David Blanco tem 17 vitórias, todas em Portugal

A quarta vitória de David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) na Volta a Portugal é o 17.º triunfo da carreira do galego de 35 anos. O corredor passou em Portugal oito dos onze anos da carreira e foi neste país que conquistou todas as vitórias como profissional.

A trajectória profissional de David Blanco iniciou-se em 2000, ao serviço do Paredes Rota dos Móveis. Nesse ano, o corredor terminou a Volta a Portugal na 116.ª posição, depois de ter sido um dos homens de trabalho, ao serviço de Miguel Manteiga, que vestiu de amarelo durante grande parte da corrida. O vencedor foi Vítor Gamito, que teve um excelente desempenho na serra da Estrela. “Na altura, parecia-me impossível fazer o mesmo que o Gamito”, confessou Blanco, no final do contra-relógio que lhe deu a garantia de vencer a edição 72 da Volta a Portugal.

Depois da estreia em 2000, Blanco passou mais um ano na formação de Paredes, transferindo-se, em 2002, para o ASC-Vila do Conde. Só em 2003, já com as cores da Porta da Ravessa-Tavira, alcançou a primeira vitória. Foi numa etapa do GP CTT. No ano seguinte deu o salto para a Comunitat Valenciana. Em 2004 e em 2005 não conseguiu qualquer triunfo, mas foi quinto décimo classificado na Volta a Espanha de 2004, um dos melhores resultados de toda a carreira.

Em 2006 eclode a “Operação Puerto” e o nome de David Blanco, assim como o dos restantes elementos da Comunitat Valenciana, aparece como um dos clientes da rede de dopagem dirigida pelo médico Eufemiano Fuentes. O escândalo afastou a equipa das principais competições internacionais. Sem hipóteses de correrem a Vuelta, os homens de Vicente Belda alinham na Volta a Portugal. David Blanco ganha duas etapas e conquista a primeira das quatro voltas.

A “Operação Puerto” fechou-lhe as portas das equipas espanholas e das principais formações do ciclismo internacional. Pós-graduado em Administração e Gestão de Empresas e ex-corretor, não lhe foi difícil fazer as contas: depois da vitória na Volta a Portugal era neste país que o seu valor de mercado estava mais elevado, tendo em conta as circunstâncias. Regressou, então, ao Clube de Ciclismo de Tavira, em 2007, e ainda hoje ali se mantém, sob o comando de Vidal Fitas.

Foi o início de uma parceria de sucesso. Vidal Fitas tornou-se no director-desportivo em actividade com mais vitórias na Volta a Portugal – três – e David Blanco igualou Marco Chagas como recordista de êxitos na prova-rainha portuguesa. Têm ambos quatro Voltas no palmarés.

Em quatro anos na equipa algarvia, David Blanco acrescentou 13 vitórias ao currículo: três na geral da Volta a Portugal, quatro etapas na mesma prova, a geral da Volta ao Alentejo e uma etapa nessa competição, a geral do GP Paredes Rota dos Móveis e uma tirada nessa corrida, a geral e uma etapa do GP do Sotavento Algarvio.

Depois do mais recente êxito, David Blanco afirma-se “nas nuvens”. Mas enerva-se sempre que lhe dizem que o triunfo na 72.ª Volta a Portugal foi fácil. “Nunca me acomodo ao que já tenho e trabalho sempre no duro para melhorar no que sou mais fraco. Levo dois meses a passar fome. Peso menos seis quilos do que em 2006”, revelou por estes dias o ciclista que não perde o bom humor e promete recuperar algum peso no regresso a Santiago de Compostela: “Tenho ganas de comer uma vaca quando chegar a casa”.

Em fim de contrato com o Palmeiras Resort-Prio-Tavira, David Blanco, que entra na fase final da carreira, tem várias hipóteses para o futuro. O empresário do corredor, António Vaquerizas, disse ontem ao jornal Record que estuda propostas de três equipas de topo internacionais. Irá Blanco prescindir de desempatar com Marco Chagas?

Foto: PAD/JLS

20 thoughts on “David Blanco tem 17 vitórias, todas em Portugal”

  1. Retirem a possibilidade de comentar. Eu não me importo nada com isso, nem quero que publiquem este. Quem já opinou nesse sentido tem toda a razão. Bateram no fundo.

