Contra-relógio elite: Rui Costa é o campeão nacional

Rui Costa vai fazer os "cronos" com equipamento de campeão durante um ano
Rui Costa vai fazer os "cronos" com equipamento de campeão durante um ano

Rui Costa (Caisse D’Epargne) é o novo compeão nacional de contra-relógio, tendo gasto 51m43s para concluir os 40,5 quilómetros do percurso, traçado em Santa Maria da Feira, à média de 46,986 km/h. O poveiro fez uma prova de inteligência e gestão do esforço, começando num ritmo moderado, mas acelerando nas últimas três das cinco voltas ao circuito.

Sérgio Sousa confirmou bom momento de forma e foi segundo
Sérgio Sousa confirmou bom momento de forma e foi segundo

O tirsense Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) é o vice-campeão. O boavisteiro fez a melhor marca na primeira das duas séries da prova, acabando por conquistar a medalha de prata, a 33 segundos do vencedor. O pódio encerrou com um toque familiar, pois o terceiro classificado foi Mário Costa (Barbot-Siper), que ficou a 35 segundos do irmão novo campeão.

“A vitória era algo que eu esperava, mas, ao mesmo tempo, receava que alguém me surpreendesse. Fiz um ‘crono’ regular, sem nunca passar os meus limites. Penso que essa gestão foi o segredo do triunfo. Será um orgulho transportar a camisola de campeão pelo mundo fora”, disse Rui Costa depois de terminado o esforço.

Com o tempo hoje alcançado, Rui Costa teria ficado em segundo lugar na corrida de 2009, realizada no mesmo traçado. Na altura, Tiago Machado venceu com 50m31s.

A família Costa ficou com dois representantes no pócio
A família Costa ficou com dois representantes no pócio

Classificação

1º Rui Costa (Caisse D’Epargne), 51m43s
2º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 52m16s
3º Mário Costa (Barbot-Siper), 52m18s
4º José Mendes (LA-Paredes Rota dos Móveis), 52m26s
5º Hernâni Broco (LA-Paredes Rota dos Móveis), 52m50s
6º Joaquim Sampaio (Madeinox-Boavista), 53m06s
7º Hélder Oliveira (Barbot-Siper), 53m19s
8º Luís Silva (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 53m43s
9º Bruno Pires (Barbot-Siper), 54m12s
10º Vítor Rodrigues (Caja Rural), 54m15s
11º Hélder Leal (Aluvia/Valongo), 54m21s
12º Bruno Pinto (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), 55m02s
13º Tiago Silva (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), 55m02
14º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 56m07s
15º Edgar Tavares (CA Castelsarrasin), 57m15s
16º Marco Cunha (Madeinox-Boavista), 59m35s

42 thoughts on “Contra-relógio elite: Rui Costa é o campeão nacional”

  1. Como já referi penso que é normal este resultado do Sergio.
    Quanto a uma afirmação posso lhe dizer que é completamente mentira. O sergio ficar á frente do Mendes e do Mario em cronos? N me lembro desses dias. Talvez alguém nos possa expor tais resultados. Claro que classificações como 75 e 78 n devem contar, pois sabemos que não vão a fundo e podem estar a fazer recuperação para o dia seguinte, ao passo que outros podem ir a morte e fazerem melhor uns 30 seg do que quem vai em passeio.

  2. Parabens Rui!!!Grande querer e ambição…tens tudo pela frente…ES GRANDE!!!!=)

  3. Grande Rui, Sergio, Mário e todos os outros que se fizeram apresentar nestes nacionais. Deixem-se de comentários aparvalhados dêm o valor a quem o merece !!!!! PARABÊNS

  4. Sr Cordial(parte 2)…..é uma vergonha virem para aqui sempre meter em causa os resultados e prestações dos nossos ciclistas?????

    Será????

    Já alguém dizia o mesmo no final da Volta 2009 e depois foi o que foi…!!!

    Porque será que se desconfia!?!?!?

  5. Sr Cordial:…e deixem o bronco do hortinha a tratar da horta dele…!?!?!?….

    Ele está aos poucos é a tratar co ciclismo Português!!!!!

