Filipe Cardoso vence classificação por pontos e Liberty Seguros é a melhor equipa

Manuel Cardoso segundo na última etapa
Manuel Cardoso segundo na última etapa

A Tropicale Amissa Bongo – Volta ao Gabão terminou, esta tarde, consagrando o francês Matthieu Ladagnous (Française des Jeux) como vencedor. Os portugueses também estiveram em destaque, com Filipe Cardoso (Liberty Seguros) a terminar a prova na segunda posição, além de ter conquistado a classificação dos Pontos. A Liberty Seguros gamhou a classificação por equipas e Manuel Cardoso voltou a estar em evidência, conseguindo a segunda posição na derradeira etapa, atrás do campeão bielorruso, Yauheni Hutarovitch (Française des Jeux), mais forte na chegada à capital do Gabão, Libreville. Ao fim de quatro edições, a Tropicale Amissa Bongo foi sempre conquistada por ciclistas da Française des Jeux. A estreia portuguesa na prova africana ficou marcada pela regularidade de Filipe Cardoso e pela vitória de etapa, ontem, de Manuel Cardoso.

Partindo para a derradeira tirada apenas a 4 segundos do camisola amarela, Filipe Cardoso tinha pela frente uma delicada tarefa, que o obrigava a recuperar tempo nas bonificações. Apesar de ter conseguido chegar à frente de Ladagnous, que foi apenas 11º, o português ficou fora das bonificações, terminando a etapa na sexta posição e concluindo a prova no segundo posto da geral, a 4 segundos do vencedor. Valeu-lhe o bom posicionamento no sprint final para conseguir a camisola dos Pontos, que trará para Portugal por uma diferença de dois pontos em relação a Matthieu Ladagnous.

A derradeira tirada era a mais longa de toda a prova com uma extensão de 134,4 quilómetros. Foi uma jornada sem grandes sobressaltos, na qual brilhou uma fuga de sete elementos, que seriam apenas alcançados a dois quilómetros do final. Com o pelotão agrupado, entraram em liça os sprinters. Manuel Cardoso voltou a estar em evidência, mas acabaria por trocar de posição com o campeão da bielorrússia, Yauheni Hutarovitch, que ontem fora segundo.

Feitas as contas, Matthieu Ladagnous ganhou a quarta edição da corrida gabonesa, Filipe Cardoso ficou a quatro segundos e o pódio fechou com Pierre Rolland (Bbox Bouygues Telecom), a 23 segundos do vencedor. Manuel Cardoso cotou-se como o oitavo melhor, a 3m00s de Ladagnous. A Liberty Seguros esteve sempre na discussão dos lugares cimeiros, colocando quatro homens nos 15 primeiros da geral e ganhando a classificação colectiva. Dos seis elementos que Américo Silva levou para África, só António Jesus não chegou ao fim, tendo desistido ontem.

Classificações

Etapa 6 : Owendo – Libreville, 134,4 km
1º Yauheni Hutarovitch (Française des Jeux), 3h07m45s (média: 43,910 km/h)
2º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), mt
3º Edwards Dean (House of Paint), mt
4º James Ball (House of Paint), mt
5º Anthony Roux (Française des Jeux), mt
6º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), mt
7º Janek Tombak (CC Bourgas), mt
8º Belgasem Ahmed (Líbia), mt
9º Tarik Chaoufi (Marrocos), mt
10º Yves N’Gue Ngock (Camarões), mt
31º Isidro Nozal (Liberty Seguros), mt
60º Hernâni Broco (Liberty Seguros), mt
69º Rui Sousa (Liberty Seguros), a 32s

Geral Individual
1º Matthieu Ladagnous (Française des Jeux), 15h59m13s
2º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), a 4s
3º Pierre Rolland (Bbox Bouygues Telecom), a 23s
4º Jérôme Coppel (Française des Jeux), a 51s
5º Johann Tschopp (Bbox Bouygues Telecom), a 1m47s
6º Evgeny Sokolov (Bbox Bouygues Telecom), a 2m42s
7º James Ball (House of Paint), a 2m54s
8º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), a 3m00s
9º Guillaume Le Floch (Bbox Bouygues Telecom), a 3m11s
10º Anthony Roux (Française des Jeux), a 3m15s
12º Hernâni Broco (Liberty Seguros), a 4m02s
13º Isidro Nozal (Liberty Seguros), a 8m05s
68º Rui Sousa (Liberty Seguros), a 31m39s

Foto: La Tropical Amissa Bongo

3 thoughts on “Filipe Cardoso vence classificação por pontos e Liberty Seguros é a melhor equipa”

  1. o cardoso não é novidade! quem sabe de ciclismo é claro! mas parabens a toda equpe da liberty.não é façil vencer no gabão .(NO GABÃO SO O MAR É QUE É BOM).

  2. Equipa Liberty Sguros agradece o apoio à nossa prestaçâo no gabâo.

    De toda a equipa no Gabâo um grande abraço para todos os adeptos.

  3. Excelente resultado fora de portas da Liberty Seguros tendo em linha de conta que estamos no iníco da época. Augura-se muito de bom à Liberty.
    Saudações Desportivas

Os comentários estão fechados.