Tiago Ferreira reforça liderança XCO na Póvoa de Lanhoso

Tiago Ferreira permanece invicto na Taça de Portugal
Tiago Ferreira permanece invicto na Taça de Portugal

Os trilhos do cross-country português permanecem no meio de várias águas. Se o nível competitivo tem gradualmente aumentado nas últimas épocas, as suas maiores figuras são os corredores jovens que tem ainda um promissor caminho de afirmação internacional pela frente. Entre as provas caseiras e os compromissos com a Selecção Nacional os melhores “crossistas” nacionais encontram-se Taça de Portugal, tradicional barómetro de medição de capacidades. A principal figura no começo de 2010, quando para a semana se disputa a primeira prova da Taça do Mundo – com esperada participação portuguesa – é Tiago Ferreira, o bicampeão nacional sub-23, cujos registos dão já conta de duas vitórias na Taça de Portugal em Castro Marim e, neste domingo, na Póvoa de Lanhoso. O valor do natural da Guarda tem sido ainda posto à prova com as cores da Selecção Nacional Liberty Seguros no qual se destaca a presença na Copa de Espanha com 7º lugar no Open de Avilés.

Na Póvoa de Lanhoso, Tiago Ferreira (PóvoaBTT/Maxibikes/School Eventos) foi secundado pelo colega de equipa David Rosa e por Ricardo Marinheiro (ATX Bianchi), a 1m53s e a 3m47s, respectivamente.
Outra das confirmações do ano tem sido Gonçalo Amado. O jovem cadete triunfou no circuito da Diver Lanhoso um dia após a vitória na prova de estrada Prémio Ibérico no Cartaxo. Amado (Bicivendas) apresenta ainda a rara condição de liderar quer a Taça de Portugal de XCO quer o seu equivalente na estrada. Por outro lado, entre o crescente nível competitivo feminino são ainda várias as confirmações que pedalaram em terras minhotas como Joana Barbosa, a sub-23 que corre com a Elites – foi melhor do Magdalena Balana e do que Sandra Araújo – ou Joana Monteiro nos cadetes, repetindo o sucesso de Castro Marim. Já Magda Martins permaneceu na Póvoa de Lanhoso fiel à sua condição vencedora.

No rol de crónicos vencedores, Rui Lavarinhas foi o mais forte no Veteranos A ao passo que António Sousa, nos Veteranos B/C e numa nova equipa permanece ganhador seguido de perto pelo seu rival, António Silva. Mário Costa foi o vencedor nos Sub-23.

Surpresa, por isso, somente o triunfo do espanhol Pablo Rodrigues Guede que bateu o favorito português Paulo Cepa nos Juniores.

Lista de vencedores
Elite masculina: Tiago Ferreira (Póvoa BTT/Maxibikes/S.Eventos)
Elite feminina: Joana Barbosa (Póvoa BTT/Maxibikes/S.Eventos)
Sub-23 masculinos: Mário Costa (Póvoa BTT/Max./S.Eventos)
Juniores masculinos: Pablo Rodriguez (CC Maceda)
Juniores femininos: Magda Martins (Póvoa BTT/Max./S.Eventos)
Cadetes masculinos: Gonçalo Amado (Team Bicivendas)
Cadetes femininos: Joana Monteiro (Póvoa BTT/Max./S. Eventos)
Master 30: Rui Lavarinhas (Bicicl.Lavarinhas/Viana Ciclo Clube)
Master 40: António Sousa (Candibyke/M. Mozinho/M. Trigueira)
Master femininos: Cristina Marques (Santa Cruz/Bicicastro).

— Classificações completas em breve —

Joana Barbosa foi a vencedora da Elite feminina
Joana Barbosa foi a vencedora da Elite feminina
Pódio dos Elites Masculinos
Pódio dos Elites Masculinos
Joana Barbosa foi a rainha entre as mulheres
Joana Barbosa foi a rainha entre as mulheres

Fotos: Comunicação UVP-FPC/AC Minho

4 thoughts on “Tiago Ferreira reforça liderança XCO na Póvoa de Lanhoso”

Os comentários estão fechados.