Cláudio Loureiro vence na abertura da Taça de Portugal DHI

Campeão Nacional desceu para a vitória em Viseu
Campeão Nacional desceu para a vitória em Viseu

A pista de Vila da Ponte, em Sernancelhe, no distrito de Viseu recebeu a abertura da Taça de Portugal de Downhill – Vodafone num fim-de-semana de emoção e que culminou com a consagração de um piloto nacional, o felgueirense Cláudio Loureiro como o homem mais rápido da pista recém-estreada.

Loureiro, campeão nacional DHI 2009, levou para casa os primeiros pontos do Troféu ao suplantar pela curta margem de segundo e meio o espanhol Jorge Aguin (Chapelo Racing). A fechar o pódio na classificação geral, vestindo a indumentária de campeão nacional em título, Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Specialized) assinalou o terceiro melhor tempo entre a categoria Elite/Sub-23.

A vitória de Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/MC Felgueiras) na primeira prova da Taça de Portugal DHI – Vodafone coloca as expectativas competitivas da competição de cinco provas ao nível mais exigente dos últimos anos, na previsão de novos embates com Emanuel Pombo mas ainda com os valores confirmados da nova geração, caso de Daniel Pombo, Luis Ferreira, Francisco Pardal ou Joel Ferreira, recém-chegados ao escalão.

Pódio dos vencedores em Sernancelhe liderado por Cláudio Loureiro
Pódio dos vencedores em Sernancelhe liderado por Cláudio Loureiro

Nas restantes categorias, a surpresa impôs-se nas Elites Femininas com o triunfo da espanhola Carmen Martinez (Coruxo FC) por larga vantagem sobre as suas rivais. Ana Martins (Team Commençal/SRAM) foi a melhor portuguesa da prova tendo terminado na terceira posição.

Nos Juniores, o quadro de renovação dos principais pilotos é quase generalizado tendo o triunfo da categoria sido pertença de Francisco Silva (Penacova/UC Lorvarense) que se impôs, de forma tangencial, diante João Ribeiro e Rui Domingues, ambos da Team Bike Zone / MC Felgueiras.

Descendo na escala etária, José Vasconcelos (GD F.Jorge Antunes) foi o mais lesto entre os Cadetes (15 e 16 anos) suplantando Guilherme Jesus (JD Fontainhas/Pirate/ND Tuning) e Ruben Orta (MCF/CCD Munícipio São Brás) diante de 23 classificados.

Novamente com ampla participação, as categorias de Masters premiaram “velhos conhecidos” como José Estevão (JD Fontainhas/Pirate/ND Tuning), o mais rápido nos Veteranos B. Nos Masters A o triunfo pertenceu a Gonçalo Amaral (Team Commençal/SRAM).

Por equipas, a liderança da Taça de Portugal DHI – Vodafone é pertença da Team Bike Zone/MC Felgueiras, com 35 pontos, seguida da Team Commençal/SRAM, com 30 pontos. A Radika Bike Racing, com 27 pontos, ocupa a terceira posição após disputada a prova inaugural.

A Taça de Portugal de DHI-Vodafone em Sernancelhe conta com o apoio da Câmara Municipal de Sernancelhe, sendo uma organização da Montycirclemix, com o aval da Federação Portuguesa de Ciclismo e que conta com os apoios da Vodafone, Red Bull, Sportzone, Smile, Maxxis, Catlike, MSC, Trelock, Da Bomb, Onda Bike, Bikezone, Sram, Truvativ, Avid, Rock Shok, Freebike.

Calendário Taça de Portugal DHI – Vodafone
13 e 14 de Março – Taça de Portugal #1 – Sernancelhe
17 e 18 de Abril – Taça de Portugal #2 – Ribeira de Pena
1 e 2 de Maio – Taça de Portugal #3 – Marco de Canaveses
12 e 13 de Junho – Taça de Portugal #4 – Góis
17 e 18 de Julho – Taça de Portugal #5 – Porto de Mós

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo
Fotos: Toni Carmo / FPC