidas vão manter-se sempre…

  60. Sr.Paulo Marinheiro,tenha tento na lingua…..não trate mal toda a gente….olhe que todos nós temos telhados de vidro.

  61. Em resposta ao Macha se calhar continuas com azar porque quem tu querias que saí-se … não saí. Azar. Coitado do teu filho ainda não vai ser desta o nª1. Deixa lá paciência ele que se divirta

  62. PARA O “Alguém de fora”…

    Mas de uma coisa os atletas não se livrarão…..da fama,da mancha,da nódoa.
    É que nas provas víamo-los a todos(ou quase) a “comer do mesmo tacho”,e o “cozinheiro” tb sabemos quem era e…..
    Não teremos o direito de suspeitar?
    Não teremos o direito de pensar/duvidar?
    Em santinhos e Pai Natal já ninguém acredita….

  63. O Marinheiro já deu para entender que percebe muito de doping. éumgajo muito interessado nessa matéria…pois, pois

  64. ESTE COMENTARIO DA(0) MACHA E DE MAIS OLOLLOLOLO MUITO BOM AXO QUE HA MAIS 20 PAIS COM ESSA IDEIA OLLOLOLOOLLOOLOL

    JA FOSTEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  65. Pró ano pode ser que o meu puto tenha mais sorte.É que já andava a perder o gosto.TÊM É QUE SAIR O RESTO DOS DROG,…!

  66. HÉLDER:

    não é para o desiludir mas mais nenhum dos atletas do povoa btt será suspenso….

    NÃO SERÁ SUSPENSO….MAS ,MAIS ALGUM TEVE CONTROLO POSITIVO AO LONGO DA ÉPOCA?

    Quanto ao Sr Paulo Marinheiro incomoda mt gente realmente,a mim não,estou limpo e de consciência tranquila…e coloca os dedos na ferida,quem tem o telhado de vidro…não gosta nada!!!

  67. Este post vai directo ao Sr. Marinheiro.. O que você está a tentar fazer aqui não o vai levar a lado nenhum porque os atletas a quem se quer referir estão limpos e muito limpos.. Esses atletas foram submetidos todo o ano a analises regulares, como também foi o caso do seu filho.. Aquilo que vocês quer é que eles desistam ou que venham com menos garra, para que depois voce venha pra aqui dizer que afinal tinha razão.. Mas desengane-se. Os referidos atletas a quem você se refere, e de quem tem MEDO em dizer os nomes, vão voltar com a cabeça levantada e a consciencia tranquila porque andam limpos. Você não é nada nem ninguém pra vir falar dos outros. Alias nem sequer tem o direito de andar aqui a difamar ninguém.. Você é pobre de espirito e anda a fazer este jogo pra tentar deitar abaixo grandes atletas e que ainda vão dar muito no futuro deste país. Quem acusou irá ser castigado, agora não venha falar nem acusar ninguem daquilo que você nã sabe. Este jogo já você faz há muito tempo.. Deitar abaixo atletas exemplares.. Não se pode acusar as pessoas sem provas e você sabe muito bem disso. Por isso fale daquilo que sabe e não meta ao barulho atletas que não são referidos no caso. Concordo plenamente no castigo a atletas que recorrem a certos produtos, mas não venha pra aqui lançar duvidas sobre atletas que não são mencionados. E tenha cuidado sim porque isso é difamação.. E a difamação é punida por lei..Pra finalizar tenho pena que venha pra aqui com estas historias se a noticia não trata do seu filho nem de outros atletas…

  68. tanta merda tanto staff tanta paneleirice pra um gajo q nao vai dar em nada , se fosse assim tao bom andava a agua.mas ja pude ver por aki q tem um papa q sabe muito ,,ora fdsss

  69. Sr. Toninho a explicação de Guimarães já foi dada mil vezes mas dou-lha com todo o gosto mais uma vez. O Ricardo no seu 1º ano de cadete e já com 2 ou 3 provas ganhas na taça de portugal, apesar de a geral ter ganho um outro grande atleta de nome bruno reis, partia para o campeonato nacional como grande favorito pois a subir o que aquilo subia todos sabiam, inclusive os adversários que nos diziam na boa, que aquilo era para ele. Ok, na altura o ricardo era treinado pelo Nuno Sabido por opção minha para não se cometer erros de base e que ele um dia pudesse ser alguém no btt, tipo ganhar uma medalha, tipo ir para uma equipa internacional de renome, e não era eu na altura que estava capacitado para bem treinar o rapaz, nem ninguém no btt quanto a mim que no btt ou são nabos a treinar ou são bons a dar pastilha. O Sabido fez um espectacular trabalho e tinha uma ordem explicita minha: em cadete nem sequer proteinas ele podia tomar, apenas isostar (era essa mesma a única bebida dele) e leite para o proteinal, leite e iogurtes. Simples como água, tomava isostar e gel de açucares rápidos. No dia da corrida, estava 40º com uma humidade brutal… o ricardo na altura pesava 46kg, míudo mesmo, criança mesmo. Eu pedí à organização para mudar a hora mais para tarde, os filhos não eram deles eles cagaram de alto e siga. O Sabido deu-nos um novo Isostar, tipo Isostar para tomar antes da prova, e o Ricardo tinha experimentado e havia que dar agrado ao treinador, usou, mas tendo consciencia que era só açucares, apenas uma bebida de açucares pré-prova… pureza! Corrida desenrolou-se como previsto, apenas o ricardo teve que dar mais que o previsto pois apareceu um páraquedista daqueles que “andam” 1 vez no ano, no caso foi 1 vez na vida que esse já desistíu morto de tanta merda ter tomado, e obrigou o ricardo a dar tudo o que tinha. Manteve-se sempre na frente até 30 metros da meta onde tombou desidratado pela humidade, esforço exagerado por fujir ao touro surpresa que tinha aparecido, erros de hidratação (bebida isostar mais forte e concentrada que nós os 2 eramos inexperientes nisto e isto leva o contrário no calor) e a puta da bebida pré-prova do Sabido ainda por cima tinha cafeína o que só ví depois, a cafeína desidrata mais logo tudo junto e juntando a uma cabeça que prefere morrer a perder (naquele dia era assim que a cabeça dele pensava que depois aprendeu a perder hoje para ganhar amanhã) levaram a um golpe de calor com desfalecimento a apenas 30 metas de cortar a meta em 1º lugar. Ponto 1: cafeína apesar de proibida por mim ao treinador dele, era absolutamente legal nos controlos e a tal bebida do sabido tinha equivalente a 2 bicas, o mesmo que 2 geis de cafeina que todas as marcas têem. Ponto 2: Fez análises no hospital que foram depois enviadas à federação ou que o valha e felizmente até hoje nunca recebí nenhuma carta para me explicar, como essa tropa atrás. Ponto 3: o que o ricardo fez em guimaraes foi passar o seu limite de sobrevivencia, passar por todos os sistemas de defesa e todos os avisos do seu corpo teve cabeça para ir mais além do que o corpo de 46kgs podia ou suportava até desligar o último sistema de defesa que temos o fusivel quen nos desliga quando nos pomos em perigo, o que o ricardo mostrou a ele e ao mundo alí foi que se o corpo resistisse a cabeça faria dele Campeão do Mundo ou vencedor de taças do Mundo no futuro (mais tarde ganhou taças do mundo mas AINDA só foi Vice-Campeão do Mundo). O que o ricardo fez alí, embora tivesse sido o maior susto da vida da familia dele, foi igual ao que o absalon já fez na carreira de elite por 3 vezes que se levou ao extremo para não perder (quem conhecer a carreira do absalon só lhe conhece um 2º lugar, normalmente ou gaha ou explode a tentá-lo e já teve 3 vezes o que o ricardo teve em guimaraes). Nos mesmos dias despedí o Sabido que apesar de a tal bebida dele apenas ter o equivalente em cafeína a 2 bicas (isso ficou provado em tribunal, ah pois o rapaz foi a tribunal pois não devia ter dado cafeína ainda que legal ao jovem quando o pai do jovem lhe tinha dito que era só isostar, pois a bebida foi analisada a meu mando e se tivesse droga todos me avisaram que era o ricardo que pagava não o sabido e era melhor estar quieto pois o atleta é responsável pelo que bebe, mas ainda assim mandei analisar a bebida no CNAD pois mais que castigos ou merdas do genero o que me interessava era saber que mal aquilo podia ter feito ao meu garoto de 15 anos). Afinal era só uma simples bebida de açucar sais minerais e com 2 bicas lá dentro, muita ganancia do puto mas isso é assim e vai continar a ser pois só com essa ganancia ele trouxe a VOSSA medalha (sim a medalha que é única é de Portugal não é só dele), muito calor inexperiencia pois hoje era limpo com o que sei pois o principal problema foi aque fizemos atentico mel com o isostar para “dar mais power” diziamos nós e no calor é o contrário, mais mel em vez de hidratar retira a água do estomago pelo processo de osmose (invertido, seja em vez de dar água reitra água). Depois achei que ou contratava um treinador estrangeiro e na altura já pagava 130€ ao sabido, lá fora era mais caro, ou treinava eu, mas tinha que aprender. Tirei cursos da UVP, estudei à bruta (pelo meio tive que saber também como se faz algumas das partes más por isso sei alguma coisa de argininas e essas merdas) estudei e queimei as pestanas para provar a mim e ao puto que apesar de sabermos que estes merdas existem, com muito saber, muita força, muito acreditar, e muita ganancia um gajo limpo pode batê-los e vence-los pois os gajos treinam pouco e curtem muitas bebedeiras confiando apenas no producto mas este não faz milagres e trabalho é grupe, eles gostam é de curtir. Vitória para já na concepção do projecto pois como sabe Toninho, a gente foi crescendo juntos sempre a solo, equipas do ricardo nem nos viam na prova, teorias das merdas para andar mais nem as ouviamos e fomos vencendo tudo tanto cá como lá fora, e o mais giro foi que além de vencermos taças do mundo… fomos VICE-CAMPEÕES MUNDIAIS.. para desgraça deste rosa e tantos invejosos mais que sabem bem o que fazem para as suas fracas nacionais vitórias… foi assim Guimaraes, Sr. Toninho, se tiver mais alguma questão é só colocar que aqui não há nada a esconder, pode vir cá a casa já agora mesmo que só há Proteina e hidratos da GoldNutrition, daqueles que não têem touros na capa nem prometem andamento, são apenas para que o rapaz que treina horas a fio não seja obrigado a comer 1 vaca e 10 kilos de massa nacional, a essencia de “suplemento”… touricesses, metilhetretas, essas não fazem parte do nosso projecto, até porque para lá da concepção de base da nossa ideia de como vencer, nunca mais quero passar o inferno que passei naqueles 40 minutos na ambulancia em guimaraes… o último gajo à face da terra a meter treta será este puto, pois apesar de eu ter noção que “guimaraes” lhe vai acontecer mais 1 ou 2 vezes pois um dia destes num mundial ou assim eu sei que ele vai preferir a hipotese de tombar ao 2º lugar, mas tretas para que ele tombe por causa delas???? Nunca, mais que não seja porque eu não quero viver aquele inferno novamente, e por isso mesmo, para que nenhum técnico esperto de alguma equipa de espertos lhe meta merda disfarçada, eu assumí TUDO relativamente a ele, e o que dói a tantos é isso… ” se o puto estivesse comigo e com as minhas poções mágicas então era a voar” mas equipas da treta… NUNCA… mais vale perder como este ano perdeu muitas vezes, que ganhar e depois aparecer nas noticias por motivos de merda como este que aqui se debate e mais os 4 ou 5 que estão para saír…

