Rui Costa é o terceiro português no Tour de 2010

O português Rui Costa (Caisse D’Epargne) garantiu, com as excelentes exibições das últimas semanas, um lugar na equipa da Caisse D’Epargne para a Volta a França, que se inicia no próximo sábado, em Roterdão, Holanda. A formação espanhola anunciou hoje os nove corredores convocados para o Tour. Além de Rui Costa, Eusebio Unzué chamou José Iván Gutiérrez, Rubén Plaza, Imanol Erviti, José Joaquín Rojas, Rui Costa, Christophe Moreau, Mathieu Perget e Vasil Kiriyenka, que deverão ter como principal tarefa o apoio ao chefe-de-fila, Luis León Sánchez.

Só esta manhã é que Rui Costa soube da convocatória, “mas já tinha a sensação de que poderia estar presente há alguns meses”, confessou ao Jornal Ciclismo. “A participação no Tour é muito importante. Só esta manhã recebi a confirmação e fiquei muito contente com isso, mas já tinha confiança de que iria suceder”, acrescentou o corredor, que parte para a Holanda na próxima quarta-feira.

A vitória na penúltima etapa da Volta à Suíça e o triunfo no campeonato nacional de contra-relógio ajudaram à selecção de Rui Costa para a mais desejada das corridas do Mundo. A  ausência por suspensão de Alejandro Valverde também contribuiu, sendo de salientar que a consistência de Rui Costa trocou os planos aos técnicos da equipa, que anunciaram no começo da época que o luso não seria opção para as grandes voltas em 2010, devido à sua juventude.

Será a segunda participação de Rui Costa na Volta a França. A estreia, em 2009, foi azarada. O poveiro teve de desistir, na sequência de uma queda ao quilómetro 27 da décima primeira etapa. O corredor luso ainda chegou ao final dessa tirada, mas a lesão nos ligamentos da clavícula esquerda impediram-no de continuar em prova.

Em 2010, Rui Costa tem dois objectivos, um pessoal e outro colectivo. “A principal meta passa por ajudar o líder e trabalhar para a equipa. Por outro lado, quero ver se este ano tenho mais sorte, já que o meu sonho é conseguir chegar a Paris”, frisou o ciclista.

Rui Costa terá dois compatriotas no pelotão do Tour: Sérgio Paulinho (RadioShack) e Manuel Cardoso (Footon-Servetto). Esta é a maior representação portuguesa desde a participação do Sporting/Raposeira na edição de 1984.

Foto: Carlos Rodrigues/PAD

28 thoughts on “Rui Costa é o terceiro português no Tour de 2010”

  1. Ó Joaquim, tu nem escrever sabes e vens para aqui dizer mal de um dos melhores ciclistas portugueses de sempre… FALSECO ÉS TU!
    Consegues fazes melhor que ele? Então, FORÇA! Pára de dizer mal, é melhor ficares calado.

  2. Realmente que comentário ó “fã do Andy” …. Em vez de apoiar as nossas cores , os NOSSOS PORTUGUESES , não deitas abaixo , se não apoias ao menos não critiques, respeita o trabalho arduo do Rui costa , respeita os fãs dele, respeita as cores nacionais!!!

    Força Rui costa e todos os portugueses

  3. Fraco foi o teu comentário ó “Fã do Andy”. Se és mais forte vai tentar fazer uma etapa do Tour, nem digo o Tour inteiro. Ele ainda te vai fazer engolir essas palavras… deixa ele ganhar calo e verás. NÃO SE ESQUEÇAM QUE ELE SÓ TEM 23 ANITOS… NÃO 29!

  4. Alguém me sabe dizer se o Rui ainda conta para a classificação da juventude ?

  5. grande rui costa!
     sem duvida que o rui merece mais está presença no tour ainda para mais agora que é campeão nacional de contra-relógio.

  6. Muito merecido. Vamos ver se o azar não bate à porta. Tem condições para fazer um bom Tour. Apesar do objectivo principal, ser ajudar o chefe de fila, León Sánchez.

  7. força campeao,es um corredor fantastico dos mais inteligentes k eu ja conheci les as corridas como poucos.e acho k a medio prazo poderas lutar pela geral do tour,isso mesmo a geral do tour.para ja vais ganhar uma etapa.desejo te a maior sorte para este tour,mereçes es um campeao.parabens

  8. vai rui vai rui vai ruiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….. e foi….. Pá mas tenta não cair tantas vezes. Este ano passas a vida no chão e depois dizes que são carros a ir contra ti. ehhehehehehehehheheheh. Pelas serras do minho lá vai o Puto de sapatinho amarelo…é o nosso orgulho

  9. Antes de mais parabéns ao Rui ele sem duvida tem ganho cada vez mais importância no pelotão Pro Tour, espero que consigas triunfar no tour, pois é sem duvida um dos sonhos de qualquer ciclista.
    Acima de tudo espero que a representação Portuguesa seja marcada mais que nunca e que todos consigam exercer as vossas tarefas a 100%

  10. Completamente merecido. És grande Rui, mostra as nossas cores no Tour. Muita sorte, força! 😀

  11. Não criem muitas expectativas… o Rui vai trabalhar para o Sanchez, ele é o líder. É claro que vai dar o seu melhor mas pensem k é o seu primeiro Tour, pois o outro nem o terminou, por causa das 3 quedas que sofreu.

    FORÇA RUI, FAZ O QUE PUDERES. DÁO TEU MELHOR.

  12. O tiago infelizmente não vai porque está numa equipa com muitas vedetas, mas nao me admiro que para o ano vá…

  13. Parabéns Rui! Não fico surpreendido, porque só um cego não vê a qualidade e margem de progressão deste enorme ciclista. É homem para conseguir vitórias, mesmo no Tour! De resto, ficar à frente de homens como Soler ou Urán que poderiam ser valiosos para a montanha, acaba por dar ainda mais mérito! Força!

  14. Pessoal podem-me dizer os campeoes nacionais de fundo de cada pais.. pelo menos os paises mais importantes em ciclismo

  15. Boa Rui.. Penso que e inteiramente justo!

    Creio que o Rui pode tentar um vitoria pois nao ha lider para trabalhar.. Esta Caisse d’Epargne vai ser uma equipa a procura de vitorias em etapas quer em montanha com o Rui ou o Luis Leon Sanchez , ou em sprint com o Rojas

  16. MUITO BEM MERECIDO SIM SR.
    Vamos ver logo no crono do Tour, as nossas cores bem representadas por este corredor de classe. Força e Sorte.
    Façam um bom trabalho.

Os comentários estão fechados.