    Se não houvesse Batoteiros,nada disso acontecia!!!

  6. Axo que um dos mecánicos dos Boavista (Quim Carvalho) tambem é mecánico de motas e afins com motor….. será que as bicicletas dos panteras tb estam alteradas!!???? looooool
    Grandes Panteras espero que na Volta não me desiludam

  7. Antes de mais parabens ao vencedor, não sei qual é o espanto pelas boas provas do Sergio Sousa, é uma pessoa que dá muito de si ao ciclismo e que nunca baixou os braços, é pena que não se saiba valorizar o seu esforço por parte de alguns, PARABENS Sergio pela excelente época que estas a fazer

  8. Já agora só mais duas observações:
    1-Será que quem escreve este tipo de comentários não gosta de ciclismo, dos próprios atletas ou não gostam do Boavista que tem como DD o Prof. José Santos??
    2- Quem escreve aqui este tipo de coisas só pode ser cobarde pois não me acredito que eles digam tal coisa em frente aos atletas…

  9. Acho mesmo ridiculo esse tipo de comentários!! Será que um ciclista não pode ser bom sem ser acusado de tomar algo!! O Sérgio Sousa se bem me lembro desde de sub 23 que é um exelente ciclista assim como o João Benta, não me supreendeu em nada, o Sérgio sempre foi um ciclista regular, e este lugar tendo em conta os ciclistas presentes não me supreendeu muito, tirando o Mende que desiludiu um pouco!
    Já agora seria interessante se o Sabido tivesse corrido hoje viste que tirou a liderança a Sérgio Sousa na Volta a Maia no contra relogio, onde o Sousa fez 2 com o mesmo tempo do Mendes, e no ano passado e há dois anos quando ganhou o Prémio de Gondomar ficou a escaços segundo de Tiago Machado (melhor ciclista da especialidade actual)…. Onde está tanta ademiração??
    Parabens Campeões
    Grande Rui, mostra o que vales em França….

  10. é uma vergonha virem para aqui sempre meter em causa os resultados e prestações dos nossos ciclistas….fogo…calem-se e digam apenas parabens…e deixem o bronco do hortinha a tratar da horta dele…

  11. eu sei q a dor deve ser muita e.fonseca ,nao sei o que te admira tanto o sergio andar tanto tb te deve doer os coto….,ate gostava de saber quantos cronos o mendes ou o mario ficaram a frente do sergio(2 bons ciclistas).Ja vi que es muito inteligente e devias de trocar de profissao acho que devias ir para braço direito do horta pois com a tua inteligençia apanhavas os ciclistas todos.lol.Deixa de ser burro so tens comentarios de mer….

  12. Rui Costa a mostrar o seu valor e a provar ser o melhor ciclista nacional. Parabens campiao

  13. Caro “Cornos” , por muito que tenha ficado sentido com a observação do “sousasousa” , uma coisa há a reconhecer. Se o Horta os apanha na curva, aiai ! O Sérgio tem andando DEMAIS este ano, à semelhança do João , e não é homem para ficar à frente do José Mendes , nem do Mário Costa.

  14. Com esta lista de participantes, já era esperada esta vitória. Penso que se tivesse mos cá o paulinho e o tiago teria mais qualidade, mas infelizmente não puderam , até porque têm outros comprimissos ao serviço de excelentes equipas do pro tour. Parabéns a todos os participantes, pois só eles é que fazem falta. temos que fazer com aquilo que temos como já foi dito, é difícil ser ciclista em portugal, por isso, aqueles que só criticam negativamente deveriam antes lutar para chegar ao nível deles, que já nao é mau Parabéns especiais ao Rui costa, espero que esteja em forma no tour. Sinceramente, gostava que tambem fosse o vencedor da prova de fundo…, era lindo

  15. Estava à espera de melhor por parte do José Mendes, sem os 2 melhores isto não é a mesma coisa…

    Espero que o Rui possa usar o equipamento de campeão no Tour.

