Nelson Oliveira confirmado na RadioShack

Chegaram ao fim as dúvidas sobre o futuro de Nelson Oliveira. O português de 21 anos vai representar a RadioShack em 2011, anunciou hoje a equipa onde já militam Tiago Machado e Sérgio Paulinho e que já garantiu o concurso de Manuel Cardoso para a próxima época. “Que o Nelson tem talento é óbvio. Basta olhar para os seus resultados nos últimos anos”, considera o director-geral da formação estadunidense, Johan Bruyneel.

A juventude de Nelson Oliveira faz com que a equipa não exija resultados imediatos. “Vamos primeiro trabalhá-lo e esperar que assimile a filosofia da nossa equipa. Ainda é o seu segundo ano de profissional, há que trabalhar para potenciar as suas qualidades que são muitas. Ainda é prematuro pensar em resultados e mesmo o calendário a fazer ainda vai ser definido”, afirma ao Jornal Ciclismo outro luso da equipa, o director-desportivo José Azevedo.

O contrato de Nelson Oliveira com a RadioShack é apenas de um ano, o período em que o patrocínio da cadeia de lojas de electrodomésticos ao bloco de Johan Bruyneel está garantido. No entanto, José Azevedo acredita que se trata de um projecto com futuro. “O patrocínio é de dois anos com mais dois de opção. Portanto, está garantido apenas 2011. No entanto, se não tivéssemos em mente continuar não estaríamos a fazer apostas de futuro, como é o caso desta com o Nelson Oliveira e das outras contratações da equipa”, esclarece o vilacondense.

Nelson Oliveira é o sexto português da RadioShack – o mecânico Francisco Carvalho também faz parte do grupo de trabalho -, facto que José Azevedo desvaloriza em termos de vantagens para a integração. “Nesta equipa temos por princípio não olhar a nacionalidades. Ninguém é privilegiado por ser deste ou daquele país. O que conta é o grupo, que queremos unido”, explica Azevedo.

Aos 21 anos, Nelson Oliveira tem chamado a atenção do pelotão internacional essencialmente pelos resultados conquistados ao serviço da selecção nacional, pela qual conquistou a medalha de prata na prova sub-23 de contra-relógio dos mundiais de 2009, galardão igual ao que alcançou na corrida de fundo dos Europeus de 2010, competição em que subiu ao pódio para receber o bronze no contra-relógio. Nos mundiais deste ano, Oliveira foi quarto no contra-relógio de sub-23, ganho por Taylor Phinney, que também esteve nas cogitações da RadioShack.

(em actualização)

29 thoughts on “Nelson Oliveira confirmado na RadioShack”

  1. Vês, como a falar, a gente se entende… Só é preciso é calma, e tento na lingua, porque de resto, somos todos Portuguêses, e queremos todos a mesma coisa, que é muito sucesso para os TUGAS… 🙂

  2. Nem eu tratei mal ninguem , apenas acho q como Portugues nao devias dizer isso.. Tambem eu O Acho bom ciclista com futuro como ele , o Tiago e o Manuel

  3. bruno , de facto esqueci-me do Sergio Paulinho.

    Epa nao e preciso ofender ok?
    Frustrada e a tua mae paw!

  4. Invejoso! Eu! De quê? Não ando de bicicleta, nunca andei de bicicleta, nem nunca andarei (a competir, obvio!), de que é que eu possa ser invejoso. Só por dizer que temo que o Nelson se possa perder com más companhias e estrague a sua carreira, quando muito isto é demonstrativo do meu gosto por ele, eu só lhe desejo o melhor, e como é evidente, não é do Nelson que desconfio, que ele é um rapaz excelente, modesto e humilde, mas sim do director da referida equipa. E o Nelson, como é um ciclista novo, desejoso de provar o seu valor, torna-se mais facilmente manipulavel. Esse é o meu unico receio, não vejo porque é que tu ficaste tão ofendido, ó meu caro YMCA.
    Eu como nunca trato mal ninguem, não é por isso que não ponho o meu nome, agora tu não pôes o teu nome, porque te acobardas atrás de um nick, para tratar mal as pessoas, és mal formado de berço, já chamaste inocente e invejoso, e por aí fora. Vês agora a diferença, entre eu e tu, ou queres mais um desenho?

  5. Não sabia que em Portugal já se registam nomes, como o teu, FMCY? Quem es tu para dizer aos outros para se identificarem, se tambem te acobardas atrás de um nick, faz-me um favor e vai nanar…

  6. o tiago e o paulinho morreram para o ciclismo e o figado tb morreu?????

    acho k não e sinceramente acho k estão aí para as curvas…..ao menos lá há gente séria e pagam a tempo e horas……

  7. Muitos parabens.Quem conhece o Nelson como eu, sabe que ele merece, pois para além de ser um optimo profissional é ainda melhor como ser humano, um jovem fantástico.Espero num futuro próximo ve-lo numa volta a França pois sei que é um dos sonhos dele, sei que não será já para o ano mas com trabalho e dedicação que ele atribui a ele proprio sei que lá vai chegar. Força Amigo, um grande abraço e muitas felicidades, já agora aproveita as férias. 😀