  2. concordo plenamente com o sr paulo loureiro uma pessoa coerente. mas e triste qd alguem que respeita os outros e da tudo pelo ciclismo ser difamado por coisas que nao faz.as pessoas sao mas e sentem-se bem a prejudicar os outros

  3. vamos mas e a ter calma e tambem nao sao assuntos para vir para um jornal sao assuntos para resolver cara a cara de uma forma civilizada como pessoas adultas defendam aquilo que e para defender o ciclismo pratiquem

  4. ora mt boa noite sr jose carlos safins ou cm ferreira que es o mesmo,..primeiro gostava de saber a escola que tu te formaste e em segundo lugar quem formaste porque realmente nao tens formaçao nenhuma.qto ao carro neutro deves ter andado dentro de todas asetapas para veres aquilo que ng viu poque nunca existiu.eu tb pertenço a caravana e nao vi nada.mas enfim a dor de cotovelo faz mal a muita gente e tu es um deles

  5. para esse sr carlos safins se é que o posso tratar por tal meu amigo vc devia se identificar e dar a cara e falar me na minha cara ja que eu não passo de um miudo o que vc deve ter é uma grande inveja ou então não bate bem venha me confrontar com as sua acusações na cara assim como as outras figuras que viram a minha atitude arrogante e de ma educação que me confrontem.se eu fosse como vc diz ja me tinham mandado a vida pensas que a pad andam a dormir.mas ja vi que não passas de um figurinha olha confronta me fico a aguardar mas não aqui porque atras de um pc são todos Homens.mais um que deve querer o lugar olha pede me que eu dou te

  6. David Blanco e toda a equipa do Tavira foram enormes. Assumiram sempre a corrida e contrlaram desde a primeira etapa. Parabéns ao Vidal Fitas. Ao ler os comentários anteriores sinto que alguém anda com azia…

  7. 11 comentários mas de apenas 3 ou 4 pessoas…o normal,neste post chamo-me Manel,depois sou o Chico,Zé….

    Quanto às bonificações,enfim…paleio.
    Ninguém durante a Volta demonstrou ter forças para discutir a Volta com o Blanco,todos se encolheram,o Blanco fez o suficiente para ganhar,mesmo ser esgotar as forças completamente….eram as bonificações????Ganhou na Sra da Graça,Torre,2º na Assunção,CRI…queriam mais o quê??Sprints??

  8. Sem bonificações a volta teria sido diferente.
    Talvez não muda-se de pessoa mas era bem diferente.
    E já agora contem la a historia do carro neutro.

  9. calma em relaçao jose marques concordo porque conheço e vivia o tavira como ninguem em relaçao ao rapaz referenciado tb conheço e nunca vi uma atitudeenos positiva opnioes

  10. a historia do carro neutro que nao e a primeira vez que esse miudo(nao passa de um garoto) tanto eu como varias pessoas assistimos a cenas desagradaveis e de pura ma educaçao desse miudo como vem nao so eu que assisti e a pad enquanto instituiçao merece credebilidade cpm

  11. tenho que escrever isto……jose carlos estas a ser coerente….parabens…so nao ve e le quem e cego…….parabens

  12. gostei da volta a portugal concordo com o senhor que atras escreveu a proposito do jose marques grd senhor saiu do tavira porque ofuscava o sr corvo o sr vitorino e o sr fitas andamos a formar para os outros aproveitarem e ja agora tb acho que a pad devi ter mais cuidado com quem mete no carro neutro por duas vezes assisti a cenas desagradaveis de um puto de nome sergio que devia ter mais respeito para com os outros e arrogante mal educado e deixa ficar mal visto a pad viva o ciclismo

  13. esse senhor carlos nao percebe nada de ciclismo o barbot foi a equipa que mais deu espectaculo e o tavira ainda hoje podia ter o sr jose marques se nao fosse os sr fitas ve o sr vitorino a minarem o trabalho o tavira devia andar com jose marques ao colo

  14. e ja agora a pad devia ter mais cuidado com as pessoas que mete no carro neutro esta la um individuo que hoje soube se chamar sergio que para alem de arrogante e mal educado e nao prestiga nada a pad cpm viva o ciclismo

  15. Não vejo nenhum dos comentadores e jornalistas que acompanham esta volta a fazer a verdadeira análise da volta…
    O Barnabeu ficou a 37 segundos do Blanco. Desses 37 segundos, 26 foram em bonificações. Se a Volta não tivessem bonificações, pelo menos nas etapas com chegada em alto, seria totalmente diferente.
    Mas parabens ao David Blanco.

  16. Tenho pena que este homem não tenha tido voos mais altos pois merecia-o, mas para o nosso país foi uma mais valia, espero sinceramente que para o ano ganhe a 5 volta, porque para os corações dos portugueses, ele é o maior.

Os comentários estão fechados.