  70. Boas,
    segundo acabei de saber, no seguimento deste lavar de roupa suja, TODA A SELECÇÃO NACIONAL DE BTT FOI PROIBIDA DE CORRER NO CAMPEONATO DA EUROPA… e não apenas o atleta acima referido.

    Marinheiro, a farmácia está fechada aí na localidade?

    lol

  71. ESTE PAULO MARINHEIRO DA-ME AZIA….. QUEM É QUE ELE É …PORQUE É QUE COMENTA TANTO SOBRE CICLISMO SE EU NUNCA OUVI FALAR DELE NO CICLISMO….. OH HOMEM CALE-SE QUE JA NINGUEM O SUPORTA NEM A SI NEM À SUA IGNORANCIA BRUTAL

  72. Sr. toninho, os que querem e dizem que vão desistir para o ano são todos desta equipa, a que paga prémios (disse um deles aí mais atrás) leva-os às taças do mundo, a espanha e etc… faz de “pai” deles também. Dizer que vão desistir é o normal de quem tem o cú apertado e sente que quem manda para os proteger vai dar-lhes umas “férias forçadas” mas sem aparecerem ao povo… assim diz-se ” para o ano se calhar não corro” … isto é velho e toda a gente conhece… Depois se a coisa dá para o torto, realmente saíu como tinha dito, por não ter condições, por não os levarem ao colo e etc… se a coisa passa e os deixam correr, eles aí estão. Esses que se queixam e dizem que vão desistir, fizeram taças do mundo, tiveram tudo de melhor… porque querem saír? porque estão a apertar com a metilhenumseioquê? … deve ser porque para o ano não podem meter essa tal metilhetreta…. e aí compreeende-se, voltam a ser os do costume a andar na luta pelo 3º lugar como andavam no tempo em que eram Retorta, e andar de cavalo para burro ningém gosta.

  73. Explicada a situação do campeonato da europa com o atleta Rosa, na 1ª pessoa, fica claro que aqui não há invenções: o atleta Rosa foi proibido em 1ª instancia de correr o europeu deste ano, isto já lá… confirmado por ele no seu último post… por ter valores de leitura em termos de análises que evidenciavam perigo para o bom nome da selecção… depois correu, pois segundo o próprio, afinal alguém víu esses valores MAL… e depois víu BEM… alguém precisa de óculos, o tipo que analisa valores precisa de óculos, ou então penso que precisa é de não ir na pressão do seu treinador Tiago Aragão, na pressão do seu director desportivo da sua equipa e não ir na pressão dos seus muitos amigos, ser intransigente e não deixar tipos com valores “anormais” pois sujeita-se a que o pessoal depois se habitue e continue a preferir ter valores “anormais”. Quanto às suas recuperações na TC do Mundo… isso é que é para rir… aqui fica em 3º o 4º, lá voa, é lá e em Espanha, voa literalmente… a tal história de se saber que cá se pode ganhar e ser controlado e lá saber-se que só se é controlado se se ganhar ao Julien Absalon… e o atleta Rosa, pode dizer o que qiser e pintar da cor que quiser para ingles ver, mas em Seia o atleta Rosa tinha um super bilhete do Vegeta, nunca mais lá chegava, só com o furo do jovem… um dos que andou também várias vezes à sua frente cá, mas que quando pia “FINO” é mais um que só terá hipóteses quando for para… a sua equipa, a equipa que FAZ “rápidos”.

  74. Brutal esta troca de acusações, chateiam-se a comadres descobrem-se as verdades.

  75. SRº Paulo Marinheiro se algumas vedetas vão abandonar a modalidade é porque começam a ver que o futuro na mesma não e nenhum ( nem todos teem um pai como o srº) os anos vão passando e depois? o mais provavél sera ir para as obras. Já agora explique me o que se passou com o Ricardo num celebre campeonato nacional na Penha em Guimarães? quando éra Cadete de 1º ano.

  76. Pois é… É pena que toda a historia não saia cá para fora, para sabermos quem realmente correu ilegalmente.
    Quanto ao comentario anterior concordo plenamente, pois nas prvas da taça e mesmo nos regionais não se vêm os controlos. E depois acontecem umas coisas engraçadas, que são pessoas que nas taças levam muito para a cabeça e que nos regionais pedalam que se fartam… Qualquer coisa não bate mesmo certo…
    E depois há alguns, que fazendo contas ao tempo, deixaram de pedalar muito! Será porque a noticia do dopping já era do conhecimento deles??? Certos atletas até deixaram de participar nas provas… hum… Estranho… Muito estranho…
    Mas que bate certo bate…
    É que agora vamos andar todos duvidosos, todos a fazer filmes que o que parte ao teu lado vai com dopping!
    É triste para a modalidade.

  77. tu tens com cada uma… lol só mesmo para rir. Tá aqui tudo, quem quiser ver avise que com todo o gosto levarei comigo este fim de semana, não tenho rigorosamente nada a esconder, apesar de parecer que és só tu que tens essa dúvida, por isso, se quiseres diz.

    Mais uma vez, quanto aos resultados, e parece-me que vem daí essa azia toda, falas propriamente de que provas então? Nas taças de Portugal toda a gente (ou melhor, quem quer saber) sabe o que se passou em cada prova. Não vou falar dos meus resultados porque não quero forçosamente fazer comparações, mas quem vê lugares de partida e lugares de chegada em taças do mundo pode ver as recuperações ou não (não só as minhas).

    Quanto ao campeonato nacional, deixa-te de porras duma vez por todas, sabes tão bem como toda a gente, e isto são factos, que liderei a partir do fim da 1ª volta depois dum mau arranque, quando na 2ª, já com bem mais de 1min d vantagem com uma queda fiquei sem mudanças de trás e tive de parar na zona técnica algum tempo, perdendo lugares. Depois voltei a recuperar e na 1ª subida dura da 3ª volta, passo o atleta que liderava que também tendo azar, furado. Azares acontecem e aqui aconteceram a dois, mas sabes bem que já ia isolado quando tive de parar. Cuidado, 11/1 basta piscar o olho e engravido logo um estádio, tipo Chuck Norris tás a ver? lol. Mais uma das tuas tretas em que pegas com uma coisa dás a volta, e dizes do jeito que queres, como a anterior ao dizer q tava “morto”, toda a gente sabe como funciona.

    Quanto ao Europeu, das duas uma, ou ouviste mal ou tás a fazer que ouviste mal, para já porque não me compete a mim falar de erros de alguém que em vez de ler um valor, cometeu um erro e leu outro, daí a confusão, que ficou sanada com uma explicação desse erro, bem explicada, e dum pedido de desculpas de quem cometeu o erro (sei que querias que continuasse a falar sobre isto, nomeadamente de quem foi que cometeu o erro e que te corrigisse aí na tua 9ª linha a contar do fim para que depois pudesses fazer um joguinho, mas acorda).

    Já agora fica sabendo que, a juntar ao que escreveste no início de Julho num site (posteriormente apagado, mas aqui guardado), tudo o que está aqui a ser escrito está a ser guardado e por isso não terei problemas também em tomar as devidas medidas.

  78. Estou a gostar de ler.
    È como diz o ditado, zangam-se as comadres, sabem-se as verdades, eu estou a apreciar particularmente este lavar de roupa suja, não parem agora, ou para o bem geral é melhor terminar com as acusações?
    E essa tal explicação, para a tal ida ao Europeu, não vai dizer? eheheheh
    Isto está bem pior do que eu imaginava..

