Rafael Reis dominante nos júniores

Rafael Reis não tem rival à sua altura nos júniores
Rafael Reis não tem rival à sua altura nos júniores

Qualquer corrida conquistada de “trás para frente”, a mais simples gíria para quem da recuperação de lugares faz o caminho até à vitória premeia, por norma, o mais forte em prova. Foi assim na tarde de sábado com o sucesso de Rafael Reis que esperou o momento certo – quando todos os grandes favoritos seguiam já em fuga – para se lançar na conquista do segundo título em três dias depois de ter dominado, na passada quinta-feira, a prova de contra-relógio individual.

Dobradinha com João Leao e Reis festejada
Dobradinha com João Leao e Reis festejada

A exibição de Reis começou tarde, na segunda metade da prova quando saíu do pelotão na companhia de Samuel Magalhães e João Pinto. Este trio de ilustres acabou por marcar o desfecho da corrida dado que os três terminaram nas posições cimeiras. Mas dessa colaboração restou pouca lavra dado que Reis arrancou na penúltima volta com o fito de alcançar a frente de corrida na qual seguia o seu colega de equipa do Crédito Agrícola/Alcobaça João Leal e a surpresa Fábio Leaça. Já desgatados pela constante permanência na dianteira, Rafael Reis ultrapassou os primeiros na penúltima volta assinalando uma vitória antecipada quando passou à cabeça na última volta, restavam 12.3 quilómetros. Leal eliminou por fim Leaça à entrada do último quilómetro cabendo aos perseguidores a disputa do terceiro lugar. A honra coube a Samuel Magalhães que bateu ao sprint uma das revelações da época, Roberto Ferreira.

Leal, Reis e Magalhães: três vencedores no pódio
Leal, Reis e Magalhães: três vencedores no pódio

Numa prova com jogo táctico interessante, o Crédito Agrícola/Alcobaça foi quem tirou vantagem diante de um pelotão de 108 participantes e do qual apenas restaram 36 classificados.

CLASSIFICAÇÕES – s/TEMPOS
1º Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), 3h13m15s
2º João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça), a 5m04s
3º Samuel Magalhães (Vulcal/CC Centro), a 5m13s
4º Roberto Ferreira (CC Barcelos/AFF), mt
5º João Pinto (Silva&Vinha/ADRAP), a 5m28s
6º António Barbio (ACD Milharado)
7º Ruben Castro (Liberty Seguros/SM Feira)
8º Ricardo Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP)
9º André Carvalho (Trevomar-EC Fernando Carvalho)
10º Fábio Leaça (Munditubo/Paio Pires)
11º Joaquim Silva (Silva&Vinha/Adrap)
12º Marco Martins (CC Tavira)
13º Pedro Santos (Liberty Seguros-SM Feira)
14º Rui Rodrigues (ASC-Vila do Conde)
15º Tiago Silva (Neves/Ramalde)
16º Artur Pires (Crédito Agrícola/Alcobaça)
17º André Barbosa (Liberty Seguros-SM Feira)
18º Diogo Silva (CC José Maria Nicolau)
19º Ricardo Nunes (CC José Maria Nicolau)
20º José Martins (CC Tavira)
21º Tiago Dionisio ( Movefree/Lousa)
22º Leonel Coutinho (ASC-Vila do Conde)
23º Carlos Ribeiro (Silva&Vinha/ADRAP)
24º Fábio Ventura (CC Loulé)
25º Rui Barros (EC Carlos Carvalho)
26º Vitor Gomes (CC Loule)
27º Tiago Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP)
28º Ricardo Monteiro (Sprint 2000)
29º Rui Ferreira (Trevomar-EC Fernando Carvalho)
30º José Gonçalves (CC Barcelos/Orbea)
31º Rodrigo Gomes (Mato-Cheirinhos)
32º Pedro Borges (Liberty Seguros-SM Feira)
33º Pedro Válério (Crédito Agrícola/Alcobaça)
34º Pedro Duarte (Movefree/Lousa)
35º Gonçalo Rodrigues (ACD Milharado/Mafra)
36º Albino Oliveira (ASC Vila do Conde)

39 thoughts on “Rafael Reis dominante nos júniores”

  1. Lamento que a censura no jornal do ciclismo esteja a funcionar. Pretendi enviar um comentário em resposta aos comentários publicados por um sujeito que está a “gozar” com um atleta do Paio Pires por ter caído exausto ao cortar a meta e pela bicicleta que utilizava na prova. A palavra mais dura que usei foi o ter chamado de BESTA-QUADRADA, em nada comparado com os termos utilizados por este sujeito nos seus comentários. Lamento a não publicação do comentário, até porque servia para chamar a atenção a falta de respeito deste sujeito, pelo jovem que está a dar o melhor do seu esforço.
    Espero que os senhores do jornal do ciclismo reconsiderem e publiquem estes comentários.
    36 Comentários
    1.
    bravo

  2. amigo fale do que sabe …
    O pinto andava bem no ano passado .
    Toda a gente que le e ve ciclismo repara que estes atletas do alcobaça são os melhores a nivel nacional . .

