Presidente da UCI desafia governo espanhol a lutar contra a dopagem

O presidente da União Ciclista Internacional (UCI), Pat McQuaid, afirmou que há um problema de doping em Espanha e que o governo daquele país parece não ter vontade de abordá-lo. “Há um problema em Espanha, porque uma grande percentagem dos nossos casos de dopagem vem desse país. Até agora, não parece haver vontade para abordar a situação em Espanha e isso tem de partir do governo”, afirmou o dirigente, em Geelong, Austrália, onde acompanha o Campeonato Mundial de Estrada.

Pat McQuaid entende que “o governo tem de trabalhar com o desporto e, antes de mais, reconhecer que há um problema. Depois disso devem sentar-se à mesa com o desporto e impor medidas”. O desporto espanhol tem conquistado títulos mundiais nas mais diversas modalidades, mas no ciclismo, a par com o sucesso desportivo, têm surgido os escândalos de dopagem, relacionados com as medidas internacionais de combate à fraude neste desporto e não com medidas tomadas em Espanha.

Nas últimas semanas, cinco corredores espanhóis foram apanhados nas malhas do doping. Alberto Contador está provisoriamente suspenso por ter sido detectada a presença de clembuterol num controlo feito durante o segundo dia de descanso da última Volta a França, a terceira ganha pelo espanhol. Além daquela substância, o sangue do corredor terá, de acordo com a imprensa internacional, resíduos de plástico, que indiciam recurso a transfusão sanguínea.

Além de Contador, também foram controlados positivamente Ezequiel Mosquera, David García e Oscar Sevilla, todos por alegado recurso a hidroxietilo, uma substância que mascara a utilização de EPO. No BTT, a tripla campeão mundial Marga Fullana acusou EPO num controlo feito no mundial, realizado no mês passado. A betetista foi a única dos cinco a admitir ter-se dopado.

27 thoughts on “Presidente da UCI desafia governo espanhol a lutar contra a dopagem”

  1. Claro que sim, os jornais vivem de especulações, mas por exemplo, não se compara a integridade de um jornal “Publico”, para um “24horas” ou “Correio da Manhã”, e apesar de todos os jornais lançarem boatos, estes com mais credebilidade, têm mais cuidado com as aqusações, com medo de perderem a tal credibilidade, e o “Lequipe”, julgo ter bastante credibilidade.

  2. Não se fazem distinções entre o plastico dos garrafões e das garrafas, fazem-se sim testes a ambos os produtos e constata-se que um liberta e o outro não.
    Os jornais não são integros. pois vivem de especulações, principalmente se essas fizerem vender mts jornais.

  3. Só mais uma coisa que me escapou, nessa reportagem a que eu assisti, em que diziam que, as moleculas eram libertadas dos garrafões para a agua, acontecia unica e exclusivamente com os garrafões e não com as garrafas, portanto, se se consegue fazer essa distinção entre garrafas e garrafões de plástico, concerteza que tambem se faram para os sacos de transfusões.
    Mais uma vez quero salientar que me reporto ao que ouvi, vendo o peixe ao preço que o compro.

  4. Sim isso eu sei, até porque aqui há dias vi uma reprtagem sobre garrafões de plástico, que estavam libertar moleculas, que por sua vez, estavam a contaminar a agua neles contida, mas quando o jornal Lequipe fala, diz que é uma molecula só vista em sacos para transfusões, em algo estes plásticos têm e ser diferentes, imagino que uma acusação destas não se faça de forma tão leviana, ainda porcima foi feita por um meio jornalistico tão respeitado a nivel mundial.
    É evidente que não sou quimico, nem para lá caminho. mas tambem não fui eu que escrevi isto, reporto-me ao que leio, se acho que está errado, questione o “LEQUIPE” .

  5. A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias…portanto não há plasticos assepticos mas sim metodos da infecciologia que impedem infecções.Os plasticos são compostos utilizados com várias finalidades desde fazer brinquedos,garrafas,sacos etc e que libertam moléculas susceptiveis de contaminar o conteudo com o qual contactam ( sumos,yogurtes,coca-colas,sangue.etc..).Essas moléculas podem ser absorvidas pelo organismo e por isso detectadas nos fluidos orgánicos ( sucos,plasma, urina,etc..)…quero explicar que a afirmação acima referenciada só pode ser resultante do desconhecimento de principios elementares da quimica e da infeccilogia