  79. Ando a seguir este filme algum tempo. E isto e mesmo um filme de terror mas alguém me explica uma coisa! Por aquilo que soube este ano” e td gente soube os que andam la” que das 6 (masculino) camisolas de campeões nacionais só os que ganharam e que foram ao copo e nem tds porque os veteranos nenhum la fez xixi, isto e que e luta contra o doping???? Depois apanham 1 ou 2 ou 5 já nem sei que isto há historias para tds os gostos ainda tem a coragem de arranjar desculpas e dizer que são “ casos de estudo”. Isto para dizer que sou muito radical ou se acaba com esta brincadeira das analises que não passa de uma brincadeira ou então começamos a fazer analises como deve ser a tds . Na taça ate da para rir axo que este ano houve 1 control no xc nas maratonas axo que nem 1, então para não falar dos regionais. Ou se leva este tema muito serio ou um dia destes vou tentar arranjar patrocínios para equipa que represento e ainda vou levar uma resposta feia, isto e muito mais grave do que parece quem anda no desporto por que gosta ou porque e profissional tem de ter muita atenção e estas coisas, mesmo medo. Só para acabar cuidado com isto faz muito mal a saúde, uma camisola ou um título não vale a vida de uma pessoa ou melhor a QUALIDADE DE VIDA QUE PD VIR A TER DAQUI A UNS ANOS MUITO CUIDADO
    Já fosteeeeeeeeeeee

  80. e esta história de o atleta Rosa me tratar por tu continuo a achar 2 coisas: nem andou comigo na tropa e nem nunca me tratou por tu cara a cara e nunca falou cara a cara em diarreias cerebrais nem nada disso… as vantagens do digital… ganhe vergonha e seja educado sr. Rosa, pelo menos mostre isso às pessoas…

  81. Sr. atleta Rosa, está então explicado a sua falta ao mundial, até está explicado que mesmo doente na mesma altura correu o regional mas estava doente (confusão!!!!????… confusão normal), tudo explicadinho mas sem népia para se ver, mostre essas facturas e tretas do hospital mas a outros que ainda possam acreditar em sí que você sabe o que penso de sí e dos seus níveis hormonais ditos por sí a mim e eu já lhe disse pessoalmente o que acho de determinadas maneiras de estar no desporto. Quanto ao eu pensar que o sr. estava arredado e essas tretas todas… arredado do quê o de quê??? o sr. a mim não me interessa e nem existe pois a mim pareceu-me que mesmo sendo elite de top nacional não conseguíu na maioria da vezes bater os míudos de 1º ano, inclusive o sr. não venceu nenhuma prova da tç de portugal este ano, venceu o normal nacional porque o outro que já o tinha morto furou… o sr. não me preocupa de maneira alguma, mal estava eu se a preocupação fosse o sr. e o seu “lindo” palmarés internacional, mais lhe digo, o sr. nem que esteja limpo nem que esteja com taxas de 11/1 de testoesterona me preocupa, o dia em que o sr. e a sua velocidade legal ou ilegal, forem a preocupação isto passará a ser hobby de fim de semana, pois limpos ou sujos, mesmo com metilhetreta nada fizeram em termos de palmarés internacional, nada fizeram lá fora este ano, nem um pódio nem uma medalha, apenas ganharam agora no final a taça da vergonha. Quanto à sua equipa, pintem-na da cor que quiserem, torçam-se em explicações, desmistifiquem o producto dizendo como este atrás que aquilo até dão a bebés, digam que só a rapariga tomava, OS OUTROS NÃO… e tudo o mais que possam fazer… é o vosso papel… compreende-se! Não fiquem à espera é que os outros sejam ursos… não fiquem à espera que eu acredite no pai natal e em contos de fada e sobretudo não esperem que eu tenha receio do que quer que seja… já agora atleta Rosa, quer-nos explicar na 1ª pessoa o que fez para convencer as pessoas a deixarem-no correr o campeonato da europa deste ano que como sabe você no princípio foi impedido de o fazer ao contrário de todos os outros? E explique porque foi primeiramente impedido e os outros não… é que eu não sei, e nem quero saber, apenas quero que você e s seus amigos da sua equipa saibam que se sabe tudo, tudo se sabe e pensando vocês (o seu treinador incluído) que ninguém sabe da sua história triste de não poder correr o europeu… todos sabem a sua história… só não sabem é como você deu a volta à 1ª ordem… mas isso nem interessa… eu se me impedissem de correr um europeu a mim se estivesse limpo tinham que me explicar muito bem, mesmo muito bem… se estivesse comprometido calava e comia… o que você fez atleta Rosa?

  82. HÉLDER:

    não é para o desiludir mas mais nenhum dos atletas do povoa btt será suspenso….

    NÃO SERÁ SUSPENSO….MAS ,MAIS ALGUM TEVE CONTROLO POSITIVO AO LONGO DA ÉPOCA?

  83. Sr. Paulo Marinheiro,
    Eu não consigo ficar indiferente ao seu mau dizer e aos comentários extensos a que nos tem habituado, o senhor por acaso conhece como pessoa algum dos atletas a que refere como sendo dopados?? Conhece o suficiente para julgar as pessoas do modo que as julga??? Penso que não porque senão nem sequer estaria aqui a difamar os atletas que trabalham diariamente para serem os melhores sem nunca precisarem de se dopar, foi UM caso de infelicidade, que podia ter acontecido a qualquer atleta que toma suplantação, não é para o desiludir mas mais nenhum dos atletas do povoa btt será suspenso, mais nenhum “comeu do tal bife”, o Sr. sabe bem que a Joana Barbosa não precisava de nenhum tipo de substancia ilegal, a única camisola que ela podia ganhar era a de sub-23, diga sinceramente.. há concorrência??? Eu penso que não. Então para que dopar-se, sabendo que iria ao “Copinho” no final??? Se ela tivesse intenção de se dopar acha que seria com um estimulantezinho??? Não venha com tretas de ser tão forte quanto o extasy, porque não e verdade aliás, já foi referido uns post’s acima (sou um puto, mas não sou estúpido) Ela tem algum incidente com o doping??? Eu tenho a certeza que não! Espero que o Sr. nunca tenha que passar por uma situação idêntica, porque se passar, ai ira olhar para trás e ver que agiu de maneira incorrecta e tenho a certeza que o seu tombo ira ser maior,
    Em Relação ao povoa btt, DEIXEM-SE DE MERDAS, sabem bem que se o povoa btt acaba, todo btt nacional fica a perder, o mesmo se aplica ao treinador Sérgio Carvalho, que muito fez para que o btt melhorasse a nível nacional,
    Também vi por ai falarem no retorta… destruíram o retorta?? O Sérgio destrui o retorta? Não falem do que não sabem meus Senhores,
    Respondam-me: o que fariam se tivessem a proposta de uma equipa em que Tem a taça de Portugal e a taça de Espanha com as despesas pagas garantida, Se vos dessem mais do que uma camisola e uns calções para poder treinar e competir, com uma logística inédita em Portugal, com prémios monetários por cada prova da taça, entre outras condições, o senhor ficava no retorta?? x)
    Ninguém foi obrigado a vir para o povoa, quem esta aqui foi porque concordou em mudar de equipa
    Suplementos: ninguém sabia que eram 100% ate acontecer isto com a Joana.
    Como passamos a ser melhores? Motivação, pré-épocas de verdadeiros atletas, e 1 treinador que para alem dos seus conhecimentos e de nível 2 entre outros
    Deixem o Julgamento para os senhores da uvp/fpc, e não tentem encontrar problemas onde eles não existem
    Enfim isto e tudo uma perda de tempo… mas pode ser que sirva como respostas a muitas das vossas perguntas,
    Comprimentos, Hélder Pereira

  84. Trato por “você” quem merece um mínimo de respeito, que infelizmente não é o caso.
    Paulo, concretiza a tua ideia duma vez por todas e diz logo o que tens a dizer (assina por baixo). Ninguém te tira o direito de pensar, mesmo que seja só diarreia cerebral. Falas no plural? Mas quem senão tu ias pensar isso?
    Como quem não deve não teme, faz o favor então de ligar para a Federação e pede para ver as minhas análises desse mês que foram enviadas ATEMPADAMENTE (BEM COMO TODAS AS OUTRAS), ou se quiseres levo as 3 que fiz em Agosto para Santarém (1 para a Federação, 2 no Hospital), não tenho problema nenhum, se quiseres também te levo as facturas do Hospital tão aqui ao meu lado, ainda por pagar. Também queres as caixas dos 2 antibióticos que tive de tomar e me rebentaram todo? Aproveitas e dizes-me tudo o que tens a dizer na cara, e já agora as verdadeiras razões que te levam a escrever isso (suspeito que tenha a ver com o facto de pensares que por ter partido a perna e ter levado duas operações tava arredado, mas viste à primeira que estavas errado). Mais, achas que se tivesse algum problema teria competido num regional pouco mais duma semana depois do Mundial? E escusas de vir já com a do “então pq não foste ao mundial sendo assim?”, porque como certamente é do teu conhecimento um regional é um regional e um mundial elite é um mundial elite e sempre disse que o problema era que não ia estar em forma suficiente para ir lá.

  85. isto é a vergonha total.
    muitos destes atletas quando andavam na casa do povo de retorta, não davam uma para a caixa e agora são atletas de top !
    wow ! muita massa i muito pão só pode .

    acho estranho atletas que corriam em retorta i lá se safavam, e no ano que transitam para a povoa começam logo andar colados aos lugares cimeiros.

    ANTES EMPENADO DO QUE DOPADO !

  86. bem… já se falam em mais dois nomes do BTT Nacional, e das camadas mais jovens! Um feminino e um masculino! Junior e Cadete respectivamente! Ta bonito ta…

  87. Dunas se é verdade que não é 100 % seguro por que arriscam os ciclistas? se eu fosse profissional nao o faria mas isto sou eu que estou de fora…

  88. São estes promenores que para um adepto e leigo na matéria, costumam escapam, mas fazem toda a diferença num julgamento.
    Mas o que posso dizer é, que todos as passoas ligadas ao desporto, sejam praticantes ou treinadores ou “whatever”, têm um profundo conhecimento de farmaceutica que chega até assustar. Fico até a pensar se a história do “Praticar desporto é saudavel!” se não passa de treta.
    Não querendo ofender ninguem, mas se tivesse um filho, tanto como não queria que fosse um drogado de rua, também não o queria a praticar desporto profissional, que pelo que leio são duas coisas que não estam tao longe uma da outra como aparentam.