  8. uma boa noticia para o ciclismo portugues…….espero que tenha sucesso e que saiba seguir por “estradas limpas” no ciclismo…….NÃO AO DOPING

  9. Oh “Quem sabe” Es mesmo inocente… Diga la o seu nome… Ou voçe secalhar e aquele que ja tem mesmo o figado estragado como diz… naoooo. espera , nao tens qualidade para la tar

  10. Há gente aqui a comentar que até mete nojo aos cães. N se pode ver um Portugues a brilhar que a dor de cotovelo começa logo a aparecer.
    O Nelson tem um potencial cm poucos em Portugal, incluidos os que já estavam no Pro tour. Acompanhei de perto a evolução de todos os ciclistas que competem lá fora e o Nelson n lhes fica a dever nada. É um fora de série. Estão é a dizer k ele é fraco a subir. Pois perdoem o rapaz se tem 21 anos e ja corre c a elite mundial e n consegue fazer a diferença e se tinha como objectivo ser campeao do mundo de crono queriam voces que ele perdesse peso para passar melhor as montanhas? Dahhh, cambada de inocentes.
    Ele tem muito peso para perder, vamos ver para o ano cm é k ele vai estar na montanha. Vão ter uma surpresa.

  11. boas Rodrigo…tas.t a eskexer do “moqinas”o sergio….para o quem sabe,para estes comentarios mais vale nem seker ca vires…deves ser um granda frustado…dexlp.m dizer.t isto…

  12. Simplesmente fantástico… 4 ciclistas Portugueses numa das melhores equipas do mundo(The Shack) woooowwwww xD, Com um dos melhores directores desportivos do mundo senão o melhor(Johan Bruyneel) , O melhor ciclista da ultima década como ciclistas e até próprio director desportivo(Lance) não vejo porque não os “nossos Tugas” conseguirem
    óptimas prestações e terem uma boa evolução… 🙂 É muito bom ouvir estas noticias é sinal que os ciclistas portugueses cada vez mais são procurados pelas grandes equipas mundiais é sinal que o seu trabalho esta a ser reconhecido… 🙂

    Força The Shack

  13. Agora vou ser mauzinho, mas ainda assim acertivo. É um facto que o Armstrong venceu 7 Tour com o Bryuneel, porque Bruynell é dotado de tácticas especiais, e imbativeis, pode ser que tambem façam bem ao Nelson, ou lhe mate a carreira. Espero muito sinceramente que ele não o estrague, mas tambem se fosse esse o caso, em Portugal também o estragavam. E já são 4 Tugas, eles que se ajudem uns aos outros, e pensem bem no futuro, e que não arrisquem as carreiras nessa merda, porque só quero o bem deles, pois o bem deles é a alegria dos Portugueses, mas esta foi uma idéia que me veio logo á cabeça, e como vi o comentário de cima, tambem achei que devia escrever isto.
    Eu até punha o meu nome, mas como sei que era para ser enxuvalhado, não ponho.

  14. ………………helder nao compares o phinney com o nelson por mim tinha 22 phinneys contra 44nelsons………….o phinney é mt polivalente enquanto que o nelson é um CR puro
    mas quero que evolua

  15. Eu sei que vou ser criticado…
    Mas o que vou dizer nao e bem uma critica so o que eu penso e atençao eu estou contente com esta noticia e boa para o ciclismo portugues.
    Mas sinceramente nao acho o nelson nada de mais como ciclista como contra relogista sim e uma grande contra relogista mas como ciclista para estar la fora… mas espero que me engane e que daqui a uns tempo venha aqui dizer o contrario e pedir desculpas por ter duvidado das capacidades do nelson.
    Mas seja como for boa sorte nelson mostra-me que estou totalmente errado.

  16. Grande Nelson!

    Jose Azevedo anda atento e nao deixa escapar os jovens talentos portugueses!

    Radioshack e a equipa mais portuguesa do estrangeiro com Jose Azevedo na equipa tecnica , Tiago Machado na estrada e agora juntam-se o Manuel Cardoso e o Nelson Oliveira.

    Excelente!

  17. Isto sim são atletas a sério e que dão tudo por tudo por uma vitória, não são esses gajos do futebol que só jogam bem quando lhes apetece.

    Viva o ciclismo nacional. É uma pena o SCP, SLB, FCP e outros não regressarem ao ciclismo isso sim seria uma festa nacional.

  18. Finalmente boas noticias para o ciclismo Prtuguês,parabens!
    Espero ver a equipa mais Portuguesa do pro-tour vencer muitas provas no proximo ano, e de preferencia sob o comando do José Azevedo!

  19. Optimo!!! Eles perderam o Phinney, e arranjar o Nelson, optimo para nós, Portugueses.
    Tudo na vida têm sempre um lado positivo, como é obvio ninguem queria que a Xacobeo acabasse, mas se não tivesse acabado, o Nelson ainda lá estaria, porque se não estou em erro, ele ainda tinha contrato, como tal, há males que vêm por bem, e para o Nelson foi isso mesmo. Força e parabéns Nelson.

Os comentários estão fechados.