Sokolov ganha etapa, Filipe Cardoso recupera tempo e Liberty lidera por equipas

A segunda etapa da Tropicale Amissa Bongo, que hoje ligou Mounana-Bongoville, ao longo de 120 quilómetros, foi ganha pelo russo Evgueny Sokolov (Bbox Bouygues Telecom). O português Filipe Cardoso, melhor elemento da Liberty Seguros, foi o terceiro classificado na tirada, recuperando quatro segundos face ao camisola amarela, Mathieu Ladagnous (Française des Jeux). Depois desta jornada, Filipe Cardoso conservou a segunda posição na geral, estando apenas a três segundos do líder da prova gabonesa. A equipa portuguesa saltou para o comando da classificação colectiva, com 16 segundos de avanço sobre a Française des Jeux.

A tirada desta tarde foi disputada sob temperaturas elevadas, tendo as equipas africanas tentado apagar a má imagem deixada na etapa de ontem. No entanto, entre ataques e contra-ataques, foram os blocos europeus que deram de novo mostras da sua superioridade. Os corredores das equipas francesas e os ciclistas da Liberty Seguros voltaram a ser os melhores. Na frente da corrida conseguiu chegar um duo da Bbox Bouygues Telecom, com Evgueny Sokolov a levar a melhor sobre o suíço Johann Tshopp, tendo ambos gasto 3h18m19s, à média de 36,370 km/h. Cinquenta e cinco segundos depois chegou o primeiro grupo perseguidor, encabeçado por Filipe Cardoso. Entre os dez primeiros da etapa chegou outro corredor luso, Manuel Cardoso, que foi o sétimo a cruzar o risco.

À semelhança da tirada de véspera, o pelotão foi precedido por um grupo com cerca de dezena e meia de unidades. Além de Filipe e de Manuel Cardoso, outro homem da Liberty Seguros conseguiu estar na frente. Foi Hernâni Broco, que terminou a etapa na 15ª posição, a 59s do duo da Bbox Bouygues Telecom. Os restantes ciclistas da equipa lusa chegaram integrados no pelotão, a 8m27s do vencedor da etapa.

Rui Sousa sempre ao serviço do colectivo
Rui Sousa sempre ao serviço do colectivo

Na classificação geral, o bom desempenho de Filipe Cardoso valeu-lhe a aproximação à camisola amarela. Manuel Cardoso mantém-se no top 10, sendo o oitavo classificado, a 3m00s do primeiro. O espanhol Isidro Nozal, que era o terceiro elemento da Liberty Seguros entre os dez melhores, saiu desse lote restrito de corredores, caindo para o 13º posto, a 7m53s do líder. À sua frente, no 12º lugar, a 3m06s do camisola amarela. Apenas dois corredores da Liberty Seguros, António Jesus e Rui Sousa, estão fora do top 15 da geral individual.

A Tropicale Amissa Bongo é uma prova de início de época e disputada por equipas de apenas seis elementos, o que torna complicado o controlo da prova e na qual a falta de forma pode surpreender e deixar marcas. Assim, será necessário encarar cada tirada com o máximo de atenção. A próxima jornada competitiva, amanhã, leva a caravana de Leconi a Franceville, numa extensão de 98,8 quilómetros. Pelo caminho haverá  três pontos quentes e outras tantas contagens de montanha. A última subida, 1,5 quilómetros com inclinação média de 6%, tem o seu ponto mais alto a mil e trezentos metros da meta. Estão garantidas condições para alguns ataques e cortes no pelotão, que podem ser decisivos numa classificação presa por poucos segundos.

Classificação da 2ª Etapa (provisória)
1º Evgeny Sokolov (Bbox Bouygues Telecom), 3h18m19s
2º Johann Tshopp (Bbox Bouygues Telecom), mt
3º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), mt
4º Matthieu Ladagnous (Française des Jeux), mt
5º Pierre Rolland (Bbox Bouygues Telecom), mt
6º Franck Bouyer (Bbox Bouygues Telecom), mt
7º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), mt
8º Jomli Haroun (Tunísia), mt
9º James Ball (House of Paint), mt
10º Mouhcine Rhaili (Marrocos), mt
15º Hernâni Broco (Liberty Seguros), a 59s
49º Rui Sousa Liberty Seguros, a 8m27s
59º Isidro Nozal (Liberty Seguros), mt
61º António Jesus (Liberty Seguros), mt

Classificação geral
1º Mathieu Ladagnous (Française des Jeux), 5h30m15s
2º Filipe Cardoso (Liberty Seguros), a 3s
3º Pierre Rolland (Bbox Bouygues Telecom), a 11s
4º Jérôme Coppel (Française des Jeux), a 39s
5º Evgeny Sokolov (Bbox Bouygues Telecom), a 1m55s
6º Johann Tshopp (Bbox Bouygues Telecom), a 2m00s
7º Guillaume Le Floch (Bbox Bouygues Telecom), a 2m54s
8º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), a 3m00s
9º James Ball (House of Paint), a 3m02s
10º Adil Jelloul (Marrocos), a 3m03s
12º Hernâni Broco (Liberty Seguros), a 3m06s
13º Isidro Nozal (Liberty Seguros), a 7m53s

Fotos: La Tropicale Amissa Bongo