  89. Por isto é que as vedetas estão quase todas a dizer que se calhar para o ano desistem, não correm e etc e tal… talvez não corram mais, talvez parem para o ano… não dão certeza…

  90. No jornal o público hoje: “No entanto, o novo momento negro do ciclismo português não começa e acaba na metilhexaneamina dos manos Costa. Em declarações à agência Lusa, Artur Lopes, presidente da Federação, confirmou a existência de mais “quatro ou cinco” casos, ainda em estudo.” http://jornal.publico.pt/noticia/19-10-2010/ha-uma-nuvem-de-suspeicao-a-pairar-no-pelotao-portugues-20435601.htm ….é isto…. há mais 4 ou 5 casos… era já a porcaria dos nomes cá para fora… mas continua-se a proteger os bandidos… os maus da fita, os prevaricadores é que devem ser protegidos, devem ver o seu “bom nome protegido”…. 5 ou 5 casos mais em estudo, disse o presidente da federação… quem são?????? perguntei eu… saberemos algum dia??? perguntei eu novamente… ou no final limpam os 4 ou 5 para o ciclismo não ficar tão sujo e escondem os nomes desses merdas e metem-nos a corrar novamente contra as pessoas honestas???? os nomes… isso é que interessa… os nomes… depois até podem inocentar os pobres coitados, mas eu e outros que não vamos em grupos de inocentes pelo menos ficamos a conhecer os gajos, os inocentes… os nomes sr. do jornalciclismo, façam investigação jornalistica e metam noticias em condições, digam os nomes (aliás… vocês já os sabem…) sem medo… os nomes dos 4 ou 5 que fala o presidente… SE FOSSE EU CORREDOR DE BTT NUNCA MAIS NA PUTA DA VIDA CORRIA EM PORTUGAL com a protecção que gozam estes bandidos… nunca mais cá corria, nem por pontos uci nem por merda nenhuma, nunca mais cá corria enquanto visse estes artistas a serem protegidos… corressem eles contra eles até à morte… eu nunca mais cá corria se não ficasse a saber os nomes dos 4 ou 5 PROTEGIDOS DE MERDA… os nomes deles, não adianta o sr. presidente vir dizer que há 4 o 5 e mantê-los numa redoma de absoluta protecção… É DAR OS NOMES DELES… depois ilibam como de costume, mas a malta fica a saber quem são os artistas e com a vergonha de se saber quem são… nunca mais ganham nada como aconteceu com tantos espertos que foram encobertos…

  91. Aliás… por isso é que a tal treta do metilhenunseiquê vem misturada com a tal arginina que abre os vasos sanguineos… tanta pressão dada pela metlheestimulante precisa de arginina para alargar a canalização se não esta estoira… se tomas arginina numa prova sem um poderoso estimulante as tuas veias abrem tanto que se o coração não estiver espicaçado pelo producto que faz touros, nem fazes pulsos altos, baixas a pressão sanguinea e andas uma piraca… toma arginina sózinha sem ser bem acompanhada por um estimlante potente e tiras o bilhete da tua vida… além de que se fosse pela inocencia de apenas querer tomar arginina, esta vende-se na farmácia, é boa para recuperar e dá pelo nome de SARGENOR… e custa 1/3 do metilhetretasemsaber… pagam mais 2/3 do preço no zé da esquina por arginina que pagam bastante menos que pelo arginina da farmácia SARGENOR porquê??? Porque será se é mais barato e tem a mesma quantidade de arginina ou até mais???? porque se paga mais pela suspeita quando a da farmácia é limpa e custa menos??? porque a da farmácia, apesar de ser arginina na mesma, o producto que os inocentes procuram no frasco mlilagroso, a da farmácia não faz andar NINGUÉM LOOOOOOOOOOOOL… claro… e eles sabem isso…. eles sentem isso no corpo, por isso até gozam com os nabos que usam SARGENOR loooooool… Arginina… a desculpa vende-se na farmácia por 16 ou 17 euros… o suplemento de arginina que transforma em touro custa 50 euros… inocentes… inocentes… apenas queriam um vasodilatador para ajudar a recuperar e tomam-no logo no dia e na hora em que deviam estar recuperados, no dia da corrida. Para quem ainda não percebeu, a arginina é usada no desporto de forma absoltamente legal para ajudar a recuperar de esforços fortes, de semanas duras. Faz isto por via de um efeito poderoso de vaso-dilatação, efeito este que ajuda à limpeza mais rápida de detritos e resíduos do treino duro. Toma-se por norma (quem o faz) o Sargenor, o recuperante que em jovens as mamãs nos dão quando estamos muito cansados. Fora desta situação a arginina apenas é usada para abrir/alargar a canalização (vasos sanguineos) quando: ou a pressão é demasiada por ingestão de estimulantes poderosos ou a massa consistente é demasiado grossa seja quando a dose de epo é demasiado forte e o sangue fica demasiado grosso e pode a canalização entupir tomam arginina para alargar o calibre para a massa grossa passar. Quem não tome estimulantes ou epo, se tomar arginina para uma corrida, está morto, pois a canalização abre mas o coração contínuando com a mesma potencia cria-se uma pressão menor que leva sangue a menos sítios e que deixa pregado quem o fizer: quem tomar arginina para uma prova sem o devido estimulante. Por isso, o que o pessoal procura não é a arginina que essa merda sózinha não faz andar é só para recuperar, o que o pessoal procura é o ESTIMLANTE… em conjunto com a arginina, aí sim já faz falta, para alargar a tubagem para esta por um lado aproveitar melhor a maior pressão criada pelo estimulante e por outro lado tem mesmo que ser pois se tomas o potente estimulante e não abres as veias, é o mesmo que meteres 3 vezes mais pressão na canalização da tua casa… ela arrebenta!!!! Inocentes…. anjinhos…

  92. gostaria de saber quem são os outros meninos ou meninas que acusaram, deveriam vir todos á baila e serem punidos como deve de ser, quer sejam culpados ou não, tem de ser sancionados, para bem das modalidades, amanha poderei ser eu a ser apanhado e só terei de assumir responsabilidades, quer seja inocente ou culpado.
    Já houve erros em não punir no passado certos atletas que o deveriam ser, pois porque eram amigos ou conhecidos de alguém importante no meio.
    Tem de haver penas fortes para estes responsáveis pois só assim faremos uma verdadeira caça ao doping, levando a que as pessoas pensem antes de recorrer a isto.
    Tal como foi dito, se foram inocentes, podem sempre levar a assunto para tribunal, no intuito de conseguir indemnizações quer do nutricionista, por negligencia medica, quer da empresa de nutrição por ocultação de substancia, qualquer das acusações punidas por lei com possível indemnizações, no caso dos manos Costa com ordenado multiplicado por suspensão, mais injurias e parte psicológica agregado, no caso da Joana, somente por injurias e psicologico, pois pelo que sei não é profissional.

  93. E quando dizem que esta treta é substancia inocente… esta treta dá quase tanto power como ectasy, e com ectasy um puto de escola destreinado dança e salta a noite toda e mais a tarde e mais outra noite numa rave, sem sentir dores ou cansaço… esta treta de inocente não tem nada, é POWER PURO, como promete o rótulo, transforma ciclistas em touros… qual inocencia qual quê… é um estimulante altamente potente, e para quem não sabe ou para quem não estudou, o doping de prova é e sempre foi o ESTIMULANTE, sempre o foi desde as anfetaminas a tantos outros compostos, sempre foi o estimulante o doping de prova, agora vêem para aqui comparar com EPO e outras tretas duras e mais famosas para tentar fazer ver aos leigos que isto é quase pápa de bébé”???? Dá mais andamento um pote belga, uma mistura de toda a merda estimulante proíbida que há, segundo dizem dopados confessos que escreveram livros como o jesus manzano, do que dá a epo… agora vêem para aqui dar treta aos leigos que aquilo é só um estimulante coitadinho e inocentezinho… então vejamos o que te dá este estimulante proibido: dá-te o dobro da força, tira-te 80% das dores nas pernas, dá-te 3 vezes mais ganancia e ganas de ganhar e atenção e foco redobrado no trilho, e dá-te com tudo isto junto 2 vezes mais resistencia… experimenta correr 1 semana com esta merda e outra sem esta merda, e verás onde numa semana e na outra está o teu mesmo adversário que apenas se estimula com um LEGAL café delta na tasca perto do padock… porra mais à inocencia, até mete nojo tanta ladaínha e mentira de quem sentíu e sabe o que é o power da coisa… isso é para leigos e parvos, não é para mim que sei MUITO BEM o que pode um estimulante proíbido fazer numa prova… o mesmo que um assalto a um banco ou bomba de gasolina o pode: GANHAR DE UMA VEZ E SEM ESFORÇO o que os outros ganham em meses ou anos a trabalhar com esforço… arriscam, mas podem ficar ricos… arriscam mas podem vencer… se são apanhados há sempre desculpa preparada, tanto para os assaltantes de bancos como para os espertos ciclistas que vencem os outros com trafulhice… sejam bandidos à vontade, dopem-se até morte, vençam tudo dessa forma, mas poupem o pessoal à puta da ladaínha da inocencia de merda quando são apanhados… e no final se ainda resistirem, da “cela” verão os tipos que finalmente conseguirão ter algum e alguma boa vida sem assaltar o banco porque normalmente tanto o dinheiro fácil como a vitória fácil têem história curta…

  94. O que lixa é que se todos pudessem tomar a tal “metilhetreta”, todos corriam com armas iguais, mas até nisto alguns querem ser mais espertos que os outros… tomam merdas ilegais pois sabem que as legais além de não fazerem andar NÉPIA, todos os adversários também tomam e depois ainda vêem armados em inocentes e novamente espertos a ver se a coisa passa e e são perdoados… se os perdoarem AGORA, eu depois também posso METER-LHETRETA ou essa merda, legal ou ilegal, é só para eles, uma vantagem só para eles, que só eles serão perdoados se tomarem???? Se os ilibarem então retirem a metilhetreta da lista para TODOS andarem em condições iguais ÓH ESPERTOS…!!!!

  95. Já para não falar da injustiça da não convocatória do outro que ganhou TODAS AS CORRIDAS EM SOLO PORTUGUÊS, FOI CAMPEÃO NACIONAL E ninguém o levou ao mundial… que tremenda injustiça, e falo isto a sério… injustiça de quem não o levou… injustiça ou problemas de suplementos contaminados pois também esse é atleta da mesma equipa??? Talvez seja melhor ficar pela… injustiça… é mais fácil… mas é mesmo uma injustiça… que injustiça, o homem venceu todas as TÇs de Portugal de sub-23 à larga, bateu até alguns dos melhores elites nacionais em algumas provas e vindo de trás, foi campeão nacional de sub-23 e não foi convocado para o mundial… até a mim me apetece dizer: INJUSTIÇA!!!!… injustiça ou querem fazer de todos parvos???!!! Se foi apenas e mesmo injustiça, foi mesmo injusto pois este atleta para mim foi o melhor atleta do ano pela idade e margem de progressão foi melhor até que os que venceram sempre, agora se foi injustiça é chato, se não foi porque estava “minado na análise”, compreendo então tanto os andamentos como a “injustiça”….