  6. Concordo com tudo o que foi dito, para o amigo “Há pois é”, está lá escrito que, não sabemos o que está por baixo de agua. E tambem concordo consigo quando diz que, só fala quem não sabe, e quem sabe não fala. Isso é verdade, salvo raras excepções.
    Concordo com o que o Pancho Vila disse, mas eu tambem já aqui disse que o Contador independentemente de ter usado ou não doping, é um grande ciclista e evidentemente treina muito, mas isso todos os outros o fazem, ele não é caso unico, agora reparem como nenhum ciclista falou a reincriminar o Contador, porque inconscientemente ou consciente, eles sabem que hoje foi ao Contador, amanhã pode ser a vez deles.
    Para o Sr B. Carvalho, acho que o que eu li nas noticias foi que, o plastico encontrado no sangue do contador, é um tipo de plástico só utilizado em sacos de transfusões, é que esse tipo de sacos deve ser especificos, têm de ser acepticos, para não haver infecções.
    Agora em ralação ao Sr Pat Maquiad, ele têm de tomer alguma decisão, que isto como está não pode continuar, pois corre-se o risco de o ciclismo ficar tão denegrido que ninguem queira patrocinar-lo. Goste-se ou não desta atitude dele, pelo menos temos de reconhece que ele está a tentar fazer algo.:

  7. FRAGMENTOS DE PLASTICO????….como pode um fragmento de plastico entrar no sangue atravès de uma agulha e pior ainda ser filtrado pelos rins?….substancia quimicamente aparentadas ao plastico pode ser,mas até os yogurtes,que nós comemos vêm em recipientes de plastico!…..

  8. Tanto doping no futebol e só falamos dos cagagésimos dos ciclistas.
    Até mete pena. Toma e não treines que vês se andas.
    Injusto para mim era se um tomasse e os outros não. Agora imaginemos no pro tour em que todos têm dinheiro para essas coisas (caso queiram), se andarem todos com a mesma agua não á injustiça. Em mts casos até se salvaguarda a saude dos atletas.
    Vou ser massacrado por dizer isto mas é-me indiferente.
    Gostei do comentário do sr benjamim, pois eu ja fui ciclista e até tinha capacidades, com dois meses de época percorrida já tinha 3 clubes interessados na minha contratação, porém uma lesão fez com que tudo desaparece-se, seguiram-se 3 anos penosos de operar ou nao operar, tratar ou nao, etc… Tudo isto aconteceu pk todos os tratamentos, Ressonancias de 250eur, cirurgias de 2000eur, tratamentos de fisioterapia, consultas de ortopedia, caixas de Artz no valor de 150eur cada, etc… Foram pagos pelos familiares, não recebendo um unico apoio da federação ou equipa onde estava inserido.
    É uma vergonha o que fazem ao ciclismo. Todos cospem no prato onde comem.

  9. Diz o “EU” e cito: “…PORQUE AO NIVEL DE USO E DOPING NADA SE COMPARA AO CICLISMO…” e também “…O QUE AFUNDOU O TITANIC NÃO FOI A PEQUENA PARTE DO ICEBERG QUE ESTÁ Á MOSTRA, MAS A PARTE QUE ESTÁ DEBAIXO DE AGUA…” Por acaso o Sr. Eu tem conhecimento de tudo o que está de baixo de agua no ciclismo? E Conhece tudo dos icebergs de outros desportos? Sabe quantos controis são feitos a todas as modalidades? e no ciclismo? E quais as percentagens de positivos? Pois de uma coisa sei, é que, “Quem muito sabe pouco diz e diz muito quem pouco sabe”

  10. …nem tudo vai mal!…ANDRÈ CARDOSO renovou o titulo de melhor CARDOSO do MUNDO 15º no MUNDIAL….parabens ao ciclismo Português….

  11. Já aqui foi dito uma vez por alguem que, os consumos de cocaina não foram feitos para falsear resultados desportivos, mas para uso social, como num caso recente com a selecção de futebol, se está errado? sem duvida! se devia ser castigado? claro que devia! mas não por tentar falsear resultados, antes porque como idolo de muita juventude, isso ser um mau exemplo a seguir. Mas nós não somos os país dele, nem sequer familiares, portanto quem tem de ficar chateado é a sua familia, pois sou da opinião de que, o que o atleta faz e casa, se bebe vinho, ou se bebe cerveja, ou até mesmo se fuma umas ganzas, não é da nossa conta. Cada um tem uma ideia, e tem de viver segundo os seus princípios éticó-e-morais.
    Sei qie vão já dizer que esses consumos servem para esconder algo, não acredito, e até digo mais, quando muito, a cocaina prejudicaria a sua performance desportiva, nunca melhoraria os seus resultados, logo nunca os falsearia, mas é como disse antes, cada cabeça, sua sentença, e esta é a minha.

