Volta a Portugal: Composição das cinco equipas portuguesas

Os directores-desportivos das cinco equipas portuguesas já escolheram os nove corredores que cada um levará à Volta a Portugal. Não há muitas surpresas. Os técnicos a preferiram valores seguros e corredores experientes.

No conjunto das cinco formações só há sete estreantes. O CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow e o Palmeiras Resort-Prio-Tavira não apresentam qualquer caloiro. A Barbot-Siper, Carlos Baltazar e César Fonte, e a Madeinox-Boavista, com Alberto Morrás e Ricardo Vilela, têm dois estreantes cada. A LA-Paredes Rota dos Móveis, caso se confirme o afastamento de José Mendes por lesão, alinha com três ciclistas que nunca correram a Volta a Portugal, Edgar Pinto, Márcio Barbosa e Rubén Calvo.

As duas formações que não levam qualquer corredor pela primeira vez a esta corrida são também aquelas com uma média etária mais elevada. A média de idades dos louletanos é de 30,3 anos e a dos tavirenses é de 29,5. No extremo oposto está o colectivo de Paredes, que se fica pelos 27,3 anos. Boavisteiros e gaienses estão próximos entre si, chegando, respectivamente, aos 28,3 e aos 28,4 anos.

Há duas equipas que têm nos seus quadros ciclistas que sabem o que é ganhar uma Volta a Portugal, o Palmeiras Resort-Prio-Tavira, que é chefiado por David Blanco, e a Barbot-Siper, que aposta em David Bernabéu.

Quatro das cinco formações lusas apresentam-se na linha de partida com dois estrangeiros. Só o CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow destoa, pois inscreveu três forasteiros. Dos onze nascidos para lá da fronteira, só um não é espanhol. Curiosamente trata-se do único campeão do respectivo país, o búlgaro Danail Petrov (Madeinox-Boavista).

Excluindo algum percalço de última hora, os 45 ciclistas que vão alinhar pelas cinco equipas portuguesas são os que se seguem. Há apenas duas dúvidas: a eventual recuperação de José Mendes e a hipótese, pouco provável mas ainda não excluída, de a Madeinox-Boavista contratar um reforço de última hora.

Equipas
Barbot-Siper:
David Bernabéu, Rui Sousa, Bruno Pires, Sérgio Ribeiro, Carlos Baltazar, César Fonte, António Amorim, Hélder Oliveira e Joaquín Ortega (Fora: Bruno Lima e Mário Costa)

CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow: Santiago Pérez, Constantino Zaballa, Jesús del Nero, Daniel Silva, Pedro Lopes, Celestino Pinho, Bruno Pinto, Pedro Soeiro e César Quitério (Fora: Bruno Saraiva e Tiago Silva)

LA-Paredes Rota dos Móveis: Hugo Sabido, Filipe Cardoso, Hernâni Broco, Vergílio Santos, Edgar Pinto, Bruno Sancho, Márcio Barbosa, Rubén Calvo e Miguel Candil (Fora: Nelson Rocha e José Mendes)

Madeinox-Boavista: Sérgio Sousa, Danail Petrov, Célio Sousa, Joaquim Sampaio, Luís Pinheiro, João Benta, Ricardo Vilela, Marco Cunha e Alberto Morrás

Palmeiras Resort-Prio-Tavira: David Blanco, Cândido Barbosa, Nelson Vitorino, Ricardo Mestre, André Cardoso, Alejandro Marque, David Livramento, Luís Silva e Samuel Caldeira (Fora: Henrique Casimiro, Daniel Mestre e Tomas Metcalfe)

Foto: Carlos Rodrigues/PAD

19 thoughts on “Volta a Portugal: Composição das cinco equipas portuguesas”

  1. Q vergonha esta volta… Sr. Presidente, veja bem a porcaria a que tem levado o nosso ciclismo! Graças a si, temos esta amostra de Portugueses na Volta!! Que lhe pese na consciência o facto de só contribuir para afundar o ciclismo nacional! Por favor, livre-nos do fardo que é a sua presença neste meio!!