  96. Se hoje em dia, se desconfia do vencedor de qualquer prova, não é porque as pessoas são más, mas porque estão escaldadas, e se querem apontar dedos, apontem aos ciclistas dopados, pois esses são os motivadores de tais desconfiançãs, é triste, mas é assim mesmo, “há mulher de Cesar não basta sr seria, tem também de o parecer”, e esta é a situação em que o ciclismo se encontra, por culpa os ciclistas, ou “pseudo-ciclista Wannabe´s”.
    Em relação ao puto com borbulhas, deve ser por estar na idade da gaiol**, na minha terra fazia-se esssa ligação. 🙂

  97. vergonha..o Senhor Paulo Marinheiro tem razao porque nao é tomar e nao falarm…o joana tem é ter vergonha do que fez….nao andava nada num momento po outro andar muito…por favor

  98. Sr. Tiago não deve ter visto os post’s anteriores, foi devido a um suplemento alimentar, e não um bife de vaca ou de porco estragada, esse suplemento foi dado pelo mesmo nutricionista, como já foi referido. Sabem associar os 3 casos de doping a Póvoa de Varzim, mas não ao mesmo nutricionista que onde o seu local de trabalho é na mesma cidade, há quem duvide. Este senhor e o vendedor de vários produtos utilizados por muita gente na competição, devidamente analisados, mas que provou não ser 100% seguros.
    Comprimentos, Hélder Pereira

  99. Este ano de 2010 tivemos muitos casos, entre os quais com jovens e menores de idade.Toda a gente cruxificou os miudos as equipas todos.Os que vencem são sempre por essas mentes deprevadas alvo de suspeita, agora acusam esta provado que uma substancia ilegal estava no organismo, não quero saber de onde veio, e como foi la parar …….ESTA LÁ NO ORGANISMO, dai a responsabilidade ser do atleta, posso ou não acreditar que o atleta tinha ou não conhecimento, dessa alteração , que bem pode ser feita , agora o atleta acusou e responsavel culpa sua ou não tem de pagar por isso. Não podemos continuar a desculpabilizar do que fazemos , ou então depois de sermos apanhados pedir desculpa ou confessar, e igual, TENTARAM TIRAR PROVEITO DE UMA SUBSTANCIA E ALTERAR A VERDADE DESPORTIVA.

  100. O que consigo dizer é que quando eles eram “atletas do Paulo” da retorta, nunca ninguém tinha acusado nada, agora que apareceu o “PARA QUEDISTA” Sérgio, que tanto aparece como vai desaparecer, provavelmente tem que ganhar, e ganha bem, ganha sempre uma taça!!!!!!!!!.
    Uma coisa ele consegui que foi acabar com a equipa da retorta, quanto ao resto não sei, o que sei é que é pena as pessoas quererem ganhar de qualquer forma, é muito “show off”. Ganhem juízo.

  101. Uma das coisas que constato é que aqueles que erguem a sua letra contra estes supostos prevaricadores não são certamente ciclistas ou achassem eles que estariam completamente blindados futuramente contra esta possibilidade, porque todos reconhecemos a vulnerabilidade a que esta profissão está sujeita face ao mediatismo negativo e que é motivo suficiente para desconfiar até do homem que tira cafés, podendo perfeitamente ocorrer alguma situação de quid pro quo o instigue a depositar algo proibido no café do atleta litigante. Isto é apenas um dos muitos exemplos. Agora dei por mim a ler a notícia dos dois casos de doping registados nos jogos da Commonwealth precisamente com esta substância e a reflectir com as declaração do Presidente desses jogos:” …dois desses foram por substâncias que são consideradas por muitos como um tipo de doping que não é tao grave, que é o de estimulantes.” Se de facto isto não foi acidental e involuntário como defendem alguns aqui o que leva estes atletas a preferi-la?Sabeis vós mentes iluminadas? Eu não sei…se fosse ciclista e batoteiro preferiria algo de mais eficaz como a EPO ou a CERA. Esclarecimentos, precisam-se!

  102. Curioso que todos agora têm problemas alimentares.. Se fossem todos como o Benta que admitiu ter tomado de livre vontade… Pode ser dopado mas foi HOMEM! Não quero com isto dizer que todos estes casos deveriam ser punidos mas ainda assim, como amante da Modalidade deixa um pouco a desejar que me digam que os 4 casos de doping foram todos provocados pela alimentação não acham? É um pouco estranho ainda assim desejo que os irmãos costa e contador nao estejam a mentir, fazem falta á modalidade!

  103. Do meu post anterior gostaria de evidenciar a seguinte parte ” vários controlos cá este ano dos sérios para poder ir a campeonatos do mundo e europa pela altamente restritiva neste aspecto dos dopings, Selecção Nacional (campeonatos aos quais foi pois as análises assim permitiram…)” … Campeonatos aos quais foi pois as análises permitiram …. Huuuuummmmmmm, isto lembra-me algo e talvez faça lembrar a mais pessoas… isto talvez seja a resposta a algumas doenças inesperadas e súbitas que retiraram atletas de convocatórias já feitas (isto foi público, e só falarei do que foi público) e a algumas faladas injustiças em não convocatórias???????!!!!! Não sei sinceramente, mas dou-me ao direito de pensar e de me questionar… AGORA DOU-ME AO DIREITO DE PENSAR e de me questionar o talvez afinal porquê de tanta injustiça em determinadas situações, e talvez o porquê de “doenças súbitas”, situações estas em atletas da mesma equipa da atleta suspensa agora… Agora e perante este facto anunciado pelo ADOP e confirmado pela UVP-FPC, dou-me ao direito de pensar, e ninguém me tirará este direito. Talvez agora fosse bom o atleta que não foi ao mundial deste ano por de repente ter ficado doente (o Sr. da doença súbita está por aqui, até já respondeu antes por isso pode-se defender), fazer valer a sua possível inocencia e mostrar os exames e a receita do médico que lhe diagnosticou a malvada doença pulmonar súbita que lhe apareceu em poucas horas como disse públicamente em vários meios de comunicação social e que lhe retirou a possibiliadde certa de ir ao mundial e é simples mostrar essas provas agora se se sentir afectado por este post… bem mais simples que se atirar a mim ou ao “outro” que nada tem como o caso, e por acaso nem lê este jornal… nem quer saber do que aqui se passa… mostre lá provas que esteve realmente doente porque o sr. atleta sabe e se não sabe fique a saber que muita gente, mesmo muita gente NUNCA acreditou nessa súbita, chata e inconviniente doença, mostre a eles todos… e e mim… que estamos errados em por momentos pensar mal de sí e da sua “doença”.

  104. Citação de user Pm: “Ficou admirado com uma evolução de 8mts num ano? Eu tambem já vi rostos que de um mês para o outro ficarem com uma explosão hormonal e cheios de borbulhas com bons resultados internacionais de permeio.” Direito de resposta: essa afirmação tem alvo óbvio e a minha resposta é muito clara: o sr. víu bem e o mundo felizmente também víu um português com borbulhas com fartura, é uma realidade. Essas borbulhas apareceram no mundo todo nas fotos do pódio do Campeonato do Mundo junior de 2009 em 2 atletas, o vencedor e o 2º classificado (o 2º é o seu alvo, mas se você tivesse visto bem o Campeão está igualinho), e penso que nos 2 casos e por serem 2, teve origem por causa de ser do outro lado do mundo no país de todas as alergias pois se se recordar, esse 2 atletas, Campeão e Vice-Campeão Mundiais, fizeram controlos à la Campeonato do Mundo meu Sr., não foram controlos para pôr no arquivo que alí é que não passa nada, nem suplementos de “inocentes”, nem bifes vitaminados e nada se esconde alí àquele nível. Na semana seguinte as borbulhas ainda persistiam tem toda a razão, desta feita já na Suiça e aí no lugar mais alto do Pódio da Taça do Mundo, e tendo o referido atleta ido ao controlo anti-doping a sério, aqueles tais controlos da Taça do Mundo feitos pela UCI que são feitos aos vencedores, e não aqueles para inglês vêr, e CLARO, não tendo acusado nada (digo CLARO pois naquele tipo… NÃO ACUSA NADA MESMO) eu pensei ” se calhar nem foi do tempo na Austrália… se calhar foi mesmo porque o puto tem 17 anos e está na altura de ter borbulhas…” Não lhe ocorreu o mesmo user Pm? Não lhe ocorreu que se controla a fundo nos mundiais e que os 3 do pódio vão ao xixi? E não lhe ocorreu que aos 17 anos até você teve borbulhas? Eu se fosse a sí, desesperado como anda para o caçar há já 5 anos a vencer sem ter tido problemas “éticos” nenhuns de nenhuma forma (o único caso que tive como o jovem neste aspecto foi um voto de total e absoluta confiança por parte de quem manda, voto esse dado pelos diversos brilhantes resultados de diversas análises anti-doping), e não conseguindo caçar o jovem de maneira nenhuma aconselhava-o a propôr um castigo pesado por o rapaz por este ter acusado… BORBULHAS… ainda bem que o sr. não assina com o nome, assim pode dizer barbaridades à vontade. Concentre-se no caso actual e deixe as borbulhas dos outros em paz e inclusive guarde esses petardos para o dia em que o seu alvo aparecer nas noticias por este bonito motivo e sabe qual vai ser o dia em que o seu alvo vai aparecer em noticias deste tipo? No dia de S.Nunca à tarde, que aqui até o suplemento é bem verificado e não entra suplemento milagroso, e bifes é os de vaca normal. Eu já sabia que as hostes se virariam contra o puto por resposta ao meu post, mas também sei que… é à vontade: 2 controlos UCI em 2 corridas de topo mundial, vários cá este ano dos sérios para poder ir a campeonatos do mundo e europa pela restritiva neste aspecto Selecção Nacional (campeonatos aos quais foi pois as análises assim permitiram…) e mais uns 30 controlos ao longo de anos, levam a que além da consciencia limpa, até a tal inconsciencia dos suplementos contaminados esteja também limpa pois a escolha dos obrigatórios suplementos recuperantes, proteínas e hidratos, recaíu desse o 1º dia que foi obrigado a tomá-los sobre firmas edoneas que essencialmente não prometem andamentos “alucinantes” no frasco… esses eu não quero… não quero vitórias vindas de um frasco, ou ganha porque trabalha e é bom, ou não ganha mais.