  12. Sabem que o que afundou o Titanic, não foi a pequena parte do iceberg que está a mostra, mas a parte que está debaixo de agua, isto para dizer que o cagagesimo que o Contador acusou, pode significar a parte que está a mostra, ainda não sabemos o que está por baixo de agua.
    O Sr Macquaid, fez uma constatação, que não é preciso ser-se um especialista atento, para a ter feito. Os casos mais recentes acontecerem em Espanha, Os medicos mais envolvidos no assunto estão e Espanha, os Espanhois de um momento para o outro dominaram este desporto, e até aquele caso mais recente do ciclista da Milram, que assumiu ter usado, veio a Espanha para adquirir doping (mas em relação a este, não sei se era necessario vir a Espanha), mas enfim, só não vê quem não quer
    Agora, sugiro que se para com esta mania, que a meu ver é estupida, das teoria de conspiração, contra os Espanhois e sobretudo contra o ciclismo, e se começe a arranjar soluções, porque ao nivel de uso e Doping nada se compara ao ciclismo, e eu pergunto, quem se diz gostar de ciclismo, gosta da situação actual do ciclismo? eu não, e não me venham dizer que eu não gosto de ciclismo, que ainda hoje estive toda a noite acordado para ver quem vencia o campeonato do mundo (foi o Hushovd), mas fico triste com esta situação. Está na hora de mudar, e nos juntar-mos todos na procura de soluções, ao invés de nos acusar-mos uns aos outros. Fica aqui a clasificação do campeonato do mundo:
    1 Thor Hushovd (Norway)
    2 Matti Breschel (Denmark)
    3 Allan Davis (Australia)
    4 Filippo Pozzato (Italy)
    5 Greg Van Avermaet (Belgium)
    6 Oscar Freire (Spain)
    7 Alexandr Kolobnev (Russia)
    8 Assan Bazayev (Kazakhstan)
    9 Yukiya Arashiro (Japan)
    10 Romain Feillu (France)

  13. como é possivel?..andan todos cegos?…os ciclistas são homens…..,por-los a correr vinte dias!!!!!
    que acham?
    essa gente «mackuain,directores das voltas,..que querem que sejam maquinas?deixemo-nos de tretas não nos engane-mos..o super man.já morreu…..só ganha quem for muito profissional.andam todos ao mesmo

  14. NÃO ACHAM QUE ENCONTRAR FRAGMENTOS DE PLÁSTICO PODERÁ QUERER MAIS ALGUMA COISA?

    EU QUANDO ERA PUTO COMIA OS SUGUS COM PAPEL….O CONTADOR ANDA A COMER AS BARRITAS COM “PLÁSTICO E TUDO”….NÃO ME PARECE!!!

  15. Criticam sempre os espanhois porque tem dominado no ciclismo actual.

    Mas de facto , Valverde , Oscar Sevilha , Mosquera , David Garcia e agora Alberto Contador apesar de achar Contador inocente acho que os espanhois estao demasiado metidos nestes assuntos.

  16. e só mais 2 questoes para o Sr Pat McQuain… 
    Quando é que resolve criticar tambem os Italianos?
    E quando vai-se pronunciar de forma seria e nao defensiva do caso Lance, oferecendo tambem a disponibilidade da UCI em investigar o caso em vez de deixar tudo para os norte americanos?

  17. Vergonha.. Nao existe desculpas possiveis,agora a carne tem culpa de ele ser mamado..

  18. Os espanhois vencer porque são melhores…
    Indurain, nunca apanhado por doping
    Sastre, Oscar Pereiro…
    O que fizeram ao Valverde foi mero capricho da federação italiana de forma a limpar o nome dos italianos e de forma a tirar peso sobre os casos que se sucediam em Italia
    Lembrem-se de 2008 quando o Ricco foi apanhado? ele estava numa equipa com espanhois e nenhum destes foi suspenso…
    O Contador esta suspenso por uma quantia q nem a uma mosca fazia voar melhor(usando palavras de outrem) enquanto ha casos q deveriam ser investigados com mais profundidade como a do Lance/Floyd(dissem que aos Deuses tudo é perdoado).
    Provavelmente ninguém suspendia o Contador se ele tivesse assinado para a RadioShack e o caso já estaria arquivado antes de vir a publico…
    O desporto espanhol tem crescido e muito. Apos a operação Puerto pouquisimos espanhois foram controlados positivos e alguns como o Valverde castigado sem controlo positivo !
    Não querem o dominio espanhol na estrada então suspendem os vencedores…

    Deixo-vos com o caso para reflexão: Tom Bonnen 2009! suspenso por uso de COCAINA! ilibado pq? pois….