  3. Se o Joao Pinto não se tivesse desiquilibrado e caído na curva teria feito no minimo segundo, porque ninguem fala disso? Para quem nao foi ver a corrida, o João é mais forte ao sprint do que o Leal. Porque não falam disso? Se o Joao nao tivesse tido o azar de fracturar a perna neste periodo iamos ver na volta a portugal. Ai iamos iamos…

  4. Sr. Kim, primeiro de tudo, faça críticas construtivas e de preferência sem erros ortográficos (suponho, à partida, que já tem idade para saber escrever correctamente, certo?). Segundo ponto, não sei se reparou no texto da noticia, que referência a excelente exibição táctica da equipa Crédito Agrícola/Alcobaça, e menos não seria de esperar de uma equipa que tem, provavelmente, o melhor treinador de ciclismo a actuar no nosso país (o que igualmente suponho,é que a noticia foi escrita por alguém que entende o que é o ciclismo, correcto?). Terceiro ponto, o dinheiro compra tudo? Não sabia que comprava pernas, mentalidade, experiência… É que se assim for, quando ganhar o euromilhões vou tentar ir ao Tour para ganhar…. Quarto ponto, ainda que a táctica escolhida pudesse ser colocada em causa, quem acha que estaria com maior reserva de energia para poder seguir isolado na frente? Alguém que anda em fuga “n” de voltas, ou alguém que vem de trás e que esteve resguardado  no pelotão mais tempo, logo com maior frescura física, logo com mais hipóteses de ganhar? Creio que não há dúvidas neste ponto, certo? 

  5. Mas vamos fazer uma coisa… vamos aguardar para o ano que vem, e depois vamos ver. Faz me lembrar um atleta da mesma equipa que anda bem, mas até agora não ganhou nada, alem disso até tem tido dificuldades em arranjar equipa pois de tão mal habituado que vinha

  6. ò nacional entregue, axo que seria ao contrario!!!! Se o Leal nao fosse da equipa do rafael, ele nao ganhava metade, mas o dinheiro compra tudo… Né!!???

  7. Nao sabem o que dizem, se o leal nao fosse da equipa do Reis nem em segundo ficava. abram os olhos.

  8. De atrasado nao tem nada ! 
    apenas sabe calar-se e deu uma imagem da pessoa humilde que é .
    Parabens Leal para mim o Campeão eras tu :

  9. olhe meu amigo queria que o leal fizesse o que ?
    Voçe na sabe qual e a tactica de corrida ou sabe ?
    O abraço ? mostrou que e um rapaz humilde e que nao tem mau perder nao deixando de ver a camisola no seu colega de equipa .
    E quem o conhece sabe bem como ele é ! 
    Mas sim achei mal o rafael ter feito o que fez .
    Daqui a uns anos vamos ver quem vinga ! 
    Meu caro amigo KIN fale do que sabe sff 

  10. Não posso deixar de dar os parabens ao rafael reis pela vitoria.
    Mas vou deixar aqui uma opinião minha da corrida…
    Vi um rafael reis ganacioso que não respeitou a fuga do colega de equipa, alias nem o proprio treinador que só passou para a fuga quando o rafael ia fugido. Alem disso sendo ele ultimo ano de junior e já ter ganho Taça, Cam nacional de C/r entre outras mais, não compreendo +porque nao deixou ganhar o colega de equipa k para o ano ainda envergaria a camisola de campeão nacional de juniores. Bem rapaz (j.leal), ou tu és ceguinho ou então tens algum atraso para não veres isto e não reagires. Gosto mto daquele abraço (falço) depois do 2º chegar a meta… Abre os olhos rapaz!!!!!

  11. Luis Sousa:
    ouvi dizer que andaste armado em casey stoner fizeste um curvão que até ficaste com a roda na mão. isto não é o bodyboard tense de travar

    Sabes demais xD

    Meu amigo em 6 anos sempre subi ao podio dos nacionais 🙂

    Ja tu deves ser um falhado xD contentas te em vir para aqui escrever e ficar orgulhoso

    Fixe queres que bata palmas para ti?