  105. E ainda acreditam em histórias?
    Eu não….li vagamente a informação relativa ao Jakd 3d e ao superpump da Gaspati….logo há partida qualquer inocente perceberia que naqueles suplementos há composição “duvidosa”….
    “energia louca e agressiva para treinar”
    “toneladas de energia
    força,resistência,durabilidade do treino”
    “pump e vascularização fora do controlo”…Jack 3d….preço:40€….225grs

    SuperPump 250 Gaspari é carregado com uma energia explosiva
    um cocktail miotrópico estimulanteproporciona, instantaneamente, “músculos que rasgam a pele” e vascularidade…..
    DEIXEM-SE DE TANGAS!!!!!

  106. Citação de David Rosa: “Já que agora o utilizador “paulo marinheiro” confirmou que não é ninguém senão ele mesmo a escrever cá vai.

    Deixa-te de filmes, quem tu queres que acuse foi lá e não acusou nada nem nunca teve problema nenhum com as autoridades. Deixa-te mas é de merdas e ai de ti que metas o nome da minha equipa no “metilhetreta”. Mais uma coisa, não és burro como dizes, és simplesmente triste. Tá descansado que aqui pelos lados de Fátima não houve nada.” Direito de resposta: óh menino, não me lembro de ter feito tropa consigo para me tratar por tu. Quanto ao eu achar ou pensar o que quero sobre a sua equipa por causa/efeito do caso exposto agora, considero um direito adquirido quer pela normativa de liberdade de expressão como pelo facto de um atleta da “unida equipa” ter sido apanhado, o que não querendo dizer que os outros o fazem igual pode deixar lugar a esse pensamento, especialmente quando há várias pessoas a dizerem que há mais nomes para saírem. Quanto a sí, não lhe desejo que seja apanhado nas malhas do doping, nem a sí nem a ninguém, o que disse e bem e repito foi que os tais “outros que faltam” que apareçam rápido para precisamente não se confundir e meter todos no mesmo saco, o tal saco onde infelizmente a mentalidade generalizada do senso comum tem todos os atletas dessa equipa agora quer o Sr. Rosa queira quer não queira. Apenas isso Sr. David Rosa, não quero que o sr. tenha lá o seu nome, nem o sr. nem ninguém, mas quem o tenha devia ser tornado público de uma vez por todas pois este caso agora conhecido aparece somente 3 longos meses após o controlo, e quem o tornou público foi o Sr, do CNAD, os deste desporto mantiveram o segredo até ao limite quiçá de nem sequer se vir a saber, provavelmente para que se fizesse o que se vê tantas vezes quando certos atletas tiram anos para se dedicarem “à familia”. Apenas saber quem são os tais que tantos falam aqui e noutros lados, e apenas dizer que acho que todos dessa equipa estão no mínimo numa situação desconfortável. Quando o sr. Rosa diz e cito “… aí de tí que metas a minha equipa tarantan… ” o que quer dizer o “aí de tí”? Estou curioso jovem… curioso e acima de tudo estupefacto pois fazia de sí um jovem humilde e educado, algo que nesta dissertação o Sr. deixou caír por terra.
    Sem mais, Paulo Marinheiro

  107. Curioso , perguntei aqui o que se passa com a Sandra Araújo e de imediato… qual o meu espanto !!! Retiraram o meu Post . Que se passa com o moderador deste forum de opiniões, à manipulação por aqui ???
    Grave , muito grave e faz levamtar mais suspeitas de quem alguma coisa sabe.
    Espero que não retirem este.

  108. A CARAPUÇA SERVE A QUEM SERVE….QUEM ESTIVER DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA NEM TERÁ NECESSIDADE DE MENCIONAR OS MEUS POSTS!!!!!

  109. Ainda há uma hipótese bem válida que, nestes três casos, os ilibariam. Pelo menos para mim.
    Alguém tomando um suplemento que não indica esta substância no rótulo, e, ainda, confirmando-se que foi um lote contaminado, vejo razão suficiente para os ilibarem. Mesmo à luz daquela premissa que cada ciclista é responsável pelo que lhe entra no corpo.

  110. isto era uma questão de tempo…..mais analises se fizessem, mais se apanhariam… 

    e toda a gente sabe que mais de metade das amostras colhidas nunca vao a análise porque estas custam muito dinheiro a fazer… e os suplementos manhosos, que nao dizem a composição por fora, esses não são apropriados a atletas. E as marcas de renome, tem la tudo escrito por fora!  E se se sentem lesados pelos castigos, metam processos em tribunal contra as ditas marcas! Serve pra Joana e pros outros na mesma posição o comentário.  

  111. Esse tal de Urra, Pomba Gira, Mourinhos e outros cobardes, sò aqui estão porque pensam ser anónimos. Quanto ao Paulo Marinheiro se vendesse as bicicletas que tem a apanhar pó e compra-se uns espelhos lá para casa talvez não falasse tanto e seria mt mais sensato.

  112. o hurra gostava de saber qual era a equipa que referiste no teu coment “acredita que nessa equipa não acusaram mais porque não foram controlados”

  113. Bem isto é uma camada de invejosos que ate assusta, objectivo de certas pessoas é acabar com a equipa da Póvoa Btt. Tanta inveja que até mete nojo..Pomba gira eu até te respondia mas não ligo a pessoas que não tem coragem de dar a cara e que são falsas.
    E para todos aqueles que pensam que o Póvoa Btt vai acabar e que vão finalmente realizar o seu sonho… Estão muito enganados…
    Vamos continuar fortes como sempre fomos…
    Força Joana estou contigo

  114. E muito suspicabel que se atope a metilhexaneamina no controlo antidopagem, de tres persoas diferentes e todos acusan a mesma causa E pa supeitar non se de que pero e dubidoso……..

  115. Para já devo dizer que quem assina com o nome “rosa” não sou eu.

    Já que agora o utilizador “paulo marinheiro” confirmou que não é ninguém senão ele mesmo a escrever cá vai.

    Deixa-te de filmes, quem tu queres que acuse foi lá e não acusou nada nem nunca teve problema nenhum com as autoridades. Deixa-te mas é de merdas e ai de ti que metas o nome da minha equipa no “metilhetreta”. Mais uma coisa, não és burro como dizes, és simplesmente triste. Tá descansado que aqui pelos lados de Fátima não houve nada.

    Helder Marinho: Percebo o seu argumento e percebo o que diz, mas isso apenas confirma que de facto era um suplemento que não trazia a informação toda no rótulo. O suplemento tomado sendo o mesmo, logo não é nenhuma história inventada à pressão para ilibar.
    Caro(a) Pomba Gira, a ver se nos entendemos, eu escrevo o que me apetecer e a quem me apetecer. Se escrevi palavras de apoio à Joana, ao Rui e Mario Costa é porque acredito que o que se está a passar com estes grandes atletas é algo de inexplicável e porque acredito que nenhum deles, sabendo do valor que têm e que já sabiam que ganhando iam ao controlo, não iriam tomar nada que fosse acusar.
    Já agora, que cresça um “par deles” e que comecem a assinar com o vosso nome.
    Grande Abraço

  116. Neste caso e para não existirem trafulhas camuflados nem inocentes apedrejados tem que se ter mão pesada para o principal causador destes danos (e que não são tão poucos como isso)O FABRICANTE DESSE TAL PRODUTO que ao colocar rotulos incompletos têm grandes lucros. se o próprio Sr. Luis Horta diz que os produtos foram analizados, e que continham essa substância, e que não havia tal informação para quê martirizar quem de repente se viu na lama? Digam o que disserem contra estes “supostos” inocentes só mostra que realmente todos mas todos somos imperfeitos e injustos…Ah Pois É

  117. Aquela zona do pais esta no top dos nutricionistas, e so casos, anda tudo a ver se perde peso heeeee….. só este mes ja vão 3 casos zeferino, benta,e a agora este, todos eles positivos, tanto cospiam e falavam de todos , levaram com a trampa toda.

  118. PALEIO…PALEIO…ESPERO QUE TENHA UM CASTIGO EXEMPLAR….

    PENA NÃO OS APANHAREM A TODOS….

    FORÇA HORTA ,CONTINUA A LIMPEZA.
    FORÇA ATLETAS LIMPOS.

  119. Só acho espantoso a vossa certeza em outros atletas acusarem positivo????????? Não se pode meter todos os atletas no mesmo saco não.. Isso foi o caso de uma atleta.. Há atletas bastante serios e que lutam diariamente por aquilo que são hoje..

  120. O Cilinha quando de atletas que acuaram e outros, inglobaram tudo no mesmo saco so bastava ser da sua equipa, ainda a pouco tempo a Adrap no caso Freitas,fica sabendo que e legitimo desconfiar, e uma liberdade que temos e não es tu qua a vais retirar a ninguem, ainda por cima para atletas que não primam pela reguralidade OK. aaaae acredita que nessa equipa não acusaram mais porque não foram controlados ,andavam varios no dito nutricionista

  121. para aquele que intitula de burro durma descansado que aquele que queria lá ver por acaso não tem o mesmo nutricionista. E por acaso não é o mesmo que “meteulhe treta” até cair? E que por um acaso até sabia a treta que lhe estava a meter? Pois talvez, e só talvez eles não soubessem o que aquilo lá tinha, mas talvez e só talvez os outros supostos casos nem são da mesma equipa. Tenha calma não apedreje injustamente. Ficou admirado com uma evolução de 8mts num ano? Eu tambem já vi rostos que de um mês para o outro ficarem com uma explosão hormonal e cheios de borbulhas com bons resultados internacionais de permeio.