  19. ….e eu desafio a UCI e todos os coniventes com esta palhaçada de gastar balurdios( incalculável!….) atrás de cagagésimos de substancias que não prejudicam a saude nem aumentam as capacidades.Por cada desportista que não morre por ingestão dessas substancias,morrem á fome milhões de humanos.Desafio também todos os atletas e federacções que se revoltem e recusem a perseguição de que são alvos apenas com a intensão de manter essa troup que rodeia a manjedoura.Investe-se mais na investigação de como detectar cagagésimos que na pesquisa e luta contra o cancro…e esse mata!.Esses hipocritas dizem estar na luta pela protecção dos atletas…no entanto a nivel,mesmo de alta competição,federacções,clubes adopss..ucis etc..não se preocupam com milhares de praticantes,adolescentes e outros,que treinam e competem em situações verdadeiramente degradantes e sem apoio médico,sujeitos a doençãs e lesões que por vezes terminam a carreira desportiva antes de a começarem!…são aqueles talentos que desaparecem sem se saber como!….se tiverem um filho num qualquer club e que por ventura tenha uma lesão grave,sabem do despreso e abandono a que são votados mesmo a nivel de desporto de alta competição a não ser ,com algumas exepções o FUTEBOL…mas para isso não há dinheiro nem interessa a protecção da saude do atleta.
    Ultimo desafio em tom de pergunta: porque será que as equipas médicas de controle são sempre constituidas pelos mesmos médicos há tempo infinito?….só assim se compreende a sobserviencia ao chefe…mas vamos esperar pelo desfecho C.Queirós e outros que eventualmente poderão acontecer…a carne é fraca!…È degradante o caracter persecutório e a desconfiança que esse grupo aparenta em relacção a atletas e profissionais médicos,que exercem, e como eles aceitaram o juramento de Hipocrates e que em vez de se resignarem á recolha de urina,escutam os problemas,as ansiedades,os constrangimentos..daqueles que como qualquer profissional,lutam para constituir as suas familias,manter os seus empregos,pagar as suas obrigações…enfim ter direito á dignidade!.

  20. Pois eu se venho consultar o Jornal Ciclismo,não estou á espera e nem quero ler noticias de outro desporto.No entanto leio tudo,seja doping seja selecção seja lesões,tranferencias,marcas de bicicletas das equipas,o que for desde que seja ciclismo.Até a opinião dos outros leitores eu leio,infelismente têm havido muitas noticias sobre doping,mas o que eu quero é continuar a consultar o Jornal de Ciclismo e saber das noticias do desporto que mais gosto .

  21. como exemplo o futebol nós portugueses fomos inferiores fisicamente a eles? Claro que não mas eles foram melhores e correram menos … foi do doping? Mentalizem-se alta competição = a truques EM TODAS AS MODALIDADES … sabem qts casos houve o ano passado na natação atletismo, tiro, bilhar, andebol e todos os outros? SABEM? NEM EU mas no ciclismo sabemos. há 3 anos até no record veio a noticia que um master tinha acusado e nesse mesmo record qts noticias deram eles das provas dos masters? Actualmente master foram noticia pq o Zeferino falhou um control. O ano passado foi noticia um junior e um cadete e na nossa imprensa quais as noticias destes escalões?… MAS NÓS AMANTES DO CICLISMO CONTINUAMOS A ORGASMARMONOS COM A DESGRAÇA ALHEIA A DAR FORÇA A ESTE CONSTANTE BOTA ABAIXO … E VIVAM AS NOTICIAS DO DOPING VIVA VIVA VIVA , também se assim não fosse hoje não escrevia

  22. Acho que ninguem gosta de saber que se continua a usar substancias dopantes no desporto,mas não restão duvidas que os nuestros hermanos têm abusado e estão a dar nas vistas a nivel internacional.Agora como foi dito pelo leitor Omar Spencer se o senhor Pat McQuaid não gosta dos espanhois têm neste momento muitas razões para criticar e com razão.

  23. Claro que os espanhois são o alvo a abater “SÃO OS MELHORES” porque vedetas as que tem havido têm sido todas abatidas, falta só o GRANDE ARMSTRONG e o ENORME CANCELLARA ou vice versa, ma os franceses qd correrem sózinhos e ganharem um tour talvez descansem. Tudo o que os espanhois fazem ou têm acesso os outros tambem, Qual dos primeiros 10 não fez transfusões ao meio de uma gd volta seja ela GIRO TOUR ou VUELTA? Os médicos são os mais bem pagos porquê? E para quê? Os espanhois têm feito um gd trabalho de base nestes ultimos anos e em todos os desportos

  24. Este sr pode tn exigir que o caso Lance/Floyd seja investigada a fundo em vez de falar so por falar dos espanhois ! no caso Lance ele disse logo de caras que nao se passa nada, neste caso aparece como o Heroi, salvador do ciclismo e condena o Alberto sem hipoteses ! Depois do que aconteceu com o Valverde começo a achar que este sr nao gosta de espanhois

  25. Isto é a vergonha! Eu adoro ciclismo, fui ciclista, mas ver estas coisas assim faz-me ter vergonha

Os comentários estão fechados.