    Parabens

  12. deu 7 voltas sozinho???? LOOL

    então o leal e o cipriano????? lê o directo.
    vamos ver o reis se em sub23 vai ganhar assim…

    mas grande merito…muitos parabens

  13. A pessoas que se esquecem que o Rafael Reis teve i ta a correr fora do pais, pele selaçao que tem um ritmo de currida muito diferente dos outros, sao 3 anos , nao sao 3 dias.

    “parabens meu puto”

  14. Foi emotiva a entrega do título e envergadura de camisola pelo responsável máximo da Federação que ali (não) esteve presente na prova mais importante a nível nacional, e simbolo do ciclismo português a nível internacional.

  15. Grande João Leal. Continua a seguir o teu caminho numa equipa que te dê futuro.
    Abraço

  16. Parabens ao Leal . e ao rafael .
    5 minutos para o segundo mas, nao esquecendo que este andou 6 voltas em fuga. .
    Para o ano e o Leal que domina e este ja deu a sua palavra a mostrar estes resultados ! 
    FORÇA LEAL

  17. onde esta o asc?? alguem me sabe dizer ? so o rui termina no topo 15 e o resto do pessoal??

  18. João Leal, grande ciclista!!!
    É de 1º ano e já dá muito boas indicações!!!!
    Certamente vai ser um grande ciclista!!!
    Parabéns a ele !!!!

  19. Sr Mouro temos um ditado muito antigo, quando tudo de quer tudo se perde, quando se da como certo um resultado antecipado , so não viu quem não quiz, mesmo assim o Amado foi vice campeão, acredito que doutra forma com as indicações devidas poderia ter ganho,o miudo andou a balda durante o crono, o que não tira o merito ao grande vencedor, mas e a realidade, para mim esta numa equipa que não o merece.

  20. Parabéns a todos os atletas. É uma prova muito dura e foi muito bem disputada, quem lá esteve viu. Parabéns ao Reis pela grande vitória que obteve, sem duvida alguma mostrou ser um grande atleta e com grande futuro, ao miúdo do paio pires que fez grande prova, muito espírito de sacrifício, ao Leal que sendo júnior de primeiro ano e pelas prestações que tem tido vai dominar no próximo ano e ao meu amigo Samuel que mostrou ser o único a ter capacidade para o Reis, pena os problemas na primeira volta e ter ficado sozinho depois do Victor ter furado e não haver roda compatível com a transmissão.
    Antes de criticarem deviam dar era sempre uma palavra de apoio a estes miúdos, o Leonel Coutinho pode estar a passar uma época mais difícil mas sem duvida que ele tem muito valor

  21. Leonel Coutinho:
    apanhou uma grande carroça!!!!
    não conseguindo responder a ataque nenhum no geral porque descansou demais. querem descansar com as perninhas ao alto é o que dá.

    Luis Sousa:
    ouvi dizer que andaste armado em casey stoner fizeste um curvão que até ficaste com a roda na mão. isto não é o bodyboard tense de travar 

  22. YAYA BRUTAL !
    Adorei ver aquela cabra com aquele bixo.
    Ja agora uma INFORMAÇÂO ?
    A quanto e que esta o preço do Ferro ?
    Bem aquela maquina devera ter sido um balurdio . O secateiro la da zona deve ter ficado bilionario ahahahah 😀 

  23. não sou ciclista mas sou grande adepto, estive presente na prova em linha do campeonato nacional, foi uma prova espectacular onde tivemos oportunidade de OBSERVAR um SHOW de FREESTYLE imposto por um atleta do paio pires onde tentou fazer um 360º e onde correu mal e teve de ser levantado pelos comissarios.! brutall
    IA ME MIJANDO A RIR!!!!!!!!!!!:)

  24. Até arrepiam no campeonato nacional
    Lá vai o Motinha a abrir mais o Leal
    Papam os campeonatos só em talega!

    Eles ganham o nacional
    A acelarar
    Nacional
    A patinar
    Nacional
    De roda no ar
    Nacional
    Eles vão dominar!! xDD

  25. …..Silva&Vinha/ADRAP….amanhã tem a ultima oportunidade de levar uma camisola para casa!!!!!..

    Irá conseguir!?!?!

    Vedetas para isso tem,mas mesmo que a leve vai sempre cheirar a desilusão estes campeonatos!!!!

  26. temos aqui outro amaro antunes k em juneores ganha tudo mas depois quando passar a sub-23 nao vai ganhar nada

  27. Parabens Reis parabens Leal quem viu o directo viu a minha aposta, não me enganei,para ti Neca um abraço muito especial de ca de casa,

Os comentários estão fechados.