  122. Tenho vindo a ler tudo aquilo que têm vindo a escrever.. Agora uma coisa não admito.. Andarem a difamar atletas que não são chamados pro caso. A atleta Joana é um caso, os outros atletas são outro. Não podem estar a acusar ninguém sem terem nada onde pegar. Não é por um fazer isso que vamos condenar os outros todos. Tenham vergonha em tentar arranjar desculpas e tentar fazer com os outros pensem que todos os atletas da Povoa andem dopados… Não admito isso..Se querem falar da atleta em causa tudo bem, agora virem chamar a baila outros atletas que se esforçam dia a dia, que se privam de muito pra conseguirem chegar longe.. Portanto tenham tento naquilo que falam…

  123. Atenção ao regresso dos SOIGNEURS!….e para um marinheiro que confiantemente cavalga as ondas espero bem que o seu barco não se vire ou não lhe caia a casa encima!::::Bawman recordista alemão dos 5000 metros ,apanhado nas malhas,em congresso, na semana anterior á sua amostra positiva, dizia para o enorme publico presente que os batoteiros deviam ser irradiados para sempre…

  124. Tomou ,ela tem 21anos para saber o que faz..devia ser o dobro do castigo…essa atleta desde 2006 por vezes tem supresas entao este ano nao se fala…a final nao era so treinos…Uns tem asma outros dizem que nao sabm…entao ?

    Joana em 2008 ouvi da tua boca falar de terminadas atletas que ja correrm e algumas tuas colegas hoje olha por ti a baixo…que vergonha…

  125. Senhor rosa o sei é o mesmo?eu comcord com a marcha e com o senhor Paulo marinho..é uma vegnha.equipa d povoa do vazim é uma vergonha

  126. Uma atleta daquelas? és melhor? conheses alguem com a mesma idade que seja melhor?
    hummm….

  127. Como é que iriam saber que esta contaminado se na embalagem não tem nada sobre a tal substancia? se assim o tivesse ela nunca o teria tomado,

  128. ola
    gostava de perguntar ao Sr Edgar Vilaça e sua confraria se ja enviou uma Carta ou porventura algum Mail para o Geral do Municipio

  129. O MANCHA :::::::::::::::::::::::::::::::O nutricionista da Joana é o mesmo que o dos irmãos costa, dai terem acusado o mesmo……………………………………………..
    heeeeee isto e mesmo para uma pessoa se rir a gargalhadas, acusam agora a culpa e do nutricionista, O ATLETA E RESPONSAVEL PELO QUE TOMA MAIS NADA.o MANCHA em que campionato andas a menina não tem 6 anos anda la porque gosta mais das vitorias que do desporto que e o btt, e uma questão de ter atitude e tratamento profissional para uma carreira da treta, algum dia alguem acredita que uma atleta dessas chega ao mais alto nivel tem paciencia

  130. É engraçado que os suplementos só estão contaminados quando são apanhados, quando tomam estão sempre bons e pelos vistos dão resultado…..devem ser aplicadas as penas sem redução de tempo, para terem tempo de purificarem o organismo.

  131. Que desculpa mais esfarrapada desta atleta, pode tomar qualquer suplemento alimentar desde que não tenha nenhum produto que esteja na lista de produtos proibidos, têm é que lêr não é tomar e depois desculpar-se que não sabia que tinha.

  132. Esperemos para saber quem são os restantes condenados, e ai sim poderá tirar as conclusões que bem entender.
    Não sei se o doping ajuda, mas sei que o sacrifício sim

  133. A inveja e mesmo uma M”#$%!! O quê que o Manuel Zeferino tem a ver com o povoa btt???? Muitos são aqueles que querem ver a povoa a afundar, mas desde já vos digo meus senhores, o povoa btt não acaba não! A Joana deixou de levar 30min e passou a dar os tais 30 mim pq se aplicou, deixou de ser uma simples atleta, para passar a ser a MELHOR atleta, e tenho a certeza absoluta que não foi graças a tal substancia. O nutricionista da Joana é o mesmo que o dos irmãos costa, dai terem acusado o mesmo.

  134. Caramba, haja aí um suplemento capaz de expandir as ideias a esta gente e aumentar-lhes o número de neurónios:

    1 – Estão os suplementos proibidos no desporto? NÃO.

    2 – São utilizados também noutros desportos? SIM

    3 – Conhecia esta gente a composição do produto? A fazer fé nos atletas e em Luís Horta, NÃO

    4 – Houve contaminação acidental por parte da empresa?

    5 – Porque são apenas ciclistas as vítimas(culpados)? Não sei mas pode ser que alguém tenha a resposta.

  135. Eu vejo cada uma,Jose Roque, dizem sabiam que era proibido não ia tomar, claro que sabia como todos os que tomam e são apanhados,,,,,,,,,, mais nada, senão nunca tinhamos apanhados,,,,,,, pensam e que passa ao lado mas não, acredite que da mesma colheita vão aparcer mais, temos ai muitos caladinhos que nem ratos outros como papagaios.Ciclistas que para tentar fazer a boa me…a que fizeram esta epoca que foram gastar dinheiros publicos para lhes dar o fanico uma vez e desculpavel mas varias,, pois la fora pia fino, e Portugal ou limpa mesmo e acredita nas equipas com comportamento desportivo , ou ainda vai ficar mal vista la fora . Com transmições televisivas onde so aparecem os meninos bonitos sempre os mesmos e as mesmas equipas, vamos la ver se para o ano correm em algum campeonato especial , o da ma conduta dos impastilhados e drogados.mas a culpa e de quem e responsavel e fica impune, agora so falta o portugal sei la o que, ir entrevistar … tenham paciência, tanta cobertura dada a uma categoria que a sua lider aparece mamada, são estas as mães do nosso pais ?
    O engraçado que neste pais de invejas ,quem ganha e sempre alvo de duvidas, ja vi falarem de ateltas de grande valor e que se destacaram de forma unica nesta epoca, pelos visto quem andam mamados são os que não se destacam pois a sua qualidade e mesmo bera, o que faz e da que pensar que os que foram controlados e ganham são mesmos bons, vamos apostar nesses.

  136. O meu medo em deixar passar impunemente os Costas é este, OH!! já estão a aparecer mais casos de suplemeto contaminado e tenho a certeza absoluta que mais apareceram, mas que não tem nada de inocente…

  137. Poderia pôr este pensamento através de um nick que criasse, mas prefiro escrever com o meu nome e dar a cara por este pensamento, esperando que as inteligencias supremas percebam que sou só EU a escrever e só eu deverei ser responsabilizado por tal. Então é o seguinte: como dizem atrás 2 users, a atleta em causa tem a adversária mais perto a 30 minutos… OK, adversária longe, e ainda assim toma MetliheTreta… quem querem fazer acreditar que naquela equipa só tomam porcarias para andar mais, os atletas que têem vantagem larga para os mais directos adversários? Penso que se a atleta tem 30 minutos sobre a 2ª e toma MetilheTreta, os da mesma equipa que têem adversários a 1 ou 2 minutos apenas ou até adversários que os bateram por diversas vezes, TOMAM mais MetilheTreta ainda que a dita atleta que entra para um campeonato com meia hora de vantagem. Isto é só um pensamento de um português BURRO… nada mais! Ou seja: naquela equipa, MetilheTreta é só dado a quem tem boa vantagem, os que têem os adversários a morder-lhes os calcanhares… esses não precisam. Está na cara que toda a equipa toma MetilheTreta… especialmente os que têem que defender mais fortemente as vitórias “OBRIGATÓRIAS PARA O PROJECTO MAGNANIME DA EQUIPA”… mas se calhar isto está na cara, mas só está para mim… mas eu sou BURRO! Talvez tenha sido essa MetilheTreta que fez segundo as minhas contas alguns atletas evoluírem ns espantosos mais de 8 minutos numa prova de 2 horas… EM APENAS de 1 ANO para o OUTRO…

  138. Ó COMISSÁRIO… não foi nada esse produto k tomaram…. não sei a Joana, mas os manos tomaram sob indicação de um nutricionista, logo não lhes a receitar uma treta qualquer por aí no mercado com substâncias ilegais… e parece k ainda n entenderam a parte da “contaminação do produto”, significa k n deveria conter mas acidentalmente (culpa da empresa) acaba por conter aquela substância.

    Por acaso leram o comunicado deles? Se sim, n estavam com tantas dúvidas, meus senhores. Informem-se primeiro.

  139. Pessoalmente, dava e dou uma Scott Scale com 7,3ks equipada a tudo do melhor que tenho no sotão a apanhar pó para… SABER O RESTO DOS NOMES. E isto seria apenas por curiosidade. Tenho pena que os nomes apenas vão saíndo a conta gotas e apenas pelo tal Sr. Horta que ainda por cima é considerado o “bandido” para estes “sérios e azarados” ciclistas… os nomes saiem a conta gotas e se calhar não sairão todos… deve ser para proteger os santos da casa! Venham os nomes todos… isso é que a malta quer ver, o resto é conversa de dopado… OS NOMES TODOS… tanto para limpar esta porcaria de 1 vez por todas, como para ver se as pessoas em geral sabem quem são os tais da “RIBALTA”… é que há muitos tipos da ribalta que “infelizmente” não conhecem o dito suplemento que transforma um ciclista num “touro” nem comem bifes de 200 octanas, e esses, que penso que ainda são alguns, a última coisa que querem é que, para se proteger os ” TAIS SUPLEMENTADOS COITADOS” sejam postos na mesma parteleira dos suspeitos por serem da “ribalta” também… saíndo os nomes todos, fica-se a saber quem sãos os “injustiçados suplementados coitados” e especialmente… fica-se a saber quem são os “burros da ribalta”, os tais que são burros porque não suplementam metilheMERDA, nem comem bifes NITRO mas que talvez sejam espertos no final, pois podendo ser considerados burros por por vezes não conseguirem aguentar a roda do “BIFE ALUCINANTE” e do “SUPLEMENTO MILAGROSO”, mas há uma coisa que nunca serão considerados: DOPADOS, KITADOS, DROGADOS, PASTILHADOS e vários nomes feios que agora se traduzem em nomes mais bonitos como “COITADOS… TOMARAM ÁGUA E BANANAS PODRES E CONTAMINADAS”. Querem ciclismo?????? Acabem com estes bandidos!!!! Querem ciclismo???? Não defendam quem quer ganhar de forma injusta e desleal!!!!! Querem ciclismo????? Não defendam DOPADOS!!! Para o ano com toda a certeza a grande equipa de BTT em causa… ACABA! Viva o ciclismo em geral, o sujo, o limpo o btt a estrada, todos têem adeptos como aqui se vê no fantástico apoio que os DOPADOS estão a ter…. VIVA O CICLISMO EM GERAL!

