João Cabreira é desclassificado em todas as provas desde Maio de 2008

Campeonato Nacional de 2008 fica sem vencedor
Campeonato Nacional de 2008 fica sem vencedor

A decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de suspender João Cabreira por dois anos tem outra punição acessória: todos os resultados conseguidos pelo corredor desde a data do controlo antidopagem em causa – Maio de 2008 – até à actualidade serão anulados. Ficam sem efeito as vitórias no campeonato nacional de fundo em 2008, assim como as etapas no Troféu Joaquim Agostinho e na Volta a Portugal em 2009. Portugal fica sem campeão nacional em 2008, uma vez que o segundo classificado, Tiago Machado, não foi submetido a controlo antidopagem, pelo que não será atribuído o título.

Os dois anos de suspensão a que João Cabreira foi condenado pelo TAD terão um abatimento, relativo ao período em que o corredor esteve suspenso por decisão do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). “A decisão do TAD significa que o Conselho Disciplinar tinha razão e que o Conselho de Justiça esteve mal na sua decisão de ilibar o senhor João Cabreira, pois o que estava em causa não era tomar uma substância proibida, mas ludibriar um controlo, acto que não tem de ser físico, pode ser químico como agora o TAD vem dizer”, frisa o presidente da FPC, Artur Lopes, respondendo ao repto do Jornal Ciclismo para comentar a decisão.

Por norma, em caso de violação dos regulamentos antidopagem, os corredores são desclassificados de todas as provas em que participam entre a data do controlo e a decisão final de suspensão. A FPC prepara-se para aplicar esta regra, retirando as vitórias entretanto conseguidas pelo ciclista. No entanto, João Cabreira não concorda com esta leitura. Em telefonema feito ao Jornal Ciclismo, o corredor mostra-se convicto de que vai manter os resultados conseguidos depois do controlo que resultou na suspensão hoje decidida pelo TAD.

6 thoughts on “João Cabreira é desclassificado em todas as provas desde Maio de 2008”

  1. Pedidos de indemnização? lol
    Mas você acha que eles têm dinheiro para indemnizar alguém? N ha para manter as equipas nas estradas, fará para essas coisas. Você está-se a esquecer que ciclismo n é futebol que msm sem dinheiro ha sp equipa.

  2. Etapas rainhas da Volta a Portugal 2009:

    Sra. Graça: 1 Cabreira – desclassificado, 2 Ribeiro – desclassificado, vencedor o 3º André Cardoso
    Sra. Assunção: 1 Jiménez – desclassificado, vencedor o 2º Plaza
    Torre: 1 Ribeiro – desclassificado, vencedor o 2º Blanco
    CRI: 1 Guerra – desclassificado, vencedor o 2º Blanco

    Todos os vencedores das etapas mais importantes da Volta foram desclassificados, e seria o Tavira a vencer 3 das 4 etapas. Somando isto à vitória final da Volta, pergunto-me por que é que os patrocinadores do Tavira, que perderam subidas ao pódio, dias de amarelo, espaço na imprensa, ainda não accionaram pedidos de indemnização aos batoteiros. Porque dos ciclistas prejudicados, que não venceram na estrada, já nem espero nada, esses nunca se mexem, até têm pena de ganhar, provavelmente porque têm a consciência pesada.

  3. Classificação actualizada da Volta a Portugal 2009:

    1º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI
    2º 44 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER
    3º 13 PLAZA, Ruben ESP LIBERTY SEGUROS
    4º 31 MACHADO, Tiago POR MADEINOX BOAVISTA
    5º 3 VITORINO, Nelson POR PALMEIRAS RESORT-PRI
    6º 6 CARDOSO, Andre POR PALMEIRAS RESORT-PRI
    7º 131 SINKEWITZ, Patrik GER PSK WHIRLPOOL-AUTHOR
    8º 43 PIRES, Bruno POR BARBOT-SIPER
    9º 23 SABIDO, Hugo POR L.A. – ROTA DOS MOV
    10º 63 TIRALONGO, Paolo ITA LAMPRE – N.G.C.

  4. O Cabreira só foi desclassificado das provas ntre 24 de Feveriero de 2009 , até agora…o título de campeão de 2008 não lho tiram

  5. Isto é uma palhaçada. Então o Tiago n é campeão nacional por não ter sido controlado? lol
    Então o Barcelona não pode ter sido campeão Europeu porque os jogadores não foram todos controlados.
    Isto realmente tem uma lógica.
    Nem se deviam comentar as acções do Tas, mas quando leio uma coisa destas não me consigo abster.

  6. boas jornal ciclismo
    não metem as informaçoes da 2º prova da taça de juniores

Os comentários estão fechados.