Tiago Ferreira em bom plano perante domínio helvético no Mundial de XCO

O português Tiago Ferreira alcançou hoje a 18.ª posição na prova de sub-23 do Campeonato Mundial de Cross Country (XCO), que se disputa em Mont-Saint-Anne, Québec, Canadá. A corrida foi completamente dominada pelos betetistas suíços, que conquistaram os três primeiros postos, com destaque para Mathias Flückiger, que se sagrou campeão mundial, ao vencer isolado a corrida. Thomas Litscher foi o segundo, a 30 segundos, e Patrik Gallati fechou o pódio, a 1m04s.

Tiago Ferreira fez uma corrida exemplar, sempre em crescendo, acabando na 18.ª posição, a 8m09s do vencedor. Portugal esteve também representado por Ricardo Marinheiro, que, no ano de estreia entre os sub-23, concluiu o esforço no 28.º lugar, com mais 11m23s do que Flückiger.

O resultado luso é um bom augúrio para o futuro e para a ansiada qualificação para os Jogos Olímpicos, uma vez que os corredores que terminaram adiante de Tiago Ferreira são oriundos de nações com tradição no XCO e que têm lugar garantido em Londres’2012 e não dos concorrentes de Portugal no apuramento.

Na vertente de Downhill, o júnior Carlos Gomes iniciou a participação com o 28.º registo nos treinos cronometrados, terminando a presença na final, marcada para o próximo domingo, 5 de Setembro.

Portugal apenas se fez representar no Mundial por estes três atletas.

10 thoughts on “Tiago Ferreira em bom plano perante domínio helvético no Mundial de XCO”

  1. Parabens aos atletas e treinadores, para mim especialmente para o Marinheiro pois sendo atleta de primeiro ano de categoria fez um resultado Exelente, relegando para lugares secundaris atletas de primeiro ano considerados do melhor do mundo. Pena foi a selecção não tenha levado juniores pois com os valores que vamos ter para o ano fica desde ja a sua participação comprometida, pois vão partir do fim da grelha, e essa a vissão da federação, cortar as pernas a partida. acredito que para o ano a categoria de Juniores vãoi ser a mais competitiva das ultimas decadas, o que vai aumentar em muito o nivel, e mais uma vez torno a dizer JA ESTRAGARAM AS ASPERAÇÔES A UM GRANDE RESULTADO, mas mais uma vez se repetiu o erro, com muita pena nossa.

  2. Parabéns ao Tiago Ferreira pelo magnifico 18º, e também ao Ricardo Marinheiro pelo 22º lugar conquistado no Mundial.
    São os nossos campeões!Estamos convosco!
    Força e continuem com os bons resultados!
    Abraço

  3. Parabéns aos 2 atletas sub-23 que representaram PORTUGAL nos Campeonatos do Mundo. . .

  4. Parabéns aos atletas Portugueses pelos resultados!!!
    Ao Tiago 18º Mundial é mt bom,quando os meios são de certa forma limitados.
    Ao Ricardo,em que recaem bastante expectativas para o futuro,naõ considero 28º mau resultado,sendo 3º nos atletas de 91….mesmo sendo apontado os próximos anos para melhores resultados,em virtude de mts atletas passarem a Elites em 2011(etc),mas se alguns passam a Elites ,tb em cada ano chegam ex-juniores,e alguns mt fortes,e aí haverá lugar de topo para o “puto-maravilha”???Gostava que sim,mas temo que não,mesmo com “imensos meios” ao seu dispor,e depois de o vermos em algumas corridas em que era anunciado um “pico de forma”,mas que afinal o resultado foi bastante fraco,a sensação que deu foi mesmo es estar “espremido”.
    É obvio que este foi apenas o 1º ano de sub-23,mas pelo menos um resultado relevante ao longo deste ano “lá fora” era de esperar.
    resta observar a evolução que obrigatoriamente terá que ocorrer,e esperar pelo último ano de sub-23 poderá ser tarde,já haverá imensos atletas com 2 e 3 anos de sub-23 a “voar”,espero que o “puto-maravilha”,voe ainda mais alto.
    Pena,pela razão A ou B, O Mario Costa não estar presente,não trazia medalha alguma,mas neste momento “nem era” isso o propósito da participação.

  5. XCO é uma abreviatura de outra abreviatura, o nome XCO origina de Cross Country Olimpico que por sua vez a palavra CROSS foi abreviado para X, daí o X-COUNTRY Olimpico, penso que até há um modelo de um carro que é mesmo X-COUNTRY mas não tenho certeza. . .

  6. Obrigado, eu reparei nisso no texto em cima, mas não consigo relacionar as letras XCO, com cross county olimpico, nem mesmo em inglês, Olimpic cross couny«try dá OCC. Percebe a minha duvida?

Os comentários estão fechados.