  2. de cinco equipas portuguesas é so com estrangueiros que apostam para ganhar a volta se calhar num ha melhor porque sera? ha muita gente a mamar por de tras disto tudo e nao se preocupa com o futuro da volta e o futuro do ciclismo portugues pork se nao fosse alguns portugueses brilharem no estrangueiro nao tinhamos ciclismo de jeito.

  3. Olá a todos, como foi anunciado durante um directo da volta a França que o Joaquim Sampaio vai abandonar o ciclismo no final da época, com 40anos! É obra!Sempre ao mais alto nivel, sempre na disposiçao de ajudar os colegas, e por vezes abdicar de poder fazer algo mais, mas o ciclismo é assim mesmo, e por vezes só se dá merito e quem ganha e nao a quem trabalha e dá tudo pela modalidade que sempre adorou.Por isso Sampaio desejo-te tudo de bom na vida, e que esta volta apenas disfrutes e o futuro logo se verá! Felicidades

  4. Esta ano aposto fortemente em Rui Sousa! 
    O “velhote” está com força! Ahah

  5. Pois o Mario Costa fica de fora, porque o Sr Carlos Pereira se que ir correr a Espanha ou fazer negocios com as outras actividades que tem, obrigatoriamente tem que levar o espanhol Joaquín Ortega . Sinceramente, nao da para entender, o ano passado já aprendeu um pouco quado apostou no Pires e depois ele fracassou, este ano ja aposta no Bernabeu.

  6. Nos ultimos 10 anos só 5 ciclistas portugueses ficaram no podio vitor gamito,nuno ribeiro,rui lavarinhas,candido barbosa(tavira) e rui sousa(barbot)

  7. Realmente! Não é muinto animador o futuro do ciclismo  inscritos 34 Portuguezes se formos ver 9 têm mais de 30 anos,será que quem dirige o ciclismo já reparou nisto.

  8. quando e que se sabe os ciclistas eleitos das equipas estrangeiras????
    epero ver a lampre e a bboy telecom a trazer os seus melhores ciclistas…nao m e importava de ver o voekler ou o cunego a vencer a volta a volta a portugal ( ah que tb nao esqueçer de charteau, petacchi e claro fedrigo) xD

  9. O nelson foi operado ao joelho no inucio da epoca e apenas correr o GP do Minho penso eu. Alem de falta de competição a lesao deve estar ainda a atrasar as coisas e deve ser esse o motivo de ficar de fora

  10. Durante o Tour, ouvi o Mário Rocha dizer na RTP que o Nélson Rocha está lesionado e que fica de fora por causa disso.

  11. Tenho pena de o Bruno Saraiva ficar de fora é um corredor espectacular, mas quem decide éo treinador, uma boa volta para o CCLoule/Louletano

  12. Saraiva e Lima de fora?
    nelson rocha compreende-se… mas os outros 2?
    e o mario costa, será q nao vai fazer falta a equipa ??
    loooool
    aqui se sente a falta de mais equipas! e a selecçao nacional ? nao se sabe de nada?

  13. Tudo normal..

    A unica decepçao e nao ir o Jose Mendes mas tambem ja estavamos avisados. Tambem fico surpreendido por nao ir o Mario Costa da Barbot-Siper.

    Destes nomes penso que David Blanco , David Bernabeu , Santi Perez e Rui Sousa sao os meus candidatos.

  14. dá-me uma grande alegria ver Joaquim Sampaio ainda a correr ao alto nivel , um verdadeiro campeão na vida e no desporto.
    Estranho ver Mario Costa fora dos convocados para a volta

  15. penso que a decisao da la rota dos moveis deixar de fora nelson rocha esta mal. Sei que pode ser devido a algum situação de que eu não tenho conhecimento, no entanto acho muito mal.

    Boa volta a portugal para todos e espero claro que o josé mendes esteja na volta a portugal.

    SAudaç~~oes portugueses e portistas 

  16. Tenho pena que as constantes variações de peso do Bruno Lima o afastem da volta.
    Penso que está a passar ao lado de uma grande carreira.
    Mas o ciclismo não é so para quem tem capacidades mas sim para quem as trabalha.

Os comentários estão fechados.