  140. Amigo nino , curiosa a sua intrepertação á grave situação ! Pergunto
    se não seria mais justo mais verdadeiro mais desportivo, se a menina não tivesse tomado nada ? Apenas uma alimentação própria de uma atleta. E agora que dizemos ás outras , sim aquelas que perderam , mas que não tomaram nada! é que ainda há algumas ! Que se lhes vai dizer ? Que continuem no btt , porque o jogo continua limpo ?
    1 ano de castigo e fica tudo limpo ! è esta a justiça o exemplo ? No meu entender deveriam ser imediatamente irradiadas desta modalidade, elas e os seus directores desportivos, porque o conhecimento destas dopagens por parte deles é bem conhecido.

  141. CAROS SENHORES: o SUPLEMENTO EM QUESTÃO TEM NO RÓTULO, TAL COMO OBRIGA A LEI A CONSTITUIÇÃO…. O SULPLEMENTO Jack3d QUE DIZEM TER TOMADO CONTEM: Methylxanthines (Caffeine)
    , Schizandrol A

    Creatine Monohydrate
    ……. É DA RESPONSABILIDADE DE QUEM TOMA, SABER LER ROTULOS E INFORMAR-SE SOBRE AS SUBSTANCIAS. IGNORANCIA OU INOCENCIA DOS ATLETAS?….. O CERTO É QUE ESTE SUPLEMENTO É UM SUPLEMENTO PARA TRABALHO DE EXPLOSÃO E EXTREMAMENTE ESTIMULANTE. PARA QUEM NÃO CONHECE ESTA SUBSTANCIA TEM CORRESPONDENCIA COM O EXTASI E É USADO EM http://en.wikipedia.org/wiki/Party_pills……….. iNFORMEM-SE ANTES DE SE ATIRAREM PARA OS TITULOS FACEIS

  142. Nas declarações a bola era um suplemento alimentar ? Agora um vaso dilatador ? em que ficamos ?

  143. aqui, na gd maioria são os trstes e pobres de espirito que escrevem . Escreve-se para a maledicência, e escondidos na capa do cobarde, muitos deles ainda dão palmadinhas nas costas e sorrisinhos de judas, de quem aqui vêm falar. O Rui precisaria de um estimulante? sem lá ter o Sergio nem o tiago como adversarios? A joana sem concorrência á altura precisaria de um estimulante para ganhar? Ambos a saberem que o copo estaria á espera? Não acredito em santinhos, mas desta vez dá que pensar. O valor deles é por demais evidente e destacavel dos adversários directos… Até o reçaibiado da ADoP põe em causa a culpa deles. Portanto qt ao resto que aqui se escreve só mesmo atras de nicks não é ó pomba branca?

  144. Há pessoas que perante dogmas se tornam cegas e surdas. Se este componente apenas foi proibido a partir de Janeiro deste ano é porque os especialistas teriam dúvidas sobre a sua utilidade no benefício de rendimento. Se alguém minimamente inteligente quisesse enganar o sistema na esperança de fugir aos controles iriam tomar uma substância que porventura nem faz cantar os grilos? Deixem de ser inquisidores e sobretudo sejam racionais nas vossas análises ou então se a vossa inteligência não vos permitir ir mais além de que a vossa curta vista alcança abstenham-se de comentar.

  145. vasodilatador Superpump (Gaspari Nutrition), ja agora foi utilizado por mais atletas da mesma equipa? para quando os resultados ? ou não foram controlados? ate vasoldilatadores usam ,como andamos mesmo , no limiar do primitido, neste caso do proibido.

  146. Sr Nino so uma pergunta acusou ou não? Dos 30 minutos de vantagem quantos minutos se devem a substancia ? Sabe quantificar? Uma vez que e proibida e porque da vantagem Certo ? Portanto a quetão e a seguinte, foi quebrada a verdade desportiva, tendo o atleta sabido ou não, outros atletas como Daniel Freitas que sempre disse estar inocente e pagou bem pago, sera que temos dois pesod e duas medidas ? e tambem se alegou que foi o organismo e não sei que mais, mas estava lá, como aqui, qual e a duvida????? Tambem conheço atletas com total suprioridade durante este campeonato e foram controlados e não acusaram, qual a duvida? E ja agora quanto aos 30 minutos não tem a ver com a sua grande qualidade, mas sim com a fraca concorrencia.

  147. Quem esta atento as provas de xco, sabe bem que a Joana Barbosa de nada precisa para poder ganhar no seu escalão, a menos que ganhe outra camisola por dar mais de 30min a 2 classificada. Em relação aos Suplementos, o que a atleta tomou não tem nada a ver com a CarbBOOM, o utilizado foi um do género do vasodilatador Superpump (Gaspari Nutrition), utilizado por grande parte dos atletas nesta modalidade. No rótulo do produto não consta metilhexaneamina, dai tirar-se a conclusão de que o produto estar contaminado e ela o ter tomado inocentemente,
    PS: Não julguem as pessoas sem antes as conhecerem, e pensem bem antes de escreverem qualquer coisa

  148. Já agora quando acusa a BOOSAAA que fara os empregados ? A Povoa tem o BOOOOOSSSS o zeferino agora a BOOOOSSAAAA, o desporto na Povoa esta em grande, cuidado com os suplementos que se vendem nas Grandes superficies da zona.

  149. o suplemento e para camuflar uma treta, claro que quando se e apanhado toda a gente sabe que pode ser, seja no nacional ou não , ou quem e apanhado nos nacionais não toma heeeeee , e so toinos e acreditam nessa treta…………………… Acusou a contra analise deu possitivo, vai apanhar no minimo 1 ano, qual a duvida e culpada, mesmo que fose num suplemento e de suas responsabilidade, porque o tomou, foi para ter vantagem, dai ser responsavel por isso………………
    cuidado que vem ai mais……….nomes a ribalta, alias eles ja sabem não sei de que estão a espera, como tinha dito para aqueles lados não e so agua BENTA…….

  150. E tudo se passa na ZONA da POVOA de VARZIM,sera MODA! É por isso que eles elas andam que se fartam.

  151. ó pombinha… Atirate ao rio…que tu com essas ideias nem para a pesca. Ha pessoas que deviam ter dois dedos de neuronios para dizer algo certo. Enfim…

  152. seria agradavel se revelasse o nome do suplemento, para q outros ficassem desde ja atentos!

  153. esses que dao o nome no perfil dos manos costa e da joana é que sao os verdadeiros apoiantes…pq num dia sao os maiores sao uns idolos sao campeoes…e de seguida ja n sao nada. Essas pessoas sao interesseiras…temos que ter consciencia daquilo que verdadeiramente somos…so metem venenp estas pessoas…vao treinar mas é…pessoas como voces nao sao dignas de um desporto tao lindo.

  154. mas voces serao burros? Estupidos???? Vidinha…nota-se mesmo q nunca competiram…é algo que pode acontecer a qualquer pessoa…os suplemntos ja n sao feitos á mao…e por isso ocorrem erros…no caso dos manos…sabiam que ia ser controlados e iam dopar.se???? Para que??? Para estragar a vida? Voces sao todos burros e uma cambada de ignorantes…so sabeç falar mal das pessoas…so inveja. (este comentario n se adqua a todos)

  155. Não duvida que seja Campeã Nacional isto ta tudo mal fds o ciclismo portugés vai desaparecer daqui a pouco 😀

  156. pomba gira:
    eu dei uma mensagem de naimo aos manos maas tu vai mas é para outro lado o marcio barbosa sabe k estao inocentes,antonio amorim,virgilio neves,flavio cipriano etc.tu é k estas cega só n sei como escreves…………………………….MESMO TRISTE…………

  157. Deveriam era expor todos os nomes, são uma vergonha para a modalidade e fazem com que cada vez mais desapareçam os possíveis patrocínios.
    Não estou a culpar ninguém mas quando andam de mota, de um momento para o outro é esquisito, ou outras quando pesam 70kg e de repente passam a 50 kg, devem ter pipo para vazar.

  158. Ja agora cuidado com os suplementos das superficies????? Sendo eles patrocinados por uma marca que e a BOOOM , não sera estranho, queres ver que andam a comprar nos supermercados que treta mais mal contada, alguem acredita nessa desculpa, aqui como o caso do zeferino que era o BOSSS, temos a BOSSSA, e o nik , mais valia estaren calados, vem um atleta que enverga uma camisola de campeão nacional ,dar opniões publicas num caso deste, sendo ate da mesma equipa, isto e de bradar aos ceus.

  159. E SE O SUPLEMENTO FOI MESMO O JAKD 3D ESTÁ LÁ MENCIONADO A PRESENÇA DA METILHE XANEAMINA…BASTA SABER LER

  160. estive a ver no facebook da atleta a justificação, e a mesma de outros atletas, A CONTRA ANALISE DEU POSITIVO, atendendo ao caso apanha no minimo um ano, O mais incrivel e sabermos que de que forma correu ,de forma ilegal sabendo ou não, e aparecem atletas a dar apoio a uma pessoa que acusou, que alterou as regras do jogo, sera que tambem sofrem do mesmo mal, estão la mais nomes, vamos esperar PALHAÇADA

  161. actualizem as regras, porque quando nao existir ciclistas profissionais, nao há equipas, nao há cilcismo…muitas gente destes organismos vao passar mt mal, e terao que encontar outra modalidade para perseguirem

  162. Nada de novo, e vão aparecer mais da mesma equipa, não tenham a menor duvida, la vão as camisolas mudar de mãos ,TENHO MUITA PENA PELO BTT EM GERAL ,NENHUMA PELOS ATLETAS que acusaram, temtaram adulterar o jogo,, agora esta na moda de culpabilizar os suplementos, julgo antes ser da agua do poço, ate que e do mesmo rio dos dois que acusaram da mesma forma.
    Estas situações ainda dão mais valor a quem anda limpo e ganha, mesmo assim estando sempre debaixo de suspeitas,PARABENS AOS QUE ANDAM LIMPOS

Os comentários estão fechados.