  16. caramba…chega,,,podemos gostar que os nossos amigos ganhem, mas nao temos o direito de dizer mal dos outros…..viram o tempo que fez o helder leal?
    ja temos tanta gente a dizer mal do ciclismo,,,,nos temos e que defende-lo…… a nossa paixao,,,,parabens aos vencedores….honra aos vencidos……

  17. Grande Rui … Fenomenal. Provou merecer ter ganho a denominação de “melhor ciclista português – 2009” aqui no Jornal Ciclismo.
    Mais uma para o seu palmarés e mais uma para a Caisse.

    ENHORABUNEA CAMPEÓN.

  18. deve-te dever os cotovelos sousasousa ja vi que n percebes nada de ciclismo pq se n dizias tais disparates.Quem dera em portugal haver muitos contra relogistas como o sergio.Ve os resultados dele nos ultimos 2anos e depois diz alguma coisa.Palhaço

  19. Sousasousa, se a quantidade e qualidade geral dos elites em portugal diminuiu é normal verificar-mos este tipo de resultados.
    Funciona um bocado como aquela velha maxima do “fiz segundo, mas so eramos dois”.

  20. Parabens a todos que não tiveram medo de ir dár o seu melhor numa prova tão exigente… e já deu para reparar que a inveja já se instala aqui! Espero que essas declarações de “sousasousa” tenha sido ironico pois não vejo qual o motivo para dizer tal coisa do Sérgio Sousa!
    Cumprimentos

  21. Sergio Sousa a top desde inicio do ano…Extranho ….Fazer melhor epoca que o Tiago Machado quando estava no Boavista. Fenomeno… Agora ate onde so se defendia agora ja é dos melhores. estranho hehe.

  22. ÉS GRANDE RUI! 😀 Muitos parabéns, estou muito contente por esta vitória 😉 Espero que vás ao Tour e que mostres as nossas cores no contra-relógio :p

  23. é fácil de ver pk fez menos alguns segundos, não se esqueça que os elites fazem o dobro das voltas e dos quilômetros que os juniores, por isso tem de regular mais o esforço. Os cri tem muito que se diga, não é só montar na máquina e carregar nos crenques. Parabéns a todos Abraço

  24. Essa observação por parte do JornalCiclismo e mencionada pelo “Pois é” é completamente desnecessária . Parabéns Rui Costa !

  25. É diferente dar 2 voltas e dar 5. Mas podemos dizer que se o Nelson fizesse os elites ganhava com á vontade. Até pk n demonstrou grande desgaste no final do seu crono. Teria dado mais uma volta facilmente.
    A média dele até é bem superior á do Rui.
    No entanto temos que dar os parabens ao Rui pela vitória e esperar ve-lo no Tour com a nossa bandeira.

  26. “Com o tempo hoje alcançado, Rui Costa teria ficado em segundo lugar na corrida de 2009, realizada no mesmo traçado. Na altura, Tiago Machado venceu com 50m31s” Isto diz tudo . Mas parabens miudo..

  27. o melhor professional a fazer 1 volta foi = 10 minutos e 9 segundos
    o melhor junior a fazer 1 volta foi = 10 minutos e 2 segundos
    Ou estamos a ver uma promessa mundial ou entao nao sei…
    O futuro decidirá

  28. ah grande jaboa…ta se a começar a afirmar no pelotao nacional agora falta internacional aver se este ano é teu………………..loooooooooool

  29. Um nacional de contra-relógio sem os melhores contra-relogistas…é como fazer um campeonato nacional de futebol sem SLB e FCP….enfim!!!!

    Parabéns aos vencedores.

  30. A humildade, trabalho e dedicaçao da MADEINOX -BOAVISTA a dar frutos PARABENS SERGIO…….. PARABENS RUI E MARIO

  31. Grande Sérgio Sousa… no pódio de certeza… quanto à classe todos eles têm. Agora o Rui Costa já tem é outro tipo de rodagem… Para um pelotâo profissional de 60 ciclistas termos 16 especialistas em contra-relogio bem bom…todos eles estão de parabéns… não é facil ser-se ciclista em portugal

  32. Será, a porra!
    Rui Costa está a limpar fácil. Também é o único ciclista de classe que participa.

Os comentários estão fechados.