Cinco corridas portuguesas no calendário internacional de 2011

Portugal terá cinco provas no calendário continental europeu da União Ciclista Internacional (UCI) em 2011. As corridas lusas que pontuam para o ranking europeu são as mesmas de 2010, com uma única diferença: o GP de Portugal deixa de integrar a Taça das Nações de Sub-23 para ser uma normal prova do escalão 2.2.

A Volta ao Algarve (16 a 20 de Fevereiro) é a primeira das competições nacionais a receber conjuntos estrangeiros, esperando-se que seja, de novo, a prova portuguesa com melhor pelotão. Algumas das maiores estrelas internacionais deverão voltar às estradas algarvias, embora a prova tenha, no próximo ano, a concorrência de duas voltas espanholas, Comunidade Valenciana (13 a 17 de Fevereiro) e Andaluzia (20 a 24 de Fevereiro). A Volta ao Algarve pertence ao escalão 2.1, tal como a Volta a Portugal. As restantes corridas internacionais portuguesas estão num patamar mais baixo, o 2.2.

A segunda corrida internacional é o GP de Portugal, agendado para o período de 25 a 27 de Março. Após mais de dois meses de competição exclusivamente doméstica, chega a terceira prova portuguesa do calendário europeu. É a Volta ao Alentejo, que se mantém em Junho, de 9 a 12. O GP de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho vai correr-se de 6 a 10 de Julho. A Volta a Portugal, que começa em Fafe no dia 4 de Agosto e termina no dia 15 é a última das cinco competições lusas do calendário continental.

Foto: Carlos Rodrigues/PAD