Tour de San Luis já se corre na Argentina

Martin Garrido venceu em 2008
Martin Garrido venceu em 2008

O Tour de San Luís – 19 a 25 de Janeiro – na Argentina, arrancou há momentos – 14h30 (Hora Local) – para a primeira etapa, uma ligação de 168 quilómetros, entre San Luis e Villa Mercedes.

Com a presença do Palmeiras Resort-Tavira, que conta nas sua fileiras com o argentino Martin Garrido, campeão vigente, a mais importante prova sul americana cumprirá 1014 quilómetros num total de sete etapas, três das quais com final em subida.

Se na Austrália Lance Armstrong faz sensação -. 138 mil terão assistido ao regresso do texano na Cance Council Classic, nas ruas de Adelaide – a volta argentina apresenta no italiano Ivan Basso (Liquigas) a sua principal figura, no retorno à competição após dois anos de suspensão na sequência da sua confissão de envolvimento com Eufemiano Fuentes na Operação Puerto. Basso, competiu em 2008 – na Japan Cup – mas em San Luís, apresenta-se para relançar a carreira que terá na próxima edição da Volta a Itália, o ponto mais alto. O convite aceite de Ivan Basso e da Liquigas ocorre depois da promoção da competição ao escalão 2.1, alcançando um estatuto de corrida de pré-temporada desejada por algumas das principais equipas mundiais.

Além da Liquigas, a CSC-Saxo Bank e a Fuji Servetto, apresenta-sem à disputa formando o bloco ProTour, a que acrescem três formações Continentais Profissionais – ISD, Serramenti-Diquigiovanni e Andalucia-Cajasur – e diversas outras de estatuto continental. A primeira etapa, já na estrada, terá San Luís como ponto de partida e apresenta como única dificuldade a subida de terceira categoria a Las Cumbres (km 14), antes da chegada a Villa Mercedes, pelas 18h15 (21h15 em Portugal Continental).